Investir no franchising tem se tornado uma opção cada vez mais consolidada para as pessoas que buscam segurança e orientação em um negócio próprio. Segundo dados da ABF, no ano de 2023, o setor apresentou crescimento de 13,8% no faturamento e 11,4% nas operações em comparação com 2022, com todos os segmentos crescendo durante o período.
No entanto, gerenciar uma rede com várias unidades e franqueados não é uma tarefa das mais simples, já que são muitos os fatores importantes para alcançar os bons resultados na rede. Isso acaba gerando vários desafios para as franqueadoras. Um deles envolve justamente o principal objetivo de toda loja: vender mais.
Essa tarefa tem se tornado cada vez mais complexa para as marcas, afinal, o mercado está cada vez mais competitivo, com um consumidor mais exigente e com a concorrência que não para de crescer.
Dados dos últimos grandes momentos de vendas do varejo, mostram um cenário favorável para vender mais. Por exemplo, no Dia das Mães, as vendas tiveram um crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Analisando os canais, o e-commerce teve alta de 2,3%, enquanto nas lojas físicas o aumento nas vendas foi de 7,3%, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
E as expectativas para o Dia dos Namorados e Dia dos Pais – datas importantes para o varejo que estão por vir, são ainda melhores!
As projeções para o Dia dos Namorados, por exemplo, são de números semelhantes ao que foi observado em 2023, que de acordo com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), movimentou R$ 2,54 bilhões no comércio nacional – valor superior ao observado no Dia das Mães.
A sua rede precisa estar preparada para vender mais!
Mas a boa notícia é que esse desafio de aumentar as vendas na sua rede de franquias pode ser superado. Para isso, basta que você dê total atenção à sua gestão – que deve conhecer bem o seu cliente, oferecer total apoio e suporte às operações da marca, nos diversos canais de vendas, e o uso das ferramentas certas para o franchising que contribuem com os resultados.
Por isso, preparamos para você 3 perspectivas que aprendemos ao longo da nossa jornada junto a grandes marcas do sistema de franquias e que realmente fizeram diferença em seus resultados.
Siga conosco para conhecê-los! Neste artigo vamos destacar:
- Facilitar a jornada do cliente para entregar o que ele precisa
- Comunicar bem os diferenciais da marca para se destacar da concorrência
- Usar a tecnologia como aliada da gestão
Boa leitura!
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1- Facilitar a jornada do cliente para entregar o que ele precisa
As datas sazonais são sempre ótimas oportunidades para vender mais, gerando inúmeras oportunidades, antes, durante e depois das compras nas datas comemorativas.
Já estamos chegando na metade do ano, muitas datas importantes para o varejo já passaram, mas ainda restam muitas outras, como as mais próximos que teremos:
– 12 de junho: Dia dos Namorados;
– 11 de agosto: Dia dos Pais.
No franchising, as oportunidades de vendas sazonais são ainda maiores, por contarem com uma série de vantagens deste modelo de negócios, como por exemplo, utilizar uma marca já consolidada, operar um negócio com processos padronizados e contar com o suporte da franqueadora.
Estar preparado para elas e apostar em estratégias de marketing para aumentar suas vendas e fidelizar clientes no longo prazo pode ser muito positivo para a sua rede de franquias, tendo em vista que todos os segmentos podem se aproveitar delas.
Para que a sua marca se destaque em meio à concorrência é fundamental compreender a jornada do cliente para facilitar o seu processo de compra, eliminando os atritos e entregando, não só o que ele precisa, como também algo que exceda às suas expectativas.
Segundo o relatório Webshoppers 2019, os brasileiros visitam em média 8 canais diferentes para fazer suas compras ao longo do ano. Ou seja, eles buscam aquilo que é mais conveniente para o momento.
Além do mais, o relatório CX Trends 2023 traz que 87% dos consumidores dão preferência para as marcas que oferecem uma boa experiência, enquanto 65% já desistiram de uma compra em razão de uma experiência ruim.
Portanto, é como costumamos ressaltar, não basta apenas ofertar bons produtos, serviços e opções de canal, os clientes estão cada vez mais exigentes em relação ao que eles desejam receber.
O importante é manter a conexão do cliente com a marca em todos os momentos!
Em vista disso, o cliente deve estar no centro da sua tomada de decisão. Tudo deve ser estrategicamente planejado para oferecer uma experiência de compra incomparável, da atração na vitrine e o atendimento na loja, até a comunicação de marketing e o pós-venda.
Sendo assim, é importante considerar os anseios e o momento de compra do cliente, durante a busca pelos itens de interesse e, finalmente, estar presente com um atendimento de qualidade onde ele interage com a marca – independentemente do canal que ele escolher.
Com as ferramentas certas você tem os meios mais adequados para traçar o seu planejamento, executar suas estratégias, controlar as atividades das suas lojas e aproveitar as oportunidades que estão por vir.
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2- Comunicar bem os diferenciais da marca para se destacar da concorrência
Cuidar da primeira impressão, sem se descuidar da última impressão, nos múltiplos canais de vendas e no pós-venda, contribui com a satisfação, fidelização e com um relacionamento duradouro da marca com o cliente.
Portanto, a comunicação eficaz no sistema de franquias é fator-chave de sucesso, pois permite que todos estejam envolvidos com os objetivos da marca, do público interno – equipe da franqueadora, franqueados e equipes das lojas, até o público consumidor – que reconhecerá o valor da marca em suas ações e nas ofertas de produtos e serviços.
O processo de comunicação tem impacto direto nos muitos fatores que influenciam os processos operacionais, o desempenho, as vendas e a padronização da rede.
Por outro lado, quando falamos de marcas que operam em diferentes pontos geográficos, onde cada região tem suas próprias particularidades de hábitos de compra, o desafio de se conseguir que todas as lojas consigam vender mais se torna ainda maior.
Por este motivo, é essencial que a franqueadora seja capaz de oferecer ao franqueado todos os meios e ferramentas que ele precisa para operar de forma autônoma com excelência, mas, ao mesmo tempo, dentro dos padrões da rede, para que o cliente tenha a mesma experiência e conexão com a marca, independentemente do ponto de contato que ele utilizar.
Entre os elementos mais importantes, destacamos aqueles que são indispensáveis para toda rede de franquias, seja qual for o seu segmento de atuação ou porte:
I. Informações relevantes
Conteúdos referentes à própria marca e operações, como os manuais, que devem estar acessíveis a todos os interessados
II. Treinamento e capacitação do franqueado e equipes de loja
Esse é um dos pilares para a transferência de know-how da franqueadora a seus franqueados. Quando bem conduzido, o treinamento garante que as equipes de loja sejam capazes de reproduzir fielmente os padrões estabelecidos de produtos e serviços para proporcionar a mesma experiência positiva para o cliente.
III. Materiais de Marketing
Materiais de campanhas e as ações promocionais, que são peças-chave para a divulgação da marca e de suas ações no ponto de venda, que possam ser customizados para a realidade/necessidade de cada loja.
IV. Consultoria de campo e Auditorias
Entre os recursos mais importantes que a franqueadora oferece está a consultoria de campo e as auditorias para acompanhar as atividades e execução das estratégias nas lojas.
Tudo gira em torno do suporte operacional. Para impulsionar este processo na sua rede, contar com as melhores soluções é a sua melhor alternativa para se comunicar e compartilhar informações com toda a rede de maneira ágil e eficiente para que possa levar sua marca a uma operação mais eficiente e até nos padrões para receber o Selo de Excelência em Franchising (SEF).
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3- Usar a tecnologia como aliada da gestão
Como comentamos, a gestão de uma rede de franquias envolve vários desafios para aumentar as vendas das lojas, como por exemplo, em relação a padronização, suporte operacional, comunicação e relacionamento da rede.
Para ajudar a sua rede a superá-los e a aproveitar todas as oportunidades, tais como as datas sazonais, a tecnologia pode ser uma importante aliada para a sua gestão.
Contar com as ferramentas desenvolvidas especialmente para a realidade do sistema de franquias, como um software com múltiplas soluções para atender as demandas da rede, é um grande diferencial para uma gestão de sucesso.
Isso porque, diferentemente de outros tipos de sistemas (ERPs), ele conta com módulos para todos os momentos da gestão da franqueadora dos diversos segmentos do varejo, independentemente do tamanho da rede, atuação geográfica ou da quantidade de usuários.
Entre as possibilidades que uma avançada plataforma, criada por quem entende de franchising pode oferecer, e que podem ser adotadas e implementadas na sua rede de franquias, destacamos:
I. Comunicação e Relacionamento – um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento.
II. Padronização – auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados.
III. Operações – treinamento EAD de todos os participantes da rede com avaliação e atualização de forma contínua.
IV. Excelência – Avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados ou equipes.
V. Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos para as lojas da rede ou multimarcas.
VI. Performance – monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI).
VII. Marketing – produzir materiais customizados automaticamente para reduzir o tempo de resposta das demandas da rede.
VIII. Expansão e Implantação – gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.
Com as ferramentas certas, a gestão da franqueadora garante uma operação baseada em excelência e proporciona uma série de benefícios que contribuem para o sucesso das estratégias da rede, o que, consequentemente, leva ao aumento das vendas das lojas.
- Leia também: Como tomar decisões seguras na sua rede de franquias: a tecnologia como aliada da gestão da franqueadora
As soluções para cada momento e necessidade da sua rede de franquias
Ao longo deste artigo, exploramos os 3 pontos que, com base em nossa experiência, são fundamentais e merecem maior atenção da franqueadora, já que têm impacto direto em sua capacidade de gerir a rede como um todo, oferecendo total apoio e suporte às operações da marca, nos diversos canais de vendas.
Além disso, devido à alta competitividade do varejo em geral, mudanças no comportamento do consumidor e da rápida evolução das inovações tecnológicas, procuramos ressaltar também a importância para as marcas de todos os segmentos estarem atentas a esses fatores e buscarem meios para se adaptarem a essa nova dinâmica do mercado.
Nesse cenário, buscar o apoio da tecnologia é uma necessidade para conseguir se destacar em meio à concorrência, atendendo às demandas dos clientes e franqueados, e conquistando a preferência deles, com uma boa experiência de compra e suporte eficiente ao franqueado, para que ele possa operar com excelência e conseguir vender mais para ter melhores resultados que, no final das contas, é o principal objetivo de toda rede.
Seguir em um modelo de negócio já testado e comprovado, além de contar com o suporte e treinamento da franqueadora, são os principais diferenciais para a escolha dos investidores pelo franchising, conforme pesquisa ABF.
Sendo assim, é essencial saber escolher adequadamente as ferramentas que melhor atendem às particularidades do seu negócio e poder contar com quem, desde 2007 cria soluções para impulsionar o crescimento de empresas que operam pelo modelo de franchising, auxiliando as franqueadoras na realização do sonho dos franqueados de ter e prosperar com um negócio próprio, através da ampliação da comunicação, integração e cooperação de todos os participantes do sistema.
Faz sentido para você como essas soluções podem impulsionar o crescimento e o sucesso da sua marca?
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Até a próxima!