A Comunicação eficaz e todos os benefícios que ela pode oferecer: conheça e otimize para motivar e engajar todos na sua rede de franquias

Um bom processo de comunicação, é fator-chave para o sucesso de qualquer negócio. Mas, no franchising ele ganha ainda mais destaque, afinal de contas, tem impacto nas muitas áreas que influenciam os processos operacionais, o desempenho, as vendas e a padronização da rede.

O desafio se torna ainda maior quando falamos de marcas que operam em diferentes pontos geográficos, onde cada região tem suas próprias particularidades de hábitos de compra e, apesar disso, todos precisam operar conforme asdefinições da franqueadora.

Nesse contexto, fortalecer o relacionamento da rede e engajar o público interno para que eles se mantenham motivados, envolvidos e comprometidos com os objetivos da marca, tornam-se estratégias muito importantes para os desafios da franqueadora na gestão da rede.

Tendo em vista a complexidade existente na gestão de uma rede de franquias, quais são as soluções para a franqueadora proporcionar uma comunicação eficaz na marca?

Para alcançar os melhores resultados com a comunicação, é fundamental que a franqueadora disponibilize meios para a troca de informações em um canal oficial da marca. Para isso, a tecnologia oferece muitas opções seguras e confiáveis para toda a sua rede, tais como um Portal de Comunicação e Marketing e uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF) com a identidade visual da sua marca.

Isso visto que eles possibilitam à franqueadora ter acesso a informações sobre a gestão das unidades, manutenção dos padrões operacionais, performance das lojas e tantos outros dados para suas estratégias. Bem como compartilhar conteúdos essenciais com os franqueados e ser capaz de prestar um suporte operacional eficiente, mesmo à distância.

Sendo assim, preparamos para você este conteúdo sobre os benefícios que uma comunicação eficaz oferece para sua rede de franquias.

Neste artigo falaremos sobre:

  • No dia a dia da gestão da franqueadora, o relacionamento com a rede faz muita diferença!
  • Invista em um Portal de Comunicação próprio da rede e com a identidade da marca para engajar e motivar
  • Portal do Franqueado, Portal de Comunicação ou Portal de Comunicação e Marketing: é hora de otimizar a sua comunicação com a rede
  • Os benefícios da comunicação eficaz no sistema de franquias

Boa leitura!

No dia a dia da gestão da franqueadora, o relacionamento com a rede faz muita diferença!

Ter uma boa comunicação é algo essencial para todo tipo de negócio. Porém, no franchising, ela tem uma importância ainda maior, pois o sucesso do sistema de franquias está diretamente ligado às boas relações, especialmente entre a franqueadora e franqueado.

Isso porque ela precisa ter acesso às informações sobre a gestão das unidades, cumprimento das diretrizes, performance das lojas, características locais e tantos outros dados que vão ajudá-la a definir suas estratégias de vendas e de suporte. E isso só é possível através da construção de uma comunicação eficiente e de um bom relacionamentocom toda a rede.

Portanto, tem de haver diálogo entre as partes. Pois, assim como a franqueadora precisa compreender a situação de cada franqueado, para melhor apoiá-lo e orientá-lo, o franqueadoirá fornecer mais informações para a franqueadora poder trabalhar, planejar e retribuir com ações e correções ainda mais precisas. Isso resultará no melhor desempenho e resultados para a marca como um todo.

A relação da franqueadora com a rede como diferencial da marca para alcançar melhores resultados

Percebeu como esta é uma troca de via dupla que faz toda a diferença? Veja:

Ao criar meios de contato no qual as unidades não só recebam conteúdos, como também possam interagir com a franqueadora, todos sentem-se mais acolhidos e amparados, tornando-se mais engajados e, consequentemente mais produtivos comprometidos devido ao sentimento de pertencimento.

Em pesquisa, a Right Management concluiu que profissionais engajados são 50% mais produtivos. 

Com canais de comunicação próprios da marca, a franqueadora consegue desenvolver relacionamentos duradouros com a sua rede

Contar com o apoio de um Portal de Comunicação exclusivo para a marca, é uma excelente alternativa para centralizar e controlar a interação com todas as equipes da rede, bem como melhorar o relacionamento com os franqueados. 

Invista em um Portal de Comunicação próprio da rede e com a identidade da marca para motivar e engajar

Como apresentamos, estabelecer um bom relacionamento entre franqueadora e franqueado é um aspecto determinante para gerar bons resultados no franchising.

Entretanto, em meio a uma concorrência tão acirrada, em um cenário favorável para a expansão, torna-se ainda mais desafiador para a franqueadora manter todos em busca dos mesmos objetivos, com uma performance alta e nos padrões da rede.

Nesse contexto, as estratégias focadas no engajamento têm se mostrado cada vez mais relevantes no sistema de franquias. Isso devido ao fato de que quanto mais engajados estiverem os franqueados, maiores são as chances de eles almejarem por vínculos mais estreitos e duradouros com a marca, o que, por sua vez, contribui para o fortalecimento do relacionamento com a franqueadora.

Além disso, o maior engajamento das equipes também viabiliza o controle das operações, pois favorece a troca de informações e a tomada de decisões específicas com os franqueado.

A franqueadora deve manter um processo contínuo de comunicação para melhorar o engajamento do franqueado.

Esta tarefa exige esforços contínuos da franqueadora, porém, quando alcançado o objetivo desejado, a franqueadora terá em troca uma série de benefícios, como por exemplo, melhorar o desempenho da rede, valorizar a imagem da marca e até atrair ainda mais interessados para o processo de expansão da rede.

Em uma rede de franquias, apesar de serem unidades diferentes, em lugares distintos, é necessário que todos estejam em sintonia, recebendo as mesmas mensagens. Sendo assim, a comunicação tem um papel-chave. Para que ela seja capaz de manter todos engajados e motivados, é fundamental superar as barreiras geográficas e ter um baixo tempo de resposta para as demandas da rede.

Definir quais são os canais mais indicados para passar informações e distribuir conteúdo é parte fundamental para uma comunicação eficaz.

Portanto, o uso estratégico de uma plataforma própriada marca como canal prioritário garante inúmeras vantagens e possibilidades de uso na rede. Entre elas destacamos:

– Agilidade para a distribuição de conteúdo, comunicados, informações, materiais de interesse geral, entre outros;

– Centralização, controle e compartilhamento de informações;

– Entrega de materiais sobre o lançamento de novas campanhas, produtos e coleções;

– Compartilhar e deixar disponíveis materiais para realização e consulta durante os treinamentos de produtos, vendas etc. para as equipes de loja e franqueados;

– Canal de comunicação de via dupla para também captar feedbacks dos franqueados;

– Suporte ao franqueado mais ágil e eficiente;

– Padronização dos processos;

– Receber feedbacks.

Por estes motivos, utilizar ferramentas adequadas para a comunicação da rede, tal como um Portal de Comunicação com a identidade da marca é a melhor maneira de organizar, centralizar e simplificar a comunicação no dia a dia da rede.

Portal do Franqueado, Portal de Comunicação ou Portal de Comunicação e Marketing: é hora de otimizar a sua comunicação com a rede

Para alguns tipos de negócios, os meios “tradicionais” de comunicação como e-mails e, mais recentemente, os aplicativos de mensagens são o suficiente para suprir as necessidades de interações da empresa.

No entanto, no sistema de franquias, sozinhos, estes recursos costumam ser pouco eficientes. Afinal de contas, as exigências são maiores, já que a franqueadora tem que orientar e apoiar toda a rede, os franqueados, operacionalizar ações e compartilhar mensagens para as diferentes unidades da rede em diferentes localidades.

Por tudo isso, contar com uma plataforma própria para o franchising faz toda a diferença no dia a dia da sua rede!

A escolha dos canais de comunicação está diretamente relacionada à eficácia da comunicação na rede.

O nome de como é chamado o canal prioritário de comunicação da rede pode variar de marca para marca. Alguns chamam de Portal do Franqueado, Portal de Comunicação ou Portal de Comunicação e Marketing. Você pode chamá-lo como preferir, o mais importante é garantir que ele esteja ao alcance de todos na sua rede de franquias.

Com as ferramentas certas, além de motivar e engajar com uma identidade própria da marca, é possível centralizar muitas das demandas e necessidades da rede, como: customização de peças de campanha de marketing; acesso para CAF(Central de Atendimento ao Franqueado) com o objetivo de centralizar e gerenciar as interações; distribuir conteúdo como comunicados, informativos e política comercial; disponibilizar treinamentos atualizados; e permitir acesso permanente para manuais e materiais de interesse de diversas áreas.

Outra vantagem que merece ser destacada é a capacidade de proporcionar maior controle, agilidade e eficiência nas tarefas operacionais, atendendo assim todas as demandas da rede de maneira muito mais completa.

E mais, esta é a porta de entrada para o relacionamento com todo o universo da sua marca. A partir de um Portal próprio da rede, se tem acesso à múltiplas soluções para as diversas áreas da franqueadora.

Gerencie, opere, organize e relacione-se com toda a rede

Então, que tal elevar o seu padrão de comunicação para o sucesso da sua marca?

Para executar uma estratégia de comunicação tão completa é fundamental ter o apoio de ferramentas próprias para o sistema de franquias.

Com um universo de soluções desenvolvido por quem entende de franchising, é possível ter uma única e avançada plataforma para apoiar a gestão da sua rede de franquias em todos os seus momentos e necessidades, com segmentação de usuários e independentemente da quantidade de usuários ou unidades da rede.

Os benefícios da comunicação eficaz no sistema de franquias

Quando falamos em comunicação eficaz no sistema de franquias, nos referimos também à capacidade de transformar a atitude das pessoas, como por exemplo, conseguir motivar e inspirar suas equipes para que elas incorporem os valores da marca, sejam mais produtivas e contribuam para o melhor desempenho da rede como um todo.

Influenciar pessoas no ambiente de trabalho é uma habilidade que é almejada por muitos. Isso porque ela impacta desde a conquista de clientes até a obter vantagens operacionais no dia a dia da gestão da franqueadora. E para aumentar o poder de persuasão entre as pessoas e a integração das áreas com os recursos fornecidos e bem utilizados, é importante manter um bom relacionamento.

Nesse sentido, a comunicação é responsável por persuadir e influenciar as equipes para que se mantenha o bom relacionamento e o alinhamento para a busca dos mesmos objetivos e resultados da rede.

Os benefícios para uma comunicação eficaz dependem de dois importantes elementos, o apoio de áreas-chave responsáveis pelo alinhamento das ações estratégicas da marca e das ferramentas certas para as redes de franquias.

No franchising, existem alguns setores que mais impactam os processos operacionais e que se beneficiam da comunicação eficaz, destacamos três deles que são responsáveis diretos pelo desempenho da franqueadora:

1- Marketing: lançamento e divulgação de campanhas, posicionamento e valores da marca, além da distribuição de peças para as ações estratégicas.

2- Treinamento: de vendas, de produtos ou para os franqueados, com atualizações, avaliação e premiações individuais ou para as unidades.

3- TI: os requisitos da área de tecnologia favorecem e afetam as operações, planejamento, execução e resultados, por vezes, depende dela a escolha das ferramentas para toda a rede.

Você concorda? Na sua rede, qual área influencia mais nos resultados e depende da comunicação?

Na hora de se beneficiar, escolha um software próprio para o franchising e com múltiplas soluções para sua rede de franquias, tudo centralizado em uma avançada plataforma para conquistar novos franqueados, inaugurar lojas, transformar as estratégia em ações, controlar os padrões, promover as vendas e aumentar a performance da rede.

E para cada área da franqueadora você encontra uma solução para planejar e executar suas ações. Acompanhe estes exemplos:

I. Comunicação e Relacionamento – um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento.

II. Padronização – auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados.

III. Operações – treinamento EAD de todos os participantes da rede com avaliação e atualização de forma contínua.

IV. Excelência – avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados ou equipes.

V. Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos para as lojas da rede ou multimarcas.

VI. Performance – monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI).

VII. Marketing – produzir materiais customizados automaticamente para reduzir o tempo de resposta das demandas da rede.

VIII. Expansão e Implantação – gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.

A tecnologia é uma grande aliada para a melhorar a comunicação entre franqueadora e franqueados. Por isso, com uma avançada plataforma de gestão para o franchising é possível fornecer todas as informações que as unidades precisam para operar sua marca, comunicar suas estratégias, gerenciar solicitações, realizar pesquisas de opinião e promover eventos e muito mais.

Com o apoio de quem conhece os seus desafios e necessidades, a sua comunicação se torna mais eficaz, com ganhos no relacionamento e engajamento dos franqueados, produtividade das equipes e sucesso das lojas.

Entre em contato e descubra como grandes redes de franquias têm se beneficiado do universo de soluções criado por quem entende de franchising para potencializar a comunicação e o relacionamento da franqueadora com toda a sua rede.

Aproveite também para nos acompanhar e se manter por dentro das melhores práticas e tendências do varejo e do sistema de franquias.

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Até a próxima!