Neste outono, não deixe as suas vendas caírem como as folhas da estação: aproveite as oportunidades

Já estamos no outono e este é o momento de se preparar e colocar suas estratégias em prática para não deixar as suas vendas caírem como as folhas da estação e aproveitar as oportunidades para fazer bonito nos próximos meses.

Conhecido por suas temperaturas mais amenas, o outono em 2024 começou oficialmente no dia de 20 de março, às 00h06, e vai até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília, quando dará lugar ao inverno.

Mesmo com o clima frio, as tendências outono-inverno são oportunidades quentes de aumentar o faturamento na sua rede de franquias. Como sabemos, o varejo é fortemente influenciado por hábitos e sazonalidades, que por sua vez possuem grande influência das temperaturas.

Um dos setores mais afetados por essas variações é o da Moda. Isso porque, os processos de criação, desenvolvimento e produção das novas peças são feitos com meses de antecedência para que os clientes possam se planejar e comprar para acompanhar as principais tendências fashion mesmo antes da nova temporada chegar. 

Um exemplo disso são os desfiles e eventos de moda que tem como um de seus objetivos justamente antecipar o que está por vir e elevar as expectativas das marcas de moda, influenciadores e consumidores sobre as novidades da moda.

Existem alguns períodos críticos no ano para o setor e este de março-abril é um deles. Isso devido ao período de transição das coleções na qual as marcas buscam vender ao mesmo suas últimas unidades das peças mais leves de verão e as que acabaram de chegar às lojas e que fazem parte da coleção de outono, tais como calças, moletons, camisas manga-longa, blusas, jaquetas, sapatos fechados, toucas, xales, echarpes etc.

Os artigos de proteção contra o frio geram receitas de *R$ 8,4 bilhões para a indústria nacional.

Uma amostra disso é que, *segundo o IEMI – Inteligência de Mercado, o período de abril a agosto corresponde a 40-41% das vendas do varejo nacional.

Além disso, durante o outono, temos ainda datas comemorativas importantes para o varejo, como a Páscoa (31/03), Dia das Mães (12/05), Dia dos Namorados (12/06) e as Festas Juninas (mês de junho), onde a busca por roupas e acessórios historicamente são altas, seja para presentear ou para utilizar em um momento de reunião especial com a família e amigos.

  • Veja os produtos com maior intenção de compra de cada data do varejo aqui.

Sendo assim, esta é uma estação repleta de oportunidades para aumentar as vendas da sua rede, criar experiências positivas de compra e construir relacionamentos duradouros com os clientes da marca. 

Mas para isso, é importante levar em consideração as expectativas dos consumidores, tendências do mercado, adequar seus estoques e contar com o apoio das melhores soluções para manter todas as lojas alinhadas com as estratégias da marca para o período, entregando assim, a melhor experiência para o cliente.

Siga conosco para conferir o conteúdo que preparamos para a sua rede de franquias ser bem sucedida na mudança de estação. Neste texto, iremos abordar os seguintes tópicos:

  • Como o clima influencia o varejo de moda
  • As liquidações de inverno chegam junto com o frio e aquecem as vendas
  • Os desafios e oportunidades de vender a coleção atual e a antiga ao mesmo tempo

Boa leitura!

Como o clima influencia o varejo de moda

O clima desempenha um papel significativo nas vendas do varejo. Isso acontece porque ele afeta diversos fatores relacionados ao mercado, como a intenção de compra e o comportamento de consumo dos clientes. 

Dentro desse cenário, um dos segmentos mais impactados pelo clima é a Moda. O tempo é tão relevante para este setor que as marcas que atuam nele possuem um calendário que tem como base principal os ciclos sazonais, dividindo suas coleções para cada estação em específico ou agrupando-as em dois grupos: outono/ inverno e primavera/ verão, programando seus lançamentos e liquidações com base neles. 

Os períodos podem variar de empresa para empresa, mas no geral, seguem a seguinte ordem lógica:

– No começo do ano, em janeiro e fevereiro, as lojas costumam fazer promoções das peças de primavera/ verão que não foram vendidas nas festas de final de ano;

– Em março, são realizadas liquidações para de fato terminar com o que ficou em estoque de “alto verão” e também começam a lançar a coleção de outono/inverno;

– De abril a junho estão concentrados os maiores esforços de venda dos itens de inverno;

– Julho e agosto tem novas promoções/ liquidações para as lojas já começarem a abrir espaço para as roupas de meia estação;

– Setembro é lançada a coleção de primavera;

– Outubro chegam as peças de verão;

– Novembro e dezembro tem como foco a venda dos itens de verão.

É importante entender o ciclo da moda para acompanhar os lançamentos e tendências, planejar as vendas e vender mais

Compreendendo este ciclo fica claro a influência do clima nos resultados das marcas do varejo de moda. Assim, a antecipação ou atraso na chegada do frio/ calor é o que vai determinar “a vida útil” das peças.

Um exemplo prático disso é o que essas marcas estão tendo que lidar nas últimas semanas. Com as fortes ondas de calor vivenciadas no país, as promoções com as roupas de verão ganharam um “respiro” extra, enquanto as vendas de itens de outono foram prejudicadas ou tiveram que ser adiadas.

Segundo o relatório de estatísticas do Bureau of Labor, quando as temperaturas sobem, as vendas de roupas de outono e inverno diminuem em cerca de 40%, enquanto as vendas de trajes de banho e outros itens sazonais aumentam em até 25%.

Traçar estratégias com base nisso tem sido cada vez mais desafiador, pois o clima está mudando em proporção nunca vista antes, muito por conta da interferência do ser humano na natureza e dos efeitos do aquecimento global.

O relatório da Deloitte aponta que os setores de serviços, manufatura, varejo e turismo podem sofrer as maiores perdas devido às mudanças climáticas, com perdas de US$ 17 trilhões até 2070 somente na América do Sul.

Ou seja, outro ponto que é essencial para o planejamento das marcas da Moda é observar de perto como os eventos climáticos impactam as vendas do setor varejista e quais estratégias podem ser adotadas para lidar com essas alternâncias e oscilações.

As liquidações de inverno chegam junto com o frio e aquecem as vendas

Como comentamos, o mercado da moda é organizado em ciclos sazonais que seguem um calendário totalmente baseado no clima, lançando coleções exclusivas para cada período do ano. Assim, quando uma estação está chegando ao fim, as lojas começam a liberar espaço para as coleções que estão por vir.

No Brasil, costumeiramente entre o final de fevereiro e começo de março, as altas temperaturas do verão passam a diminuir, o que torna o momento perfeito para iniciar a oferta dos produtos de meia estação.

Porém, o espaço nas lojas é limitado, ou seja, para novos itens entrarem é preciso que os mais antigos – que terão baixa demanda – saiam. Para que haja tempo suficiente para fazer essa transição de peças, as trocas de coleção começam junto com o início da mudança do clima.

Dessa forma, pouco a pouco, as lojas vão ganhando uma “cara” nova, chegando em abril e maio totalmente preparadas com as suas peças de outono/ inverno sendo os destaques das vendas das lojas. 

Para o sucesso desse “cronograma” as liquidações são excelentes ferramentas para impulsionar as vendas e ajudar a diminuir a quantidade de produtos sem giro nos estoques.

Sendo assim, podemos dizer que as liquidações chegam junto com o frio com os objetivos de:

– Gerar demanda e atrair os consumidores às lojas;

– Liberar espaço nas araras das lojas;

– Trazer giro aos estoques, diminuindo a quantidade de produtos parados;

– Minimizar os prejuízos financeiros;

– Posicionar a marca na mente do consumidor para as compras da próxima estação.

Os desafios e oportunidades de vender a coleção atual e a antiga ao mesmo tempo

Como apresentado, as liquidações no varejo de moda possuem muitos objetivos, desde gerar demanda para produtos que não teriam giro e aumentar o número de vendas e a base de clientes, até abrir espaço no estoque e nas araras para a chegada das novas coleções.

Entretanto, essa transição entre o “passado” e o “futuro” cria o desafio de executar duas estratégias ao mesmo tempo: a de vender produtos que têm propostas bem distintas (coleção nova outono/inverno e coleção antiga verão).

No sistema de franquias, nas duas situações é necessário chamar a atenção e criar o sentimento de desejo nos consumidores, porém, por meios diferentes. Para os lançamentos, pode-se utilizar as vitrines, criar um projeto de Visual Merchandising e desenvolver uma nova comunicação para a coleção.  

Enquanto na venda da coleção antiga, não há mais o auxílio do VM, afinal, ele será destinado às novidades. Portanto, promoções, descontos e oportunidades passam a ser as melhores alternativas para atrair a atenção desses produtos.

Para auxiliar nesta etapa do processo e capitalizar o interesse dos clientes por sua marca em meio a concorrência acirrada durante as liquidações, existem algumas estratégias que podem ser implementadas, como:

1- Venda adicional

Após a venda do produto “principal” (nova coleção), produtos adicionais (coleções antigas) não só podem, como devem ser ofertados também, como uma grande oportunidade para o cliente aproveitar.

2- Versatilidade

Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil possui diferentes tipos de “inverno”. Sendo assim, nas regiões onde o frio é menos rigoroso, como em partes do Norte e do Nordeste, algumas peças mais leves ainda podem ser utilizadas para complementar os “looks” da nova coleção.

3- Recomendações Personalizadas

Com profundo conhecimento de sua base de clientes, é possível enviar recomendações específicas com comunicações mais efetivas para os interesses de cada um. Por exemplo, para aqueles que costumam aproveitar as promoções, avise-os sobre a liquidação. Já para os que gostam de estar sempre acompanhando as tendências, convide-os a conhecer sua nova coleção.

4- Omnichannel

Atuar com seus canais integrados é outro modo de impulsionar suas coleções. Por exemplo, com a possibilidade de “compre e retire” o cliente pode visitar a sua loja e encontrar uma oportunidade que possa interessá-lo.

5- Experiência

Incentivar a experiência, a compra, o uso e a fidelização do cliente através de toda a sua jornada de compra, desde o atendimento na loja até o pós-venda, com a manutenção/ criação de um bom relacionamento.

Estas são apenas alguns exemplos para sua rede de franquias aproveitar todas as oportunidades e aumentar as vendas.

Neste momento, a atenção deve ser redobrada a todos os detalhes, para que os franqueados estejam cientes de todas as ações da rede, com uma comunicação eficaz e os estoques preparados para as demandas geradas, bem como para que seja mantido os padrões estabelecidos pela franqueadora com o acompanhamento em tempo real de todas as lojas por meio de auditorias e checklists.

Para te ajudar em todos os seus momentos e necessidades, é muito válido ter o apoio de uma avançada plataforma própria para o franchising.

Você precisa de uma Plataforma completa para a sua rede de franquias

A chegada do outono marca um momento crítico para as redes de franquias, em especial para as marcas de Moda – com vestuários, calçados e acessórios, pois é neste momento em que a substituição da coleção primavera/verão para entrar a de outono/inverno.

O bom planejamento aliado a ações pontuais com base no clima permite que a sua rede se destaque em meio a concorrência e consiga atrair e conquistar ainda mais os clientes da sua marca e, ao mesmo tempo, preparar as lojas para as demandas de inverno. Porém, há outros fatores que precisam ser levados em consideração e a tecnologia pode te ajudar com eles. Acompanhe:

I. Comunicação da rede

Para que a comunicação seja eficaz, é importante que ela seja objetiva e clara. Uma avançada plataforma de gestão para a franqueadora pode ajudar nessa tarefa.

Com as ferramentas certas, como um Portal de Comunicação com a identidade da sua marca, é possível centralizar e controlar a interação com todas as unidades da rede, comunicando sua estratégia, gerenciando solicitações, realizando pesquisas de opinião e promovendo eventos com maior agilidade e eficácia.

Assim, é possível garantir que todas as operações estarão em sintonia para executar as estratégias. Além disso, o contato direto e contínuo com as lojas contribui para manter a eficiência nos processos e reforçar os padrões e posicionamento da marca.

II. Gestão de produtos

A eficiência na gestão de produtos promove a boa performance da rede, preparando as lojas para receber os clientes ao longo de toda a estação. Aqui, a tecnologia é novamente uma aliada das franqueadoras para gerenciar os pedidos da rede de maneira ágil e produtiva, gerando sugestões de pedido que consideram a sazonalidade, as diferenças regionais e as diversas categorias de produtos do seu catálogo.

Ela ainda é capaz de reunir dados valiosos sobre o histórico das vendas e a preferência dos clientes, que podem ser utilizados nos próximos eventos, como as liquidações e para antecipar as demandas e necessidades nas lojas, melhorando a experiência de compra do cliente e as vendas da rede.

III. Treinamento das equipes de loja

Investir no treinamento das equipes de loja é indispensável para promover o sucesso da sua rede de franquias. Afinal, equipes qualificadas não apenas conseguem vender mais como também ajudam a tornar o cliente fiel à marca.

Uma solução para treinar o pessoal da loja de forma personalizada, ágil e eficiente é contar com uma plataforma de EAD própria para da rede, com um ambiente acessível em diferentes dispositivos, que comporta todos os integrantes da sua marca e oferece total controle sobre a evolução e desempenho dos participantes.

Agora que vimos as oportunidades do outono para a sua rede de franquias, você está preparado para pôr em prática todas as estratégias para vender mais durante o período e contar com as soluções que só quem está há tanto tempo no franchising pode te oferecer?

Entre em contato e conheça as ferramentas certas na mais avançada plataforma para a gestão da franqueadora em seus diferentes momentos e necessidades, independente do tamanho da sua rede, quantidade de usuários ou unidades e setor de atuação, como Moda, Alimentação ou Serviços.

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Até breve!