O que ficou na expectativa e o que é realidade no seu planejamento até agora?

Chegamos no mês de março. 60 dias já se passaram e será que tudo o que foi planejado já está em execução? 

Como você chegou ao terceiro mês do ano? Da mesma forma que terminou o ano anterior ou com novas soluções para antigos desafios?

Para se obter bons resultados nos negócios, é importante ter um bom planejamento e controle das ações.

Neste ponto, no franchising não poderia ser diferente de qualquer outro tipo de negócio, é necessário estar preparado para aproveitar as oportunidades que o próprio mercado proporciona.

E como o sistema de franquias brasileiro está progredindo muito bem, na verdade, está indo melhor do que isso, é preciso muito planejamento para aproveitar todas as oportunidades do momento e as que estão por vir.

Na pesquisa de desempenho do franchising divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no mês passado referente ao quarto trimestre de 2023, temos que as projeções para o ano eram de crescimento do faturamento entre 9,5% e 12% e 4% no número de redes. Essas expectativas não só foram cumpridas, como também superadas!

Isso porque o sistema de franquias fechou o ano com faturamento de R$ 240,661 bi (+13,8%) e 3.311 redes (+7,6%) – valores que são os maiores registrados nos últimos cinco anos.

Isso demonstra que o setor conseguiu superar de forma bem-sucedida os últimos anos com os desafios extras causados pela pandemia, tendo até mesmo perspectivas de que estes bons resultados sigam, pelo menos, durante todo 2024, especialmente pela tendência de uma melhora nas condições econômicas, com queda na taxa de juros e ganho de confiança de investidores no mercado, e pelo avanço da digitalização, omnicanalidade e adoção de novos formatos de operações.

Agora, as novas projeções da ABF são de:

– Faturamento +10%

– Redes +5%

– Operações +5,5%

Portanto, em um cenário de expansão e crescimento como este, a gestão do tempo ganha destaque. A boa notícia é que esta habilidade pode ser desenvolvida e vai te ajudar a gerenciar o tempo de forma muito mais eficaz.

Nesse contexto, contar com o apoio da tecnologia torna-se um importante diferencial competitivo para a sua rede de franquias. Isso porque elas oferecem inúmeras soluções para todos os seus momentos e necessidades.

Pensando em todos os desafios em uma rede de franquias para colocar o seu planejamento em prática, preparamos este conteúdo. Neste artigo você verá os seguintes tópicos:

  • Como ter melhores resultados no dia a dia
  • Os desafios da expansão no franchising
  • Estratégias para impulsionar a gestão da franqueadora
  • O papel da tecnologia para eficiência do planejamento

Como ter melhores resultados no dia a dia?

Como apresentamos no começo do texto, o franchising está em constante evolução e as expectativas estão cada vez melhores. As projeções são de crescimento a níveis parecidos com o que vimos em 2023, porém, se considerarmos os números brutos, eles serão ainda mais exponenciais.

O franchising vai continuar crescendo

Em outras palavras, o setor vai crescer e você precisa estar preparado para aproveitar esse cenário favorável e conquistar uma “fatia desse bolo” que está crescendo progressivamente mais e que está ficando cada vez mais disputado – visto que o número de redes só cresce.

Toda rede de franquias tem suas particularidades. Por este motivo não há uma “regra” sobre como as coisas devem ser feitas por cada marca. No entanto, existem algumas práticas em comum às franqueadoras para alcançar melhores resultados no seu dia a dia. Listamos a seguir 3 importantes maneiras da gestão do tempo:

1- O estabelecimento de metas: com base em diversas análises (de mercado, interna, de anos anteriores etc.) para definir metas claras e realistas. Ao saber onde se quer ou precisa chegar, fica mais fácil traçar planos e estratégias para a gestão da rede.

2- Controle de tarefas: monitoramento de todas as tarefas da rede, tanto para identificar falhas e corrigi-las prontamente, quanto para direcionar os esforços dos franqueados para práticas mais eficientes.

3- O uso de ferramentas eficazes: atualmente, a tecnologia já desempenha um papel estratégico para uma gestão eficiente nas redes de franquias, assim como para o ganho de tempo e produtividade em diversas atividades da rotina operacional da rede.

Com o avanço das soluções tecnológicas a franqueadora tem cada vez mais opções de ferramentas para centralizar e otimizar seus processos, melhorando o desempenho de suas equipes, unidades e da própria rede como um todo, além de agilizar a execução de tarefas, diminuir ou evitar falhas e coletar informações que possam ser úteis para a melhoria contínua dos processos e do suporte operacional da rede.

Os desafios da expansão no franchising

Um dos objetivos de toda franqueadora é a expansão de sua rede. Esta pode ser uma meta ambiciosa, especialmente quando falamos de uma expansão em larga escala ou para novos mercados. Entretanto, quando bem executada gera muitos benefícios e bons resultados para a marca.

Contudo, processos como estes envolvem desafios pertinentes que demandam de estratégias e soluções cirúrgicas para os problemas, afinal de contas, são muitas tarefas que precisam ser desempenhadas ao mesmo tempo. Por exemplo, a franqueadora tem de atrair e escolher os melhores franqueados, selecionar os melhores pontos, inaugurar novas unidades e cumprir as metas do planejamento.

Se não fosse o bastante, paralelamente a tudo isso, a franqueadora ainda deve estar atenta aos detalhes de todos os processos e etapas da expansão, como por exemplo, assinatura de contratos e documentação, planejamento de suprimentos, acompanhamento de obra, treinamentos e muito mais que é exigido para a execução desta área tão importante com as melhores práticas.

Nesse cenário, a gestão do tempo ganha destaque. Assim, com uma expansão estruturada, com apoio de dados confiáveis e das ferramentas certas você pode ter maior agilidade nos processos da sua rede de franquias, minimizando riscos, potencializando os resultados e com mais acertos nas suas decisões.

Um dos principais desafios da franqueadora na expansão é o ganho de tempo através da escolha de franqueados que possuam perfis que estejam alinhados a seus objetivos e valores.

Quer saber como você pode ganhar mais tempo para o que realmente importa?

Com o uso de uma avançada plataforma desenvolvida por quem entende de franchising para você poder atrair interessados, conquistar os melhores candidatos, gerenciar os projetos de abertura de loja e começar a operar rapidamente.

Estratégias para impulsionar a gestão da franqueadora

A gestão de qualquer tipo de empresa não é uma tarefa fácil, afinal de contas, são tantas as áreas importantes que merecem atenção e precisam atuar em conjunto para o bom funcionamento do negócio.

Quando se trata de uma rede de franquias, o desafio é ainda maior. Pois, além dos obstáculos que todos precisam superar, a franqueadora ainda tem que garantir que todas as unidades estejam atuando em conformidade com os padrões da rede, além de prestar um suporte de qualidade a seus franqueados nas diversas etapas da operação, da abertura, ao dia a dia.

Em virtude disso, gestores de uma rede de franquias podem se deparar com algumas complexidades que podem atrapalhar o planejamento e atrasar o desenvolvimento da marca.

Para auxiliar este gestor, várias estratégias podem facilitar o seu trabalho no seu dia a dia, como:

I- Plano de negócio completo e atualizado para apresentar aos franqueados;

II- Modelo operacional padronizado e acessível;

III- Estratégias de comunicação e marketing alinhadas ao crescimento da rede;

IV- Realização de pesquisas; 

V- Soluções para tomar decisões com segurança.

O uso estratégico de ferramentas próprias para as redes de franquias proporciona agilidade e produtividade à rede. Ao contar com uma parceria experiente e confiável, é possível dispor de um universo de soluções para colocar em prática todas as ações citadas. Tudo em um ambiente seguro e protegido com perfis de acesso individuais.

O papel da tecnologia para eficiência do planejamento

Atualmente, a tecnologia tem papel fundamental para a melhor eficiência do planejamento de qualquer negócio. No franchising, ela é ainda mais significativa, sendo a principal aliada da franqueadora para lidar com as diversas demandas internas (franqueados) e externas (clientes), que podem sofrer influências das características particulares de cada região.

Como aliada no planejamento da sua rede de franquias, a tecnologia tem papel mais do que importante, é fundamental!

Nesse contexto, um software para franquias é essencial na gestão da rede, trazendo benefícios significativos para a franqueadora. Isso porque, além das ferramentas certas para os desafios de gerenciamento do negócio, o uso deste tipo de soluções contribui para o sucesso e resultados da sua rede de franquias, em todos os momentos e necessidades da rede.

Veja como soluções próprias para o sistema de franquias para manter a expectativa e a realidade ao seu favor podem te ajudar no dia a dia:

Planeje e controle as atividades e execução de tarefas;

Gerencie solicitações e comunique sua estratégia;

Treine, avalie e classifique para premiar e motivar o engajamento da rede;

Realize pedidos de compra de maneira ágil e eficiente;

Execute auditorias e aplique checklists estruturados para manter os padrões da rede;

Comunique as ações de marketing e produza materiais customizadas de maneira automatizada;

Atraia e conquiste os melhores franqueados, inaugure lojas e comece a operar rapidamente;

Monitore e acompanhe os resultados da rede em painéis de inteligência de negócios.

E para começar hoje mesmo, destacamos três ferramentas para adoção imediata, com implantação rápida e segura para alcançar toda a rede:

1- Portal para comunicação com toda a rede

Um ponto dentro do franchising que sempre merece atenção especial é a comunicação – que precisa ser ágil, integrada e de fácil acesso.

Para atender esses requisitos um Portal de Comunicação próprio da rede e com a identidade visual da marca é a melhor alternativa para compartilhar conteúdos e manter o engajamento de todos os participantes.

Ferramentas como essa ou uma CAF ajudam a otimizar muitas tarefas dentro das redes de franquias, auxiliando nos processos para manutenção dos padrões, na construção de relacionamentos dentro da rede e na centralização do suporte operacional da franqueadora.

2- Workflow para acompanhamento dos processos

Além de propor as estratégias é preciso acompanhar sua evolução. Uma alternativa para ter um forte acompanhamento dos processos através de Workflow, ou seja, definir e divulgar internamente uma sequência lógica da forma como os processos devem ser realizados e demais regras do seu negócio.

Dessa forma é importante ter, por exemplo, documentação dos processos e uma cultura organizacional bem definida, manuais com conteúdo próprio da marca, programas de treinamentos, entre outros.

3- Checklists para manter a padronização das operações

O sucesso no franchising está diretamente ligado à padronização. Independentemente de quantas unidades façam parte da sua marca e da distância entre elas, todas precisam estar entregando o mesmo nível de produto/ serviço e a mesma experiência para o cliente – respeitando sempre as peculiaridades individuais de cada localidade/ região.

Uma possibilidade para facilitar o acompanhamento da execução dos padrões físicos e operacionais da rede é a utilização de checklists estruturados. Neles, você pode destacar os pontos que mais relevantes e que merecem mais atenção dos franqueados/ das equipes de loja no dia a dia operacional, tais como o Visual Merchandising, limpeza e manutenção de determinados equipamentos. Com isso, é possível identificar rapidamente as divergências nas atividades e garantir a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes.

Para ganhar ainda mais tempo, você pode utilizar checklists online, no qual o próprio franqueado, ou alguém da loja fica responsável para fazer autoavaliações estruturadas do local, sem a necessidade de enviar um consultor de campo à unidade.

O que você deseja para o seu 2024?

O ano ainda está no começo, mas os primeiros passos para cumprir com suas metas e planejamento devem ser dados agora!

Para os desafios da franqueadora na sua gestão, as ferramentas certas para o sistema de franquias, feitas por quem entende de franchising e está há tanto tempo no mercado, tendo como objetivo o sucesso de grandes marcas, são peças-chave. 

No decorrer deste artigo, mostramos algumas entre as inúmeras vantagens que um software de gestão completo com diversas possibilidades de módulos e com a identidade da sua marca pode oferecer. Entre seus diferenciais estão:

– Maior visibilidade do processo;

– Automação de etapas, como na realização dos pedidos;

– Análise de dados e resultados que impactam decisões estratégicas;

– Otimização da demanda;

– Monitoramento em tempo real de indicadores.

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Até a próxima!