Treinamento para os Franqueados: a franqueadora precisa estar pronta para dar suporte aos franqueados

O franchising é uma excelente opção para quem deseja ter o seu próprio negócio. Não à toa, o setor é um dos que mais cresce no país e já tem projeções de consolidação para 2024, com expectativas de que o faturamento anual seja superior ao dos anos anteriores.

Este sucesso pode ser explicado pela segurança desse modelo de negócio, no qual, mesmo que um interessado em ter uma franquia não tenha muito conhecimento sobre as diversas áreas que compõem este sistema, ele contará com todo o apoio de uma marca já testada e consolidada no mercado.

Por outro lado, para que a franqueadora possa prosperar em meio à concorrência, ela precisa conseguir manter a padronização na replicação do seu modelo de negócio que foi cuidadosamente planejado. Para superar este desafio, ela precisa encontrar maneiras de compartilhar todo o seu know-how com os novos franqueados de forma clara e eficiente, para que não ocorra a perda da identidade da marca.

E entre as as melhores práticas para esta finalidade, a adoção de programas de treinamentos bem estruturados no qual são transmitidos todos os detalhes sobre as suas operações, gestão da unidade, processos, aplicação de Visual Merchandising, entre outros que farão parte do dia a dia do franqueado e que permitirão o melhor desempenho de cada loja.

Treinamentos são essenciais para a transferência do conhecimento da franqueadora para o franqueado 

Em outras palavras, a franqueadora está capacitando não só os franqueados, como também seus gerentes e vendedores com o intuito de que eles tenham o domínio sobre os produtos e processos da rede, para que sejam verdadeiros representantes da marca, reproduzindo os padrões estabelecidos pela franqueadora.

Para garantir a excelência no treinamento, é fundamental contar com as melhores soluções do franchising para te ajudar nesse processo que deve ser contínuo, tendo de ser reforçado sempre que necessário, bem como ser atualizado periodicamente para que seus conteúdos estejam sempre atrativos e despertem maior interesse dos participantes.

A atualização também pode estar nas formas de compartilhamento de informações e na metodologia dos treinamentos que, com as ferramentas tecnológicas, não dependem apenas de métodos tradicionais, como os presenciais – que muitas vezes exigem maior investimento para realização, contando também com outras soluções que  são mais eficientes para a franqueadora, tanto financeiramente, quanto em alcance dos participantes.

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Ficou interessado(a) no assunto? Então continue conosco, pois neste artigo exploraremos os seguintes tópicos:

  • Objetivos dos treinamentos
  • Como os conteúdos devem ser fornecidos?
  • Então, quais os canais mais adequados?
  • O treinamento não termina após todo o conteúdo ser passado
  • Treine, monitore e avalie sua rede de franquias com as melhores soluções

Objetivos dos treinamentos

A prestação de um suporte de qualidade ao franqueado é parte fundamental para que uma rede de franquias possa ser bem-sucedida, seja na expansão ou na manutenção dos padrões e até na adaptação às particularidades que cada região possa ter.

Por este motivo é importante que a franqueadora esteja preparada para fornecer aos seus franqueados todas as informações e ferramentas necessárias para que eles possam operar bem e ter todas as condições de corresponder como o esperado, gerando vendas, faturamento desejável, conquistando clientes e sendo representantes da marca.

Desse modo, treinamentos eficientes devem tratar do desenvolvimento de diversas habilidades técnicas individuais, comportamentais e de métodos e processos das funções. Sendo assim, existem dois motivos principais para ter um time capacitado:

a) Operações da Franqueadora: processos que o Franqueado deve seguir.

b) Operações da unidade: como o Franqueado deve operar sua unidade.

O primeiro consiste em apresentar de forma detalhada ao franqueado como são as operações da rede, incluindo todas as diretrizes e obrigações do negócio, orientações sobre os processos, questões administrativas, uso de software, entre outros que impactam na gestão e no funcionamento operacional geral da rede.

Já o segundo, está mais focado em questões que influenciam diretamente no sucesso do próprio franqueado, como os processos da unidade, o VM da loja e o atendimento ao cliente na loja, por exemplo, mantendo a identidade da marca e proporcionando as mesmas experiências em todas as unidades.

A manutenção dos padrões operacionais determinados pela franqueadora, frequentemente deixam de ser seguidos por falta de treinamento contínuo.

Portanto, um programa de treinamento adequado é um dos principais responsáveis por garantir que os franqueados operem suas unidades de acordo com os padrões, valores e diretrizes estabelecidos pela franqueadora, o que, consequentemente, resulta em clientes mais satisfeitos e contribui para o crescimento e consolidação da rede como um todo.

Para cumprir com estes objetivos, os treinamentos costumam ser divididos em diferentes categorias, desde o treinamento inicial, até os de reciclagem e com as novidades/ mudanças na rede. Ou seja, são vários os materiais que precisam ser elaborados e atualizados pela franqueadora. Nesse ponto, a agilidade e facilidade para preparar os conteúdos e compartilhá-los com quem tem de recebê-los passa a ser muito relevante, o que é possível com o apoio das ferramentas certas.

Como os conteúdos devem ser fornecidos?

Engajar os franqueados é um elemento essencial para o sucesso das redes de franquias. Quando os franqueados estão verdadeiramente envolvidos, eles não só prosperam em suas próprias unidades, mas também contribuem para o crescimento da rede e a reputação da marca como um todo.

Manter o engajamento dos franqueados é um dos desafios de toda franqueadora, visto que equipes mais envolvidas e motivadas geram melhores resultados. Assim, o mesmo deve acontecer durante os treinamentos, pois participantes mais dispostos e interessados prestam mais atenção e assimilam melhor o conteúdo.

Nesse sentido, a forma como os conteúdos são fornecidos passa a ser fundamental. Por isso, eles devem estar adequados ao negócio, contando com materiais claros, didáticos e objetivos, bem como compartilhados em formatos que atendam às necessidades da rede, tudo que possa facilitar a aprendizagem e a consulta das informações por todos. Além de serem segmentados por perfil, hierarquia e interesse, para que todos recebam conteúdos que de fato sejam relevantes para a melhor eficiência no seu dia a dia.

Não há uma regra para a execução dos treinamentos, por este motivo, a franqueadora pode escolher os meios que gerem melhores resultados e preparem adequadamente suas equipes para lidar com os desafios operacionais e dar total suporte ao franqueado. Como cada indivíduo tem maior facilidade de aprendizado de determinada maneira (visual, auditivo e sinestésico), o ideal é combinar os estímulos para favorecer a todos, podendo utilizar a criatividade, fazendo uso de textos, vídeos, ilustrações, esquemas, apresentações, aulas, palestras etc.

Pesquisa realizada pela Play2sell traz alguns dados importantes sobre os meios mais eficientes de treinamentos:

– Para 94,1% dos respondentes a inclusão de treinamentos gamificados, pode aumentar a performance da equipe.

– 71,9% dos respondentes acreditam que livros e apostilas não são eficientes;

– 22,9% apontaram que o método de videoaulas é pouco assertivo;

E, como uma das finalidades dos treinamentos no sistema de franquias deve ser a manutenção dos padrões, cultura e identidade da marca, é importante que cada rede desenvolva o seu próprio programa de treinamentos com base em seus valores, metas, características e especificidades para que todos se sintam como parte integrante desse ecossistema e atuem para o sucesso da marca.

Além disso, faz parte também da qualidade do conteúdo o valor de suas informações, devendo estar sempre revisado e atualizado, com o que há de mais novo dentro dos processos/ métodos da rede e, sempre que possível, compartilhar as melhores práticas, inovações e tendências do mercado e da sociedade, como por exemplo, segurança no trabalho, diversidade e inclusão, compliance e ética e ASG (Ambiental, Social e Governança).

Em complemento aos treinamentos, está também o suporte aos franqueados, que precisa ser constante e capaz de auxiliá-los nos seus diversos momentos operacionais, desde as etapas iniciais da abertura da unidade, até atividades posteriores referentes às áreas de vendas, marketing, recursos humanos, financeira, logística, entre outras.

Saiba mais sobre o suporte operacional no franchising nestes outros artigos:

Então, quais os canais mais adequados?

Além do conteúdo, a escolha dos canais de comunicação para os treinamentos também possui alta influência no engajamento dos franqueados e equipes, pois quando a franqueadora disponibiliza conteúdo nos canais de comunicação próprios da rede e que podem ser atualizados frequentemente com novas informações, têm maior adesão e despertam mais interesse.

Tão importante quanto a qualidade do seu conteúdo é como o treinamento será disponibilizado.

Quando se trata de treinamentos no franchising – com a possibilidade de grande alcance, eles podem ser aplicados de duas maneiras de forma eficiente: presencial ou virtual (EAD).

A definição dos canais deve levar em consideração as características de cada um. Ambas possuem suas vantagens e desvantagens. Enquanto em uma há interações imediatas, “olho no olho”, porém gera mais custos e barreiras logística, geográficas e operacionais; a outra proporciona maior agilidade, mas sem o contato direto com os participantes – o que em alguns casos pode fazer falta ou dificultar a adesão.

Sendo assim, para decidir qual é o mais indicado para cada momento, a franqueadora precisa pensar em qual deles consegue suprir melhor as necessidades básicas dos treinamentos e preparar a equipe da melhor maneira, para alcançar os melhores resultados para toda a rede.

À vista disso, podemos dizer que os canais devem cumprir com estes três requisitos básicos:

1 – Levar o conteúdo com qualidade e a quem precisa;

2– Ter o engajamento dos participantes;

3- Manter os conteúdos disponíveis para quem precisar acessá-los.

Um portal de comunicação próprio da rede é a melhor alternativa para alcançar estes três fatores-chave no franchising. Isso porque ele oferece muitas possibilidades para a franqueadora. Entre elas destacamos:

I. Ambiente com identidade da marca;

II. Controle de acesso de todos da rede, com logins individuais;

III. Espaço seguro para compartilhar os conteúdos;

IV. Separação por perfil, hierarquia e interesse;

V. Maior organização e separação por tipo, tema ou formato;

VI. Conteúdos ficam armazenados e disponíveis pelo tempo que for necessário;

VII. Informações podem ser atualizadas facilmente;

VIII. Via dupla para trocas entre franqueadora-franqueado e franqueado-franqueadora.

Com um universo de soluções desenvolvido por quem entende de franchising, é possível ter uma única e avançada plataforma para apoiar a sua rede de franquias em todos os seus momentos e de maneira totalmente adequada às suas necessidades, independentemente do tamanho da rede, quantidade de unidades ou usuários da rede.

O treinamento não termina após todo o conteúdo ser passado

Após ter dedicado tantos esforços e ter investido na qualidade do treinamento, em seus conteúdos e em ferramentas para apoiar a rede durante todo o processo, é importante garantir que todo esse empenho não tenha sido desperdiçado. Por isso, também é fundamental verificar se as informações transmitidas nos treinamentos foram corretamente recebidas por todos os participantes, afinal de contas, treinar sem medir pode não render bons resultados.

Para cumprir esse papel, a melhor alternativa é fazer avaliações individuais, como testes/provas teóricas e/ou práticas para aferir a absorção do conhecimento disponibilizado com cada integrante. Isso é relevante para assegurar que todos os membros de todas as equipes, especialmente aqueles que lidam diretamente com os clientes, possam seguir os padrões e processos da rede para proporcionar as melhores experiências em qualquer etapa da jornada de compra do cliente.

Outra estratégia que pode ser muito benéfica para monitorar e avaliar é analisar o desempenho, não só individual de cada participante, mas também de cada unidade, fazendo a comparação entre as equipes, lojas e regiões, facilitando assim a visualização da franqueadora sobre a performance de cada um e a identificação de qual franqueado está apresentando dificuldades operacionais.

Para aumentar o engajamento das equipes, premiar aqueles que obtiverem os melhores resultados, tanto individualmente, quanto coletivamente, recompensando assim aqueles que mais se esforçaram e se dedicaram em prol dos objetivos e resultados da rede.

Como os treinamentos devem ser sempre atualizados e contínuos, para que a franqueadora possa seguir aprimorando-os e mantendo a sua eficiência, é importante conhecer o ponto de vista dos participantes sobre como estão os treinamentos, conteúdos, formatos, clareza nas informações etc., bem como o que pode ser melhorado.

Nesse sentido, uma possibilidade é disponibilizar pesquisas de opinião além das avaliações, após as atividades, não só para identificar áreas de atenção e melhoria para implementar os ajustes necessários, como também para mostrar que está tentando auxiliar ainda mais os franqueados e suas equipes, fortalecendo o relacionamento com a rede.

Como seria se você pudesse treinar e medir o desempenho das equipes das lojas da sua rede com uma só solução? 

Para mensurar os treinamentos, o uso de ferramentas especializadas, que possam não apenas compartilhar conteúdos e permitir aulas de maneira remota, mas que também disponham de meios para o acompanhamento e monitoramento dos resultados de cada participante. Tudo em uma mesma plataforma dividida em módulos e com logins individuais, no qual a franqueadora pode ter total controle sobre a evolução e o desempenho de cada integrante, bem como dos acessos dos materiais disponibilizados.

Leia também outros conteúdos sobre treinamentos que já postamos aqui no blog:

Treine, monitore e avalie sua rede de franquias com as melhores soluções

Você com certeza já percebeu no dia a dia das operações da sua rede o quanto os treinamentos são importantes para o sucesso da sua marca, especialmente para manter os padrões e encantar o cliente na loja. Isso porque, entre os seus objetivos estão, preparar a equipe para operar, manter o conhecimento de todos atualizado, garantir a motivação das equipes e aumentar as vendas.

Para que sejam mais eficientes e cumpram com estes papéis, os treinamentos precisam, além de ser atualizados constantemente, se manterem relevantes e em dia com as práticas da rede, bem como necessitam ser mensurados, com verificações de se os conteúdos foram corretamente assimilados pelos participantes e com a coleta de feedbacks integrantes, buscando pontos de melhora e outros pontos de vista sobre o processo.

Ainda, quanto maior for a participação e engajamento das equipes durante os treinamentos, mais facilmente elas conseguirão reter os aprendizados e aplicá-los corretamente em suas funções, bem como estarão mais dispostas a participar de outros treinamentos posteriores, o que, consequentemente, irá trazer melhores resultados para toda a rede.

Devido aos desafios de reunir todos os interessados, sem perder produtividade nas unidades, muitas marcas têm buscado utilizar cada vez mais a tecnologia em favor de seus treinamentos. Um termômetro disso está na pesquisa feita pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), em parceria com a Integração Escola de Negócios, 67% dos treinamentos nas organizações foram feitos de forma online (EAD) em 2022.

A verdade é que os treinamentos EAD oferecem muitas vantagens para as redes de franquias, além de possuírem grande variedade de uso e dinâmicas, como as trilhas de conhecimento e gamificação, o que os torna mais ágeis para as marcas de todos os tamanhos e segmentos.

Em um cenário de tanta competitividade como é o varejo brasileiro, contar com as melhores soluções para realizar treinamentos eficientes, alcançando todos os interessados e transmitindo todo o conhecimento necessário, divididos em módulos, com logins individuais e em um ambiente seguro que tem a “cara” da marca, pode ser um grande diferencial para a sua rede de franquias.

Você está preparado para ter mais agilidade nos treinamentos da sua rede de franquias este ano?

Então entre em contato, conheça nosso universo de soluções e esteja pronto para dar o suporte que os seus franqueados precisam para assim elevar o padrão da sua rede de franquias.

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Esperamos que este artigo seja útil para você. Até a próxima!

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