Dia das Mães 2024 e o otimismo do varejo em maio: assim como coração de mãe, ocupa um lugar especial

O segundo trimestre do ano costuma ser um período muito aguardado pelos varejistas, pois é sempre uma temporada que gera bons resultados em vendas de todos os segmentos.

No franchising não é diferente. Se pegarmos os relatórios de desempenho da ABF, podemos observar que o segundo trimestre está sempre entre as melhores variações de faturamento entre um trimestre e outro, e tem crescido também com o passar dos anos.

O principal responsável pelo sucesso desse momento é o Dia das Mães – que é a data mais importante do primeiro semestre do ano – e em 2024 tornou-se ainda mais importante, pois a Páscoa caiu em março.

Comemorado sempre no segundo domingo de maio no Brasil, o Dia das Mães movimenta milhões de reais em compras e presentes todos os anos, consolidando-se assim, como uma das datas sazonais mais impactantes para o varejo.

No ano passado, segundo dados de um estudo da Voxus, houve um crescimento de 9,62% em conversões – uma performance acima das estimativas iniciais que estavam entre 5% e 7%.

Para 2024 as projeções para o Dia das Mães estão ainda mais positivas, principalmente pelo cenário econômico mais favorável encontrado no país, com mais pessoas empregadas, taxas de juros menores e menor endividamento das famílias.

Nesse cenário, as redes de franquias podem se aproveitar do momento para impulsionar as vendas. Principalmente as marcas de Moda – vestuários, calçados e acessórios, Beleza e bem-estar com cosméticos e outros artigos, que seguem sendo os preferidos dos brasileiros para a ocasião.

Você vai encontrar neste artigo:

  • O Dia das Mães 2024 acontece no dia 12 de maio: veja por que é uma das datas mais importantes do ano para o varejo
  • Principais tendências e como deve ser o comportamento do consumidor nessa data tão especial
  • Atenção às operações das lojas físicas da sua rede de franquias
  • Diferenciais que o franchising traz para os consumidores

Boa leitura!

O Dia das Mães 2024 acontece no dia 12 de maio e é uma das datas mais importantes do ano para o varejo

O Dia das Mães, comemorado anualmente no segundo domingo de maio – caindo no dia 12 este ano, é uma das datas mais importantes do ano para o varejo brasileiro. Isso, não só pela relevância emocional da ocasião, mas também pelo seu impacto econômico.

Alguns dados/ números divulgados recentemente mostram projeções otimistas para o período. Por exemplo, O Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV/IDV), apurado pela EY – empresa internacional de auditoria, apresenta previsão de crescimento de 4,5% no volume total de vendas do mês de maio em relação ao ano anterior.

Este é um indicador relevante, afinal o índice produz materiais sobre o comportamento mensal das vendas do varejo e expectativas do setor a partir de informações vindas das empresas associadas ao IDV.

Já os dados da Pesquisa Dia das Mães 2024, realizada em março pela Opinion Box com 2.033 entrevistados das cinco regiões do Brasil, revelam hábitos dos consumidores para a data. Segundo ela, 77% dos consumidores têm a intenção de presentear alguém no Dia das Mães 2024. Isso significa que quase 8 em cada 10 brasileiros pretendem gastar com produtos/ serviços no período – o que é algo bastante expressivo.

Além do mais, também em março, o Radar Simplex mostrou que a data já estava no topo do ranking de termos mais pesquisados na Internet, tendo alta de 6.797% em comparação a janeiro. Estando à frente de outras datas sazonais mais próximas, como o Dia do Consumidor e a Páscoa.

Para se ter ideia, o aumento no fluxo de clientes nas lojas durante o período que antecede o Dia das Mães é tão grande que a data é apelidada por alguns como o “Dia do Lojista”. Isso porque muitos dos consumidores aproveitam o momento para fazer compras não só para suas mães, mas também para si próprios, familiares e amigos.

Principais tendências e como deve ser o comportamento do consumidor nessa data tão especial

Para as operações do varejo, é sempre muito importante compreender quais estratégias de vendas serão mais valorizadas por seus consumidores, principalmente durante períodos de grandes oportunidades como são as datas sazonais.

Entender as preferências e expectativas dos consumidores permite às redes de franquias, por exemplo, ajustar suas estratégias de marketing e oferecer produtos/ serviços que atendam às demandas específicas do momento e despertem a atenção dos clientes durante a sua jornada de compra, aumentando assim suas chances de sucesso de vendas durante um período, tal como o Dia das Mães.

O estudo Opinion Box mostra que para 64% dos respondentes, os bons preços e promoções são os principais atributos para determinar a escolha do estabelecimento para efetuar a compra.

Isso vai de encontro com o ticket médio por consumidor que não deve ser elevado. Segundo a mesma pesquisa, a maioria das compras para o Dia das Mães terão gastos entre R$50 e R$200. Portanto, apostar em produtos mais baratos ou destacar suas promoções na loja, como de peças que são de coleções passadas, por exemplo, pode ser um caminho para potencializar suas vendas.

Recomendamos para você: A Comunicação eficaz e todos os benefícios que ela pode oferecer: conheça e otimize para motivar e engajar todos na sua rede de franquias

52% pretendem presentear com itens de moda e acessórios

Aproveitando, o segmento da Moda – com vestuários, calçados e acessórios, continua sendo destaque e é grande oportunidades para as redes de franquias nas datas sazonais.

Isso porque, entre as categorias de presentes mais procuradas para o Dia das Mães, “Moda de acessórios” aparece na primeira colocação com 52% das intenções de compra. Na sequência vem “Beleza e cosméticos” com 49%.

Completam os preferidos dos filhos as categorias de Casa e decoração (22%), Flores (22%) e Joias (22%).

Apesar de o público ter os seus produtos “favoritos”, todos os segmentos podem se beneficiar do momento! Como é apresentado pela Conversion, os presentes não se destinam apenas às mães. As sogras (31,9%), esposas (22,9%), avós (17,3%) e para si próprio (13,6%) tem ganhado cada vez mais espaço na busca de produtos dos consumidores, expandindo assim o perfil do público-alvo das estratégias de comunicação.

Outro destaque está nos meios de pagamento. Apesar de o cartão de crédito ainda ser o preferido dos brasileiros (com 72% das respostas), especialmente pela possibilidade de parcelamento, o Pix tem conquistado cada vez mais usuários. Um a cada quatro brasileiros pretende utilizá-lo para fazer suas compras de Dia das Mães.

Para melhor atender os seus clientes nessa data tão especial, é necessário estar com as suas lojas preparadas! Para garantir isso, conte com as melhores soluções na sua rede de franquias.

Atenção às operações das lojas físicas da sua rede de franquias

Além dos que já foram citados, outros insights interessantes também foram apresentados no estudo Opinion Box.

Entre eles destacamos que, na hora de aproveitar as ofertas do Dia das Mães, os consumidores preferem pesquisar os produtos ou serviços em sites/ e-commerce (42%), Lojas Físicas (33%) e sites de pesquisa, como Google e Yahoo (32%).

Além dos meios “tradicionais” de busca, novas ferramentas, como as redes sociais, como Instagram (26%) e WhatsApp (10%) e aplicativos de lojas (24%) têm ganhado cada vez mais importância para os consumidores para essa tarefa.

Muitas vezes, essas pesquisas são feitas com bastante antecedência, já que mais da metade dos consumidores começaram a pesquisar o presente com pelo menos um mês de antecedência. Por outro lado, 25% começaram a pesquisar agora(duas semanas antes do evento).

Se você quer conquistar a atenção do cliente durante esta etapa, é fundamental dar atenção para os canais de comunicação que possuem maior adesão do público para interações.

Sendo assim, é importante conquistá-lo durante o contato dele com a sua marca, principalmente nesse período que antecede às compras, de modo que ele aceite ceder alguns de seus dados e receber ofertas/ novidades por algum canal, afinal de contas, eles costumam pesquisar primeiro a partir destas interações.

Com base em tudo isso, o que se pode perceber é que a jornada de compra do consumidor está ainda mais ampla, passando por diversas etapas e canais não só até o momento da compra, como também no pós-compra. À vista disso, a sua variedade de canais e capacidade de estar em constante contato com o seu clientetorna-sediferenciais competitivos fundamentais.

Ainda mais quando o cliente está tão exigente como está hoje, e uma experiência ruim (direta ou indireta) pode fazer com que ele deixe de querer construir um relacionamento duradouro com a sua marca.

De acordo com os dados da Opinion Box, entre as principais razões que levam os consumidores a desistir de uma compra são:

– Avaliações negativas online (49%);

– Taxas de frete altas (49%);

– Falta de confiança na loja (46%);

– Nota baixa em sites de reputação (41%);

– Falta de suporte/ atendimento (31%);

– Não ter como comprar online (17%);

– Não poder retirar na loja (11%); e

– Não ter loja física (10%).

Ou seja, muitos deles estão relacionados com falhas ou ausência da integração entre os diferentes canais de uma marca.

E, apesar de o ambiente online continuar sendo cada vez mais importante e essencial para as empresas, as lojas físicas seguem sendo muito relevantes. Como mostra o infográfico da Globo, no Dia das Mães do ano passado, 53% dos consumidores preferem comprar o presente nelas.

Já o estudo da área de Sales Excellence Insights da Globo constatou que 36% dos respondentes dizem visitar mensalmente alguma loja física, sendo que sete em cada dez clientes aproveitam as datas comemorativas para isso, tais como Dia das Mães e Dia dos Pais.

Além do mais, o contato humano é uma excelente oportunidade para criar experiências mais marcantes para o consumidor.

Como ressaltamos em nosso artigo anterior, ser omnicanal se tornou uma necessidade para as redes de franquias. É essencial acompanhar essa demanda dos consumidores para não ficar para trás da concorrência.

Parte do sucesso desse tipo de estratégias reside na preparação das lojas e equipes de loja para atender melhor os clientes, bem como ter uma gestão de compras eficiente para não faltar produtos ou ter conflitos entre os canais da rede.

A boa notícia é que você pode contar com diversas soluções para gestão das suas operações em um só lugar!

Diferenciais que o franchising traz para os consumidores

No franchising, as oportunidades de vendas sazonais, como no Dia das Mães, são ainda maiores. Principalmente pelos diferenciais que o próprio sistema de franquias oferece, tais como utilizar uma marca já consolidada, operar um negócio com processos padronizados e contar com o suporte integral da franqueadora.

No varejo, seus impactos são visíveis. Especialmente quando temos consumidores cada vez mais exigentes e que consideram importante no momento da escolha a loja/ marca ser conhecida e ter uma boa reputação, como nos foi apresentado pela pesquisa da Opinion Box.

Então, para que a sua marca se destaque em meio à concorrência, é importante criar credibilidade no mercado, através da consistência de marca e personalização de experiências. O que é possível com a padronização das operações e comunicações de todas as unidades que estão em diversas localidades.

Desse modo, as soluções próprias para o sistema de franquias podem ser um grande diferencial para a sua marca. Já que com as ferramentas certasé possível você acompanhar o planejamento, executar as estratégias, controlar as atividades das operações e aproveitar as oportunidades que estão por vir para sua rede de franquias.

Confira aqui os benefícios da comunicação eficaz no sistema de franquias

Os consumidores gastam, em média, 21% a mais quando as marcas personalizam a experiência e 66% abandonam aquelas que não oferecem experiências customizadas.

Como costumamos reforçar, atualmente as experiências devem estar baseadas na construção de relacionamentos duradouros. Quanto mais próxima do consumidor sua marca estiver, melhores são os dados sobre a jornada de compra dele para a tomada das decisões estratégicas. 

Outro ponto que merece atenção é a integração dos canais por meio de estratégias omnichannel. Pois, como apresentamos no artigo passado, elas são extremamente importantes para aprimorar a experiência do cliente com a marca e criar mais opções de locais para comprar seus produtos, gerando assim mais comodidade para as necessidades e rotina do cliente.

Além disso, ações como esta ajudam a suprir a demanda dos consumidores que, como também apontado pela Opinion Box, os clientes dão preferência para as marcas que oferecem possibilidades omnicanal, como poder comprar online e retirar na loja física.

Este dado apenas corrobora com a indispensabilidade de as redes de franquias atuarem com seus estoques integrados, para que os diferentes canais não sejam vistos como concorrentes e sim como aliados para vender mais e conquistar a fidelidade dos clientes.

  • Veja como a estratégia omnichannel impacta o relacionamento entre o franqueado e a franqueadora

O Dia das Mães é oportunidade que você não pode deixar passar

Como apresentamos no decorrer do artigo, o Dia das Mães é uma das datas sazonais mais importantes do calendário varejista brasileiro, sendo a mais importante do primeiro semestre do ano, tanto em faturamento e vendas, como também em intenção de compra e variedade de produtos e serviços que têm sua demanda acrescida durante o período.

Se você quer aproveitar o momento e explorar todas as oportunidades da comemoração na sua rede de franquias, é fundamental preparar as suas operações e contar com a ajuda da tecnologia no seu dia a dia.

Afinal de contas, a entrega de experiências são motivos que podem levar um cliente a querer comprar e a manter relacionamento duradouro de consumo com as marcas.

Com as melhores soluções, você pode acompanhar o planejamento, a execução das estratégias e até a manutenção dos padrões da rede em todas as suas unidades, independentemente da quantidade de lojas ou usuários.

Veja 4 possibilidades de uso das ferramentas certas para as necessidades do sistema de franquias e desenvolvidas por quem entende de franchising:

1- Portal de Comunicação: um Portal com identidade da sua marca para centralizar e agilizar o compartilhamento de conteúdos importantes da rede, como diretrizes para as campanhas sazonais e materiais de marketing pontuais, bem como para aumentar o engajamento interno.

2- Checklists e Auditorias de VM para as lojas: mecanismo para verificar em tempo real a aplicação do Visual Merchandising e dos padrões da rede em cada uma das lojas da sua marca.

3- Treinamento EAD: treinamento à distância para preparar e qualificar franqueados e as equipes de loja para oferecer boas experiências aos clientes. Tudo com acompanhamento da evolução dos participantes e possibilidade de atualização dos conteúdos quando quiser.

4- Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos para as lojas da rede ou multimarcas para os estoques das lojas sempre abastecidos com a quantidade adequada de produtos.

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