Desafios da Gestão das Redes de Franquias: como resolver e se beneficiar

A gestão de uma rede de franquias envolve vários desafios, por isso destacamos alguns deles, para que possamos explorar as soluções e seus benefícios. Acompanhe:

1. Comunicação e Relacionamento da Rede

Ao utilizar diversos recursos para a comunicação e relacionamento com a rede, como e-mail, aplicativo de mensagens e contatos sem registro, o desafio é manter a centralização para que os esforços sejam direcionados aos objetivos da marca e resolução de problemas.

Para uma comunicação eficiente e bom relacionamento com a sua rede de franquias, o uso de soluções próprias para o franchising irão contribuir para enfrentar esse desafio, pois proporcionará inúmeros benefícios, tais como: ter um portal próprio com a identidade da marca para engajar o acesso à informações importantes por perfil, hierarquia e interesses; disponibilizar uma central de atendimento com registro das demandas para acompanhar a resolução de problemas e solicitações dos franqueados; manter e distribuir conteúdos para toda rede, como manuais, políticas comerciais e materiais customizados.

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2. Padronização

Um dos pilares do sistema de franquias é a padronização. Para que o consumidor reconheça o produto ou serviço da marca, independente da localização geográfica, as marcas no franchising têm como desafio manter os padrões operacionais da sua rede de franquias.

E, para que isso ocorra e seja mantido em todas as suas unidades – próprias ou franqueadas, além de contar com os consultores de campo, a franqueadora deve fornecer recursos aos franqueados, gerentes e equipes, como por exemplo, treinamentos; auditorias e checklists estruturados, que atendam às necessidades e especificidades de cada modelo de negócio no sistema de franquias.

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4. Suporte Operacional

Para grande parte dos franqueados um dos diferenciais para optar pelo franchising é poder contar com o suporte e treinamento da franqueadora. Entre o tipo de suporte oferecido para a rede, além da consultoria de campo que é responsável pelo apoio direto ao franqueados, os treinamentos também têm importante papel na capacitação dos franqueados e equipes das lojas para que possam operar no dia a dia.

Neste contexto, a eficiência da franqueadora está diretamente ligada às ferramentas de gestão que ela disponibiliza à toda a rede e que traz inúmeros benefícios, da personalização de acordo com as especificidades do setor, a otimização e automação de processos. Confira mais aqui.

5. Integração de Sistemas

Quando é preciso usar um sistema para atender necessidades específicas em uma rede de franquias, surgem desafios para as diversas áreas envolvidas. Enquanto este processo deveria fornecer um acesso rápido aos dados provenientes de diferentes fontes e contribuir com a produtividade das equipes da franqueadora, surgem barreiras como o fato de envolver mais de uma empresa e mais de uma equipe da franqueadora no processo, além do tempo e investimento necessário.

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Portanto, para que isso ocorra e atenda às reais necessidades do franchising, é preciso contar com parceiro confiável, experiente e com conhecimento do sistema de franquias.

Como vimos,apesar dos desafios, com a ajuda da tecnologia, a franqueadora pode ter acesso às ferramentas certas com soluções próprias para o sistema de franquias para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede em seus diferentes momentos e necessidades, tais como:

  • Comunicação e Relacionamento
  • Padronização
  • Operações
  • Excelência
  • Suprimentos
  • Performance
  • Marketing
  • Expansão e Implantação

Portanto, é possível facilitar o relacionamento, a comunicação, manter os padrões operacionais, o abastecimento das unidades da rede e muito mais com um sistema próprio para o franchising e em uma plataforma customizável com a identidade da marca, para engajar muito mais os franqueados e as equipes.

Veja alguns módulos para gestão do sistema de franquias desenvolvidos por quem entende de franchising para as diversas demandas da gestão franqueadora:

  • Portal do Franqueado
  • Central de Atendimento ao Franqueado – CAF
  • Módulo de Marketing
  • Checklists estruturados, de VM e Auditorias
  • Treinamentos – EAD
  • Performance – BI
  • Showroom – Online, Desktop e Mobile
  • Cadastro de Produtos
  • Gestão de Fornecedores e Pedidos

Como pode ver, a tecnologia no franchising tem importante papel na hora de conquistar novos franqueados, inaugurar lojas, transformar as estratégias em ações, controlar os padrões, promover as vendas e aumentar a performance da rede, com as soluções que podem transformar a gestão da franqueadora, independentemente do tamanho da rede, o setor de atuação e a quantidade de usuários.

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E entre os benefícios para apoiar uma decisão para adoção de soluções tecnológicas do franchising para gestão, destacamos:

  • Ter um sistema próprio para gestão de redes de franquias e todas as suas unidades, próprias ou franqueadas
  • Os módulos atendem às diversas áreas da franqueadora, como marketing, operações, gestão de produtos e de pessoas, entre outras
  • As soluções são para os diferentes tamanhos, momentos e necessidades da rede, no país ou no exterior, em crescimento, expansão ou iniciando as operações
  • Com tudo centralizado em uma única e avançada plataforma com a identidade da marca
  • E os acessos são para todos da rede, com permissões por perfil, interesse ou hierarquia, sem que isto impacte o orçamento da rede na adoção de ferramentas de tecnologia

Além de alinhar todos estes benefícios com a especialização do tipo de negócio de cada marca no franchising, poder contar com um diferencial que tem muito valor no sistema de franquias, como o Atendimento – para ajudarcom os desafios do dia a dia da gestão através de um software próprio para as redes de franquias, é um importante fator para o sucesso da franqueadora.

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