Verão em maio e inverno em novembro: o calendário brasileiro da moda

Os acontecimentos recentes têm alterado as dinâmicas da sociedade em geral, e, consequentemente também do varejo.

Entre os principais, podemos citar as mudanças climáticas, as inovações tecnológicas que estão se modernizando cada vez mais rápido e a nova visão de mundo das gerações, como a geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) – que já estão inseridas no mercado de trabalho e consumo, e a geração Alfa (como é chamada a geração de pessoas nascidas a partir de 2010) – que são não só os futuros consumidores e profissionais, mas também o futuro do nosso planeta.

Isso tem criado novos desafios para as empresas de todos os segmentos. Entretanto, uma das que mais tem sido impactadas são as que atuam na Moda – roupas, calçados e acessórios, pois, como já mostramos aqui no blog, o clima influencia diretamente no calendário da Moda, como quando as coleções serão lançadas, até quando elas ficarão disponíveis nas araras, quais peças ficarão em destaque nas vitrines, dentro da loja, quais farão parte das liquidações, quais terão maior procura do clientes, entre outros fatores que serão preponderantes para o sucesso ou fracasso de vendas das coleções.

Por este motivo, os meses em que há mudança de estação costumam ser os mais importantes para as marcas da moda, especialmente março/abril e setembro/outubro, quando ocorre a transição mais brusca no clima das regiões brasileiras, criando assim o cenário ideal para as substituições entre as coleções.

Apesar de este ser um cronograma utilizado há anos e que cumpre muito bem o papel de manter as vendas aquecidas durante todo o ano, ele nem sempre consegue ser seguido pelas empresas ou mesmo pelos consumidores. Pensando nisso, algumas variações/sugestões de calendário foram propostas para melhor se adequar à realidade brasileira.

Entre eles está a proposta feita pela ABEST que, como detalharemos mais no decorrer do texto, coloca os meses de maio e novembro como momentos relevantes também para as transições e vendas de coleções, tanto as mais antigas, quanto as mais novas.

Compreender essa nova dinâmica é fundamental para as marcas de moda, inclusive para aquelas que atuam pelo sistema de franquias, já que estamos falando de um dos segmentos que mais cresce no país, sendo um dos destaques também das pesquisas de desempenho da ABF.

E toda forma de potencializar as vendas é sempre muito bem-vinda, não é mesmo?

Então, continue conosco para conhecer os números do setor, as expectativas dos consumidores, tendências do mercado e as soluções que melhor se encaixam dentro da realidade operacional da sua rede de franquias.

Neste texto, você encontrará os seguintes tópicos:

  • O Brasil inventando moda
  • A moda em medidas e números
  • O consumidor de moda no Brasil
  • Para grandes marcas, as melhores soluções

Boa leitura!

O Brasil inventando moda

O mercado da moda é comumente organizado em ciclos sazonais, possuindo um calendário próprio que leva em consideração as características do clima em cada uma das estações do ano, criando-se e lançando coleções exclusivas para cada um desses períodos.

Portanto, a virada de estação é sempre um momento de altas expectativas, tanto para quem vende, quanto para quem compra.

As lojas têm não só as ações de lançamento para as novas peças, mas também as liquidações e pontas de estoque para vender as anteriores. 

Já os consumidores finalmente podem conhecer e comprar as novidades para mostrarem seu estilo durante a estação que está chegando, ou aproveitar os altos descontos para expandir as opções de roupas em seu guarda-roupa.

Seguindo essa lógica, as mudanças das coleções primavera/verão – outono/ inverno costumam acontecer no final de fevereiro e começo de março – quando as altas temperaturas do verão vão ficando mais amenas – enquanto o oposto (outono/ inverno – primavera/ verão) entre o final de julho e o mês de agosto.

Esse cenário segue sendo a tônica da Moda, contando com grandes liquidações durante esses meses.

Entretanto, para o setor poder aproveitar ao máximo as oportunidades das estações, o calendário brasileiro de moda passou por algumas alterações. Levando em consideração, especialmente pelas características climáticas do país e pelos impactos da pandemia de Covid-19, desde 2021, a ABEST* (Associação Brasileira de Estilistas) juntamente com sete dos mais importantes showrooms e pequenas feiras de São Paulo, além do apoio do SPFW, InMod e FFW, sugeriu um novo calendário para a moda, com as vendas do verão indo até maio e as de inverno até novembro.

Isso dá a oportunidade para as marcas “slow fashion” poderem se adaptar e ter tempo para conquistar a preferência do guarda-roupa dos clientes, sem terem que “se render” e entrar na “loucura” das marcas de “fast fashion”. Isto é, abastecer suas lojas mensalmente com novos itens, fazendo com que a cada visita à loja/ site, o cliente encontre algo novo que possa ser do seu interesse. Além de serem peças de giro baixo, ou seja, que vão ficar disponíveis por pouco tempo.

*Por que as liquidações de inverno precisam acontecer quando inicia-se a estação e as de verão quando os nossos termômetros estão acima dos 30 graus?

Dentro dessa nova ótica, estamos em um desses novos momentos do calendário da moda para a mudança das coleções: no mês de maio.

Especialmente nesse ano, ele é bastante oportuno, afinal de contas, apesar de já estarmos praticamente no meio do outono, todo o país está convivendo com temperaturas acima da média para a estação, sendo muito similares às encontradas no próprio verão, devido ao fenômeno do El Niño – quando as águas equatoriais da superfície do mar estão mais quentes.

Isso contribui para a manutenção da demanda pelas peças mais leves e venda dos itens de “meia-estação” ou mesmo dos de calor, já que o cliente ainda não está se preparando para o frio rigoroso, pois até junho, as temperaturas não devem cair muito.

Sendo assim, esta é uma grande oportunidade para as redes de franquias do setor da moda aumentar as vendas e estreitar o relacionamento com os clientes.

Para divulgar suas ações e estratégias com toda a rede de maneira eficaz, bem como manter os estoques preparados para atender às novas demandas, mesmo que “inesperadas”, é importante ter o apoio de uma avançada plataforma própria para o franchising, desenvolvida por quem conhece os seus desafios do dia a dia.

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A moda em medidas e números

Nos últimos anos, o segmento de moda tem apresentado um excelente crescimento. Segundo a Exame*, as vendas no varejo de moda alcançam US$ 525 bilhões por ano, com média de crescimento anual de 11,4%.

* A expectativa é que o faturamento chegue a US$ 1 trilhão em 2025.

No Brasil, o setor movimenta R$ 229 bilhões de reais, sendo o maior em volume de quantidade de pedidos – representando 15% de tudo que é comprado na internet – resultando assim no nono maior mercado de roupas e acessórios do planeta!

A potência deste segmento no país e o seu impacto na vida das pessoas fica evidente quando observamos os resultados dos últimos anos. De acordo com o Estudo dos Canais do Varejo de Vestuário 2023, realizado pelo Instituto Inteligência de Mercado (IEMI), em 2022 o setor faturou quase R$ 266 bilhões, comercializando 6,3 bilhões de peças. Já no ano passado o mercado da moda brasileiro chegou a 6,55 bilhões de peças comercializadas, segundo estimativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No franchising, conforme dados divulgados pela ABF, em 2022 as redes de moda tiveram faturamento de 7,1% e 8,2% a mais de unidades que em 2021. Já em 2023, o faturamento e o número de operações foram superiores a 2022 em 14,3% e 4,1% respectivamente.

Além disso, entre as 50 maiores franquias por segmento, a moda representa 16% , ocupando o terceiro lugar, empatado com Saúde, Beleza e Bem-estar e atrás de Alimentação que tem 33% de representatividade.

As perspectivas são de resultados ainda melhores! As estimativas do IEMI para o varejo brasileiro de vestuário, por exemplo, indicam que somente no outono/inverno de 2024 serão comercializadas 2,1 bilhões de peças – crescimento de 2,8% em relação a 2023. Isso deve gerar um faturamento de R$ 99,6 bilhões – o que corresponde a uma variação positiva de 5,5% em relação ao ano anterior.

E os principais fatores citados como responsáveis para isso são a melhoria dos indicadores conjunturais, redução das taxas de juros, da inflação e do endividamento das famílias – pontos que já vêm sendo observados desde o final de 2023.

A expectativa da Vogue é que, até 2030, a área passe a responder por cerca de R$ 38 bilhões ao ano.

O consumidor de moda no Brasil

E para entender melhor como os consumidores brasileiros estão se vestindo, estudo da Opinion Box com mais de 2.000 pessoas em todo o país, revelou alguns dados importantes que destacamos aqui e pode interessar a sua rede de franquias:

I. Entre as marcas mais conhecidas

O primeiro lugar é da Havaianas, uma rede de franquias do setor da moda que figura no ranking das 50 mais da lista da ABF, ocupando a 32ª posição.

II. Frequência de compra de itens de moda

82% dos consumidores entrevistados compram itens de moda pelo menos uma vez por ano, sendo que 31% compram a cada 2 e 3 meses, e 51% compram itens de moda pelo menos uma vez por mês.

III. Lojas Físicas x Online

Durante a pandemia, as pessoas mudaram alguns hábitos de consumo e passaram pela experiência de comprar online pela primeira vez e ainda aumentaram a frequência das compras online. 

Mesmo após esse período, as compras online continuaram ganhando força e seguem sendo a forma em que as pessoas mais costumam fazer compras dos itens de moda. Ainda assim, boa parte dos consumidores ainda preferem comprar nas lojas físicas.

Tanto que há um equilíbrio nas respostas. 66% costumam fazer compras online, enquanto 53%, em lojas físicas de departamento.

IV. Motivações para a escolha de cada canal

O que motiva estes consumidores a comprarem online ou na loja física para você dar atenção especial nas lojas da sua rede de franquias:

a) Online: 59% afirmaram que um dos principais fatores de decisão para realizar esse tipo de compra são os preços competitivos.

b) Loja física: 56% disseram ser pelo fato de poderem experimentar antes de comprar.

V. A decisão de compra na loja física

A experiência é o principal fator que leva o cliente a optar pela loja física. Além do mais, quando a experiência é ruim, ele pode, inclusive, deixar de comprar.

69% dos respondentes já deixaram de comprar com uma marca de roupas, sapatos e acessórios por terem recebido um atendimento ruim.

Em complemento a esse dado, o Cupom Válido traz que o preço baixo é o fator principal para a escolha do consumidor, com 38% da preferência dos entrevistados, a variedade é o segundo e a qualidade dos produtos é o terceiro. Além deles, o serviço de pós-venda e bons descontos também são levados em consideração para a escolha.

VI. Motivação da compra

Ainda segundo a pesquisa do Cupom, as compras de novos itens de vestuário acontecem para substituir uma peça antiga (22%), se auto presentear (18%) e para se sentir melhor (13%).

Essas informações só corroboram para aquilo que você já viu em nossos artigos: a experiência do cliente deve estar no centro das suas estratégias, principalmente quando envolvem negócios que as lojas físicas são indispensáveis, como é o caso da Moda.

Porém, o cliente também está mais exigente, buscando mais conforto e comodidade. Neste cenário as estratégias omnichannel surgem como uma aliada importante no franchising, especialmente pelas inúmeras possibilidades que o cliente pode ter para comprar, como por exemplo, experimentar na loja e comprar no site/app, ou pedir online as peças que quiser para experimentar em casa e depois devolver as que não gostar na loja por exemplo.

Quanto melhor integrados os canais estiverem, maior será a satisfação, não só do cliente, como também dos franqueados, que perceberão os demais canais como aliados e não como concorrentes.

Para grandes marcas, as melhores soluções

Para lidar com tantos desafios do setor da moda, do calendário às diferenças regionais e do clima às estratégias de vendas, a sua rede de franquias precisa ter a segurança, a eficiência e a confiabilidade de uma avançada plataforma, criada por quem entende de franchising.

Desde 2007 atuamos na criação de soluções para impulsionar o crescimento de empresas que operam pelo sistema de franquias.

Portanto, só quem está há tanto tempo nesse universo do franchising ao lado de grandes marcas, sabe das especificidades deste modelo de negócio, em especial do setor da moda, e conhece os desafios de comunicar as estratégias, treinar todas equipes, distribuir conteúdo para toda a rede, customizar material para atender as demandas dos franqueados, abastecer as lojas com os lançamentos, aplicar os padrões de VM, realizar auditorias, enfim, entre tantos outros processos da franqueadora.

Neste sentido, a sua rede de franquias merece o que há de melhor em software para gestão, centralizando todos os processos e conseguindo superar tantos desafios em uma única plataforma para as diferentes áreas que compõem a sua marca no franchising.

Para apoiar a sua marca, destacamos as principais ferramentas para gestão da franqueadora que nunca saem de moda e que você encontra em um software com múltiplas soluções:

1- A comunicação da rede de maneira rápida, fácil e online para informar, customizar, engajar, motivar e centralizar o relacionamento da sua marca:

PORTAL DO FRANQUEADO

CAF – CENTRAL DE ATENDIMENTO AO FRANQUEADO

MARKETING

2- A padronização da rede em tempo real como aliada da consultoria de campo, acompanhamento de processos e atribuição de tarefas:

CHECKLISTS

VISUAL MERCHANDISING

AUDITORIAS

3- Treine e avalie as equipes com conteúdo próprio da rede e acompanhe a performance das unidades:

TREINAMENTOS – EAD

PERFORMANCE – BI

4- Pedidos de compra, cadastro de produtos, gerenciamento de fornecedores e de pedidos completo e centralizado para todos os canais da marca:

SHOWROOM – PEDIDOS DE COMPRA

CADASTRO DE PRODUTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES E PEDIDOS

Viu como as ferramentas certas podem ser um importante diferencial para a sua marca?

Faça como grandes franqueadoras que escolheram nosso universo de soluções para a gestão das suas redes, em seus diferentes momentos e necessidades. 

Entre em contato para saber como vamos apoiar suas operações, independentemente da quantidade de unidades ou de usuários da rede.

Te convidamos também para acompanhar o nosso blog e redes sociais, onde você encontra tudo para o universo da sua marca.

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Até a próxima!