Como se preparar para o que vai impactar as suas vendas

O ano de 2023 foi muito positivo para o varejo brasileiro em geral, apesar das incertezas e desafios, como taxas de juros e queda do consumo, as vendas do comércio tiveram alta de 1,7% superando o percentual do ano anterior. 

Os setores que mais se destacaram no ano, foram as instituições financeiras, educação, construção e com expectativas otimistas para as varejistas de moda.

Para as redes de franquias, o crescimento ficou acima das projeções, em 13,8% em relação ao ano anterior, acima das expectativas.

  • Confira os principais acontecimentos de 2023 e seus impactos no varejo e franchising em nossa retrospectiva.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no último dia 08, mostram o desempenho do setor nos resultados do franchising, com faturamento recorde e o aumento do número de operações no Brasil.

Para 2024, as projeções são ainda mais favoráveis, especialmente pela tendência de uma melhora no cenário econômico, com queda na taxa de juros e da inflação, ganho de confiança de investidores no mercado e PIB positivo.

As principais datas comemorativas serão fundamentais para os bons resultados do varejo. Pois, elas costumam movimentar significativamente a economia e aumentar as demandas por determinados itens em momentos no qual, talvez, eles não tivessem tantas vendas assim, como a venda de chocolates na Páscoa, por exemplo.

Estar atento ao calendário das datas comemorativas no franchising com o planejamento adequado e o uso das ferramentas certas, possibilita o melhor aproveitamento das oportunidades e tendências, criando experiências positivas e marcantes para os clientes, para aumentar as vendas da rede e dar mais destaque para a marca.

Neste texto vamos abordar tópicos que tratam dos impactos das vendas nas redes de franquias:

  • O ano só está começando e está repleto de oportunidades para o varejo
  • As principais datas comemorativas e seus impactos nas vendas do franchising
  • As vantagens que a tecnologia proporciona para as redes de franquias 
  • Como as ferramentas certas contribuem para os seus resultados
  • Sua rede está preparada para aproveitar as oportunidades das vendas sazonais?

O ano só está começando e está repleto de oportunidades para o varejo

As trocas de Natal e o Carnaval já passaram, porém, neste ano, em ordem cronológica, ainda temos importantes datas comemorativas que impactam as vendas do varejo:

– Dia das Mulheres (08/03);

– Dia do Consumidor (15/03);

– Páscoa (31/03);

– Dia das Mães (12/05);

– Dia dos Namorados (12/06);

– Dia dos Pais (11/08);

– Dia do Cliente (15/09);

– Dia das Crianças (12/10);

– Black Friday (29/11);

– Natal (25/12).

Apesar de nem todos os segmentos serem impactados por elas da mesma forma, em cada uma delas, todas essas datas, de um jeito ou de outro, representam boas oportunidades para o varejo em geral, e para as redes de franquias, do aumento das vendas, até estreitar o relacionamento com os clientes, não apenas em um determinado momento/ visita, como também em outras ocasiões, como trocas ou recompra.

*87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência

Como apresenta o relatório CX Trends 2023* da Opinion em parceria com a Octadesk, os clientes não só voltam a querer comprar com as marcas que ofereceram uma boa experiência, como também estão dispostos a fazer isso mesmo que precisem pagar mais caro.

Para conquistar essa fidelidade e intenção de compra, é indispensável conhecer o comportamento do consumidor. Atualmente, os clientes exigem mais do que “apenas” um bom produto/ serviço das marcas, eles também querem ser tratados como únicos e terem mais comodidade na hora da compra.

Apesar de os canais digitais terem se tornado cada vez mais populares, a loja física continua tendo papel fundamental na experiência de compra.

Isso porque é nelas que os clientes podem experimentar, ver as cores, sentir texturas e vivenciar o contato com a marca no ponto de venda. O que é algo muito relevante para muitos tipos de produtos e setores, como as roupas e acessórios na moda. Não à toa, 92% do montante geral desse segmento foi gerado nas lojas físicas.

Além disso, o ambiente físico também ajuda a potencializar o online, funcionando como “showrooms” da marca e contribuindo para a conveniência de compra, possibilitando por exemplo, a compra no site e retirada na loja. 

Dados do levantamento da consultoria GfK mostram que esta modalidade “Clique & Retire” representou 7% do total de vendas no varejo em 2022.Os principais acertos das franqueadoras de Moda em 2023

As principais datas comemorativas e seus impactos nas vendas no franchising

O motivo para a sua rede de franquias se preparar bem para as vendas nas datas comemorativas do varejo é muito simples: no geral, elas geram excelentes retornos para as empresas.

Como comentamos, nem todos os tipos de produtos são afetados da mesma maneira em todas estas datas. Mas, há grandes oportunidades para todos os segmentos e momentos de compra, como para presentear, homenagear e prestigiar ou até para quem quer aproveitar para si mesmo.

Por isso separamos alguns destaques das vendas sobre cada uma das principais datas comemorativas:

Dia das Mulheres

No Dia das Mulheres, além dos tradicionais chocolates e flores, os consumidores também procuram por roupas e acessórios, cosméticos, comidas e bebidas e eletrônicos.

Dia do Consumidor

Na Semana do Consumidor os itens mais procurados são os eletrônicos e celulares (+50); itens para casa (38%); moda e beleza (10%), e experiências como jantar fora (7%).

Páscoa

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), apontou que o faturamento do varejo na Páscoa cresceu 4,6% em relação a 2022. Aqui não tem como ser diferente, o chocolate é o carro chefe da celebração. Porém, outros setores também se beneficiam, como supermercados, além de alimentos e bebidas, os consumidores também se interessam por flores, vestuário, calçados e acessórios.

Dia das Mães

As categorias de produtos mais buscados para a comemoração do Dia das Mães são Moda, roupas e calçados (51%); Beleza (44%); Celulares e acessórios (27%); Eletrodomésticos (24%); Moda esportiva (24%).

Dia dos Namorados

Nesta data a preferência dos consumidores é por chocolates (12,2%); roupa masculina (12%); sapato masculino (17,5%); sapato feminino (14,4%); tênis (10,3%); produto para pele (18,2%); perfume (16,4%).

Dia dos Pais

Para o Dia dos Pais, as categorias de presentes mais procurados são Vestuário (47%); Calçados (29%); Perfumes (22%); Alimentos e bebidas (14%) e Eletrônicos (12%).

Dia do Cliente

O Dia do Cliente celebrado no dia 15/09 tem uma busca por produtos bastante variada, visto que o apelo dos consumidores ainda não é tão alto como em outras datas, mas os destaques vão para Perfumaria e Cosméticos; Casa e Decoração; Alimentos e Bebidas; Eletrodomésticos e Moda e Acessórios.

Dia das Crianças

No Dia das Crianças, os brinquedos representam 58% das intenções de compra em 2023, na sequência estão as roupas (35%), bonecas e bonecos temáticos (30%), jogos de videogame (23%), jogos de tabuleiro (22%) e calçados (20%).

Black Friday

Pesquisa de 2023, aponta que os produtos mais desejados na data foram Eletrônicos e Eletrodomésticos (68%); Celulares (31%); Casa e Cozinha (40%); Ofertas Gratuitas (30%); Supermercado (27%); Itens de Moda, Saúde e Beleza (27%) e Games (26%).

Natal

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os produtos mais procurados para presentear foram: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).

Como podemos observar, algumas datas possuem buscas por categorias específicas, mas no geral, vimos que o setor da Moda se destaca em muitas delas.

Como uma categoria mais “neutra”, que agrada a todos os públicos, vestuário, calçados e acessórios são as que mais podem se beneficiar das celebrações. Por isso, é importante que as ações, principalmente de comunicação e marketing, sejam bem trabalhadas para atrair os clientes às lojas, com escolha ideal do mix de produtos e aplicação de projetos de Visual Merchandising (VM) específico para cada período, ambientando a loja física e destacando os itens que terão maior demanda.

  • Conheça o segredo da padronização do VM nas redes de franquias neste outro artigo.

As vantagens que a tecnologia proporciona para as redes de franquias 

Um dos principais desafios da franqueadora é atender todas as áreas-chave de sua rede de franquias com a agilidade e atenção necessárias, tais como padronização, operações, comunicação e relacionamento, marketing, expansão e implantação, entre tantas outras.

Nesse contexto, ter o apoio da tecnologia na gestão da rede se torna algo muito importante. Através da implantação de soluções capazes de suprir as demandas e dar cobertura as operações no dia a dia, é possível ser mais eficiente e impulsionar os bons resultados nos seus objetivos da marca.

Diversas ferramentas podem ser úteis para alguns desafios de gestão da franqueadora, entretanto, aquelas desenvolvidas para o franchising fazem diferença. Pois, elas atendem às especificidades desse modelo de negócios, reunindo múltiplas soluções para cada momento e necessidade da rede.

E para cada área da franqueadora você encontra uma solução para te ajudar a planejar e executar suas ações o ano todo. Acompanhe:

I. Comunicação e Relacionamento – um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento.

II. Padronização – auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do visual merchandising através de checklists estruturados.

III. Operações – treinamento de todos os participantes da rede de modo EAD com avaliação e atualização de forma contínua.

IV. Excelência – Avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados ou equipes.

V. Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos para as lojas da rede ou multimarcas.

VI. Performance – monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI).

VII. Marketing – produzir materiais customizados automaticamente para reduzir seu tempo de resposta para as demandas da rede.

VIII. Expansão e Implantação – gerenciar os projetos de abertura de lojas afim de que elas comecem a operar rapidamente.

Você pode ter tudo isso – e muito mais, em um software para a eficiência da gestão da sua rede de franquias, independente do tamanho da rede, da quantidade de unidades ou de usuários. 

Além de atender aos diversos setores do franchising, como Alimentação, Serviços e Moda, é muito mais vantajoso contar com as ferramentas certas para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede em uma única plataforma.

Como as ferramentas certas contribuem para os seus resultados

Como costumamos reforçar em nossos textos, a tecnologia é uma grande aliada do varejo. No franchising, elas se tornam ainda mais relevantes, pois oferecem recursos que contribuem para a manutenção da padronização de todas as unidades da marca, em localidades diferentes e individualidades próprias de cada operação nas diversas áreas – o que é muito bem-vindo quando falamos de um país com dimensões continentais e características tão particulares em cada região.

Sendo assim, uma avançada plataforma para o uso estratégico na sua rede de franquias pode transformar sua gestão e te apoiar na sua função de manter os padrões de todas as unidades da rede, próprias ou franqueadas, para que os clientes tenham a mesma experiência em qualquer unidade que ele vá e em qualquer ocasião, seja em um dia “normal” ou durante o período de alguma data especial.

Entre as soluções que podem ser adotadas nas diversas áreas de uma rede de franquias, destacamos a seguir 4  delas que irão beneficiar a gestão da franqueadora em diferentes momentos do dia a dia tanto da franqueadora quanto dos franqueados:

1- A comunicação: ter todos os materiais e comunicações da rede de maneira rápida, online e de fácil acesso para informar, engajar, prestar suporte, centralizar as demandas e customizar conteúdos em um só lugar, com um Portal de Comunicação e uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF).

2- A padronização: uma solução em tempo real como aliada da consultoria de campo, para acompanhamento de processos e atribuição de tarefas. Com o uso de checklists e auditorias de VM online, fica mais fácil e rápido validar os processos e garantir a manutenção e execução dos padrões da rede.

3- Treinamento: para avaliação das equipes e franqueados com conteúdo próprio da rede e acompanhamento da performance das unidades de maneira individualizada. Com uma plataforma EAD da própria marca, as equipes encontram o ambiente ideal para se manterem preparadas e atualizadas sobre os processos e produtos, podendo acessar os conteúdos, como aulas e manuais em qualquer lugar e a qualquer momento.

4- Pedidos de compra: pedidos completos e centralizados para todos os canais da rede, com o cadastro de produtos e gerenciamento de fornecedores, com sugestões de pedido com o uso de inteligência artificial e reposição automática para reduzir rupturas de estoque em um sistema único para o seu modelo de negócio.

Assim sendo, o uso de uma plataforma própria da rede oferece inúmeros benefícios para a gestão eficiente da franqueadora.

  • Saiba como escolher o sistema ideal aqui.

Sua rede está preparada para as datas que vão impactar as suas vendas?

No decorrer deste artigo buscamos explorar a relevância que as principais datas do calendário comemorativo do varejo têm para os diferentes segmentos, bem como suas oportunidades, tendências e impactos nas vendas, além da importância de as franqueadoras estarem bem preparadas para aproveitá-las da melhor maneira.

Atender as diversas áreas-chave de uma rede de franquias e planejar as ações para o ano todo é um grande desafio, porém, não há outro caminho, é preciso superá-los para colocar suas estratégias em prática, atrair os clientes, potencializar as vendas e não ficar para trás da concorrência, afinal de contas, demandas serão geradas e alguém vai se aproveitar disso. 

E por que não você e sua rede de franquias?

Para te ajudar a se destacar e aproveitar o que haverá de melhor nas datas comemorativas de 2024, nada melhor do que contar com as ferramentas certas desenvolvidas por quem entende de franchising e que está há tanto tempo, atuando para o sucesso de grandes marcas.

Só quem está  desde 2007 nesse universo conhece todos os desafios do sistema de franquias e, com esse conhecimento, é capaz de criar soluções especificas para cada uma dessas dificuldades, impulsionando o crescimento das empresas de diversos segmentos que operam pelo modelo de franchising.

Entre as melhores soluções para te ajudar na gestão da sua rede de franquias, destacamos:

– Portal de Comunicação;

– Portal do Franqueado, CAF;

– Checklist, Auditoria de VM;

– Treinamentos EAD;

– Gestão de Compras e Gestão de Pedidos (sell-in e sell-out);

– Cadeia de Suprimentos.

Isso tudo, organizado e dividido em módulos para fácil visualização, com permissões por perfil, hierarquia e interesse dos usuários, independentemente do tamanho da rede, quantidade de usuários ou segmento da sua marca.

Com as tecnologias certas como aliadas, você pode fazer muito mais e ser mais eficiente, alcançando todos os seus objetivos na sua rede de franquias.

Portanto, entre em contato e descubra como nosso universo de soluções pode ajudar ainda mais no sucesso da sua marca durante todo o ano.

Te convidamos também a acompanhar o nosso blog e redes sociais, onde você pode encontrar tudo sobre as principais novidades e tendências para gestão da sua rede de franquias.

Aproveite e leia também:

Até a próxima!