O descobrimento e a verdadeira conquista do Brasil: o franchising chegou e rapidamente se tornou um dos destaques do varejo brasileiro

O dia 22 de abril de 1500 é muito conhecido como o “dia do descobrimento do Brasil”. Foi esta data que marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. E o que isso tem a ver com o varejo e o seu negócio?

Assim como Cabral e os portugueses vieram para cá e trouxeram conhecimentos que mudaram a perspectiva e a cultura dos chamados povos originários, o franchising chegou para transformar o varejo brasileiro e a visão de muitas marcas e empresários/ empreendedores sobre novas possibilidades e estratégias para expandirem seus negócios e atraírem mais interessados.

Fazendo uma linha do tempo, o “descobrimento do franchising no Brasil” aconteceu na década de 1960, quando as primeiras franquias brasileiras surgiram. Foram elas as escolas de idiomas CCAA e Yázigi.

Porém, foi a partir da década de 1970, que marcas de segmentos diversos começaram a adotá-lo como estratégia de expansão. Exemplos notáveis que iniciaram suas operações nesse período são Água de Cheiro, Ellus e O Boticário.

Nessa época, também surgiram os primeiros Shoppings Centers do país. Com isso, as redes de varejo nas áreas de confecção, acessórios e cosméticos viram a oportunidade de expandir e alcançar mais clientes.

Em seguida, surgiu a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Fundada em 1987, a entidade representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro, com mais de 1,5 mil associados entre franqueadores, potenciais franqueadores, franqueados, fornecedores, consultores e startups.

Apesar da popularização deste modelo de negócios, até então não havia qualquer regulamentação sobre o funcionamento do sistema. Apenas na década de 1990 que esse cenário mudou, com a criação da Lei nº 8.955/94 – a Lei das Franquias.

Somente após esse marco que o franchising brasileiro passou a de fato crescer, tanto em quantidade, como em capacidade de gestão e organização, o que gerou mais confiança e segurança aos empreendedores.

E, finalmente, em dezembro de 2019 foi sancionada a Nova Lei de Franquias (Lei 13.966) que entrou em vigor em março de 2020 visando a evolução do mercado.

Uma prova disso é que muitas das primeiras redes de franquias estão ativas até hoje, sendo inclusive destaques em seus segmentos ou mesmo do setor, como é o caso do Boticário que é a segunda maior franquia do país em número de operações, e o CCAA está no top 30 do ranking da ABF.

O setor foi se desenvolvendo ao longo dos anos até chegar no hoje, onde esta é a modalidade de negócios que mais cresce em todo o mundo, sendo, inclusive, uma das que se recuperaram mais rapidamente dos efeitos da pandemia. E a tendência é que esta evolução e bons resultados continuem nos próximos anos.

Parte desse sucesso também reside na capacidade de adaptação às novas tendências da sociedade, dos consumidores e, principalmente, das inovações tecnológicas.

No franchising, é importante aproveitar o conhecimento e a experiência da franqueadora para o sucesso de toda a rede e trabalhar junto com os franqueados que são, na verdade, os seus melhores clientes.

Ao longo do texto, veremos dados sobre o momento atual do franchising brasileiro, a importância da busca constante pela excelência operacional da rede, os insights de grandes eventos, bem como a tecnologia tem papel fundamental para a eficiência da franqueadora.

Acompanhe os tópicos que preparamos para você:

  • A conquista do franchising no Brasil, sua importância, vantagens e projeções
  • O reconhecimento das operações do franchising: Selo de Excelência, como forma de apoiar as operações e franqueados.
  • Expectativas dos franqueados: o que eles desejam?
  • Tecnologia para eficiência da franqueadora com as ferramentas certas

Boa leitura!

A conquista do franchising no Brasil, sua importância, vantagens e projeções

O franchising conquistou o varejo brasileiro e não para de crescer. Cada vez mais marcas adotam o franchising como estratégia de expansão.

Se considerarmos os dados mais recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) referentes ao ano de 2023, vemos que o desempenho do setor* foi excelente, superando as projeções do começo do ano, tendo inclusive faturamento recorde e aumento no número de operações e crescimento de todos os segmentos analisados.

Mais detalhadamente, os números do sistema de franquias brasileiro foram:

– Faturamento de 240.662 MM, o que representa 13,8% a mais que 2022 e 28,9% a mais que 2019 (ano anterior a pandemia);

– +17,3% novas operações, com saldo de +11,4% entre a abertura e fechamento de operações, totalizando 195.862 operações ativas;

– 3.311 marcas que atuam pelo modelo de franquias, 7,6% a mais do em 2022.

Para este ano, as expectativas da entidade são ainda mais positivas, especialmente pela tendência de uma melhora no cenário econômico, com queda na taxa de juros e da inflação, maior poder de compra das famílias, ganho de confiança de investidores no mercado e PIB positivo.

*As projeções para 2024 são de +10% no faturamento; +5% no número de redes e +5,5% na quantidade de operações.

Portanto, investir no franchising tem se tornado uma opção confiável, segura e procurada por aqueles que querem ter seu próprio negócio sem ter que começar tudo do zero.

De acordo, com pesquisa realizada pela ABF com os potenciais franqueados, os principais motivos para essa demanda estão relacionados ao acesso a um plano de negócio já testado e comprovado, e receber suporte e treinamento por parte da franqueadora. Fatores esses que reduzem consideravelmente os riscos de se ter um negócio próprio em meio a tantas incertezas macroeconômicas.

Sendo assim, gerenciar uma unidade franqueada tem seus desafios, que são ainda maiores para a franqueadora que tem de lidar com vários franqueados e prepará-los para lidar com suas operações no dia a dia.

Nesse contexto, o uso de um software de gestão para redes de franquias se torna estratégico para o gerenciamento da franqueadora. Isso porque ele oferece múltiplassoluções para todos os momentos e necessidades da rede, como:

Entre suas principais, destacamos:

1- Gerenciamento eficiente da rede;

2- Otimização operacional;

3- Organização e centralização de informações em um só lugar;

4- Relacionamento com a rede;

5- Controle de todo o universo da marca.

Por isso, contar com uma avançada plataformaprópria para o sistema de franquias na sua marca te proporciona uma série de benefícios que vão desde a conquista de novos franqueados e inauguração de novas unidades, ao controle dos padrões da rede e promoção das vendas, até a aumentar a performance da rede. Veja mais detalhes a seguir.

O reconhecimento das operações do franchising: Selo de Excelência, como forma de apoiar as operações e franqueados.

Como apresentamos, o franchising tem sido um dos principais destaques do varejo brasileiro nos últimos anos, aumentando progressivamente o seu faturamento, quantidade de operações ativas e de marcas que optam por transformar o seu negócio em uma rede de franquias para crescimento e expansão.

Entretanto, atender as diversas áreas-chave de uma rede de franquias, controlar as operações de lojas espalhadas por diferentes regiões, planejar e monitorar as ações dos franqueados é um grande desafio.

E uma maneira de superá-los é deixar a sua rede preparada para operar com excelência, contando com o apoio de um suporte operacional e uma comunicação eficiente e das ferramentas certas próprias para o franchising.

Entre as melhores opções para ajudar a sua rede rumo à excelência operacional são os Programas de Excelência, os chamados PEX. Ao utilizar estratégias como esta, a franqueadora pode alcançar inúmeros benefícios, não só para ela, como também para a rede como um todo. Entre eles, destacamos:

I. Aumentar a qualidade de seus produtos e serviços;

II. Ganhar mais eficiência operacional;

III. Melhorar os índices de satisfação do cliente;

IV. Desenvolver seus colaboradores;

V. Padronizar de metas;

VI. Engajar e disseminar sua cultura organizacional

Um dos principais indicadores de que a sua rede está no caminho certo rumo à excelência operacional é o Selo de Excelência em Franchising (SEF). Este é o certificado dado pela principal entidade que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro, a ABF (Associação Brasileira de Franchising), como uma forma de premiar as melhores marcas sistema de franquias do Brasil.

Ele é oferecido anualmente para as franqueadoras e para este ano, a cerimônia está marcada para o dia 03 de maio.

Em 2023 foram 360 marcas inscritas para receber a Pesquisa de Satisfação, que é respondida pelos respectivos franqueados, e 352 que concorreram ao Selo. Dessas, 225 (64%) franqueadoras conquistaram o tão desejado SEF.

*“Ao longo dos anos o Selo tem evoluído e incorporado à própria evolução do mercado de franquias.”

Como o próprio presidente da ABF*, Tom Moreira, disse que ganhar o Selo de Excelência pode resultar em maior visibilidade, credibilidade no mercado, além de atrair investidores e franqueados interessados para fazer parte da rede.

Isso é corroborado pela pesquisa “Perfil do potencial franqueado ABF”, na qual mais de dois terços dos aspirantes e empreendedores consideram que ter o Selo é um fator extremamente importante (40,8%) ou muito importante (28,1%) na escolha de uma marca para se tornar membro no franchising.

Expectativas dos franqueados: o que eles desejam?

Em fevereiro, aconteceu, em Las Vegas (EUA), a convenção anual da International Franchise Association(IFA), que é o maior evento do setor de franquias a nível mundial. Nela, sempre são debatidos os principais conteúdos, insights e tendências para o franchising.

Após o evento, a ABF fez o “Pós-IFA” apresentando as novidades e os destaques que foram exibidos na convenção.

Entre os pontos destacados, estão aqueles que a franqueadora precisa desenvolver para potencializar o seu apoio aos franqueados e entregar aquilo que eles estão buscando:

– Comunicação aberta e colaboração;

– Identidade de marca e suporte de marketing;

– Tecnologia para eficiência e insights;

– Benchmark e aprendizagem entre pares; e

– Educação continuada.

E para cada desafio na sua rede de franquias você pode ter uma solução. Confira os quatro principais pontos de desenvolvimento em que a franqueadora pode (e deve) apoiar os seus franqueados com o auxílio da tecnologia:

1. Comunicação– Um Portal de Comunicação com identidade da marca para:

– O engajamento e sentimento de pertencimento dos membros da rede;

– Distribuir e centralizar conteúdo, como manuais operacionais ou comunicados e informativos de interesse e conhecimento da rede;

– Customização de materiais e atualização de campanhas de Marketing.

2. Treinamento – Na modalidade EAD para:

– Treinamento do franqueado;

– Treinamento de produtos e de vendas para as equipes de loja;

– Qualificação, avaliação e premiação para aprendizado contínuo;

3. Suporte OperacionalFerramentas complementares à consultoria de campo, como:

– Auditorias em tempo real para manter os padrões da rede;

– Checklists estruturados para a aplicação de VM das unidades;

– CAF para interações com registro e acompanhamento das demandas da rede.

4. SuprimentosSistema próprio para o franchising com:

– Gestão de produtos e fornecedores;

– Abastecimento das unidades da rede e canais multimarca;

– Sugestões de pedidos com base no histórico de vendas;

– Reposição automática para reduzir rupturas de estoque.

Além de oferecer as ferramentas certas para uso estratégico no apoio aos franqueados, a franqueadora garante inúmeras vantagens para sua gestão e para o relacionamento com toda a rede.

Tecnologia para eficiência da franqueadora com as ferramentas certas

Agora que vimos como as melhores soluções podem impactar positivamente na gestão da sua rede de franquias e no sucesso da sua marca, que tal conhecer e aproveitar todos os benefícios que que a tecnologia oferece com as ferramentas certas?

Diante disso, convidamos você a conhecer um universo de soluções desenvolvido por quem entende de franchising. Além da experiência, credibilidade e confiança, de quem é especialista no sucesso da franqueadora, em seus diferentes momentos e necessidades, somos únicos no que fazemos pela sua marca.

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