O Carnaval é uma data muito relevante e que representa muito bem a cultura brasileira. Este período de festividades possui enorme potencial para diversos setores da economia, especialmente para o turismo, lazer, eventos e entretenimento, alimentação, moda e acessórios, entre outros, e pode ser usada de maneira estratégica para impulsionar o sucesso da sua rede de franquias nos primeiros meses do ano, afinal de contas, o ano não começa apenas depois do Carnaval.
Além do impacto nas principais cidades onde a celebração é maior, o comércio em geral sente o aumento das vendas. Por exemplo, no setor de bares e restaurantes de capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, os estabelecimentos devem faturar até 15% a mais em comparação ao mesmo período do ano passado. Enquanto outras como São Paulo e Salvador devem ter aumento de 10% no faturamento. Estas projeções foram feitas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O turismo acompanha este mesmo ritmo. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval de 2024 deverá movimentar R$ 9 bilhões, representando um acréscimo de 10% em relação ao ano anterior. Além disso, a entidade ainda destaca que os gastos dos estrangeiros serão 19,3% maiores, atingindo a marca de US$ 971 mi.
Em 2023 o e-commerce apresentou crescimento de 20% em relação a 2022, alcançando faturamento de R$ 4,6 bilhões. Para este ano, as expectativas são ainda melhores, com a projeção de faturamento saltando para R$ 5,5 bilhões – um crescimento de 17%, o que indica que este canal tem ganhado importância também nesta festividade.
Nas operações das redes de franquias, a oportunidade é ainda maior, pois mesmo longe de seus domicílios, os clientes continuam conectados com a marca e consomem quando necessário por saber exatamente o que esperar de um produto – seja para uso pessoal, para presentear ou por compra de ocasião.
Com base nos dados apresentados, podemos perceber que os efeitos e dificuldades impostas pela pandemia estão cada vez mais no passado. Para aproveitar as boas perspectivas no franchising, não há outra maneira, é preciso ter os recursos necessários para dar suporte às unidades de negócios da sua rede e garantir que a padronização esteja em dia para a melhor experiência do cliente e manutenção da identidade da sua marca, mesmo que em diferentes cenários.
Nesse contexto, o uso das ferramentas certas são grandes aliadas. Entre outros benefícios elas permitem maior alcance, controle e compartilhamento fácil de informações, além de formalização das necessidades da rede.
Preparado para receber nota 10 em todos os quesitos neste carnaval?
Então siga conosco! Neste artigo apresentaremos os critérios que irão aperfeiçoar a harmonia e evolução na sua rede franquias:
- No franchising a sincronia é garantida por seu relacionamento com os clientes
- Marca e cliente devem estar juntos em um só ritmo
- Nós conhecemos os desafios da padronização no franchising
- Como garantir a padronização das operações da sua rede de franquias?
- Aperfeiçoe a harmonia e evolução da gestão na sua rede de franquias com as melhores soluções
No franchising a sincronia é garantida por seu relacionamento com os clientes
A atenção dada à padronização é o grande diferencial do franchising e fator-chave para o sucesso deste modelo de negócios. Dessa maneira, os gestores responsáveis por ela possuem a que talvez seja a tarefa mais crítica dentro de uma rede de franquias: manter os padrões determinados pela franqueadora em todas as unidades da rede.
Isso deve ser feito, não só pela replicação de algo que foi testado e aprovado pela franqueadora, para facilitar o controle e a expansão da rede, mas também, e principalmente, porque é algo que o cliente valoriza. Quando ele reconhece uma marca, uma loja, automaticamente – de maneira inconsciente, vem à mente as características que ela transmite e experiências que estão associadas a ela.
A padronização ajuda a construir conexão da marca com o cliente
Assim, se a identidade da marca é bem trabalhada, os clientes têm mais confiança e conexão com ela, pois sabem o que esperar ao entrar na loja, da qualidade do produto, serviço, atendimento, organização do espaço, entre outros que possam fazer com que a fidelização aconteça naturalmente.
Quando isso não está claro, a vontade de desenvolver um relacionamento de longo prazo do cliente tende a ser menor, pois ele não sabe bem o que considerar sobre a marca. No próximo contato ele terá uma experiência positiva ou corre o risco de sair insatisfeito? Foi a experiência positiva ou a negativa que foi “exceção”?
Este tipo de dúvida deve ser evitada. Para isto, a franqueadora deve oferecer um suporte operacional de qualidade à sua rede e aos seus franqueados, com apoio das tecnologias próprias para o sistema de franquias.
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Marca e cliente devem estar juntos em um só ritmo
Parte de um desfile de samba encantador está em todos os integrantes da escola cantarem a mesma música, no mesmo ritmo, sem correria ou lentidão, não é mesmo? Sem contar os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira que devem dançar em harmonia e respeitar regras específicas, como a de jamais darem as costas um ao outro.
O mesmo é válido para uma rede de franquias. As conexões entre a franqueadora, franqueados e clientes também precisam estar em concordância. E a chave para essa sintonia reside na comunicação. É o bom relacionamento que contribui para o alinhamento das expectativas de cada um, possibilitando um “samba enredo” de sucesso.
A fluidez na comunicação entre as partes é essencial para manter o relacionamento em harmonia, o que impacta nas questões que envolvem a manutenção dos padrões operacionais da rede. Assim, uma plataforma própria da marca podem auxiliar nessa ação e evitar possíveis ruídos, comunicando de forma clara as metas e objetivos (para os franqueados) e o que a marca oferece (para os clientes).
Cada ação deve ser pensada para manter a conexão com o cliente na loja
Por exemplo, no desfile, a primeira coisa que os espectadores veem é a comissão de frente. Ela é a responsável por captar o foco e ditar o tom do que eles podem esperar do desfile da escola.
No franchising, por exemplo, quem pode desempenhar este papel são as vitrines. Por esta razão, manter um projeto de VM e controlar sua aplicação para garantir a padronização das operações nas unidades fazem com que o cliente direcione sua atenção para a loja e tenha vontade de entrar, ficar e comprar na loja.
E para manter todos os integrantes engajados, Comunicação Interna e desenvolvimento do Endomarketing são essenciais para alinhar os “requisitos técnicos” das operações e fazer com que todos entendam qual é o “enredo” que a marca está construindo.
- Veja mais aqui: Um Portal de Comunicação para atender todas as necessidades do universo da sua marca
Nós conhecemos os desafios da padronização no franchising
A padronização de uma rede de franquias tem papel fundamental na garantia do sucesso e na manutenção das operações, afinal, ela é um dos pilares que sustenta este tipo de modelo de negócio.
A gestão da rede, entre as suas atribuições, deve prezar pela manutenção e replicação dos padrões da marca, para que os consumidores tenham a mesma experiência em qualquer unidade. Afinal de contas, caso o cliente não tenha essa sensação, ou seja, perceba diferença de produto/serviço em unidades diferentes visitadas, o encanto e conexão com a marca pode ser perdido.
Sabemos que esta não é uma tarefa fácil, pois, para conseguir essa padronização, o gestor enfrenta alguns desafios, tais como:
– Expansão territorial da rede;
– A quantidade de unidades;
– Características locais/regionais;
– Comunicação;
– Rotatividade nas lojas.
Estes desafios ficam mais evidentes durante as datas comemorativas, em que temos diferentes tipos de celebrações e costumes entre as regiões brasileiras, como no Carnaval, por exemplo. Enquanto no Sul e Sudeste os desfiles reinam, no Nordeste temos os blocos e trios elétricos.
Portanto, é importante ficar mais atento aos pilares do sistema de franquias e contar com parcerias confiáveis que possam contribuir e ajudar a enfrentar os desafios do dia a dia da gestão da franqueadora.
- Complemente a leitura: Desafios da Gestão das Redes de Franquias: como resolver e se beneficiar
Como garantir a padronização das operações da sua rede de franquias?
Devido à complexidade que é a gestão de uma rede de franquias, pela grande quantidade de pessoas, áreas e processos envolvidos, é absolutamente natural que surjam problemas relacionados à padronização. No entanto, é possível aderir a algumas medidas que podem reduzir essas ocorrências e acelerar a resolução delas.
A principal delas é investir em ferramentas próprias para o franchising. Isso porque as redes de franquias que investem em tecnologia têm mais recursos e segurança para transformar os seus obstáculos em oportunidades de crescimento.
Através delas, os gestores da franqueadora conseguem identificar com maior precisão o comportamento de cada operação e de seus clientes, podendo agir de maneira proativa e estratégica diante das dinâmicas do mercado.
Existem várias soluções que podem colaborar para a padronização das redes de franquias. Algumas delas são Portal do Franqueado e ferramentas de treinamento on-line e de auditorias com checklists. Uma vez que elas permitem ao franqueado e equipes das lojas a operar seguindos os processos predeterminados pela franqueadora, além de oferecer inúmeras vantagens para o sucesso das unidades da rede, tais como:
– Otimizar tarefas, garantindo maior eficiência das equipes;
– Viabilizar o controle das demandas, atividades e resultados das operações da rede;
– Colaborar para o treinamento das equipes;
– Agilizar o processo de comunicação na rede;
– Gerar informações precisas para a tomada de decisão e o planejamento estratégico das ações da rede.
- Recomendamos para você: O engajamento do franqueado como diferencial da sua rede de franquias
Aperfeiçoe a harmonia e evolução da sua rede franquias com as melhores soluções
Para superar os desafios do dia a dia operacional e ter bons resultados na rede, possuir todos os processos e manuais da rede, com identidade da marca, controle de acesso por perfil, hierarquia e interesse em um local de fácil acesso e de forma organizada é fundamental.
Isso porque tudo isso te ajuda a garantir que os seus franqueados sejam capazes de replicar todos os processos preestabelecidos pela franqueadora para a padronização de processos e experiências.
Sendo assim, uma avançada plataforma para o uso estratégico na sua rede de franquias pode transformar sua gestão e te apoiar na sua função de manter os padrões de todas as unidades da rede, próprias ou franqueadas, para que os consumidores tenham a mesma experiência em qualquer unidade que ele vá.
Veja algumas das soluções que só quem atua há tanto tempo no sistema de franquias pode te oferecer:
– Portal do Franqueado: plataforma integrada com a identidade própria da marca para informar, distribuir conteúdo, comunicar as estratégias e ainda manter uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF) para gerenciar solicitações e demandas da rede de forma centralizada e eficiente.
– Treinamentos EAD: manter as equipes de cada unidade treinadas e atualizadas com as técnicas mais recentes, a qualquer momento e em qualquer lugar.
– Checklists para auditorias: somados às consultorias de campo, os checklists contribuem para maior agilidade e redução dos custos no processo de verificação dos fatores-chave dos padrões da rede.
Além disso, você ainda conta com outros módulos como de Comunicação e Relacionamento, Marketing e Expansão e Implantação.
Aproveite o que há de melhor para gestão da sua rede de franquias
Agora é hora de entrar na avenida e desfilar com o apoio das ferramentas certas para o franchising e conquistar a nota 10 de seus franqueados, equipes, clientes e parceiros em todos os quesitos da sua rede!
Entre em contato, conheça nosso universo de soluções e tenha as ferramentas que você necessita para dar o melhor suporte aos seus franqueados e, assim, garantir a padronização da sua rede de franquias.
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- Como o seu processo de compras pode aumentar as vendas da rede?
- Treinamento para os Franqueados: a franqueadora precisa estar pronta para dar suporte aos franqueados
- Checklist: a ferramenta para manter os padrões das franquias e garantir a melhor experiência do cliente na loja
Até a próxima!