O engajamento do franqueado como diferencial da sua rede de franquias

O sucesso no franchising depende de inúmeros fatores, entre os quais, o engajamento do franqueado, que é um dos mais importantes. Pois isto pode impactar diretamente no desempenho da rede, vendas das lojas e retenção de clientes.

As estratégias focadas no engajamento têm se mostrado cada vez mais relevantes no sistema de franquias, já que em meio a uma concorrência tão acirrada e a um cenário propício para a expansão, torna-se mais desafiador para a franqueadora manter todos centrados em busca dos mesmos objetivos, com uma performance alta e nos padrões da franqueadora.

Neste contexto, o relacionamento com o franqueado merece muita atenção, buscando fortalecer os valores da marca, ressaltar o modelo de negócio e seus diferenciais, além de manter o público interno envolvido e comprometido com a franqueadora. É com ações como estas que é possível garantir o desenvolvimento sustentável da rede, já que o desempenho geral pode estar ligado ao sucesso individual de cada franqueado.

Continue com a gente, neste artigo vamos explorar os seguintes pontos:

  • Objetivos do engajamento do franqueado
  • Estratégias de engajamento do franqueado
  • O que esperar do engajamento do franqueado na sua rede de franquias?
  • Como garantir e manter o engajamento do franqueado?

Objetivos do engajamento do franqueado

Existem muitos desafios que uma rede de franquias precisa lidar diariamente. Por este motivo, no sistema de franquias, não é apenas o resultado que interessa. Sendo assim, o próprio engajamento do franqueado deve ir muito além de apenas do faturamento da sua unidade, precisa levar em consideração também o posicionamento e o reconhecimento da marca internamente. Ou seja, engloba o que a marca comunica para o seu público, como entrega valor para o cliente e qual o propósito da marca no mercado, por exemplo.

Apesar de ser uma estratégia quase que obrigatória para o bom desempenho das redes de franquias, muitos podem ser os motivos para a franqueadora buscar engajar seus franqueados. Entre os principais objetivos, destacamos o relacionamento da marca com toda a sua rede. Isso porque, franqueados mais engajados tendem a querer criar vínculos de longo prazo com a marca, o que, por sua vez, contribui para o fortalecimento do relacionamento com a franqueadora.

Para o sucesso da rede, destacamos três importantes elementos que devem ser considerados:

I – Relacionamento franqueado-franqueadora;

II – Expansão e crescimento da rede;

III – Manutenção dos padrões da rede.

Como podemos perceber, muitas dessas finalidades podem ser trabalhadas através de estratégias de endomarketing, com o engajamento das equipes, com o desenvolvimento de relacionamentos duradouros, valorização da imagem e alinhamento dos valores da marca, satisfação interna e muito mais.

Estratégias de engajamento do franqueado

O engajamento do franqueado com a marca está entre as principais estratégias para o desempenho no franchising, já que ele tem o papel fundamental de realizar a gestão da sua unidade e trabalhar com êxito à frente do negócio. Assim, como vimos anteriormente, estabelecer um bom relacionamento entre franqueadora e franqueado é um aspecto determinante para alcançar os bons resultados.

Porém, gerar esse engajamento exige muito esforço das diversas áreas da marca, requerendo uma boa gestão da franqueadora, além de necessitar de muita atenção, pois a qualidade do que é entregue ao franqueado fará toda diferença.

A franqueadora deve manter um processo contínuo para manter e melhorar o engajamento do franqueado.

Por se tratar de uma questão tão importante para a marca, é essencial desenvolver ações que os mantenham engajados e motivados em prol do sucesso da rede. Entre os fatores que compõem as estratégias de engajamento do franqueado, destacamos:

a) Comunicação: A comunicação é fator-chave para o relacionamento e os resultados das redes de franquias, pois consegue engajar e motivar todos os envolvidos. Para que ela seja constante e ativa com toda a rede, utilizar os canais adequados, como um Portal de Comunicação próprio da rede, é fundamental, especialmente para manter a agilidade e superar as barreiras geográficas.

b) Treinamento: os treinamentos são facilitadores para melhorar o desempenho das unidades e auxiliar o franqueado na preparação de sua loja para receber e atender os clientes (envolvendo as equipes e os processos). Eles devem ser contínuos, pois é importante fazer atualizações de conteúdos, contar com materiais próprios da rede, afinal deve suprir as suas necessidades específicas, e ainda disponibilizar meios para acesso a todo o conteúdo a qualquer momento. Por isso, contar com uma plataforma para treinamento EAD é a melhor escolha para manter o engajamento dos franqueados através da capacitação.

c) Suporte Operacional: para engajar os franqueados, também é importante desenvolver um suporte operacional eficiente e de qualidade, que garanta auxílio às demandas deles, para ajudá-los com o que precisarem. Aqui, mais uma vez, as ferramentas próprias da rede são grandes aliadas da franqueadora para apoiar seus franqueados e atender às suas necessidades.

O que esperar do engajamento do franqueado na sua rede de franquias?

De fato, conseguir engajar todos os seus franqueados e mantê-los assim é um grande desafio e exige muito investimento da franqueadora em diversas ações, para alcançar o resultado desejado.

Mas este não é um gasto a ser desprezado, destinar recursos a este objetivo traz muitos benefícios para a sua marca. Como recompensa pelo trabalho eficiente de gestão, a franqueadora pode esperar que o engajamento do franqueado contribua com o sucesso da rede e que ela opere com alta performance constantemente. Entre o que pode ser alcançado, destacamos estes três pontos:

1. Desempenho da rede:

Franqueados mais engajados e motivados tendem a ter mais vontade de seguir evoluindo e crescendo junto com a rede e isso contribui com o sucesso da marca, além de desempenhar com mais dedicação as suas funções, o que impacta diretamente em seus resultados.

Além disso, o maior engajamento do franqueado também possibilita a franqueadora ter mais controle sobre o desempenho das suas operações, favorecendo a troca de informações e a tomada de decisões, que passa a ser mais individualizada para cada franqueado, tendo como base a performance de suas unidades e ao mercado da região em que está localizado.

2. Participação de mercado

Com franqueados mais engajados, satisfeitos e com melhores resultados, a marca passa a ser mais valorizada no mercado, tanto pelos clientes que recebem um melhor nível de produto/ serviço, quanto por interessados em se tornar franqueado, o que ajuda no processo de expansão da rede e, consequentemente no aumento da sua participação de mercado.

3. Selo de Excelência

Conquistar um selo de excelência para a rede, como o Selo de Excelência em Franchising (SEF) – selo concedido anualmente pela ABF às melhores redes, não é apenas um prêmio pelo compromisso da franqueadora com seus franqueados, mas também é uma maneira da marca conseguir se diferenciar das concorrentes. 

Pois, só este ano, a ABF registrou 360 marcas inscritas e 64% conquistaram o selo concedido por seus franqueados a partir da Pesquisa de Satisfação. Além disso, mais da metade dos potenciais franqueados afirmaram que o Selo de Excelência em Franchising (SEF) é um fator decisivo ou tem grande peso na escolha por uma marca.

  • Saiba mais sobre o SEF clicando aqui.

Então, como garantir e manter o engajamento do franqueado?

Como apresentamos, quanto melhor for o relacionamento e mais eficiente for o suporte ao franqueado, maior será o engajamento e motivação de suas equipes nas lojas, o que por sua vez garante melhores resultados para a rede como um todo, em especial para a gestão da franqueadora.

O uso da tecnologia já deixou de ser um simples diferencial competitivo e passou a ser a principal aliada no franchising. E para o engajamento do franqueado, isso não é diferente. Tanto que o uso das ferramentas certas, próprias para o franchising, com a identidade da marca, é um dos fatores capazes de garantir e manter o engajamento do franqueado e melhorar o desempenho da rede.

Com o apoio de uma parceira experiente e que conhece todos os desafios da franqueadora, sua marca pode contar com as ferramentas ideais  para gestão e acompanhamento da evolução da sua rede. Veja alguns exemplos:

– Um Portal do Franqueado completo para ter maior controle na gestão, otimizar tarefas, manter os padrões e divulgação de suas estratégias com toda a rede;

– A Central de Atendimento ao Franqueado (CAF) para organizar e compartilhar políticas, procedimentos e informações;

– Uma ferramenta on-line para o Treinamento contínuo das equipes;

Checklists e Auditorias para o franchising para manter os padrões das operações;

– O Gerenciamento de processos e projetos para expansão da rede, com controle e acompanhamento da inauguração de lojas;

–  Monitoramento e visibilidade dos principais indicadores da rede de forma ágil e em tempo real.

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Agora que exploramos um pouco mais sobre o engajamento dos franqueados e como as melhores ferramentas para o franchising podem te ajudar, entre em contato e conheça nosso universo de soluções para transformar a gestão da sua rede de franquias em todos os seus momentos e necessidades.

Até breve!