O segredo da padronização do Visual Merchandising nas redes de franquias

Março é um mês estratégico para as redes de franquia de moda. É a partir dessa época que as lojas começam a se preparar para receber a nova coleção outono-inverno. Nesse contexto, o Visual Merchandising (VM) assume um papel relevante para as marcas que desejam atrair os consumidores e se destacar no mercado.

Estudar e planejar o ambiente das lojas busca preparar as unidades da rede para receber o público, despertar o desejo de compra nos clientes, facilitar o processo de decisão de compra, proporcionar uma ótima experiência para os consumidores, valorizar os produtos e a marca e, ainda, aumentar as vendas, contribuindo para o sucesso de todas as operações.

Para ter êxito na aplicação do VM, as redes de franquia precisam considerar não apenas as características da fachada, vitrine, provadores e de outros elementos que compõem o ambiente do ponto de venda. As franqueadoras devem estar atentas também à padronização, pois é ela que irá garantir a manutenção da identidade e diferenciais da marca em todas as unidades.

No conteúdo de hoje, vamos falar mais sobre o tema e como manter o padrão do Visual Merchandising nas unidades da sua rede de franquias. Ainda, vamos destacar a importância do processo de auditoria para a avaliação das operações nas lojas.

Acompanhe o que você irá encontrar neste artigo:

  • A importância do Visual Merchandising no franchising
  • Vantagens do Visual Merchandising nas redes de franquias
  • Fatores indispensáveis para o Visual Merchandising da sua marca
  • Como atrair os clientes e aumentar as vendas
  • Auditoria nos pontos de venda: por que e como fazer

Fique conosco e boa leitura!

A importância do Visual Merchandising no franchising

O ponto de venda é o ambiente mais importante da marca, pois é nele onde ocorre a decisão da compra e a experiência dos consumidores com o atendimento, a marca e os produtos.

Uma das formas de valorizar o espaço das unidades da rede é investir no Visual Merchandising, conjunto de estratégias que impacta de forma direta o processo de decisão da compra, desde a seleção da loja até o tempo de permanência na unidade e o relacionamento do cliente com a marca.

Segundo pesquisa divulgada em 2015 pela Nielsen, cerca de 70% das decisões de compra são tomadas dentro da loja. Outro estudo mais recente, elaborado pelo Opinion Box e a Dito, também demonstra que o principal motivo que leva os consumidores a comprarem em pontos de venda físicos é a possibilidade de ver, tocar e experimentar o produto. Quando isso acontece em um ambiente agradável, bonito e pensado para facilitar a compra, as chances de satisfação do público são maiores.

Além de atrair a atenção dos consumidores, o uso acertado de cores, iluminação e outros elementos promove sensações positivas que favorecem uma boa experiência para os clientes, estimulando as compras. Como efeito, o volume de vendas e o faturamento das unidades aumentam, contribuindo para o bom desempenho de toda a rede.

O som ambiente agradável, por exemplo, tende a manter o público por muito mais tempo dentro da loja do que uma música alta e em ritmo acelerado. O mesmo vale para a temperatura: quando o estabelecimento está quente e abafado, os consumidores não sentem vontade de provar as peças de inverno e sequer permanecer no local. São os pequenos detalhes que ajudam a impulsionar as vendas e fidelizar o cliente.

E se o planejamento estético e arquitetônico de uma única loja já exige dedicação dos gestores, no franchising demanda um cuidado ainda maior. Isso porque os parâmetros definidos pela franqueadora devem ser implementados de forma padronizada nas operações, possibilitando que a marca seja reconhecida e valorizada em todos os pontos de venda.

A boa notícia é que o Visual Merchandising pode ser aplicado e acompanhado a partir de ações simples. Mas antes de listar algumas sugestões, vamos conferir quais são as vantagens que esse conjunto de estratégias pode gerar para a franqueadora e franqueados.

Vantagens do Visual Merchandising nas redes de franquias

Investir em práticas de merchandising visual proporciona diversos benefícios para as redes de franquias, incluindo melhora na experiência de compra e maior reconhecimento da marca. Confira!

1. Boa experiência de compra

Oferecer um ambiente agradável, bonito, aconchegante e exclusivo é uma estratégia eficaz para aprimorar a experiência de compra e fidelizar os clientes. Com os consumidores mais à vontade para escolher os produtos, a tendência é que eles se sintam mais satisfeitos e comprem ainda mais.

Não à toa a experiência ruim no espaço da loja é apontada por 46% dos entrevistados pelo Opinion Box e a Dito como motivo para a desistência da compra.

2. Identidade da marca

O Visual Merchandising complementa as estratégias usadas para a construção da identidade e posicionamento da marca nos seus pontos de venda.

Se a rede de franquias busca se destacar no mercado no ramo de moda sustentável, por exemplo, consegue evidenciar isso não apenas no discurso e nos processos de produção, mas também nas operações com o uso de materiais e técnicas ecológicas.

A partir dessas ações, as unidades conseguem assegurar a mensagem da marca, fidelizando o público de interesse da rede.

3. Reconhecimento da marca

Explorar as técnicas de Visual Merchandising pode ajudar a fortalecer a imagem da marca e facilitar o seu reconhecimento pelo público.

Com a padronização dos ambientes das operações da rede, o cliente sabe que terá uma boa experiência de compra em qualquer unidade que frequentar. E com os consumidores satisfeitos, há mais chance de os diferenciais da marca serem compartilhados com amigos e familiares, ampliando o valor e a visibilidade da rede.

Fatores indispensáveis para o Visual Merchandising da sua rede

Até aqui nós vimos qual a importância do Visual Merchandising para o franchising e quais vantagens a aplicação dessas estratégias podem proporcionar para as redes de franquias. Agora é importante lembrar três fatores que possuem relação direta com a definição e o desempenho das técnicas de VM aplicadas nas lojas da rede: o público, o posicionamento da marca e a comunicação com os gestores das unidades.

Público da rede

Conhecer o público é uma tarefa fundamental para dar vida ao planejamento visual das lojas. É a partir desse conhecimento que as franqueadoras conseguem priorizar os elementos que são mais atrativos para os clientes que buscam alcançar. Por essa razão, realizar pesquisas para identificar quem são e o que buscam os consumidores da marca é essencial.

Considere também as características e os hábitos de consumo dos clientes em diferentes lugares onde a sua rede de franquias opera. O inverno no Sul, por exemplo, tem temperaturas diferentes do Norte brasileiro. Logo, a busca por peças da coleção outono-inverno não será a mesma nessas regiões, por isso o projeto de VM também pede essa avaliação.

Conhecendo seu público, você poderá criar estratégias segmentadas e orientar os franqueados para implementar as ações de acordo com o perfil do público da unidade.

Posicionamento da marca

Outro processo que pode contribuir para o sucesso das estratégias de Visual Merchandising é a análise do espaço que a marca ocupa no mercado, isto é, como ela é vista e reconhecida pelos clientes. Com base nessas informações, é possível valorizar no projeto de VM as características que diferenciam a rede das concorrentes e conquistam os clientes.

Além disso, fazer uma pesquisa em outras redes do ramo pode servir de inspiração para os elementos que deseja acentuar na identidade da marca.

Boa comunicação com os franqueados

A boa comunicação com os franqueados também pode auxiliar na manutenção dos padrões de Visual Merchandising, possibilitando que eles sejam aplicados corretamente e de forma ágil em todas as operações da rede.

Os recursos oferecidos pela franqueadora são igualmente importantes para identificar as características de cada região, corrigir problemas na aplicação do VM e, até mesmo, ter novas ideias para a marca.

O uso das ferramentas certas para o franchising contribui para garantir a eficiência e rapidez na comunicação e no relacionamento com toda a rede. Saiba mais aqui.

Como atrair os clientes e aumentar as vendas

O Visual Merchandising contempla diversas técnicas para atrair os clientes, promover uma boa experiência de compra e aumentar as vendas. Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais elementos do VM para o acompanhamento na sua rede.

Antes de começar a leitura, um aspecto importante sobre o planejamento do ambiente das lojas refere-se à coesão entre todos os componentes visuais. Com o alinhamento do estilo nos espaços externos e internos das unidades, a identidade da marca é comunicada com mais clareza e eficiência.

Vale reforçar também o cuidado em alinhar as estratégias com os gestores de todas as operações da rede. Investir na comunicação e no treinamento das equipes vai assegurar que o planejamento será aplicado com sucesso.

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Acompanhe alguns pontos para acompanhar o planejamento de Visual Merchandising nas lojas da rede.

1. Imagem externa

A máxima de que a primeira impressão é a que fica não deixa de ser verdade quando falamos de varejo. Por essa razão, é fundamental planejar com atenção o layout da fachada das unidades para que esteja de acordo com a identidade e o posicionamento da marca. Crie um projeto que possa ser adaptado e implementado facilmente em todas as operações.

Outro cuidado é com a vitrine. Conforme pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 80% das decisões de compra acontecem ainda na visualização dos produtos em destaque, e a mudança da vitrine pode aumentar em até 25% as vendas. Confira como aproveitar melhor o potencial desse espaço:

  • Nas unidades, garanta que a harmonia, decoração e seleção das peças, tenham o cuidado estético na exposição dos produtos e a aplicação da identidade da marca;
  • Um modelo de montagem para organização dos elementos da vitrine quando é compartilhado com as operações, permite que os padrões sejam seguidos como o planejado;
  • Organize com os gestores das lojas os períodos de troca das vitrines, nos prazos do cronograma para datas estratégicas, como lançamento de novas coleções, datas temáticas e ações promocionais.

Com uma identidade visual consistente e padronizada na fachada e na vitrine, a rede consegue despertar o interesse dos clientes e promover o reconhecimento da marca em todas as operações.

2. Layout da loja e sinalização

O layout e a sinalização das operações são dois aspectos essenciais para o planejamento do Visual Merchandising da sua rede de franquias.

Contar com um modelo de estrutura não apenas facilita a circulação dos consumidores e equipe como também ajuda a aumentar a satisfação dos clientes, estabelecer a identificação do público com a marca e posicionar a empresa no mercado.

Na hora de planejar a estrutura das operações da rede, procure estar atento aos seguintes aspectos:

  • Facilidade de acesso e de fluxo de clientes: móveis e equipamentos não devem ocupar mais de 40% do espaço da operação, segundo o Sebrae;
  • Atenção à escolha dos materiais e mobiliário, pois o projeto será replicado em todas as unidades;
  • Certifique-se de que a comunicação visual interna (placas, totens, etiquetas, embalagens, crachás, uniformes etc.) estão alinhadas à imagem que a marca busca passar para seu público.

3. Exposição dos produtos

A exposição dos produtos precisa estar em sintonia com as estratégias de negócio e a identidade da marca. Estabelecimentos de autosserviço contam com um número maior de produtos expostos para que os clientes consigam encontrar os tamanhos das peças que procuram. Já lojas sofisticadas, que prezam pela exclusividade, costumam optar pela organização minimalista para dar ênfase ao público que buscam alcançar.

Veja estas sugestões para o seu projeto de Visual Merchandising nas lojas do varejo de moda:

  • Organize seções específicas para chamar a atenção do público, como a área nobre da loja e pontos focais para valorizar as novas peças da coleção outono-inverno;
  • Use os manequins para agrupar produtos e vender mais, como roupas combinadas a calçados e acessórios;
  • Defina estratégias para a exposição dos preços, incluindo o formato das etiquetas e as peças de comunicação usadas em campanhas promocionais.

A escolha das técnicas mais adequadas para o perfil da sua rede colabora para a boa experiência de compra e o aumento das vendas nas unidades. Ao mesmo tempo, o projeto de VM com os padrões de como os produtos são exibidos favorece o reconhecimento da marca e a fidelização dos clientes.

4. Outros elementos de ambientação

Nas redes de franquias, é necessário padronizar, ainda, itens de decoração, iluminação, climatização, aroma e som para atrair os clientes. Além de fortalecer a imagem da marca, esses elementos colaboram para que os consumidores permaneçam mais tempo na loja e se sintam à vontade para fazer suas compras, impulsionando as vendas e o faturamento da rede.

Confira os exemplos:

  • Crie playlists e aroma específico para a marca para gerar a identificação do público e em qualquer unidade onde forem atendidos;
  • Elabore um projeto de iluminação estratégico para destacar os principais pontos/ peças da loja. Lembre-se dos provadores, pois a decisão de compra também acontece nesse espaço;
  • A escolha dos itens de decoração e acabamento devem estar em harmonia com o posicionamento da marca. Materiais reciclados e madeira podem ser uma boa escolha para uma marca de moda sustentável;
  • Atenção à temperatura: a climatização seja adequada é entre 22°C e 26°C.

Auditoria nos pontos de venda: por que e como fazer

A auditoria nas lojas da rede é uma das formas mais eficazes de garantir que as estratégias de Visual Merchandising planejadas pela franqueadora estão sendo aplicadas de forma correta e padronizada em todas as operações.

Com a avaliação realizada no ambiente da loja, é possível também avaliar o resultado das ações planejadas pela franqueadora diretamente na unidade e monitorar a correção de problemas que possam existir. Além disso, a auditoria é importante para reforçar para a rede os padrões operacionais estabelecidos e pelos quais deve operar.

Outra estratégia que pode ser usada em conjunto com as auditorias são os checklists. Essas autoavaliações realizadas pela equipe de loja têm o objetivo de informar como estão as características pré-estabelecidas pela franqueadora, incluindo a avaliação de adequação de VM.

As ferramentas digitais são grandes aliadas na realização das auditorias em todas as operações da rede. Elas permitem maior alcance, agilidade, eficiência, controle e compartilhamento fácil, sem a necessidade de deslocamento até a unidade.

Para conhecer qual o melhor modelo de auditoria e checklists e conferir todos os detalhes para realizar as avaliações da sua rede de franquias, leia o artigo completo que publicamos aqui no blog:

Conte com soluções estratégicas para sua rede de franquias

A solução certa para garantir o sucesso das estratégias de Visual Merchandising da sua rede de franquias contribui para a manutenção dos padrões da franqueadora. Com um software para o franchising, você pode executar auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhar em tempo real a aplicação da identidade visual, preparando as operações para receberem os clientes. Além disso, uma avançada plataforma permite uma boa comunicação com os franqueados e para o treinamento das equipes nas lojas.

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