O público interno é o primeiro cliente em uma rede de franquias: como a franqueadora pode conquistar franqueados e equipe

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é um conjunto de ações de uma empresa com a finalidade de desenvolver um bom ambiente de trabalho e fortalecer a imagem da marca perante suas próprias equipes, gestores e parceiros.

Como você pode notar, esta é uma estratégia que não visa as vendas, lucros e atrair o cliente final, como ocorre no marketing “tradicional”. Mas, mesmo assim, impacta diretamente neles, por meio da motivação, engajamento e desempenho dos colaboradores.

No franchising, investir no endomarketing tem se mostrado cada vez mais necessário. Isso porque, conforme ocorre a expansão da rede e passa a atuar em diferentes regiões, torna-se mais difícil para a franqueadora manter todos – de franqueados às equipes internas das diversas áreas da gestão, “na mesma página”, seguindo os padrões determinados e executando as estratégias como planejado, estreitar o relacionamento com eles, oferecer um suporte eficiente e garantir o sucesso das operações da marca.

Nesse sentido, fortalecer os valores da marca, ressaltar o modelo de negócio e seus diferenciais, manter o público interno envolvido e comprometido com a franqueadora, tornam-se soluções para muitos desafios do dia a dia da gestão da rede. 

Para alcançar os melhores resultados com o endomarketing é fundamental que a franqueadora disponibilize meios para interação em um canal de informações oficial da rede, como um Portal de Comunicação e Marketing e uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF) próprios da marca, por exemplo.

Continue com a gente. Neste artigo, destacamos a relevância e a utilidade da divulgação interna dos valores da marca, as diferenças entre o plano de marketing interno e o plano de marketing externo, os objetivos das campanhas internas no franchising, a comunicação como um fator-chave e sua  importância para alcançar bons resultados nas redes de franquias.

Confira os tópicos que serão explorados no texto:

  • Plano de Marketing Interno x Plano de Marketing Externo
  • É preciso divulgar o valor da marca internamente
  • Objetivos do endomarketing no franchising
  • A comunicação como fator-chave para o relacionamento e os resultados do sistema de franquias
  • A importância de soluções para o cliente interno das redes de franquias

Boa leitura!

Plano de Marketing Interno x Plano de Marketing Externo

O marketing é uma área bastante ampla, sendo composta por diversos campos importantes para qualquer empresa. Duas de suas vertentes mais relevantes são o marketing interno e o marketing externo. Vejamos os objetivos centrais do planejamento de cada um deles:

  • Marketing Externo: é o marketing “tradicional”, que todo mundo conhece, onde o cliente está no foco do planejamento, considerando suas necessidades e como o produto da marca se encaixa a essa demanda. Seu plano é pensado para otimizar as vendas, com apelos visuais e sensoriais que despertem o desejo e tenham aceitação do público, como propagandas nos veículos de massa, na internet, uso das redes sociais, oferecer impulsos de compra, a disponibilização dos produtos nas prateleiras/araras, o visual merchandising, programas de fidelidade, entre outros.
  • Marketing Interno: utiliza ações similares às do marketing externo, porém voltadas ao ambiente interno do negócio, buscando “vender” uma imagem positiva da marca e integrar a comunicação da empresa com suas equipes. Portanto, o seu plano é dedicado ao relacionamento entre todos os membros, divulgando a identidade da marca, como sua missão, valores, cultura e visão, de modo que eles reconheçam como pertencentes a marca e vejam essas qualidades em si mesmos. Também proporcionando um espaço aberto para que eles possam se expressar e contribuir para o êxito da empresa.

Porém, mesmo sendo destinados a públicos-alvo distintos, o marketing externo e o marketing interno possuem muitas semelhanças em relação aos fatores levados em consideração para a elaboração de seus planejamentos. 

Enquanto o marketing externo tem como base os famosos “4 Ps” – produto, praça, preço e promoção, o marketing interno tem conceitos proporcionalmente equivalentes. São eles respectivamente:

– Ideia: pensada para suprir as necessidades das equipes internas, “vendendo” algo relevante para elas;

– Contato: meios pelos quais as equipes recebem a ideia da marca e são encantadas por elas;

– Elasticidade: o “preço” de conseguir conquistar os colaboradores versus o retorno que a marca tem com esses esforços;

– Engajamento: ações que são feitas para chamar a atenção e instigar os colaboradores.

Estes dois planos de marketing possuem fundamental importância e são dois importantes recursos a serem explorados para o sucesso das redes de franquias, afinal de contas, lidam e se comunicam com os principais responsáveis pelos lucros da marca: os clientes, sejam eles internos ou externos.

Contar com o apoio de um portal para comunicação próprio da rede, é uma excelente alternativa para centralizar e controlar a interação com todas as equipes internas da marca, bem como melhorar o relacionamento com a franqueadora e aumentar o engajamento dos franqueados. 

Essas vantagens desse tipo de apoio na interação, comunicação e relacionamento da rede refletirão na execução eficiente das estratégias de marketing – tanto internamente quanto externamente, e na percepção positiva de todos em relação à marca.

É preciso divulgar o valor da marca internamente

Sabemos que o marketing se empenha no público externo da empresa, enquanto o endomarketing no interno e que os dois são complementares, afinal de contas, de nada adianta ter o melhor produto, oferecer serviços complementares, ter preços competitivos, contratar alguém famoso para ser seu garoto(a) propaganda ou influenciador, se quem está atuando em nome da sua marca não estiver se sentindo engajado, motivado e comprometido.

Nesse sentido, o endomarketing vai além de ser apenas uma maneira de se comunicar diretamente com o público interno, ele é uma estratégia para conquistar os “clientes internos”, transmitindo os seus valores, visões, posicionamento, motivando, entre outros que tornem a rede única para eles e que desperte um sentimento de pertencimento a um grupo que tenha concepções parecidas com as deles.

O sucesso de uma rede de franquias também depende de como ela lida com os seus clientes – interno ou externo, eles são grandes ativos da marca e, por isso, devem ser bem cuidados e gerenciados.

Pode não parecer no primeiro momento, mas quando a marca exalta o seu posicionamento, ela também está valorizando o seu relacionamento com seus clientes finais. Isso porque, eles estão mais exigentes e esperam que além de vender produtos ou oferecer serviços que supram suas necessidades, também se posicione sobre questões pertinentes à sociedade atual. Como mostra a pesquisa da Global Earned Brand da Edelman, onde praticamente metade dos entrevistados afirmaram isso e que não compram/evitam comprar de marcas que se mantém em silêncio sobre esses casos.

A sociedade como um todo está em constante transformação. Coisas que eram aceitas há 20 anos atrás, hoje não são mais, como os padrões de beleza onde nas comunicações e mesmo na definição da moda eram consideradas apenas as mulheres de “corpo perfeito” como um padrão único, por exemplo. Portanto, os valores da sua rede de franquias podem ser maleáveis e variar de acordo com aquilo que os seus clientes e equipes estão pensando e lutando a favor.

Dessa maneira, torna-se fundamental investir no conhecimento de seu público (interno e externo), das pautas do momento e das tendências, para que a sua marca consiga se aproximar cada vez mais deles e se transformar em um exemplo positivo e inspirador sobre sua visão de mundo. O que pode inclusive ser um diferencial competitivo e ocasionar a fidelização de seus clientes.

Objetivos do endomarketing no franchising

Até aqui, recordamos os principais pontos do endomarketing e a necessidade de divulgar o valor da marca internamente. Agora na prática: o que a sua rede de franquias pode esperar investindo neste tipo de estratégia?

Apesar de ser muito comum confundir endomarketing com comunicação interna, definitivamente não é a mesma coisa. Por isso o tema deve ser tratado com a devida classificação e diferenciação. 

Enquanto o endomarketing tem caráter motivacional para o público interno, como colaboradores da franqueadora e até seus franqueados, para que sintam-se bem nas suas atribuições, sejam mais produtivos e para que a marca reforce seus valores, cultura e posicionamento internamente. A comunicação interna refere-se à divulgação de informações nos meios de comunicação da rede, para o mesmo público interno.

O franchising convive com muitos desafios diariamente, entre eles estão a gestão da rede, a comunicação e o relacionamento com os franqueados e colaboradores da franqueadora, a manutenção dos padrões operacionais da marca e o acompanhamento da performance de todas as unidades. São em questões como estas que os objetivos das campanhas internas devem trabalhar em conjunto.

Entre os objetivos do endomarketing nas redes de franquias, a área de Gestão de Pessoas deve estar alinhada com a de Marketing para que as estratégias e ações atendam em sua totalidade ao que se deseja alcançar, como:

  1. Engajar as equipes para conquistar o coração dos integrantes, tornando-as mais engajadas e motivadas para seguir evoluindo e isso contribuir com o sucesso da marca, além de desempenhar com mais dedicação as suas funções.
  1. Desenvolver relacionamentos duradouros para estreitar e estabelecer um forte vínculo de confiança e diálogos de via dupla, com constantes insights e feedbacks.
  1. Valorizar a imagem da marca internamente, e no mercado, atraindo a atenção de novos franqueados e talentos para compor o time e expansão da rede.
  1. Alinhar os valores da marca quando os valores da marca estão alinhados com as equipes, elas dão maior significado às suas atribuições e enxergam a sua importância para os resultados da franqueadora, com isso, todos saem ganhando.
  1. Gerar satisfação com o suporte oferecido para que os franqueados se sentirem mais satisfeitos com a marca e para manter um bom relacionamento, pelo empenho da franqueadora em garantir o sucesso de suas franquias através de um suporte eficiente.
  1. Criar um ambiente de trabalho mais agradável pode colaborar para melhorar as relações entre as próprias equipes, deixando o clima organizacional mais leve, diminuindo a incidência de conflitos e contribuindo para a boa saúde física e mental dos times.
  1. Diminuir a rotatividade nas equipes que quando estão mais contentes e satisfeitas, reduz-se as chances de alguém querer sair da empresa ou de trocar a marca por um concorrente, 

De acordo com um levantamento realizado pela Robert Half, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo, registrando um aumento de 56% dessa taxa. Entre as principais causas citadas, aparecem: a baixa qualidade do clima organizacional, a falta de alinhamento de expectativas, a falta de reconhecimento, seguido da falta de um plano de carreira.

Portanto, as estratégias de endomarketing proporcionam muitas vantagens para as redes de franquias conseguirem manter a confiança de seus principais clientes e talentos internos.

A comunicação como fator-chave para o relacionamento e os resultados das redes de franquias

Como comentamos no tópico anterior, um dos objetivos do endomarketing é melhorar os relacionamentos, tanto da franqueadora, quanto interpessoal nas próprias equipes. Isso é de grande valia, pois um clima organizacional agradável é um grande solucionador de problemas, já que oferece maior segurança e confiança para os envolvidos desempenharem suas funções e compartilharem suas ideias e opiniões.

Segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros.

Todavia, construir e manter esse ambiente saudável entre todos os membros não é uma tarefa fácil, especialmente no sistema de franquias, onde nem sempre os envolvidos possuem um contato tão próximo e os conflitos podem interferir nas metas e desempenho da rede como um todo.

Por isso, é fundamental que haja diálogo constante para manter a estabilidade da rede, melhorar os processos, produtos, serviços, atendimento e manter a padronização. A franqueadora tem o importante papel de encontrar e oferecer meios para desenvolver e criar um ambiente interno mais leve, estimulando e motivando  as equipes. Algumas ações que podem servir de incentivos são:

– Eventos e confraternizações: como em datas comemorativas, festas de final de ano, comemoração por alguma conquista da marca, ou mesmo “happy hours” planejados, para promover o contato entre os membros e equipes.

– Atividades para atuação pontual: como gincanas e dinâmicas de grupo na qual o trabalho em equipe seja valorizado, bem como a interação com os participantes “desconhecidos”.

– Palestras: com a temática de trabalho em equipe ou sobre questões de relacionamento interno, o que pode ou não ser feito, como proceder em determinadas situações, etc.

– Momentos obrigatórios da rede: mesmo nos momentos obrigatórios da rede – como nos treinamentos, é possível integrar o pessoal interno, promovendo um sentimento de pertencimento e de parte essencial para o sucesso da rede.

Conseguir reunir todos os envolvidos ao mesmo tempo pode ser desafiador para a franqueadora. Por isso, nem todas essas ações precisam ser feitas presencialmente. Tanto que muitas marcas do franchising já atuam em sistema híbrido, unindo o online e o offline. Com o apoio da tecnologia, o uso das ferramentas certas pode proporcionar maior agilidade e possibilitar muitas destas ações, como um Portal do Franqueado ou uma plataforma de e-learning, você consegue extrair o melhor das suas equipes, independentemente de onde estejam localizados, com monitoramento dos impactos de suas ações. 

Ao mesmo tempo que as iniciativas da franqueadora proporcionam a capacitação e integração das pessoas, também pode deixá-las motivadas e engajadas com os objetivos da marca e satisfeitas com esse apoio.

Portanto, uma comunicação eficiente no sistema de franquias também te ajuda a estabelecer relacionamentos saudáveis e a alcançar bons resultados para a marca. Confira os detalhes no nosso próximo tópico!

A importância da comunicação para alcançar bons resultados na sua rede de franquias

Que a comunicação é um dos pilares no franchising você já sabe. É ela que torna possível a construção do bom relacionamento entre a franqueadora, franqueado e equipes, permitindo alinhar expectativas e coordenar a execução das estratégias da marca. Porém, a sua atuação é mais valiosa e ampla do que isso, sendo parte fundamental das suas estratégias de endomarketing.

Isso porque com uma comunicação eficiente é possível explanar os motivos pelo qual a marca foi criada, o porquê de o negócio ter sido criado, sua missão, valores, objetivos, entre outros, e consequentemente, engajar e motivar todos na rede, deixando-os satisfeitos e estabelecendo um vínculo de confiança – o que é refletido em melhor desempenho e produtividade.

A pesquisa do ADP Research Institute publicada em 2021, apontou que os trabalhadores que confiam no seu líder têm 12 vezes mais chance de ser engajado.

Estabelecer uma relação de confiança é o primeiro passo para a fidelização. Afinal, clientes fiéis são defensores da marca e ajudam a divulgá-la de forma eficiente.

Um plano de comunicação efetivo não pode apenas enviar as mensagens institucionais da marca, ele deve também favorecer o apoio e promover interações com toda a rede. Para isso, os diálogos devem ser objetivos e claros, de modo que não haja dúvidas ou “dupla interpretação” dos comunicados por parte da franqueadora.

Além disso, outro fator que pode ser decisivo para a sua comunicação são as mensagens personalizadas. Por essa razão, a coleta de dados na sua rede deve considerar também os colaboradores da franquia, pois, assim como os clientes das lojas, é importante conhecê-los de maneira individualizada, identificando suas preferências e o que os motiva, para então focar seus esforços nos valores que eles tiverem em comum com a marca, criando assim um vínculo emocional também.

Vale ressaltar que mesmo sendo informações de dentro da própria rede de franquias, é necessário seguir as normas previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), obtendo o consentimento de todos da equipe interna e garantindo a segurança e privacidade desses dados. Veja mais aqui.  

No franchising, o desafio está em encontrar os meios adequados, que não causem ruídos de comunicação, e desenvolver boas práticas na rede de franquias. Com canais de comunicação próprios da rede, a franqueadora consegue suprir as suas necessidades, desenvolvendo relacionamentos duradouros não só com os franqueados, mas também com toda a rede, através de benefícios como:

– Compartilhar o seu DNA;

– Fortalecer a cultura da marca;

– Ter diálogos constantes;

– Alinhar objetivos;

– Engajar e motivar o cliente interno no ambiente oficial da rede;

– Ter comunicação de via dupla;

– Coletar e fornecer feedbacks.

A importância de soluções para o cliente interno das redes de franquias

Como vimos, quanto mais positivo for o relacionamento e maior for a atenção da franqueadora com suas ações e estratégias para o cliente interno da rede, melhor será o engajamento e motivação deles, que por sua vez garante melhores resultados para a marca e para a rede como um todo.

Agora que exploramos um pouco mais sobre o endomarketing, seus objetivos e suas vantagens para o sistema de franquias, e o que a franqueadora pode fazer para melhorar e manter os bons relacionamentos e a comunicação eficiente, está na hora de explorar as melhores soluções para o franchising!

Em vista de tudo o que foi apresentado, a franqueadora deve estar em sintonia com o seu cliente interno. Para isso, com uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF), somada a um Portal de Comunicação e Marketing e ferramentas de Treinamentos próprios da rede e para o sistema de franquias, você terá maior agilidade e garantirá maior motivação, engajamento e produtividade das equipes, resultando em maior satisfação, e, consequentemente, aumento nas vendas e expansão da rede.

Seu cliente interno merece as melhores soluções! Invista nas ferramentas certas para o sistema de franquias.

Aproveite então para conhecer a nossa avançada plataforma de gestão para o franchising que irá potencializar a comunicação e o relacionamento da franqueadora com a rede, entre em contato para saber mais.

Fique atento ao nosso blog e redes sociais para acompanhar todas as soluções para os desafios do dia a dia da sua rede de franquias, em seus diferentes momentos e necessidades, independente do tamanho e quantidade de usuários.

Até o próximo artigo!