Quais as vantagens e desvantagens de um software de gestão com múltiplas soluções?

Um software com várias funcionalidades oferece uma variedade de recursos em uma só plataforma. No entanto, se essas aplicabilidades não forem bem integradas ou se forem difíceis de usar, isso pode levar a uma experiência ruim a todos. 

Porém, ter várias utilidades em um único software pode aumentar a eficiência, pois os usuários não precisam alternar entre diferentes aplicativos ou plataformas individuais.

Portanto, ao escolher um software com muitas funcionalidades, é importante considerar, entre inúmeros fatores, a qualidade e especialização das aplicabilidades, bem como a facilidade de uso do software e aderência ao tipo de negócio. 

Acompanhe agora algumas vantagens e desvantagens deste tipo de software.

Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • Funcionalidades: ter recursos para atender às diversas áreas e suprir as necessidades específicas de cada uma delas, com funções próprias para cada processo.
  • Especialização: ao optar por um software com múltiplas soluções, os recursos são próprios para o tipo de negócio e atendem às especificidades da gestão, independentemente do tamanho da empresa.
  • Customização: com múltiplas soluções de um único software, é possível fazer com que os recursos sejam próprios para a demanda de determinada área e que os usuários aproveitem ao máximo as ferramentas.
  • Custo: o uso de múltiplas ferramentas em uma única plataforma pode promover uma economia financeira, pois permite que mais usuários se beneficiem dos recursos simultaneamente.

Confira também mais vantagens neste post.

Porém, também podem haver algumas desvantagens a depender de como a ferramenta for utilizada:

  • Complexidade: gerenciar várias ferramentas exige a colaboração de equipes e áreas diversas, o que requer tempo para implantar e manter cada uma delas.
  • Incompatibilidade: as ferramentas funcionam bem juntas, mas pode haver problemas de integração com outras soluções, seja por incompatibilidade entre as plataformas, formatos de dados ou arquiteturas divergentes.
  • Custo: Cada ferramenta pode ter seu próprio custo, o que pode aumentar as despesas.

Portanto, é importante avaliar cuidadosamente suas necessidades antes de decidir usar as múltiplas ferramentas de um único software.

Por isso, a seguir vamos explorar os principais pontos para considerar a adoção deste tipo de software de gestão com múltiplas soluções especializadas e que atenda aos requisitos legais e de TI de cada tipo de negócio, como para o  franchising, por exemplo.

Fatores que devem ser levados em consideração para escolher o melhor software para a sua empresa

Para escolher o melhor software para a empresa, deve-se levar uma série de fatores em consideração. Aqui estão algumas etapas:

  1. Identificação: nesta etapa, é importante entender quais são as reais necessidades da empresa, isso requer um projeto e colaboração de mais de uma área e equipes diversas, além da de TI.
  2. Pesquisa: ao começar a pesquisar as diferentes opções disponíveis que atendem às necessidades identificadas, é preciso selecionar e analisar cada ferramenta para que o processo de escolha seja melhor aproveitado. Isso porque, nesta etapa, é possível aprender sobre o que realmente funciona ou não para a empresa.
  3. Comparação: com as opções identificadas, comparar recursos para ver qual delas oferece a melhor solução, considerando fatores como tempo para implantação, facilidade de uso, integração com outras ferramentas, custo no longo prazo e até suporte oferecido, pois um software de gestão é estratégico.
  4. Custo: além dos recursos, é indispensável considerar o custo da ferramenta, não apenas o preço da assinatura, mas também o custo de uma possível ampliação do uso, como para novos usuários ou unidades de negócios da empresa, por exemplo.
  5. Co-criação: antes de tomar uma decisão, é imprescindível ainda entender se a ferramenta se encaixa bem no modelo de negócio da empresa e se é possível fazer melhorias, como alguma customização de uso, como regra de negócio, permissão por perfil, hierarquia, política comercial e outras implementações para que a ferramenta tenha total aderência na gestão.

Agora é importante lembrar que a “melhor” ferramenta não é obrigatoriamente a mais cara ou a mais barata, e sim a que de fato se encaixa a sua realidade e que consegue atender às suas necessidades. Assim, o uso de um software de nicho pode ser o mais indicado em diversas situações. Veja alguns pontos a considerar:

  • Especialização: softwares de nicho são desenvolvidos para atender às necessidades específicas de um setor ou tipo de negócio. Eles podem oferecer funcionalidades que outros softwares genéricos não possuem.
  • Funcionalidade: como são para um modelo específico de negócio, eles podem ser mais intuitivos para os usuários, promovendo melhor aproveitamento de suas funcionalidades.
  • Custo: por ser um recurso para uso específico, personalizado e com um mercado bem definido, o custo total deste tipo de solução é previsível e sem risco de troca constante – novas implantações, treinamentos e necessidade de aprendizado que podem levar muito tempo.

Portanto, um sistema de nicho atende às necessidades específicas do negócio, como de uma franqueadora, e não tem o custo como uma barreira, podendo ser assim a sua melhor escolha. 

No entanto, é sempre importante fazer uma análise cuidadosa antes de tomar uma decisão. Entre os diversos tipos de software para as empresas frequentemente encontrados, vale ressaltar que cada um tem o seu papel específico. Vejamos:

  • Software de Gestão: É um termo genérico para qualquer tipo de software que ajuda a gerenciar, otimizar ou automatizar tarefas e processos de negócios. Ele pode abranger várias funções de diversas áreas da empresa.
  • ERP (Enterprise Resource Planning): Este tipo específico de software integra vários processos de negócios de uma empresa. O ERP conecta diferentes fontes de informações simultaneamente para a melhor gestão e execução dos processos cotidianos, dar mais visibilidade e confiabilidade aos dados, entre outros que auxiliem na otimização do planejamento dos recursos, com o objetivo de ter mais eficiência e agilidade em seus processos. Comumente utilizado em módulos específicos para cada área da organização, como financeiro, recursos humanos, marketing etc.
  • CRM (Customer Relationship Management): É outro tipo específico de software focado no gerenciamento do relacionamento com registro de interações de contatos. Muito utilizado em relações comerciais e visa melhorar o relacionamento, a retenção e a fidelização de clientes.
  • Software de Ponto de Venda (PDV): Este software gerencia as transações comerciais no ponto de venda, como o de venda de produtos e serviços, entrada e fluxo de estoque, prestação de contas com os órgão de controle, como o Fisco. Além de registrar as vendas, também é utilizado para controle do fluxo de caixa, podendo ser integrado a outros sistemas de gestão.

O uso de software para gestão é fundamental por diversas razões, da automatização de processos até a tomada de decisão baseada em dados de desempenho fornecidos por estas ferramentas. Sendo assim, ele é uma ferramenta valiosa que pode ajudar as empresas a operar de maneira mais eficiente e eficaz.

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Por isso, é essencial contar com um parceiro confiável, experiente e com conhecimento do sistema de franquias para atender às exigências desse segmento tão dinâmico como é o franchising. Saiba mais aqui.

Nesse sentido, a tecnologia segue sendo uma grande aliada das redes de franquias de todos os portes e segmentos, tendo um importante papel nos diversos momentos e necessidades da rede. Com as ferramentas certas , a franqueadora pode ter o apoio necessário na hora de conquistar novos franqueados, inaugurar lojas, transformar as estratégias em ações, controlar os padrões, promover as vendas, aumentar a performance e se relacionar com toda rede.

Além disso, ela ainda pode ter uma plataforma customizável onde as principais informações/ comunicações da rede podem ser centralizadas e separadas em módulos.

A gestão do seu negócio, em seus diferentes momentos e necessidades.

No nosso universo de soluções, para gestão e relacionamento da franqueadora com toda a rede, você pode encontrar alguns módulos, tais como:

  • Portal do Franqueado;
  • Central de Atendimento ao Franqueado (CAF);
  • Módulo de Marketing;
  • Checklists estruturados, de VM e Auditorias;
  • Treinamentos (EAD);
  • Performance (BI);
  • Showroom (Online, Desktop e Mobile);
  • Cadastro de Produtos;
  • Gestão de Fornecedores e Pedidos.

Ainda, há o fato de que a franqueadora terá a sua disposição um ambiente de integração entre as áreas e outros sistemas que podem já estar sendo utilizados ou que possam vir a ser contratados, que é capaz de comportar todos os interessados da rede, não importando o número de usuários que possuir e, acima de tudo, um local seguro para armazenar seus dados, de suas equipes e de seus clientes – algo que está sendo muito valorizado por todos, conforme as normas da LGPD.

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Agora que já vimos quais são as principais vantagens e desvantagens de um software com múltiplas soluções e como eles podem transformar a gestão das marcas que atuam pelo sistema de franquias, te convidamos a acessar nosso site e a entrar em contato conosco para conhecer nosso universo de soluções feito por quem entende de franchising.

Até breve!