Como um portal para o franqueado facilita o trabalho de gestão da franqueadora

A transformação digital já é realidade no franchising. Cada vez mais franqueadoras têm apostado no uso da tecnologia para garantir o diferencial competitivo de suas redes de franquias no mercado. As ferramentas certas facilitam e agilizam processos, garantindo a eficiência e o bom desempenho dos negócios.

O universo de recursos digitais e suas possibilidades de uso avançam constantemente e uma das soluções que tem se mostrado imprescindível no franchising é um portal para o franqueado. É a partir dessa plataforma integrada que a franqueadora consegue centralizar a comunicação com a rede, disponibilizar meios para monitorar demandas e atividades, acompanhar resultados, comunicar estratégias e desenvolver todas as ações necessárias para uma gestão eficiente.

Neste artigo, destacamos as funcionalidades e vantagens do sistema de gestão para as redes de franquias com uso de soluções próprias para o franchising. Veja o que você encontrará no texto:

  • Desafios na gestão das redes de franquias
  • Importância da tecnologia no franchising
  • Vantagens de um portal para o franqueado na gestão da franqueadora

Fique conosco e boa leitura!

Desafios na gestão das redes de franquias

O franchising fechou o ano de 2022 em alta. O número de redes de franquias aumentou 4% e houve um incremento de 10% no total de operações em relação ao ano anterior. O faturamento também aumentou 14,3% no período e o número de vagas teve um salto de 17% quando comparado a 2019, ano anterior ao início da pandemia de Covid-19. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O bom resultado tem relação com o contexto econômico brasileiro e mundial, mas também está diretamente relacionado aos avanços internos do setor, como a busca pela inovação e eficiência nos processos.

Isso não significa que não existam desafios na gestão das lojas. A comunicação e o relacionamento com os franqueados, a manutenção dos padrões operacionais da marca e o acompanhamento da performance de todas as unidades são exemplos de situações que fazem parte da rotina das franqueadoras, independente das condições do mercado ou do segmento de atuação.

Um dos principais desafios apontados pelos gestores das redes de franquias é como garantir uma boa comunicação com as operações. Quando esse processo ocorre de maneira estratégica e centralizada, a franqueadora pode ganhar produtividade, levando menos tempo para alinhar objetivos, ações e valores.

A comunicação eficaz pode melhorar o relacionamento com a franqueadora e aumentar o engajamento dos franqueados, o que, por sua vez, reflete nos níveis de satisfação e no desempenho da rede.

Outro desafio enfrentado pelas franqueadoras é a manutenção dos padrões da marca. A padronização é um dos pilares do franchising e envolve aspectos que vão desde a aplicação do visual merchandising nas unidades até o relacionamento com o cliente no pós-venda. As dificuldades que podem surgir no processo contemplam, principalmente, assegurar que as diretrizes estabelecidas para a rede estão sendo aplicadas corretamente e que o acompanhamento tem sido feito de forma ágil e eficaz.

O dia a dia da gestão das operações abrange ainda outros processos desafiadores, como o treinamento das equipes. Essa atividade demanda planejamento e organização da franqueadora para que o pessoal da loja esteja preparado para receber e atender o cliente de acordo com os padrões da marca.

Os desafios fazem parte do sistema de franquias (como em qualquer negócio) e podem variar ao longo do tempo, conforme o perfil do negócio e o contexto do mercado. O uso estratégico de algumas soluções, contudo, pode colaborar para o êxito da gestão da marca.

Importância da tecnologia no franchising

A relação entre varejo, franchising e tecnologia avança a cada dia. Diversas práticas de gestão e de consumo foram alteradas devido aos avanços tecnológicos, especialmente após o início da pandemia de Covid-19 e a crise sanitária global acabou acelerando e alterando processos, o que exigiu que as marcas adotassem estratégias digitais para sobreviverem ao novo cenário.

Uma amostra disso são os indicadores referentes à transformação digital nos negócios. Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência Cortex com mais de 1,1 milhão de empresas brasileiras em 2022 revela que o varejo é o setor que mais investe em tecnologia no país, principalmente os empreendimentos do segmento de moda, alimentação e farmácia.

Conforme o levantamento, as empresas com maior faturamento são aquelas que mais apostam na tecnologia. O estudo da Cortex também evidencia que a lista de ferramentas usadas inclui soluções para e-commerce, comunicação, produtividade, armazenamento de dados e segurança.

No franchising, dados da ABF mostram que 14,5% das vendas foram realizadas por meio de canais digitais nos primeiros meses de 2022. Em comparação aos anos anteriores, as vendas avançaram principalmente nos aplicativos próprios das marcas e de mensagens instantâneas.

A relevância dos recursos digitais é realçada pelos próprios consumidores: 86% dos entrevistados pelo Opinion Box e a Dito concordam que a tecnologia ajuda muito no processo de compra. Inclusive, as tendências para 2023 sugerem que as vendas pelas redes sociais, a integração entre lojas físicas e online e o uso de ferramentas tecnológicas no atendimento ao cliente são estratégias importantes para as redes de franquias que desejam se diferenciar no mercado.

Relembre as perspectivas para o ano neste post do nosso blog:

Mas não é apenas nas vendas e no relacionamento com o cliente que as ferramentas digitais podem ser úteis. A gestão pode se tornar mais eficiente, produtiva e precisa com o apoio da tecnologia. Soluções próprias para o franchising são capazes de:

  • facilitar a integração dos processos e da comunicação com as equipes;
  • viabilizar o controle das demandas, atividades e resultados das operações da rede;
  • colaborar para o treinamento do pessoal da loja;
  • gerar informações precisas, que, por sua vez, favorecem a tomada de decisão e o planejamento estratégico das ações da rede;
  • otimizar tarefas, garantindo maior eficiência para os times.

As redes de franquias que investem em tecnologia têm mais recursos e segurança para transformar os desafios em oportunidades de crescimento. Isso porque conseguem identificar com maior precisão o comportamento de cada operação e de seus clientes, podendo agir de maneira proativa, estratégica e inteligente diante das dinâmicas do mercado. Em consequência, tendem a conquistar um diferencial competitivo e se destacar frente às marcas concorrentes.

Existem várias inovações que podem colaborar para a expansão das redes de franquias. Uma das soluções que tem se mostrado indispensável é o portal para o franqueado. Continue a leitura e conheça algumas vantagens dessa plataforma.

Vantagens de um portal para o franqueado na gestão da franqueadora

O portal do franqueado é uma solução importante para as redes de franquias. Desenvolvido a partir das necessidades específicas do franchising, esse recurso contribui para que as franqueadoras consigam atender aos requisitos legais e de tecnologia da marca. Acompanhe quatro benefícios que o uso da plataforma pode proporcionar para a sua rede!

1.Maior controle na gestão

A falta de organização na gestão está entre os principais motivos que provocam o fechamento dos empreendimentos no Brasil, principalmente as micro e pequenas empresas, segundo pesquisa do Sebrae. E se gerir um negócio já é desafiador, no franchising os obstáculos são ainda maiores, uma vez que é necessário garantir que todas as unidades operem dentro dos padrões estabelecidos pela franqueadora.

Esse cenário realça a importância do investimento em um sistema de gestão para redes de franquias, que centraliza as informações e viabiliza que a franqueadora tenha uma visão completa do negócio. Assim, é possível ter um maior controle sobre o desempenho de cada operação e tomar decisões seguras, de acordo com o desempenho das lojas e o comportamento do mercado. Além de fornecer total apoio ao franqueado na sua operação.

2.Otimização das tarefas

Otimizar tarefas é uma ação imprescindível para aumentar a produtividade e gerar economia de tempo e recursos nas redes de franquias. Só para se ter uma ideia, 61% da rotina dos gestores das empresas brasileiras é usada em atividades burocráticas e de baixo valor agregado, de acordo com levantamento da consultoria BTA.

Um portal para o franqueado permite organizar e aprimorar os processos de gestão em todas as operações da rede. Entre as suas principais funções, é a porta de entrada do franqueado para o ambiente da franqueadora e ainda uma forma de comunicação ativa da rede.

Através do portal, a franqueadora pode manter uma central de atendimento permanente para o franqueado e ainda acompanhar as demandas da rede com o registro de chamados. Essa ferramenta permite agilidade e o controle das tarefas da rede, pois pode abranger diversas áreas da gestão, como marketing, treinamento e gestão de produtos.

3.Manutenção dos padrões da marca

Manter os padrões operacionais é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras para as redes de franquias. Ao mesmo tempo em que a padronização garante a qualidade, credibilidade e o reconhecimento da marca, exige também o esforço contínuo da franqueadora para assegurar que todas as equipes estão em sintonia e atendem aos objetivos e diretrizes da rede.

O portal para o franqueado é uma solução que possibilita comunicar as estratégias de forma simples e eficiente, disponibilizar manuais de operação da rede e recursos necessários para aplicar checklists e realizar auditorias em todas as lojas. Os resultados são o maior alcance, agilidade, eficiência e controle da franqueadora, sem a necessidade de deslocamentos constantes até as unidades para que o padrão da marca seja mantido.

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4.Comunicação estratégica com as unidades

A comunicação é outro processo que se torna mais eficaz a partir do uso de uma plataforma de gestão para o franchising. Com o suporte da tecnologia, a franqueadora disponibiliza todas as informações que a rede precisa para operar a marca.

Por ser um canal de comunicação oficial da franqueadora com a rede, único e centralizado, a plataforma também torna possível comunicar com maior rapidez e eficiência as estratégias da marca, alinhando os objetivos e ações com todas as operações da rede. 

A plataforma pode ser usada ainda para comunicar as ações de marketing, como as campanhas do calendário promocional do varejo e o lançamento de novas coleções, por exemplo. Pelo portal do franqueado, a franqueadora gerencia o trabalho da equipe interna ou terceirizada, produz e distribui materiais customizados de forma automática e centraliza os pedidos dos fornecedores homologados. Assim, reduz o tempo de resposta para as demandas da rede, dando maior agilidade e alcance às ações da marca em todas as unidades.

Veja mais aqui: Como garantir a comunicação no sistema de franquias?

Tenha as melhores soluções do franchising na sua rede de franquias

Como vimos, a tecnologia é uma importante aliada do franchising. O uso estratégico de ferramentas próprias para as redes de franquias proporciona agilidade e produtividade às equipes, resultando em maior satisfação (de clientes e franqueados) e, consequentemente, aumento das vendas da rede.

Além de um ambiente seguro e protegido com perfis de acesso, para distribuição de conteúdo, como comunicados, campanhas e políticas, ainda é possível disponibilizar manuais, cursos e treinamentos para toda rede pelo portal para o franqueado. 

Agora que vimos em detalhes como o portal para o franqueado pode facilitar o trabalho de gestão da franqueadora, aproveite para conhecer a mais avançada plataforma de gestão para o franchising. Entre em contato conosco e descubra como as melhores soluções podem ajudar ainda mais o sucesso das suas operações.

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Até breve!