A gestão de uma rede de franquias refere-se a todas as ações e estrutura que a franqueadora pode fazer para apoiar as unidades da sua marca. Tendo como objetivo ter uma visão global da rede e ao mesmo tempo da performance de cada unidade, para poder fornecer o suporte e as ferramentas necessárias para o sucesso do franqueado e consequentemente da rede como um todo.
Investir no franchising tem se tornado uma opção cada vez mais consolidada para as pessoas que buscam segurança e orientação em um negócio próprio. Segundo dados da ABF, apenas no segundo trimestre de 2023, o setor apresentou crescimento de 12,9% no faturamento e no acumulado do semestre a alta é de 15% em comparação ao mesmo período de 2022.
No entanto, gerenciar uma rede com várias unidades e franqueados possui muitos desafios, afinal de contas, envolve uma série de fatores importantes, tais como sustentação do negócio, treinamento das equipes, divulgação da marca, comunicação interna, monitoramento de resultados, definição de políticas comerciais, planejamento de longo prazo, entre outros.
Quanto mais estruturada for a franqueadora, melhor será o processo de ingresso e sustentação do franqueado na rede.
Nesse contexto, é fundamental ter a capacidade de manter e gerenciar todos processos e padrões de operação e suporte da rede que foram estruturados e mapeados, bem como contar com o apoio das ferramentas certas para auxiliar na gestão da sua marca.
Fique conosco! Neste artigo destacamos a importância de uma gestão estruturada e 10 pontos de atenção para que a sua rede de franquias tenha os melhores resultados em suas operações.
- Importância de uma gestão organizada da franqueadora para a rede; e
- 10 pontos de atenção para que a sua rede de franquias tenha uma gestão bem estruturada:
1. Modelo de negócio estruturado
2. Equipe interna
3. Publicidade e Propaganda
4. Seleção dos franqueados
5. Comunicação eficiente com a rede
6. Aferição e validação constante do modelo de negócio
7. Rentabilidade da rede
8. Saúde financeira
9. Adaptabilidade
10. Planejamento de longo prazo
Boa leitura!
Importância de uma gestão organizada da franqueadora para a rede
O sistema de franquias atua por meio de relações interdependentes, com duas partes principais – franqueadora e franqueado, no qual ambas devem buscar os mesmos objetivos, como crescer e ter sucesso com a rede. Veja mais aqui.
Porém, para alcançar os resultados desejados, é necessário estabelecer estratégias bem desenvolvidas, que envolvam não apenas os franqueados, mas também suas equipes, fornecedores e outros que atuem diretamente na manutenção e padronização dos processos da marca.
A base para tudo isso é construída através da gestão da franqueadora. Com uma estrutura bem definida, é possível colher vários benefícios. Entre eles destacamos:
– Gestão mais consciente;
– Atenção às necessidades dos franqueados;
– Suporte qualificado da franqueadora;
– Maior organização;
– Ganho de produtividade;
– Comunicação clara e eficiente;
– Expansão saudável;
– Dados qualificados para o planejamento da rede.
Ou seja, este tipo de gerenciamento pode ser um grande diferencial para as redes de franquias, fazendo com que a marca possa ter uma grande vantagem competitiva no mercado.
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Uma gestão de franquias de qualidade e eficiente impulsiona o sucesso dos franqueados
Cabe ressaltar que não há um único modelo de gestão universal que irá garantir o sucesso de todas as redes de franquias, uma vez que ele deve se ajustar à realidade da rede, do seu segmento de atuação e dos objetivos da marca a curto, médio e longo prazo. Porém, existem alguns elementos-chave comuns a todas, e, portanto, merecem um cuidado especial da franqueadora. Complemente sua leitura aqui.
Continue com a gente para vê-los a seguir.
10 pontos de atenção para que a sua rede de franquias tenha uma gestão bem estruturada
Veja agora 10 pontos de atenção que estão associados com uma boa gestão nas redes de franquias:
1. Modelo de negócio estruturado
A padronização é um dos pilares do franchising. Esta é uma das principais vantagens do sistema de franquias frente a outros modelos de negócios, visto que, quando alguém opta pelo sistema de franquias, ele deseja seguir um modelo de negócio já testado e comprovado, como indica a pesquisa “Perfil do potencial franqueado” da ABF.
Por este motivo, é necessário ter todos processos bem estruturados para oferecer o devido apoio e suprir as necessidades dos franqueados. Boa parte dessa estruturação passa pelas obrigações estabelecidas na Nova Lei de Franquias (Lei 13.966/2019), onde, entre outros fatores-chave, encontram-se:
– Ter um produto ou serviço testado e validado;
– Oferecer treinamentos aos franqueados;
– Detalhar processos em documentos / manuais;
– Fornecer suporte operacional e jurídico.
Assim, o primeiro passo para uma gestão organizada da franqueadora é a própria definição do seu negócio, conhecendo todos os seus processos operacionais e estabelecendo muito bem suas políticas e regras internas, os papéis de cada parte e como se dará a transmissão do know-how e do suporte da franqueadora, para que assim, os franqueados possam replicar o negócio em conformidade com as regras definidas pela marca.
2. Equipe interna
Como mencionado no tópico acima, um dos deveres da franqueadora é fornecer treinamentos para os franqueados. Entretanto, ele não deve ser encarado como uma obrigação, mas sim como um meio para contribuir com o sucesso da rede.
Ter esse olhar para as equipes internas é fundamental, pois, juntamente com os clientes, são elas que fazem com que a marca continue a conquistar bons resultados e seja bem sucedida.
Estimular o desenvolvimento das equipes está diretamente ligado ao sucesso de toda a rede
Assim, o papel do treinamento é prepará-las para atender os clientes de forma eficiente e satisfatória, contribuindo para a melhor experiência dele na loja, além de passar todo o conhecimento necessário para suas atividades operacionais, manuseio de equipamentos, modo de preparo, explicações técnicas sobre o produto, como utilizar o sistema e alimentar ele com dados, entre outros.
- Saiba mais em: Treinamento em Redes de Franquias: um dos pilares do franchising para você começar a fazer hoje mesmo!
Além disso, com um treinamento adequado, a franqueadora também pode aproveitar para compartilhar seus valores, missão, entre outros que possam manter o público interno engajado e comprometido com os objetivos e o sucesso da rede.
3. Publicidade e Propaganda
Dentro das ações de gestão da franqueadora, é necessário ter um cuidado a mais para que os valores e objetivos não sejam “perdidos”. Isso se deve ao fato de que, conforme a expansão da rede acontece, é dever da franqueadora manter todas as unidades na mesma página, em outras palavras, alinhadas aos padrões da marca.
Portanto, deve fazer parte da estratégia de gestão da rede, a criação de uma forte identidade organizacional, encontrando o equilíbrio entre manter os padrões da marca e dos produtos ou serviços nas diversas localidades. Assim, mesmo em diferentes regiões, o cliente continua percebendo a personalidade da marca e recebendo a mesma qualidade de atendimento e experiência. Leia mais aqui.
Para alcançar os melhores resultados com a utilização e aplicação da marca e de seu posicionamento na comunicação é fundamental que a franqueadora disponibilize meios para interação em um canal de informações oficial da rede, como um Portal de Comunicação e Marketing próprios da marca.
4. Seleção dos franqueados
É natural que uma marca que apresenta bons resultados e seja bem vista no mercado desperte o interesse de novos franqueados, ou mesmo de franqueados que já possuem alguma unidade, para ampliar a rede e aumentar o número de lojas.
Entretanto, por mais que a franqueadora queira, nem sempre é possível atender a todos, seja por uma questão estrutural da rede, pelo planejamento de expansão da franqueadora ou mesmo para evitar a canibalização entre as lojas. Assim, o desafio está em saber como realizar uma avaliação eficaz do perfil de cada possível franqueado.
Em uma pesquisa recente, a ABF identificou os perfis dos potenciais franqueados. São eles:
– Empreendedor investidor;
– Empreendedor profissional;
– Empreendedor iniciante;
– Potencial empreendedor.
Conhecê-los é essencial, pois cada um possui suas próprias características e expectativas quanto ao negócio. Por exemplo, alguns priorizam o retorno do investimento a curto prazo, enquanto outros, melhores retornos; alguns têm baixo conhecimento sobre o sistema de franquias, outros têm mais experiência; o investimento inicial que cada um pretende utilizar, entre outros.
Portanto, é necessário estabelecer quais são os critérios mais relevantes para a escolha, avaliar os indicadores estratégicos e entender quais deles melhor se encaixam com o seu segmento de atuação, tipo de produto/serviço e modelo de loja.
Além disso, as características pessoais do indivíduo também devem ser exploradas para a decisão, pois, quanto mais próximo seus valores e visão de negócios forem, mais fácil será a adaptação dele ao dia a dia operacional da rede, bem como sua satisfação e engajamento serão maiores.
Um dos objetivos do modelo de negócio da franqueadora é a expansão da sua rede. Para isso, com as ferramentas certas, é possível atrair interessados, conquistar os melhores candidatos e gerenciar os projetos de expansão da rede.
5. Comunicação eficiente com a rede
É a comunicação eficiente no franchising que torna possível a construção de bons relacionamentos entre franqueadora e franqueados, permitindo alinhar expectativas e coordenar a execução das estratégias da marca. Como sabemos, nas redes de franquias, as diretrizes precisam chegar rapidamente às lojas e a padronização possa ser mantida e respeitada por todos.
Porém, as distâncias geográficas podem ser um fator de dificuldade para a comunicação eficaz. Por isso, um desafio da gestão da franqueadora está em boas práticas e encontrar as ferramentas certas para assegurar a eficiência da troca de informações.
Neste cenário, um Portal de Comunicação é uma importante solução para as redes de franquias, pois ele reúne todos os recursos necessários para centralizar as informações mais relevantes da rede, atendendo a todos os requisitos legais e tecnológicos da marca.
Com canais de comunicação oficiais, o franqueado pode sentir-se mais prestigiado pela marca, o que resulta em maior engajamento, produtividade e relacionamentos mais duradouros.
- Veja também: Como garantir a comunicação no sistema de franquias?
6. Aferição e validação constante do modelo de negócio
A aferição e validação constante do modelo de negócio da marca é fundamental para manter os padrões da rede e assegurar a melhor experiência para o cliente. Para esta tarefa, os checklists e auditorias têm se mostrado excelentes ferramentas de apoio à consultoria de campo e aos próprios franqueados.
Isso porque, sua importância vai muito além de apenas encontrar falhas, busca-se também a execução correta de pontos operacionais críticos, como a conformidade com as diretrizes da franqueadora, se os conteúdos dos treinamentos estão sendo absorvidos pelas equipes, se os equipamentos necessários para o funcionamento da loja estão operando corretamente e se a loja está aplicando as definições de visual merchandising vigentes, entre outros fatores-chave das operações no franchising.
Outra vantagem desta prática é o volume de dados úteis que podem ser gerados pelas avaliações. A partir deste tipo de acompanhamento, a franqueadora consegue encontrar insights e soluções que podem ser utilizadas para a melhoria de processos nas unidades e para a expansão da rede.
- Confira mais detalhes em Checklist: a ferramenta para manter os padrões das franquias e garantir a melhor experiência do cliente na loja
Para que eles possam ser efetivos, é essencial mapear quais são os processos mais relevantes e quais são os atributos fundamentais que fazem parte deles. Por exemplo, no checklist de VM, podem ser observados a composição da vitrine, disposição dos produtos na loja, sinalizações internas, iluminação, som, aroma etc.
A Franqueadora deve estar “em piso de loja” acompanhando de perto se os processos definidos estão sendo aplicados e se necessitam ser melhorados /adaptados.
No franchising, a aferição pode ser realizada tanto pela aplicação de checklists estruturados presencialmente, com o consultor de campo na loja, quanto de maneira remota, através de uma ferramenta própria para este processo-chave, na qual os próprios responsáveis pelas unidades podem averiguar os tópicos listados e preencher a lista com as informações necessárias e enviar arquivos, como fotos, o que economiza tempo e recursos para a franqueadora, agilizando a resolução de problemas.
7. Rentabilidade da rede
Na gestão da rede, outro ponto que deve ser dado atenção é o acompanhamento do desempenho de cada unidade. Para que uma rede de franquias tenha sucesso e cresça de maneira sustentável, é necessário dedicar esforços aos franqueados e seus PDVs, de modo que eles se desenvolvam no mesmo ritmo que a marca.
Quando se trata da gestão da franqueadora, saber com exatidão quais unidades precisarão de suporte é um desafio extra. Por isso, a utilização de metas individualizadas passa a ser um excelente método de monitorá-las, no qual cada um saberá exatamente aonde precisa chegar. Além disso, ajuda a franqueadora a planejar o crescimento da rede e entender quais são as necessidades de cada franqueado e como ela pode oferecer um suporte mais eficiente para eles.
8. Saúde financeira
A gestão de uma rede de franquias também consiste em desenvolver políticas comerciais estruturadas, de acordo com o modelo de negócio proposto, para garantir a saúde financeira das unidades e, consequentemente, da marca.
Porém, como mostra a pesquisa da ABF, mais de 70% dos potenciais franqueados possuem nível de conhecimento em finanças intermediário ou inferior. O que comprova a necessidade de um suporte da franqueadora para esta área.
A partir do monitoramento constante de indicadores como faturamento bruto (FAT), custos, satisfação do cliente e ticket médio (TM), a franqueadora é capaz de realizar a avaliação das operações, analisar a performance da rede e tomar decisões melhores para o futuro da marca.
Assim, é importante definir as métricas que serão acompanhadas para a mensuração de acordo com o modelo de negócio proposto, visto que as próprias intenções da marca e dos franqueados devem convergir. Por exemplo, enquanto um franqueado observa o desempenho exclusivo de sua loja, a franqueadora precisa acompanhar a performance financeira geral para garantir a sustentabilidade da marca no longo prazo.
Com uma visão clara dos indicadores que devem ser monitorados, fica mais fácil entender qual é o panorama atual da unidade e para quais questões seus esforços devem ser destinados em busca do atingimento das metas e da melhoria contínua.
9. Adaptabilidade
O mundo está em constante evolução e, por diversas razões, os comportamentos das sociedades em geral também vem se alterando, desde seus hábitos, até suas culturas.
Dois conceitos que têm sido muito utilizados no mundo corporativo para facilitar o entendimento sobre a realidade atual da sociedade e como as mudanças podem afetar as empresas são:
a) Mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade)
b) Mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).
Apesar de suas diferenças e de o BANI ser mais atual, estas duas concepções estão relacionadas com a velocidade das mudanças no mercado e como os negócios precisam desenvolver estratégias flexíveis para lidar com todas elas e atender às novas demandas dos clientes.
Por esses motivos, ter a capacidade de acompanhar estas transformações é um grande diferencial competitivo para qualquer marca, visto que quem sai na frente tem melhores oportunidades de conquistar um mercado ou nicho.
Neste cenário, a tecnologia surge como uma aliada importante dos negócios, especialmente no franchising, onde pode ser muito útil às franqueadoras para muitos aspectos, como na agilidade das comunicações com as unidades e identificação ou solução de problemas, bem como monitorar o desempenho e identificar insights afim de colocar cada vez mais o cliente no centro das estratégias da rede.
Além disso, investir nas ferramentas certas também é algo valorizado pelos franqueados, como aponta a pesquisa da ABF com a Galunion, na qual uma das principais solicitações deles foi a implantação de novas ferramentas ou tecnologias para a gestão do negócio ser mais fácil. O que acaba por gerar maior eficiência operacional para eles e um suporte mais eficiente por parte da franqueadora.
10. Planejamento de longo prazo
O sistema de franquias segue em pleno crescimento no Brasil. Segundo o mais recente *relatório da ABF referente ao segundo trimestre de 2023, apenas neste período foram abertas 11.062 unidades franqueadas, totalizando 188.878 operações no país.
* Foram abertas 4,0% mais unidades, com um índice de encerramento de 1,5%, resultando num saldo positivo de 2,5%
Porém, com esse bom momento do franchising, também surgem desafios para as franqueadoras aproveitarem essas oportunidades. Em ocasiões como estas não é difícil que situações como a marca crescer mais do que a sua capacidade de gestão, por exemplo, o que pode gerar dificuldade interna de gerenciamento e pouca eficiência ou falta de controle nas operações.
Por isso, pensar e planejar para o futuro a curto, médio e longo prazo com base em dados confiáveis e em indicadores de performance (como os apresentados anteriormente) para tomada de decisões é sempre o melhor caminho para o crescimento e expansão das redes de franquias – que é um dos principais objetivos das franqueadoras. Veja mais aqui.
Para contribuir com o sucesso e crescimento da rede, o uso da tecnologia é fundamental, na conquista de novos franqueados, inauguração de lojas, transformar as estratégias em ações, controlar os padrões, promover as vendas e aumentar a performance da rede.
Tenha uma gestão mais organizada com o apoio das melhores soluções
Neste artigo, exploramos o primeiro desafio que surge quando um empreendedor resolve transformar o seu negócio em uma rede de franquias, mas que, mesmo para aquelas marcas que já estão há bastante tempo atuando no sistema de franquias, segue sendo um ponto de atenção: a gestão da franqueadora.
Vimos que este processo envolve todas as áreas da rede, não só nos primeiros dias do franqueado, como também na constante busca pelo atingimento de metas e evolução da rede. Quando bem organizada, a gestão da franqueadora pode gerar diversos benefícios para a rede como um todo, desde a expansão sustentável, com a escolha dos melhores interessados e monitoramento das finanças e desempenho das unidades, até uma comunicação ágil e eficiente com o seu cliente interno e externo, com as ações de comunicação e marketing.
Além disso, as vantagens trazidas pelas ferramentas tecnológicas são inegáveis para a melhor adaptação às tendências e mudanças da sociedade, unindo as demandas do negócio com as dos clientes.
Por isso, com uma avançada plataforma própria para o franchising, que inclua todas as unidades independentemente de onde estiverem situadas, é possível superar muitos desafios que envolvem a gestão da franqueadora, tais como comunicar as ações estratégicas, treinar as equipes de maneira EAD, oferecer um suporte mais eficiente, produzir materiais customizados e monitorar a aplicação dos padrões da rede por meio de checklists estruturados.
Com o objetivo de impulsionar a gestão da sua rede de franquias, convidamos você a conhecer o software de gestão, desenvolvido por quem entende de franchising para todos os momentos e necessidades do seu negício.
Entre em contato e saiba tudo sobre o nosso universo de soluções para sua rede de franquias!
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