Como garantir a comunicação no sistema de franquias?

A comunicação é um dos pilares da gestão no franchising. É ela que torna possível a construção do bom relacionamento entre franqueadora e franqueados, permitindo alinhar expectativas e coordenar a execução das estratégias da marca.

O desenvolvimento de uma comunicação eficaz envolve não apenas demandas e regras que partem da franqueadora para a rede. O processo deve servir de apoio e troca de informações, inclusive com o franqueado.

O desafio nesse contexto é definir boas práticas e encontrar as ferramentas certas para assegurar a eficiência da comunicação no sistema de franquias.

Pensando nisso, preparamos este artigo exclusivo sobre como priorizar e impulsionar a comunicação e o relacionamento na sua rede de franquias.

Confira o que você vai encontrar neste texto:

  • Comunicação no franchising: eficiência para alinhar objetivos e valores
  • A importância da comunicação na sua rede de franquias
  • As vantagens da comunicação eficaz no franchising
  • Fortalecendo a comunicação na sua rede de franquias
  • Comunique e alcance os melhores resultados

Boa leitura!

Comunicação no franchising: eficiência para alinhar objetivos e valores

A comunicação é um processo que envolve a interlocução entre a marca e seus públicos. Por meio dela, a franqueadora consegue comunicar sua estratégia, gerenciar solicitações, comunicar ações da marca, promover interações com toda a rede, estabelecer padrões, compreender demandas e desenvolver diferentes práticas que levam ao sucesso da rede.

Todas as ações de interação com fornecedores, clientes, sócios, equipes e demais públicos são imprescindíveis para a boa comunicação nos negócios. Mas no franchising, um elemento que deve ser priorizado é a comunicação entre franqueadora e franqueado. Afinal, é preciso alinhar os objetivos e valores da marca para que toda a rede possa crescer e se beneficiar com a expansão.

Por essa razão, a comunicação no franchising deve ser objetiva e clara para garantir que todas as operações estejam em sintonia para executar as estratégias, além de manter a eficiência, padrão e qualidade nos processos, posicionamento e atendimento aos clientes.

Ao mesmo tempo, a comunicação precisa ser baseada no diálogo, como uma troca, na escuta ativa das necessidades e anseios dos franqueados, assim como, para que a franqueadora informe continuamente sobre os valores e objetivos da marca. Como resultado, os gestores das unidades se sentem mais valorizados, satisfeitos e confiantes nas orientações e decisões da franqueadora – o que reflete, ainda, em melhor desempenho, produtividade e faturamento da rede.

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A importância da comunicação na sua rede de franquias

O bom relacionamento no franchising é construído a partir de uma comunicação eficaz. É a partir do diálogo que a franqueadora consegue compreender, apoiar e orientar os franqueados, garantindo a harmonia necessária para o desenvolvimento e expansão da rede.

Listamos sete motivos que ressaltam a importância da comunicação eficiente para as redes de franquias. Acompanhe!

1 – Divulgar ações

Um dos papéis da comunicação no sistema de franquias é, sem dúvidas, informar sobre as ações da marca. Por meio de notícias, comunicados e outros recursos, toda a rede pode ter acesso às informações, tais como, sobre projetos, ações promocionais e investimentos realizados pela franqueadora para desenvolver a marca e o seu mercado.

2 – Padronizar processos

A padronização é um dos pilares do franchising. E é por meio dela que a franqueadora consegue compartilhar as diretrizes da marca com todas as unidades, garantindo a sincronia nas operações. Além disso, com as ferramentas certas de comunicação, é possível fornecer suporte, treinamento e orientação para a aplicação dos padrões da rede.

3 – Compartilhar valores e objetivos

Assim como a comunicação é necessária para padronizar processos, é também fundamental para que o franqueado consiga compreender os propósitos, valores e objetivos da marca, aplicando-os no dia a dia das operações. Ao mesmo tempo, o diálogo é oportuno para que a franqueadora identifique o que é mais relevante para as unidades, convertendo essas informações em ações para melhorar o desempenho da rede.

4 – Evitar ruídos na comunicação

Problemas no diálogo com as unidades pode refletir negativamente em toda a gestão da marca. O setor de operações não consegue garantir a padronização nas unidades; a equipe de marketing tem dificuldades para ativar campanhas; e por aí vai. Por essa razão, uma comunicação eficaz é tão necessária, para evitar ruídos nas mensagens e garantir que a rede opere em sincronia com o planejamento da franqueadora.

5 – Engajar franqueados

Com canais de comunicação eficazes – e próprios da rede, a franqueadora consegue solucionar problemas, tirar dúvidas, orientar, receber feedbacks e construir um relacionamento próximo com toda a rede. Quando isso acontece, cria-se um sentimento de pertencimento, que resulta no engajamento dos franqueados. Eles se sentem mais valorizados, satisfeitos e motivados a alcançar melhores resultados.

6 – Acompanhar o desempenho das unidades

A comunicação é igualmente importante para acompanhar a performance das lojas, da execução das estratégias, ao reforço das boas práticas do atendimento de cada operação, por exemplo. Assim como, na identificação dos principais desafios que possam surgir nas lojas.

7 – Melhorar processos, produtos e serviços

Ao implementar a escuta ativa, a franqueadora pode usar os feedbacks compartilhados pelas unidades da rede para avaliar e melhorar processos, produtos e serviços. Afinal, quem vivencia a rotina operacional da marca e atende diretamente os clientes têm a oportunidade de fornecer informação de qualidade para a franqueadora.

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As vantagens da comunicação eficaz no franchising

Vejamos agora a importância de investir em práticas comunicacionais no franchising e algumas vantagens que a comunicação eficaz pode proporcionar para a sua rede de franquias. Acompanhe:

  • Eficiência na troca de informações: com ferramentas específicas para a comunicação no franchising, é possível centralizar e controlar a interação com todas as unidades da rede e franqueados, o que torna os processos mais ágeis e eficientes. Saiba mais clicando aqui;
  • Facilita o acesso a conteúdos: um dos meios de permitir o acesso aos materiais da marca, como manuais, treinamentos e comunicados é através de um canal de comunicação próprio da rede. Ele pode conter permissões para acesso, assim como ser atualizado constantemente;
  • Fortalece a cultura da marca: cada rede possui valores e propósitos específicos que fazem parte do seu DNA. A comunicação eficaz contribui para que todas as unidades estejam alinhadas, fortalecendo a cultura da marca;
  • Melhora na resolução de problemas: o diálogo constante entre franqueadora e franqueados possibilita identificar e solucionar rapidamente os desafios para o desenvolvimento da marca;

Portanto, através da quando todos estão alinhados em busca dos mesmos objetivos, torna-se possível colocar em prática as ações estratégicas da marca para alcançar os melhores resultados em toda a rede. 

Veja mais aqui: Performance da rede: alinhando expectativas entre franqueadora e franqueados

Fortalecendo a comunicação na sua rede de franquias

Até aqui vimos que a comunicação no franchising precisa ser clara, objetiva e eficaz. Entendemos também qual a sua importância e os benefícios que o diálogo com os franqueados é capaz de proporcionar para a marca e suas vantagens. Mas como aproveitar todo o potencial da comunicação e fortalecer essa área dentro das unidades?

Nós separamos alguns destaques que podem te ajudar nesse processo. Entre eles estão identificar as necessidades da sua rede e investir em soluções próprias voltadas para o universo do franchising.

Antes disso, vale a pena ressaltar alguns aspectos importantes quando falamos em comunicação entre franqueadora e franqueados.

O primeiro deles refere-se à especificidade do franchising. Comunicação é essencial para qualquer negócio, mas aqui ela adquire uma relevância ainda maior. Isso porque as redes de franquias são baseadas em conexões. A franqueadora precisa ter acesso a informações sobre a gestão das unidades, cumprimento das diretrizes, performance das lojas, características locais e tantos outros dados para poder definir suas estratégias. E isso só é possível com uma boa comunicação e um relacionamento sólido com os franqueados.

Outro ponto que queremos chamar a atenção é que esse processo não é apenas desafiador, mas também exige constância e dedicação. Priorizar a comunicação para construir um bom relacionamento com os franqueados demanda pesquisa e planejamento para entender quais são as suas necessidades e como elas podem ser atendidas por meio desses recursos.

Reforçamos ainda que a comunicação é uma via de mão dupla. É essencial que a franqueadora mantenha todas as unidades informadas sobre as ações para alinhar objetivos, executar as estratégias, posicionar a marca no mercado e padronizar processos. Mas também é preciso criar espaços de escuta para gerar trocas produtivas e engajar os franqueados.

Com esses apontamentos em mente, aproveite para conferir os pontos de atenção para fortalecer a comunicação na sua rede de franquias.

As necessidades das unidades da rede

Cada rede possui demandas específicas de acordo com seus objetivos, segmento de atuação, número de lojas, região de abrangência e outras características. Por essa razão, é necessário um diagnóstico para entender as necessidades da marca. A análise de resultados e interações constantes com os franqueados podem gerar dados relevantes para esse levantamento.

Na sequência, é possível elaborar um bom planejamento de comunicação para a rede, pontuando ações, ferramentas, estratégias, tipos de conteúdo e até mesmo a linguagem que será adotada pela marca.

Os processos e os responsáveis

Atender as solicitações de várias unidades, gerenciar as informações que precisam ser compartilhadas com a rede e implementar ações de maneira padronizada pode se tornar um verdadeiro caos sem as ferramentas certas.

Para isso, é importante lembrar que além de definir processos e selecionar uma equipe responsável para essas tarefas, a tecnologia vai te ajudar a centralizar, operacionalizar e acompanhar as atividades relativas à comunicação, fazendo toda diferença.

Os canais certos

A comunicação eficaz depende de uma série de fatores. E um deles é a escolha dos canais de comunicação mais adequados para a rede.

Em alguns tipos de negócios, e-mails ou publicações físicas para as equipes podem ser recursos efetivos. Porém, no sistema de franquias, em que é preciso orientar e apoiar todos os franqueados, operacionalizar ações e compartilhar mensagens para as diferentes unidades da rede, o suporte da tecnologia, como uma plataforma própria para a rede e que atenda às necessidades da marca, você consegue centralizar a comunicação, além de ter maior controle, agilidade e eficiência nas tarefas.

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A linguagem usada

Uma característica da boa comunicação é a clareza. Logo, o recomendado é que as mensagens possam ser compreendidas facilmente por todos. Portanto, é importante ter atenção à linguagem adotada nas interações. Expressões regionais ou até estrangeiras, assim como falas muito formais ou informais demais, podem dificultar a interlocução.

O diálogo

Para fortalecer a comunicação, é essencial fomentar o diálogo. E incluir no planejamento o uso de ferramentas que permitam aos franqueados receber orientações e tirar dúvidas, enviar sugestões e críticas, dar e receber feedbacks irá fortalecer a cultura da comunicação em toda rede.

Encontros síncronos

E-mails e mensagens são muito úteis para determinadas ocasiões, mas há momentos em que nada substitui o encontro direto entre franqueadora e franqueados. Organize o calendário e inclua no planejamento eventos com bate-papos e convenções com todas as operações da rede, mesmo que online, desde que eles aconteçam.

Análise dos resultados

Outro importante destaque é a análise dos resultados das ações desenvolvidas. Avaliar quais estratégias foram mais eficazes e quais mudanças ainda precisam ser feitas para melhorar a comunicação e o relacionamento com os franqueados exige dedicação e continuidade.

Investir em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada para a melhorar a comunicação entre franqueadora e franqueados. Com uma avançada plataforma de gestão para o franchising, você consegue fornecer todas as informações que as unidades precisam para operar sua marca, comunicar sua estratégia, gerenciar solicitações, realizar pesquisas de opinião e promover eventos. E ainda, é possível automatizar processos, proporcionando mais eficiência, agilidade e economia na gestão das operações.

Como resultado, a comunicação se torna mais eficaz, com ganhos no relacionamento com os franqueados, produtividade e sucesso das lojas. Confira algumas vantagens que um software de gestão para o franchising pode proporcionar para a sua rede de franquias:

  • Rapidez e eficiência no envio de comunicados e informações importantes
  • Centralização de demandas
  • Facilidade para gerenciar solicitações
  • Variedade de recursos, como pesquisas de opinião e eventos online
  • Segurança dos dados
  • Personalização das mensagens e conteúdos
  • Organização
  • Otimização e padronização das tarefas
  • Canais de diálogo com os franqueados

Comunique e alcance os melhores resultados

Neste artigo, procuramos destacar a importância da comunicação para as redes de franquias e como cada franqueadora pode manter ou melhorar o diálogo e o relacionamento com os franqueados. Esperamos que o conteúdo seja útil para você!

Fique atento ao nosso blog e redes sociais para acompanhar as soluções para fortalecer a sua rede de franquias.

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