A Páscoa também tem chocolate: importante data do varejo adoça os resultados de outros segmentos

Passadas as festas de Carnaval e as ações do Dia do Consumidor, o calendário de vendas do varejo brasileiro segue a todo vapor com a próxima comemoração importante: a Páscoa!

Esta é a segunda principal data comemorativa do varejo no primeiro semestre, ficando atrás apenas do Dia das Mães. Este ano ela chega mais cedo (31 de março) e por isso, estreitou o tempo de preparação dos varejistas, “forçando-os” a terem que antecipar as suas estratégias.

Em 2023, a celebração teve alta de 4,6% nas vendas no Varejo – esse foi o melhor resultado dos últimos 5 anos, de acordo com o Índice de vendas ICVA (Índice Faturamento nominal). Para 2024, segundo previsão da Associação Paulista de Supermercados (Apas), a venda de chocolates terá alta de 4,5% em relação ao ano passado.

Neste ano, o interesse pela data já está 16% maior do que no ano passado. Ou seja, tudo indica que os números dessa Páscoa devem ser ainda melhores! Um indicativo disto é que com a antecipação da comemoração, os produtos começaram a se esgotar mais rapidamente.

Desse modo, a Páscoa traz diversas oportunidades de vendas para o varejo e é um período propício para o mercado pôr em prática a criatividade e as tendências de consumo na divulgação, indo muito além do tradicional chocolate que podem adoçar os resultados de outros segmentos.

A Páscoa de 2024 promete ser um grande sucesso para o varejo. Por este motivo, as redes de franquias que conseguirem atender às expectativas dos consumidores e oferecer uma experiência satisfatória em todas as etapas da jornada de compra do cliente serão bem recompensadas com bons resultados.  

Acompanhe os destaques deste artigo:

  • Perspectivas para a Páscoa 2024
  • O comportamento de consumo dos clientes
  • 11 Curiosidades sobre a data da Páscoa
  • Como superar os desafios de gestão de uma rede de franquias e garantir boas vendas

Perspectivas para a Páscoa 2024

A Páscoa tem tudo para ser ainda mais doce em 2024. A APAS (Associação Paulista de Supermercados) está projetando um crescimento de 4,5% nas vendas de ovos de chocolate, entretanto, ela também prevê uma leve alta de 3,8% nos preços – valor abaixo da inflação que ficou em 4,5%.

Por outro lado, outros fatores estão impulsionando as vendas, como a menor taxa de desemprego no país desde 2014, refinanciamento das dívidas das famílias e as sucessivas reduções da taxa Selic. Esse cenário econômico resulta em um maior poder de compra da população e também numa busca por outras alternativas mais baratas que, não necessariamente, seja o chocolate em si.

30% dos consumidores dão brinquedos ao invés de chocolates para as crianças¹

O comportamento do consumidor na Páscoa de 2024 indica um aumento nas vendas em relação ao ano anterior. De acordo com dados do estudo da Globo¹ 81% das pessoas pretendem celebrar a Páscoa este ano. Além disso, a pesquisa da Ecglobal², aponta que a tradição e a religiosidade são fatores predominantes para a comemoração; e em uma pergunta livre a palavra “Família” foi a mais citada entre os respondentes.

Durante a data, 76% das pessoas presenteiam e 78% optam por presentear mais de uma pessoa¹

Com isso, o varejo brasileiro deve alcançar um recorde de vendas na Páscoa deste ano – como prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ultrapassando a casa dos R$ 3,4 bilhões em vendas, o que representa um acréscimo de 4,5% em relação ao ano passado e de 15% quando comparado com 2019 (ano antes da pandemia).

Se confirmado, o resultado significará o quarto ano seguido de crescimento nas vendas, alcançando o maior patamar da série histórica da pesquisa, iniciada em 2005.

Com a expectativa de mais um ano de muitas celebrações, abrem-se muitas oportunidades para o franchising durante a Páscoa e demais datas comemorativas que estão por vir, geradas especialmente pelas reuniões familiares – que na Páscoa, por exemplo, não se limitam apenas ao chocolate ou aos alimentos tradicionais.

Algumas famílias optam por fazer refeições fora de casa¹ para comemorar datas especiais, buscam fazer alguma coisa diferente no dia ou mesmo investem em novas peças de vestuário, calçados e acessórios para encontros e celebrações – 15% costumam comprar roupas e calçados para celebrar a Páscoa¹.

98% das pessoas planejam participar de um almoço especial no domingo acompanhadas de seus familiares²

E, por ter o feriado da Sexta-feira Santa (29/03), o lazer e o turismo também podem se beneficiar do maior movimento com os passeios e viagens em família. 9% dos respondentes afirmaram que iriam viajar¹, sendo que o litoral é o local mais procurado².

Para aproveitar cada momento do cliente na loja e para ter resultados ainda melhores nas vendas, é importante estar atento às tendências sobre o comportamento de consumo que podem ser muito úteis para as estratégias da sua rede de franquias. Veja mais a seguir.

O comportamento de consumo dos clientes

Além das boas perspectivas para a Páscoa de 2024, é importante também compreender como o consumidor se comporta e o que ele espera durante a sua jornada de compra.

Com o passar dos anos, o consumidor se tornou mais exigente e busca cada vez mais ter novas experiências de compra. Sendo assim, é fundamental que a sua marca dê maior atenção às operações das lojas físicas e a estratégia omnichannel para corresponder às expectativas nas operações.

Algo que deve ser explorado e reforçado ainda mais pelas redes de franquias, para que todos os detalhes, como Comunicação, Atendimento e Visual Merchandising, por exemplo, estejam sendo executados dentro dos padrões da franqueadora em todas as unidades, independentemente de onde estejam localizadas.

Para estar melhor preparada, é relevante conferir três tendências relacionadas à jornada de compra nas datas comemorativas:

a) Experiência de compra

Como apresentamos em outro texto recente, hoje em dia, não basta mais oferecer “apenas” bons produtos/ serviços para influenciar e atrair o consumidor para a sua marca. A experiência dele tem ganhado cada vez mais relevância para a escolha de compra. 

Por isso, é necessário dar maior atenção à jornada de compra do cliente da sua marca, por perfil, comportamento e interesses diante das datas comemorativas, já pensando nas estratégias do ano todo e buscando alternativas para fidelizá-lo com base em todas essas informações.

No sistema de franquias, a experiência do cliente está diretamente ligada à padronização. Quando ele entra em uma loja de uma franquia ele espera encontrar a mesma qualidade de atendimento e os mesmos produtos que encontrou em sua visita anterior, seja na mesma ou em outra loja.

Portanto, a franqueadora precisa ter as ferramentas certas, e fornecer um suporte eficiente ao franqueado, para assegurar que todas as suas unidades estão operando conforme as práticas estabelecidas pela marca.

b) Nova geração de consumidores

Nascidos na era digital, os “Gen Z” – aqueles nascidos de entre a segunda metade da década de 1990 e 2010, já fazem parte do mercado consumidor e têm outra forma de fazer suas compras, acompanhando principalmente as tendências tecnológicas, como compras pela internet e apps, gastos com eletrônicos e games e pagamentos com tecnologia de aproximação.

Ao se informarem pelas redes sociais, confiam nas avaliações de outras pessoas e buscam marcas que compartilhem de valores parecidos com os seus. Segundo a pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy, 83% dos brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais.

Esse posicionamento e construção de um relacionamento mais próximo no franchising pode ser obtido através de um Portal de Comunicação próprio da rede, onde conteúdos de campanhas e marketing, não só podem ser divulgados, como também podem ser personalizados pelos franqueados para melhor se adequarem às características de seus clientes e tipo ou tamanho de operação – loja ou quiosque, dentro de shoppings centers ou na rua, outlet ou megastore.

c) Os interesses dos consumidores

Em diversas datas comemorativas os interesses dos consumidores podem variar, na Páscoa por exemplo, não é só chocolate que eles pretendem comprar, as buscas no *Google indicam que 80% pesquisam por “lembrancinhas” durante a Páscoa, o que é uma grande oportunidade para as redes de franquias de outros segmentos aproveitarem para impulsionar a oferta de seus produtos, tais como roupas, calçados, acessórios, flores, alimentos e bebidas que são outras categorias que costumam se beneficiar nesta data.

*68% dos consumidores vão comprar presencialmente

Como a ampla maioria dos consumidores fazem as suas compras de maneira presencial na Páscoa, seja em mercados, atacados, varejistas ou em lojas físicas, um fator importante para a experiência do cliente é a qualidade do atendimento.

Como a ampla maioria dos consumidores fazem as suas compras de maneira presencial na Páscoa, seja em mercados, atacados, varejistas ou em lojas físicas, um fator importante para a experiência do cliente é a qualidade do atendimento.

Portanto, treinar as equipes das lojas e mantê-las alinhadas para agir em conformidade com os padrões da marca é fundamental. Durante a correria para se preparar para tantas datas comemorativas seguidas, uma ferramenta de treinamento EAD é uma forma ágil e eficiente de manter os treinamentos da rede sempre atualizados.

  • Veja também como a franqueadora pode se preparar para o treinamento dos franqueados neste artigo.

11 Curiosidades sobre a data da Páscoa

Que a Páscoa é uma das principais celebrações do Brasil você já sabe. Mas, você conhece todas estas 11 curiosidades sobre a data? Acompanhe:

1- A Páscoa é uma festa móvel, o que significa que sua data não é fixa em relação ao calendário civil.

2- A Páscoa é sempre celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono.

3- É a partir da Páscoa que todas as outras datas do calendário são estabelecidas. Dois dias antes do domingo de Páscoa é a Sexta-Feira Santa. Quarenta dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas e 43 dias antes é o Carnaval.

4- A Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril.

5- A Páscoa de 2008 aconteceu mais cedo, no dia 23 de março. A última vez em que isso ocorreu foi em 1913. A próxima vez que a Páscoa ocorrerá em 23 de março, será no ano 2228.

6- A palavra “Páscoa” chegou ao português através do latim e, antes do grego “pascha”, no sentido de pastagem ou alimento, por ser o momento de terminar o jejum da Quaresma.

7- A tradição dos ovos de chocolate na Páscoa foi iniciada pelos franceses no século XIX, que esvaziavam ovos de galinha e os recheavam com chocolate para presentear alguém.

8- Um estudo mostrou que 76% das pessoas que comem um coelho de chocolate começam mordendo as orelhas, 5% pelos pés e 4% pelo o rabinho do coelho.

9- O Brasil é o segundo maior produtor de ovos de Páscoa no mundo. A produção recorde foi registrada em 2013, com um total de 18 mil toneladas.

10- O Brasil ocupa também o segundo lugar no ranking mundial de consumo de chocolate na forma de ovos de Páscoa.

11- A Páscoa é a sexta data comemorativa mais relevante do calendário do varejo nacional.

A Páscoa é um período de grande movimentação nas lojas e uma oportunidade para aumentar as vendas. Para aproveitar ao máximo esse momento, assim como em qualquer outra data comemorativa, é essencial que as franqueadoras estejam preparadas e adotem estratégias eficazes.

Entre as principais está o planejamento do abastecimento dos estoques das lojas, que precisam estar prontos para atender as necessidades dos clientes.

Para melhor acerto da escolha do mix de produtos, por exemplo, é importante fazer uma análise de demanda do mesmo período de anos anteriores, fazer o planejamento de compras para cada unidade com base nessa avaliação e fazer a gestão contínua dos níveis de estoques das unidades da rede.

A gestão de compras das unidades é um dos processos mais complexos em uma rede de franquias por envolver diversas áreas e relacionamentos. Por isso, para te ajudar, conte com o apoio das ferramentas certas e suas soluções para controlar em tempo real as entradas (sell in) e saídas de produtos (sell out), realizando pedidos automaticamente para cada loja e canais de vendas da rede.

  • Veja mais sobre o uso desta ferramenta no franchising aqui.

Como superar os desafios da gestão de uma rede de franquias e garantir boas vendas

Como vimos, a Páscoa é uma das datas sazonais mais relevantes para o varejo na primeira metade do ano e que pode ser pensada de forma estratégica pelas franqueadoras para aumentar o faturamento da rede e fidelizar os clientes.

Entre as ações que podem contribuir para esses objetivos na rede está oferecer experiências positivas de compra, corresponder às expectativas dos clientes que estão cada vez mais exigentes, compreender seus hábitos de compra e desenvolver uma abordagem mais individualizada de atendimento.

Dar atenção a esses desafios é fundamental para qualquer empresa, especialmente porque estes podem ser importantes diferenciais competitivos para a sua marca – algo que está cada vez mais difícil de se conquistar devido à forte concorrência.

Entretanto, superá-los não é uma tarefa fácil, ainda mais para uma rede de franquias que precisa lidar diariamente com desafios que envolvem a padronização, o suporte operacional, a comunicação e o relacionamento da rede, por exemplo.

Por estes motivos, para você se diferenciar e conquistar a preferência de seus clientes, não apenas nas datas comemorativas, como também no ano todo, saiba que a melhor maneira de chegar a este patamar é apostando na tecnologia como aliada da sua rede de franquias.

Para te ajudar a aproveitar as oportunidades que surgirem, contar com um universo de soluções criado por quem entende de franchising e que está há tanto tempo atuando para o sucesso de grandes marcas da Moda, de Alimentos ou Serviços é o melhor caminho.

Entre os módulos que podem ser implementados na gestão da sua rede de franquias, destacamos:

I- Comunicação e Relacionamento: um Portal do Franqueado com a identidade própria da marca para informar, distribuir conteúdo, comunicar as estratégias e ainda manter uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF) para gerenciar as solicitações e demandas da rede de forma centralizada.

II- Marketing: produzir materiais com conteúdos customizados para as necessidades de cada unidade da rede, reduzindo o tempo de resposta para as demandas e dando maior agilidade e alcance das campanhas da marca.

III- Padronização: garantir que os padrões da rede sejam mantidos através do treinamento dos franqueados e equipes de loja que podem ser realizados de maneira remota para ganho de tempo com Auditorias e Checklists online.

IV- Suprimentos: gestão de produtos e fornecedores para as unidades da rede e canais multimarca da marca, com sugestões de pedido e reposição automática para reduzir rupturas de estoque em um sistema único para o franchising.

Além de serem ferramentas para uso estratégico na rede e que podem se integrar a outros sistemas que você já possui, elas oferecem inúmeras vantagens para a gestão e relacionamento da franqueadora, entre elas estão:

– Implantação segura e ágil para o alcance de toda a rede;

– Acesso aos diversos níveis hierárquicos com login individual;

– Interface com a identidade visual da sua marca para garantir maior motivação e engajamento;

– Notificações por interesse ou área responsável;

– Contar com a experiência de quem entende de franchising para auxiliar na adoção da solução.

Você já pensou em como a rotina da sua rede de franquias seria diferente caso ela tivesse à disposição todos esses recursos?

Seja referência nos resultados da gestão da sua rede de franquias com o uso das ferramentas certas!

Entre em contato e conheça um universo de soluções para a gestão da sua marca, em seus diferentes momentos e necessidades.

Aproveite e saiba mais sobre a mais avançada plataforma criada por quem entende de franchising e aproveite para acompanhar as tendências do franchising e do varejo  conosco.

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Esperamos que tenha gostado deste artigo e até a próxima!