Dia do Consumidor: pode ser a “Black Friday” do 1º semestre para renovar os estoques

O Dia Mundial do Consumidor, é comemorado anualmente no dia 15 de março e foi criado como uma forma de reforçar a importância e celebrar os direitos conquistados pelos consumidores no decorrer dos anos.

Apesar de ser reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1985, a data só foi integrar o calendário do varejo brasileiro a partir de 2014, especialmente pelas lojas online. 

Com o passar dos anos, foi ganhando cada vez mais o interesse tanto dos consumidores quanto para os lojistas, até chegar ao ponto em que hoje é uma das datas comemorativas mais rentáveis da primeira metade do ano, sendo inclusive apelidada de “Black Friday do primeiro semestre” – devido a seus descontos, ofertas, promoções, volume de vendas e oportunidades para o varejo.

Além disso, ela tem o papel estratégico de aquecer as vendas que historicamente são baixas nesse período “pós-carnaval” e que antecede a Páscoa. Sua importância é tanta que as ações promocionais e as compras não ocorrem apenas no dia 15, acontecendo também durante toda a semana ou, em alguns casos, durante o mês – no Brasil, já virou a Semana do Consumidor. 

Para 2024, as expectativas estão ainda mais positivas. Isso porque o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) projeta crescimento nominal de 6% para as vendas no primeiro trimestre, com o mês de março liderando essa alta, principalmente nos segmentos de alimentos e bebidas (6,1%), vestuário (6%) e móveis e eletrodomésticos (3,8%).

O Dia do Consumidor representa muitas oportunidades para o varejo como um todo, mas principalmente para as redes de franquias. Não apenas para expressar a sua gratidão, impulsionar suas vendas, atrair novos clientes, criar laços de fidelidade, encantá-los na loja e conquistar a sua preferência, como também para “limpar” os estoques das coleções de verão e de produtos que não foram vendidos no Natal.

Portanto, para aproveitar ao máximo as datas sazonais e alcançar os melhores resultados, é fundamental saber o que esperar dela, conhecer as tendências de consumo dos consumidores e investir nas melhores práticas e soluções para cada tipo de negócio, em especial o franchising.

Continue conosco e confira neste artigo:

  • Como corresponder às expectativas do Consumidor da sua rede de franquias
  • Como diferenciar a sua marca da concorrência e aproveitar o momento
  • Como a franqueadora se prepara para vender mais o ano todo

Boa leitura!

Como corresponder às expectativas do Consumidor da sua rede de franquias

Ao contrário de outras datas como o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados em que os produtos são comprados para presentear alguém, no Dia do Consumidor, a intenção do cliente na maioria dos casos é de se auto presentear.

Por este motivo, os segmentos que lideraram as vendas na data são:

– Moda (R$ 13,2 milhões);

– Saúde & Beleza (R$ 3,5 milhões);

– Acessórios (R$ 2,8 milhões).

Além dos destaques específicos do Dia do Consumidor, vale a pena também reforçar as tendências de consumo que podem ser muito úteis e complementar as estratégias de vendas da sua rede de franquias. Estudo da Opinion Box, apontou algumas tendências para o varejo em 2024. Entre elas estão:

– Canais escolhidos: 77% dos entrevistados optaram por fazer compras online, 67% nas lojas físicas e 45% em aplicativos;

– Marketplaces: Mais de 70% das compras online têm sido feitas em marketplaces e dos mais de 2 mil entrevistados, 90% costumam comprar em shopping virtual;

– Social commerce: 48% das pessoas já realizaram alguma compra pelo Instagram;

– Experiências nas lojas física: a possibilidade de ver, tocar e provar itens é o que mais atrai o cliente para as lojas físicas;

Omnichannel: 77% dos consumidores gostam que as lojas físicas e virtuais estejam integradas;

Experiência personalizada: 72% dos compradores esperam que as empresas os reconheçam como indivíduos únicos e que elas sejam capazes de identificar seus interesses particulares.

E se você estiver pensando em como aproveitar o momento para aplicar tudo isso na sua rede de franquias e se diferenciar da concorrência, siga conosco para descobrir!

Como diferenciar a sua marca da concorrência e aproveitar o momento

Como apresentamos no tópico anterior, mesmo com o crescimento e preferência dos consumidores pelos canais de compra online (loja virtual, marketplace, aplicativo e Instagram), as lojas físicas seguem sendo muito relevantes para dois terços dos compradores.

Atualmente, ter um negócio não é mais sobre apenas vender produtos para quem busca por eles, é também sobre criar relacionamentos duradouros com os clientes, encantando-os em cada contato.

Os consumidores esperam por uma experiência personalizada, esta é uma demanda que veio para ficar.

Isso está comprovado em dados. No relatório CX Trends 2023 da Opinion Box, 83% dos entrevistados afirmaram que quando têm uma boa experiência com uma marca fazem questão de elogiá-la publicamente ou indicá-la para amigos e familiares. Por outro lado, uma experiência ruim é motivo de desistência para 65% e nem precisa ser diretamente com eles, 52% afirmaram que, se algum amigo ou conhecido tem uma experiência negativa com uma marca, eles deixam de consumi-la.

Portanto, se sua marca deseja se destacar, precisa investir na experiência. Uma estratégia para isso é oferecer conteúdos, comunicações, recomendações, ofertas e experiências únicas para cada cliente. 

Nesse contexto, é fundamental ter uma base de dados robusta para que você possa conhecer e entender ao máximo sobre as preferências e hábitos de cada um de seus clientes, personalizando assim suas estratégias para que se adequem aos gostos dos deles e gere experiências positivas, não apenas durante a compra, como também no “pré” e “pós” compra.

Ou seja, a comunicação tem que ser eficiente, com os clientes e com os franqueados, para que haja padronização nas campanhas e que ao mesmo tempo respeite as particularidades de cada tipo de operação. 

Por este motivo, uma avançada plataforma de gestão para sua rede de franquias é essencial para comunicar as ações de marketing, gerenciar do trabalho da equipe interna ou terceirizada, produzir materiais customizados automaticamente e centralizar dos pedidos de fornecedores homologados, reduzindo o tempo de resposta para as demandas da rede, dando maior agilidade e alcance das campanhas da marca em todas as unidades.

E se estamos falando de experiência, não podemos deixar de ressaltar a importância das lojas físicas, tendo em vista que este é o canal que mais se beneficia deste tipo de estratégia, pois, podem ser trabalhados os sentidos do consumidor, além de ajustes pontuais imediatos a depender do comportamento do cliente na loja.

Quer um exemplo? A abordagem na loja, que pode ser mais passiva ou mais ativa, conforme as “reações” que o cliente demonstra. Essa capacidade de adaptação pode ser desenvolvida e trabalhada nos treinamentos da rede, para ganho de tempo e praticidade, e eles podem ser feitos na modalidade EAD, por exemplo.

Por fim, é importante se preparar e dar atenção especial ao estoque. Mesmo sendo uma oportunidade para vender aqueles produtos que “ficaram parados”, é necessário estar com os estoques preparados para lidar com a demanda sazonal, afinal de contas, uma das coisas que mais frustram o cliente é quando ele vai atrás de um item e não o encontra. 

Assim como o franqueado fica desapontado quando, após o período de vendas, percebe que ainda sobram muitos itens em sua loja. Por isso, a quantidade de produtos no estoque deve estar na medida, nem demais, nem de menos.

Sendo assim, contar com o apoio das ferramentas certas para fazer a previsão dos estoques e realizar pedidos automaticamente é uma forma de evitar rupturas e excessos de produtos, que podem gerar  prejuízos pela perda de vendas.

Como a franqueadora se prepara para vender mais o ano todo

Embora o Dia do Consumidor esteja consolidado como uma das principais datas do varejo, há alguns desafios que as lojas precisam superar para poderem atrair, fidelizar e proporcionar uma boa experiência de compra para os consumidores o ano todo. 

Afinal de contas, as comemorações de março podem te ajudar a causar uma boa primeira impressão, conquistar quem já te conhece e preparar suas lojas para os períodos futuros, como na venda de coleções antigas, abrindo espaço para as peças de meia estação.

Sendo assim, contar com o apoio da tecnologia na gestão da rede se torna algo muito importante. Através da implantação de soluções capazes de suprir as demandas e dar cobertura às operações no dia a dia, é possível ser mais eficiente e impulsionar suas estratégias.

Agora que você já conhece as principais tendências e como se diferenciar, que tal conhecer as melhores soluções para a sua rede de franquias?

Veja 4 possibilidades que uma avançada plataforma para uso estratégico na sua rede de franquias, desenvolvida por quem atua desde 2007 criando soluções para impulsionar o crescimento de empresas que operam pelo modelo de franchising e que pode transformar sua gestão atendendo aos requisitos legais e de TI da franqueadora:

1. Comunicação e Relacionamento – um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento e compartilhar conteúdos de maneira ágil.

2. Operações – treinamento de todos os participantes da rede de modo EAD com avaliação ao final, acompanhamento em tempo real da evolução dos participantes e possibilidade de atualização dos conteúdos quando quiser.

3. Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos para as lojas da rede ou multimarcas para que seus estoques estejam sempre abastecidos com uma quantidade adequada de produtos.

4. Marketing – produzir materiais customizados automaticamente para reduzir seu tempo de resposta para as demandas da rede a qualquer momento.

Esteja preparada para os momentos que vão impactar as suas vendas! Aproveite e confira mais aqui neste artigo.

Entre em contato e descubra como podemos te ajudar a ter melhores resultados e sucesso em suas estratégias no ano todo!

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Até a próxima semana!