No Brasil, o fim do primeiro semestre do ano traz consigo não apenas o início do inverno, mas também as tradicionais festas juninas e as liquidações, que impactam muito as vendas do varejo, principalmente dos setores de Moda, Alimentação/Gastronomia, Turismo e Serviços.
As festas juninas com danças e comidas típicas, vão muito além das tradições culturais da festividade, pois já se tornaram um momento de grande movimento para o varejo, e vai muito além da região Nordeste do país.
Prova disso é que em 2023, segundo dados da Rede – empresa de meios de pagamento, as celebrações de São João estimularam uma alta de consumo no varejo em todo o país com um aumento de 24% no faturamento e 28% nas transações entre os dias 23 e 25 de junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Seja por causa das datas comemorativas ou por necessidades individuais de determinado segmento ou marca, as liquidações estão cada vez mais presentes no calendário do varejo brasileiro, sendo muito aguardadas tanto pelos consumidores quanto pelos próprios lojistas.
Uma das mais esperadas são as liquidações de inverno, que começam após o Dia dos Namorados e vão até o fim de julho, para as lojas tentarem vender tudo o que têm!
Mais do que isso, na Moda, elas também têm o importante papel de “regular” os estoques, afinal de contas, as marcas que atuam no fast fashion já estão com a cabeça em setembro (quando começa a primavera), por isso, estão buscando vender o que é da coleção atual e, principalmente, do que ainda sobrou da anterior, para liberar espaço e começar a preparar suas lojas para a chegada das novas peças.
No varejo, estoque parado é dinheiro perdido!
Informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o faturamento do 1º trimestre no franchising em 2024, já demonstram um crescimento em relação ao mesmo período de 2023.
De acordo com o estudo, o período apresentou alta de 19,1% no faturamento comparado ao primeiro trimestre de 2023 e 39,6% sobre 2022, com todos os segmentos apresentando variações positivas. Se pegarmos o recorte dos últimos 12 meses, o aumento foi de 14,3%. Além do mais, as projeções para o ano são de crescimento de 10% no faturamento, 5% no número de redes e 5,5% na quantidade de operações.
Portanto, ainda há muito o que aproveitar no finalzinho do primeiro semestre com as liquidações de inverno que já estão movimentando as lojas e ajudam as marcas de todos os segmentos a cumprirem com seus objetivos e renovarem seus estoques.
Já que as vendas importam muito, vamos explorar mais neste artigo sobre as liquidações, a sua importância para esta época, além de trazer algumas dicas sobre como fazer queimas de estoque sem perder dinheiro e como as ferramentas certas podem aquecer as vendas da sua rede de franquias.
Acompanhe os tópicos do texto:
- Por que fazer liquidações nas lojas?
- Para o consumidor, o que vale a pena comprar na liquidação?
- Como fazer liquidação sem perder dinheiro?
- O uso das ferramentas certas para aquecer as vendas da sua rede de franquias
Boa leitura!
Por que fazer liquidações nas lojas?
As liquidações, também chamadas de queima de estoque, são eventos estratégicos utilizados por varejistas dos mais diversos segmentos para gerir seus estoques e adequá-los da maneira que melhor se encaixem com seus propósitos, através do escoamento de determinados produtos gerado pela redução significativa dos preços dos respectivos itens.
Seus objetivos podem ser variados e vão depender das necessidades de cada marca. No geral, os benefícios de fazer liquidações envolvem:
– Garantir uma maior rotatividade de produtos;
– Vender produtos que estão parados em estoque;
– Liberar espaço nas lojas para novos itens e coleções;
– Aquecer as vendas de alguns produtos em um período que eles teriam baixa demanda;
– Reduzir prejuízos com a perda de produtos;
– Incentivar as compras por impulso;
– Estreitar o relacionamento com sua base de clientes;
– Aumentar o fluxo de clientes nas lojas;
– Chamar a atenção de potenciais clientes.
Por tudo isso, as liquidações, representam a oportunidade não só de renovar os estoques das lojas, como também é uma estratégia muito eficiente para atrair novos clientes e vender mais!
Isso é algo muito importante para um momento em que a confiança dos consumidores está tão alta.
O setor de moda se destaca durante as liquidações de inverno
Todos os segmentos podem aproveitar este período do ano para criar uma queima de estoque, afinal de contas, estamos no meio do ano e este pode ser um divisor entre o que é “antigo” e o que é “novidade”. Entretanto, quem mais faz uso desta estratégia e sabe como aproveitá-la é a Moda.
Isso porque este segmento é fortemente influenciado pelo clima e, consequentemente, pelas estações do ano. Como agora em junho se inicia o inverno, as marcas da moda, especialmente as que atuam no fast fashion, já estão pensando mais para frente na primavera. Em vista disso, estão buscando preparar suas lojas e respectivos estoques para terem espaço para receberem em um futuro próximo as novas peças das coleções de primavera que vão encantar os clientes.
As liquidações podem ser muito bem aproveitadas pelas marcas que atuam pelo sistema de franquias. Pois, apesar dos desafios gerados pelas particularidades das operações do franchising, elas são capazes de auxiliar na gestão do estoque das lojas, gerando caixa para as unidades, aumentando o fluxo de clientes dentro das lojas e possibilitando a construção de novos relacionamentos e oportunidades para toda a rede.
Assim, o uso de ferramentas próprias pode ser um grande diferencial para a sua marca, oferecendo as soluções mais adequadas ao setor, tanto para a franqueadora quanto para os franqueados impulsionarem suas vendas durante os períodos de liquidação.
Para o consumidor, o que vale a pena comprar na liquidação?
Foi dada a largada para as liquidações de inverno!
Como comentamos, esta ação é muito utilizada para que sejam zerados os estoques de alguns produtos da loja e para liberar espaço para a chegada de novos itens. Na moda, por exemplo, em julho costumam ser vendidas as peças de inverno, para que as lojas possam começar a receber as coleções de primavera em agosto.
Porém, outro objetivo desta estratégia é recuperar o volume de vendas que era esperado para um determinado momento, mas as expectativas não foram concretizadas.
O que também pode ser utilizado neste ano pela Moda, já que, devido às altas temperaturas apresentadas durante o outono e pelas previsões de temperaturas acima da média para o início do inverno, não impulsionaram as vendas dos casacos mais pesados, logo, esta também é uma oportunidade para diminuir os prejuízos.
Então, o que vender durante a liquidação?
Um dos maiores desafios dos varejistas é definir quais produtos colocar em liquidação. A solução mais “óbvia” é selecionar os produtos que sejam mais antigos e os que possuem baixo giro – já que os de alto giro podem se vender “sozinhos”, sem a necessidade de dar mais estímulos, e os que possuem maior custo de armazenagem – pois quanto mais tempo ficarem e seus estoques, mais custos eles vão gerar.
Porém, não são apenas esses critérios que devem ser levados em consideração na hora de preparar o seu mix de produtos que vão fazer parte dessa ação. Isso porque, para vender, não basta somente abaixar os preços, o cliente também precisa enxergar valor nos produtos e perceber vantagens em comprar naquele momento.
Por este motivo, é fundamental conhecer o seu cliente e entender o que ele está buscando. Geralmente, os produtos que mais valem a pena para os consumidores comprarem nas liquidações são:
a) Produtos que não sejam sazonais, como peças básicas, “coringas”, atemporais e fora de modismos, pois poderão ser reutilizados por muitos meses ainda e poderão se adaptar a outras coleções e tendências de consumo futuras;
b) Roupas de adultos, já que este público possui uma numeração “fixa”, o que diminui as chances de perder as peças porque ficaram pequenas;
c) Não são apenas roupas são colocadas na liquidação, mas também Acessórios, como bolsas, cintos, sapatos, carteiras, óculos, correntes, brincos, pulseiras etc. por exemplo, já que não dependem de tamanho e são muito versáteis para complementar diversos looks.
d) Roupas e calçados infantis são outros bons exemplos, só que por outro motivo. Neste caso, como as crianças perdem tudo muito rápido, dá tanto para comprar peças apenas porque estão baratas e mesmo que ela seja utilizada por pouco tempo, o prejuízo se torna menor, quanto para comprar tamanhos maiores que estejam com bons preços e guardar para usar depois.
e) Produtos diversos que incluem também brinquedos, eletrônicos, casa e decoração e produtos de consumo, como cosméticos e beleza, que são ótimas opções para presentear.
O estoque é a peça-chave para a liquidação. Sendo assim, é preciso dimensionar o seu estoque antes de pensar nas suas ações de vendas. Para isso, você precisa ter informações confiáveis, sobre a quantidade de produtos que cada uma das lojas da sua rede possui, para eliminar o risco de ficar com itens encalhados em estoque ou de vender mais do que tem para entregar.
Portanto, um software de gestão é a sua melhor alternativa para coletar, armazenar e deixar ao seu alcance a todo momento dados relevantes sobre as vendas da sua rede de franquias, para te ajudar a compreender quais são os produtos que têm maior e menor saída, além de quais são mais procurados em cada período do ano.
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Como fazer liquidação sem perder dinheiro?
As tradicionais liquidações de inverno são sempre muito aguardadas pelos consumidores, especialmente por causa dos descontos. Portanto, as lojas precisam estar preparadas para atender a essa demanda e se planejar cuidadosamente para esse período para evitar prejuízos.
Pode até parecer contraditório, porém, vendendo muitos produtos a preços bem abaixo do que seria o ideal, ainda é possível aproveitar a situação. Seja pelo ganho de escala, vendas que, em condições normais, não aconteceriam, vendas adicionais de produtos que não estão em liquidação, aumento da base de clientes, liberação de espaço, entre outros.
As liquidações e queimas de estoque se apresentam como uma oportunidade para reforçar as vendas
Com a recente valorização das experiências de compra omnichannel pelos consumidores brasileiros, realizar as liquidações somente na loja física ou na online, faz com que elas se tornem menos atrativas. Sendo assim, o on e o off, precisam estar juntos!
Por isso a atenção deve ser redobrada, já que o contato com a marca, nos diversos canais de vendas podem impactar a experiência de compra do cliente, em relação a preço e estoque – disponibilidade de produtos anunciados, por exemplo.
Portanto, é a oportunidade perfeita para investir e aproveitar o momento para estreitar o relacionamento, com uma boa comunicação e atenção aos interesses do cliente, para proporcionar a melhor experiência na sua jornada de compra e poder conquistar e fidelizar.
Para aumentar as vendas e evitar perda de dinheiro com as liquidações em 3 passos:
1- Planejar as ações
Toda liquidação, assim como qualquer outra ação de venda/marketing, deve começar pelo planejamento.
Durante as queimas de estoque, é importante levar em consideração e definir entre outros pontos: as datas de início e fim, os produtos que receberão descontos, qual será o percentual dos descontos, as metas para o período, como será a comunicação etc.
Tudo isso com base no cenário atual da sua rede e as características do seu público-alvo.
O diferencial competitivo da sua marca nestes 4 pontos de atenção
2- Entender o comportamento do consumidor
Durante a jornada de compra do cliente, ele sempre está em busca de algo e é exatamente que você precisa oferecer a ele.
Por isso, é fundamental entender o comportamento do consumidor – que, nas liquidações, possui uma particularidade: ele quer preço baixo e descontos!
Isso é algo esperado, já que esta é a principal característica deste tipo de evento, entretanto, isso não significa que você deva oferecer apenas isso. Cada cliente é único e deve ser tratado com algum nível de personalização. Sendo assim, além de atender às suas expectativas ao entrar na loja ou no site, a marca precisa estar pronta para superá-las.
Você também pode se beneficiar das compras por impulso, visto que, muitas vezes o cliente não está em busca de algo em específico, e sim de aproveitar a melhor oportunidade que encontrar.
Mais da metade dos brasileiros (52%) assume que já fez pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses.
3- Focar no atendimento
As liquidações em geral sempre atraem mais pessoas do que em “dias normais”. Por este motivo, suas equipes de loja precisam estar prontas para dar conta deste maior fluxo.
Independente da época, o atendimento é sempre um dos principais fatores que impactam na experiência do cliente. Isso não é diferente durante as queimas de estoque.
Apesar de os consumidores estarem mais preocupados com os preços e com os produtos, o atendimento ainda é relevante e se não for adequado, pode pôr tudo a perder.
Por esta razão, treinar o pessoal da loja é fundamental para oferecer um bom atendimento, dentro dos padrões da marca, e, por consequência, gerar mais vendas e conquistar o cliente para que ele retorne no futuro.
Por estes motivos, nas semanas que antecedem as liquidações, reforçar os pontos-chave da liquidação pode fazer toda a diferença para a franqueadora aproveitar as oportunidades deste momento. Desse modo, contar com as soluções desenvolvidas para o franchising e que se adequam às suas necessidades, pode ser um diferencial na sua rede e uma vantagem competitiva da marca.
Conheça mais a seguir.
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O uso das ferramentas certas para aquecer as vendas da sua rede de franquias
Quem está ativamente no varejo, percebe que a competição entre as empresas está cada vez mais acirrada e a concorrência mais ampla. Em um cenário em que as liquidações são cada vez mais esperadas pelos consumidores e mais utilizadas pelas marcas para atrair, encantar e reter o cliente na loja.
Para se diferenciar dos demais, se destacar para os clientes e ter sucesso nas queimas de estoque da sua rede de franquias, dar descontos altos e colocar uma comunicação grande na vitrine não é o bastante. A experiência do cliente e a padronização das lojas seguem sendo fundamentais, pensando em relacionamentos de longo prazo, que não vão se basear apenas em preço baixo.
Por este motivo, é um grande diferencial para você ter à disposição as ferramentas certas para impulsionar os resultados e encantar, tanto o cliente que está tendo o primeiro contato com a marca agora, quanto aquele que já a conhece a bastante tempo e está acostumado a receber um padrão de serviço e atendimento.
Entre as possibilidades que um universo de soluções para o franchising podem oferecer, destacamos:
I. Portal de Comunicação e Marketing
Um Portal de Comunicação e Marketing é fundamental para a rede, pois os dois planos (de comunicação e marketing) são vitais para o sucesso das estratégias de atrair clientes para a loja, divulgar as ações da marca e apoiar o franqueado. Tudo isso se comunicando com dois públicos distintos: o externo – diretamente com os clientes, e o interno – com os franqueados e equipes de loja.
Assim, com a utilização de uma plataforma própria da rede, com identidade da visual da sua marca, para engajar e motivar todos os envolvidos, é possível comunicar as ações de marketing, fornecendo materiais customizados para as necessidades específicas de cada região geográfica e tipo de operação da unidade, além de reduzir o tempo de resposta para as demandas da rede, fazendo com que a franqueadora dê um suporte mais eficiente a seus franqueados.
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II. Checklists e Auditorias
Não é porque o número de visitantes tende a ser maior durante as liquidações, que elas não precisam seguir os padrões estabelecidos pela franqueadora.
Afinal de contas, mesmo que sejam lojas diferentes, os percentuais de descontos, itens em promoção, disposição dos produtos na loja, ações promocionais, comunicação na vitrine, sinalização dentro da loja etc., precisam ser os mesmos para que todos os clientes tenham as mesmas experiências positivas, ou ainda para que nenhum cliente fique frustrado por saberem que outra pessoa comprou o mesmo produto, com a mesma marca, só que por um preço inferior/ com maior desconto.
Para garantir a padronização nesses períodos, o uso de checklists e auditorias em apoio à consultoria de campo é um caminho seguro para avaliar os pontos críticos das operações, com a agilidade e confiabilidade que a sua rede precisa durante esse período.
- Saiba mais em: Checklist: a ferramenta para manter os padrões das franquias e garantir a melhor experiência do cliente na loja
III. Central de Atendimento ao Franqueado (CAF)
É natural que durante ações sazonais, como as liquidações de inverno, os franqueados tenham algumas dúvidas sobre como proceder durante o momento, seja sobre a exposição, comunicação, divulgação, duração, os descontos etc.
Assim, o CAF é um canal eficiente para prestar o suporte de maneira ágil e manter as interações constantes e centralizadas com os franqueados, tirando dúvidas e coletando feedbacks, por exemplo.
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IV. Showroom
Uma solução que possa aliar a distribuição de produtos na gestão dos canais de vendas da marca é o uso de um showroom virtual para pedidos, que pode ser utilizado pelos próprios franqueados ou por representantes comerciais.
A vantagem desta ferramenta é que, além de maior agilidade e influência na decisão de compra, tudo isso fica em um ambiente próprio da marca, com suas especificações, com cadastro de produtos, gerenciamento de pedidos e de fornecedores, política comercial e regras de negócio, por exemplo.
V. Treinamentos
os treinamentos são uma maneira eficiente na transferência de know-how da franqueadora para os franqueados e integrantes das equipes de loja, garantindo que eles saibam exatamente o que fazer e como fazer na gestão e em cada etapa dos processos de atendimento e da venda, inclusive durante as ações sazonais. Isso envolve desde a abordagem inicial, até o pós-venda.
Eles podem ser feitos a distância (EAD), em um ambiente totalmente personalizado com conteúdo próprio e identidade da marca, com acompanhamento e avaliação da franqueadora para garantir que todos estejam preparados em suas operações.
- Leia também: Treinamento para os Franqueados: a franqueadora precisa estar pronta para dar suporte aos franqueados
Nossa especialidade é o seu negócio! Por isso, somos únicos no que fazemos pela sua rede de franquias.
Neste artigo, buscamos explorar tanto as características centrais e objetivos de uma liquidação, como explanar os motivos pelos quais elas podem ser tão benéficas para os lojistas e consumidores, bem como para as redes de franquias como um todo, além de trazer alguns pontos de atenção que devem ser levados em consideração antes de colocar essa estratégia em prática.
Isso porque as queimas de estoques são mais do que somente ações para limpar as lojas, “se livrando” de produtos que ficaram parados em estoque, elas servem também para aumentar o fluxo de clientes dentro das lojas, conquistar novos clientes, vender mais, diminuir prejuízos e até mesmo faturar mais durante um período que seria de baixa nas vendas.
Para alcançar todos esses benefícios é fundamental que todos na rede estejam cientes das estratégias, das metas e engajados para atingir os objetivos da franqueadora.
Dessa maneira, as ferramentas criadas por quem entende de franchising e está atuando há tanto tempo buscando as melhores soluções para os desafios da sua rede de franquias, são grandes diferenciais para a sua marca não só para as liquidações de inverno, mas durante o ano todo!
Um software com múltiplas soluções apoia a franqueadora na gestão da rede, tais como na comunicação com os franqueados, treinamento das equipes de loja, monitoramento dos estoques, análise de dados, auditorias das lojas, suporte aos franqueados e muito mais.
Faça como outras grandes marcas do franchising! E conte com um universo de soluções, que tem como objetivo o sucesso do seu negócio em seus diferentes momentos e necessidades, independente do tamanho da rede e da quantidade de unidades ou de usuários.
Entre em contato para ter mais facilidade na gestão da sua rede de franquias com soluções para todas as áreas da franqueadora.
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Até a próxima!