Uma gestão de resultados tem como objetivo ser mais eficiente. Essa estratégia tem como prioridade alcançar os melhores resultados em todos os processos de uma organização.
Em algumas empresas, é possível ver áreas que não interagem ou não se comunicam para trocar ideias ou experiências sobre suas atividades, necessidades e planejamento. Essa falta de integração é prejudicial para os objetivos da gestão, independentemente do segmento ou porte. Afinal de contas, como pode ser possível alcançar um objetivo, se cada equipe está se empenhando para atingir metas diferentes?
No varejo a aproximação dos departamentos, como marketing, vendas, recursos humanos e financeiro, é fundamental para que a marca se mantenha coesa, com todos na mesma página, para terem êxito em suas estratégias.
O mesmo acontece no franchising, onde franqueadora, franqueados e equipes das diversas áreas precisam estar em sintonia para serem bem sucedidos no mercado que mais cresce no Brasil!
Por isso, é importante manter um bom relacionamento e uma comunicação constantemente reforçada através de interações entre as áreas, grupos de pessoas e indivíduos responsáveis por processos que impactam os resultados do negócio.
Sabemos que, entre os principais objetivos do sistema de franquias, está a expansão da rede e, quanto mais eficiente e ágil puder ser esse processo, de atração de interessados até o início das operações da nova unidade, melhor para o sucesso da marca.
Entretanto, não se pode pular etapas para isso, especialmente, no momento de apresentar o seu negócio e preparar franqueados e equipes para o dia a dia operacional.
Sendo assim, outro ponto que merece ser destacado é que parte dessa falta de interação é devido a ausência de ferramentas e estratégias para a gestão, como um eficiente suporte operacional para manter todos bem treinados, informados e integrados com os objetivos da marca.
Por isso, no franchising, a gestão da franqueadora necessita de soluções capazes de suprir as demandas das suas operações e superar todos os desafios para garantir os pilares do negócio, como a padronização, relacionamento, treinamento, expansão, comunicação, suprimentos, entre outros de igual importância que fazem parte de uma rede de franquias.
Quer saber quais são as melhores maneiras de garantir os bons resultados na gestão da sua rede de franquias?
Então continue sua leitura. Neste artigo você verá:
- Quais estratégias que contribuem com os resultados da franqueadora?
- Principais pontos de atenção para a interação das áreas na gestão das redes de franquias
- As melhores soluções para uma gestão eficiente da franqueadora
- A tecnologia como principal aliada da gestão e resultados da marca
Boa leitura!
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Quais estratégias que contribuem com os resultados da franqueadora?
Como comentamos, a gestão do franchising possui processos muito similares aos de qualquer outra empresa, só que conta com algumas particularidades. Entre elas está a quantidade de áreas e responsáveis envolvidos, como por exemplo, marketing, operações, comercial, relacionamento da franqueadora e franqueados, que necessitam atuar em conjunto, afinal de contas, para o sucesso deste modelo de negócio é essencial que todos estejam em sintonia.
Contudo, ao mesmo tempo em que o que é pré-estipulado pela franqueadora, tem grande força no sistema de franquias, por oferecer todo um know-how já testado e comprovado no mercado, o que dá mais confiabilidade e segurança para os franqueados e potenciais franqueados, isso também limita a flexibilidade do modelo de gestão.
Por este motivo, além dos processos necessários no franchising, é importante manter algumas estratégias para garantir os melhores resultados, tais como: objetivos claros e bem definidos, interação entre as áreas-chave, treinamento contínuo e uso de ferramentas para gestão. Acompanhe:
1- Objetivos claros e bem definidos
O primeiro ponto essencial para garantir os melhores resultados é fazer com que todos estejam se empenhando em busca de um mesmo objetivo. Portanto, a franqueadora deve fornecer informações claras e bem definidas tanto sobre as obrigações de cada parte (para que todos saibam o que esperar), quanto sobre quais são os “próximos passos” da rede. Isso envolve a definição de metas, prazos, estratégias e recursos necessários para alcançar os objetivos no curto, médio e longo prazo.
2- Interação entre as áreas-chave
Para que todos possam ir em busca dos mesmos objetivos, é impreterível ter uma forma de comunicação capaz de integrar todas as áreas-chave da rede, tendo em vista que muitos dos processos são executados por duas ou mais delas e elas precisam estar se ajudando constantemente para alcançar os interesses da marca e para que a rede como um todo seja bem-sucedida.
3- Treinamento contínuo
Divulgar as informações é essencial para os franqueados e equipes saberem o que devem fazer na teoria, mas conhecer a parte prática é também indispensável. Em vista disso, o treinamento contínuo é fundamental, seja de maneira presencial ou EAD com apoio das melhores soluções – que é uma maneira mais ágil e de menor custo para a franqueadora conseguir superar as distâncias geográficas.
4- Uso das ferramentas certas
A tecnologia tem papel fundamental na gestão das redes de franquias. Com o uso das ferramentas certas, é possível contar com um soluções que vão impulsionar a gestão do seu negócio, dando maior controle da rede à franqueadora, automatizando tarefas do dia a dia operacional, melhorando a comunicação na rede em uma plataforma de via dupla e muito mais.
Você pode executar todas essas estratégias na sua rede com o apoio das soluções criadas por quem entende de franchising! Conheça todas as possibilidades aqui.
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Principais pontos de atenção para a interação das áreas na gestão das redes de franquias
O sistema de franquias opera através de relações interdependentes entre as diversas áreas que compõem a estrutura do negócio, onde todas devem atuar em conjunto para fazer a “engrenagem” da rede funcionar corretamente, para que a marca seja bem sucedida e possa entregar a melhor experiência para o cliente.
Nessa dinâmica duas partes surgem como peças-chave para o sucesso da rede: a franqueadora e o franqueado, afinal de contas, são eles os responsáveis pela tomada de decisão e pela gestão da rede – em sua totalidade no caso da franqueadora e de determinada unidade(s) no caso do franqueado.
Porém, para atingir a excelência nas operações e ter uma gestão eficiente, é necessário traçar estratégias que sejam capazes de envolver não apenas os franqueados, mas também suas equipes, fornecedores e demais departamentos internos, para que eles atuem juntos em busca dos mesmos objetivos para o sucesso da rede como um todo.
Por isso, destacamos a seguir 4 pontos de atenção para a interação, em uma gestão eficiente para o melhor aproveitamento dos recursos da empresa, sejam eles humanos ou materiais:
1- Comunicação e Relacionamento: a comunicação constante ajuda a persuadir e a influenciar as pessoas para que elas mantenham o bom relacionamento entre si e as ideias alinhadas, para que caminhem em busca dos mesmos objetivos e resultados.
2- Treinamento e Avaliação: após um treinamento, é importante avaliar para premiação e recompensas, isso faz com que pessoas e equipes sejam estimuladas para o atingimento de metas e o compartilhamento de experiências, pois elas percebem que seus esforços são reconhecidos, promovendo assim a divulgação de como se obter melhores resultados.
3- Centralização e Organização: para engajamento e motivação, é importante manter as informações dos recursos disponíveis e centralizados de maneira organizada em um mesmo lugar, para que todos possam se beneficiar e para que sejam bem aproveitados por todos.
4- Objetivos e Metas: assim como a empresa precisa de um planejamento estratégico para suas atividades, o mesmo é válido para as pessoas e áreas individualmente, pois ao ter acesso aos recursos disponíveis e fazer deste uso um diferencial para alcançar os objetivos e metas, todos saem ganhando.
Vale ressaltar que não existe um único modelo de gestão no franchising. Cada franqueadora determina qual é a melhor maneira de gerir a sua rede de franquias.
Entretanto, estes pontos de atenção são aqueles que consideramos importantes a todas as redes de franquias, independentemente do porte, quantidade de franqueados, unidades ou segmento de atuação e podem ser um grande diferencial competitivo para a sua marca.
As melhores soluções para uma gestão eficiente da franqueadora
Depois de apresentar os desafios, seja da própria operação ou da integração de informações entre as diferentes áreas e os pontos de atenção, vamos ao que de fato vai poder te ajudar: as melhores soluções para a gestão eficiente da sua rede de franquias.
Com o apoio de quem entende de franchising, a franqueadora pode ter acesso às ferramentas certas para o sistema de franquias para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede em seus diferentes momentos e necessidades.
Entre as soluções para uma gestão mais eficiente da franqueadora, separamos cinco ferramentas próprias para o sistema de franquias que irá beneficiar toda a rede e que abrange as principais áreas que impactam os resultados da sua marca:
a) Para o bom relacionamento e uma comunicação rápida, fácil e online para motivar e engajar, informar, centralizar e distribuir conteúdo, além de customizar materiais, invista em:
I. PORTAL DO FRANQUEADO
II. CAF – CENTRAL DE ATENDIMENTO AO FRANQUEADO
III. MARKETING
b) Já para o acompanhamento e treinamento da rede, com conteúdo própria da marca e para acompanhar a performance das unidades em painéis inteligentes de negócios, aposte em:
IV. TREINAMENTOS – EAD
V. PERFORMANCE – BI
E para as demais áreas da franqueadora você também encontra uma solução para planejar e executar suas ações. Acompanhe estes exemplos:
– Padronização – auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados.
– Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e de fornecedores para as lojas da rede ou multimarcas.
– Expansão e Implantação – gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.
Somos únicos no que fazemos pela gestão da sua rede de franquias, venha se beneficiar das soluções desenvolvidas por quem entende de franchising!
A melhor parte é que você tem tudo isso independente do tamanho da rede, da quantidade de unidades ou de usuários e em um só lugar, com uma avançada plataforma para o franchising, com acessos individuais, por perfil, área ou interesse.
Essa é uma grande vantagem para sua rede de franquias, já que muitas marcas possuem sistemas diferentes para cada área e eles nem sempre se comunicam entre si, o que prejudica a interação e troca de informações internamente.
- Conheça as vantagens de um software de gestão com múltiplas soluções neste artigo.
A tecnologia como principal aliada da gestão e resultados da franqueadora
No mundo dos negócios, não é incomum encontrar empresas em que suas áreas não estão conectadas entre si, de modo que as responsabilidades de cada uma estejam pouco claras e, inclusive, ocorram conflitos entre elas, seja pela falta de limites entre a função de uma e de outra ou pela visão de que são áreas concorrentes.
Nas redes de franquias não é diferente, nem sempre o alinhamento das áreas com os objetivos da franqueadora estão em sintonia. Fato esse que dificulta a boa gestão da rede.
Entre os possíveis fatores para este desafio, podemos citar:
a) A descentralização da comunicação: cada área tem uma ferramenta própria, o que pode criar “bolhas” dentro da própria empresa.
b) A falta de acompanhamento ou treinamento contínuo: não só afeta a integração entre as equipes das diversas áreas, como também prejudica a manutenção dos padrões da rede.
Atualmente, estar atento e apostar nas inovações tecnológicas e tendências do mercado é um caminho cada vez mais seguro para os acertos das grandes marcas, especialmente quando falamos da gestão da franqueadora.
Para beneficiar a rede como um todo, a tecnologia é uma grande aliada da franqueadora, que ao fornecer as ferramentas certas irá garantir que os resultados cheguem como o esperado.
Preparado para ter mais facilidades na gestão da sua rede de franquias?
Ao longo deste conteúdo, vimos que uma boa integração entre as diferentes áreas da rede é fundamental para garantir os melhores resultados na gestão eficiente da franqueadora.
Para te ajudar nessa função, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada na gestão do franchising. Isso porque, além de conectar todas as áreas e públicos internos, ainda podem se integrar a outros sistemas.
Além do mais, ter uma parceria confiável, experiente e com conhecimento das regras de negócio do sistema de franquias faz toda a diferença!
Com uma avançada plataforma própria para as necessidades e desafios do franchising, um software de gestão com múltiplas soluções pode garantir mais eficiência, qualidade e controle nos processos-chave das operações da sua rede de franquias.
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Até a próxima!