O Dia das Crianças é uma das datas comemorativas mais aguardadas e significativas do ano. Celebrada em 12 de outubro no Brasil, esta data foi criada em 1924, como uma forma de concretizar os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre os cuidados e as garantias necessárias para a boa qualidade de vida dos jovens.
Além de seu aspecto social e emocional, o Dia das Crianças também possui impacto significativo no varejo brasileiro, sendo a terceira data comemorativa mais importante para o comércio e a segunda em que mais se vendem brinquedos. Ela vem se destacando ainda mais nos últimos anos, como em 2021, onde teve um aumento de quase 63% no faturamento, e de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) o varejo cresceu 13% na semana do evento em 2022.
Essas perspectivas estão ainda mais altas para 2023! Isso porque, por ser comemorado no mesmo dia que o de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil – que é um feriado nacional, e pela data cair em uma quinta-feira – emendando com o final de semana, o que contribui para que as famílias procurem opções de lazer fora de casa, podendo ajudar a aumentar a demanda, e consequentemente o faturamento de diversos produtos e serviços.
É fato que historicamente, esse período é altamente rentável para os segmentos que atendem o público infantil, como de brinquedos e vestuário, mas já faz algum tempo que a data não se resume apenas a isso. Atualmente, diversas categorias podem se beneficiar deste momento, desde eletrônicos, doces e restaurantes, até viagens e moda em geral.
Neste contexto, diversas marcas do franchising podem aproveitar a data para impulsionar as vendas, conquistar novos clientes e estreitar seus relacionamentos, formando laços de fidelidade mais duradouros com eles.
Siga conosco para acompanhar as principais perspectivas e tendências para o Dia das Crianças 2023. Veja os destaques que você vai encontrar no texto:
- A importância do Dia das Crianças em números: dados sobre o Dia das Crianças no “pós pandemia” e expectativas para este ano
- O que os clientes estão comprando no Dia das Crianças?: quais são os itens mais procurados
- Tendências de consumo: principais tendências dos consumidores para o Dia das Crianças
- O que fazer para atrair, conquistar e vender mais no Dia das Crianças: ações para atrair o cliente para suas lojas físicas
- O ano ainda não acabou: próximos eventos, feriados e datas comemorativas
Boa leitura!
A importância do Dia das Crianças em números
O Dia das Crianças é a próxima data do calendário promocional que promete movimentar o varejo, não só por fazer a alegria da garotada, como também porque costuma estimular os clientes a comprar e, consequentemente, gerar bons resultados para o varejo de modo geral, aumentando as vendas e o faturamento das lojas.
Essa importância pode ser demonstrada por dados recentes sobre a comemoração. Conforme *pesquisa da Globo e PiniOn “Dia das Crianças 2023: tendências de consumo” a maioria dos brasileiros se interessa por ela. Tanto que em 2022, 79% dos respondentes comemoraram o Dia das Crianças e 82% presentearam alguém.
Isso foi refletido no movimento do comércio, que atingiu a melhor performance de vendas dos últimos dez anos referentes a este período, com aumento de 5,2% em comparação a 2021. Se analisarmos os canais, a alta foi de +11,7% nas lojas físicas e +26% no E-commerce. Já se considerarmos os segmentos, a maioria deles também apresentaram altas significativas, como Recreação & Lazer (22,8%), Móveis, Eletrônicos e Lojas de Departamento (16%) e Vestuário (9,4%).
Após excelentes resultados em 2022, as expectativas para 2023 seguem altas. Isso porque 89% dos brasileiros pretendem comemorar o Dia das Crianças (+10pp vs 2022) e 89% afirmaram que irão presentear alguém (+5pp vs 2022). Assim como em anos anteriores, os presentes majoritariamente são destinados a filhos(as), sobrinhos(as) e afilhados(as).
89% pretendem comemorar o Dia das Crianças e 73% dos brasileiros pretendem presentear até 3 pessoas
Nesse cenário, mesmo que sua marca não atenda diretamente o público infantil, saiba que podem haver boas oportunidades de vendas para suas lojas. Siga conosco para descobrir o que os clientes estão comprando no Dia das Crianças 2023 e quais são as principais tendências para o período.
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O que os clientes estão comprando no Dia das Crianças?
Como vimos, o Dia das Crianças é uma das datas comemorativas mais importantes e aguardadas do ano pelos varejistas de diversos segmentos. Para o planejamento ser mais eficiente, é fundamental considerar nas suas estratégias os estoques e a comunicação para atender todas as demandas.
A melhor forma de fazer isso é sabendo o que os clientes estão pretendendo comprar. De acordo com o relatório da PiniOn, os líderes de intenção de compra no Dia das Crianças 2023 são:
1º: Roupas (46%);
2º: Brinquedos educativos (41%);
3º: Boneca/ boneco/ urso de pelúcia (32%);
4º: Calçados (26%);
5º: Doces/ chocolates (23%);
6º: Avião/ caminhão/ carrinho/ moto (20%).
Mas, cabe ressaltar que este é um resultado geral. Como se trata de um vasto público-alvo que possui interesses diferentes, as intenções também variam conforme a faixa etária.
Tendências de consumo
Conhecer quais são as categorias de produtos mais procuradas pelos clientes é de fato relevante, porém, esta não deve ser a única informação que você deve considerar.
Para aproveitar o momento e se beneficiar desse período, é necessário estar atento às tendências de compras dos clientes nesse Dia das Crianças para obter os melhores resultados nas vendas. Separamos as principais para você! Confira:
a) Passeios: após alguns anos de pandemia e dificuldades econômicas, os clientes estão prontos para celebrar o Dia das Crianças com passeios fora de casa. Entre os lugares mais citados em estudo recente, estão shoppings, lojas de brinquedos, parques de diversão e cinema.
b) Experiências: como mostra o Relatório Varejo 2022 da Adyen, os clientes prezam por boas experiências na loja. Os respondentes da pesquisa são todos adultos, mas podemos imaginar que para as crianças o cenário não é diferente, visto que experiências únicas são capazes de encantá-las.
c) Personalização: produtos personalizados também podem fazer a diferença no momento de escolha dos responsáveis/crianças, afinal de contas, qual criança não gostaria de ter um brinquedo ou roupa que tenha o seu próprio nome estampado ou seus personagens prediletos?
d) Informações: cada vez mais os consumidores têm buscado se informar antes de comprar. Segundo *estudo da Globo, 81% dos respondentes pretendem pesquisar preços antes de adquirir os presentes.
e) Lojas físicas: as lojas físicas ainda são as preferidas dos brasileiros, 74% pretendem comprar os presentes nelas, principalmente por poder ver o produto antes de comprar e já poder sair com ele, bem como pela facilidade de troca.
f) Sites e aplicativos: as lojas online também são muito relevantes para os consumidores, 64% pretendem comprar por sites ou aplicativos por encontrarem melhores preços, maior variedade de produtos, pelos descontos e pela comodidade.
g) Omnichannel: portanto, para aproveitar o melhor destes dois mundos (loja física e loja online) investir nas estratégias omnichannel segue sendo algo valorizado pelos clientes.
h) Compras antecipadas: mais da metade dos respondentes da citada pesquisa anteriormente, pretendem efetuar suas compras com pelo menos 15 dias de antecedência. Porém, nas lojas físicas, a maior incidência de respostas foi comprar na semana do Dia das Crianças.
*74% pretendem comprar os presentes nas lojas físicas
Agora que vimos o que esperar do Dia das Crianças e que ainda dá tempo de ajustar a estratégia nas lojas para receber os clientes, acompanhe algumas ações para atrair, conquistar e vender mais nesse período.
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O que fazer para atrair, conquistar e vender mais no Dia das Crianças
Como mostramos até aqui, o Dia das Crianças apresenta grande potencial para geração de demanda e vendas, para os mais diversos segmentos, especialmente para brinquedos, vestuário e eletrônicos, o que traz boas oportunidades para as redes de franquias.
O comportamento do consumidor tem mudado nos últimos anos, ele está buscando por relacionamentos e experiências personalizadas, e por isso, as marcas precisam se adaptar às tendências de compras.
Algumas estratégias utilizadas no franchising para datas comemorativas incluem ações que atraem o cliente para a loja física e geram experiências únicas, tais como:
1. Visual Merchandising
As crianças são sinônimos de alegria, felicidade, diversão, leveza e cores. Por este motivo, nada mais justo do que se inspirar nessas características para utilizar no projeto de VM da sua rede de franquias.
As vitrines são o seu grande cartão de visita para o cliente, por isso, invista nelas e pense em todos os detalhes, desde os produtos que irão ganhar destaque, até a iluminação e outros elementos complementares. É importante que este encantamento gerado pela parte externa seja mantido dentro da loja, com possibilidades de motivação e interação.
- Veja mais sobre o Visual Merchandising neste nosso outro artigo: O Visual Merchandising nas redes de franquias: a arte de encantar os clientes
Os mais novos costumam ser mais impactados por apelos visuais, coisas chamativas e coloridas, bem como pela experiência de poder tocar ou se divertir nas lojas. Então, apostar em balões, bichinhos de pelúcia, contratar um personagem, ou mesmo oferecer alguns “brindes”, como bexigas, algodão-doce, pipoca e doces, podem ser alternativas para despertar a atenção e curiosidade delas, afinal de contas, muitas vão às compras com seus responsáveis para poderem escolher o que gostariam de ganhar, e proporcionar esse tipo de experiência na loja pode reforçar a permanência na loja e gerar conexão com a marca.
26% dos responsáveis levam a(s) criança(s) para passear no shopping e deixam ela(s) escolher(em) o que quiser/ quiserem
Porém, é importante lembrar que, apesar do presente ser para a criança, os shoppers são os adultos, portanto, elas não devem ser as únicas que devem se interessar pela sua loja. Assim, despertar não só o interesse, como também a “criança interior” dos responsáveis pode fazer toda a diferença para converter a visita em venda.
Para garantir que a aplicação do Visual Merchandising esteja seguindo os padrões da marca em todas as unidades da sua rede de franquias, a utilização de checklists de VM nas lojas são excelentes soluções, visto que eles podem ser executados por responsáveis das próprias unidades, sem a necessidade de deslocamentos para essa tarefa.
2. Atendimento personalizado
Um levantamento do site “Reclame AQUI” apontou que receber um atendimento ruim é um dos principais motivos de os clientes não voltarem a comprar com uma marca. Por isso, o treinamento das equipes de loja para uma abordagem adequada desde o primeiro contato é fundamental para oferecer o melhor atendimento para o cliente.
No Dia das Crianças, em alguns casos, há ainda o desafio de ter que lidar com dois públicos ao mesmo tempo – crianças e adultos, por esta razão preparar as equipes com uma plataforma EAD para treinamentos é a solução para manter os padrões de atendimento da rede e gerar uma boa experiência para todos os clientes na loja.
3. Comunicação
Quando se trata de datas comemorativas como o Dia das Crianças, parte do sucesso das vendas das lojas passa também por uma comunicação eficaz na rede, tanto internamente, quanto com os clientes, para atraí-los, engajá-los e fidelizá-los.
Assim, é importante que levar em consideração as características afetivas envolvidas no momento, como a relação entre pai/mãe e filho(a), bem como estar presente nos diferentes canais (online e offline).
Além disso, outra maneira para contribuir com as estratégias de comunicação, é pelo uso adequado dos canais de comunicação da rede, com soluções próprias para o franchising que permitam o contato ágil e direto entre franqueadora e franqueados, e o compartilhamento de informações.
- Confira mais aqui: Um Portal de Comunicação para atender todas as necessidades do universo da sua marca
É importante lembrar que as ações de marketing voltadas ao Dia das Crianças devem obedecer a orientações específicas, da resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Confira as diretrizes aqui.
O ano ainda não acabou
As datas comemorativas possuem grande influência no varejo como um todo, apresentando boas possibilidades para os diferentes segmentos. Como apresentamos durante o texto, o Dia das Crianças é, sem dúvidas, um dos principais momentos do ano para vender. Porém, apesar de o ano já estar entrando no seu quarto final, esta não é a última grande data do ano! Ainda teremos:
– 30 de outubro: Halloween;
– 2 de novembro: Finados;
– 15 de novembro: Proclamação da República;
– 24 de novembro: Black Friday;
– 25 de dezembro: Natal.
Além do mais, de acordo com informações da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) 71% dos brasileiros devem gastar mais neste segundo semestre de 2023. Ou seja, os valores que a Black Friday e Natal movimentaram em 2022 – R$6,1 bilhões e R$ 65 bilhões respectivamente, serão ainda mais expressivos este ano.
- Veja mais detalhes: Tendências e destaques do varejo – O que vem por aí?
Com tantas datas importantes, sua rede de franquias pode aproveitá-las para chamar a atenção do seu cliente e criar impulsos de compra para ele na loja. Para isso, é fundamental contar com as ferramentas certas próprias para o franchising, pois farão toda diferença nas suas ações e processos.
Aposte na tecnologia em sua rede de franquias
Para superar os desafios e ser bem sucedida, contar com o sistema de gestão para franquias desenvolvido por quem entende de franchising, e que está a tanto tempo atuando para o sucesso de grandes marcas, pode transformar a gestão da sua rede, oferecendo um universo de soluções para todos os momentos e necessidades da franqueadora e de seus franqueados.
Com um universo de soluções para o sistema de franquias, você gerencia, opera, organiza e relaciona-se com toda a rede.
Ter um sistema de gestão próprio para o franchising, com a identidade da sua marca, independente do tamanho da rede e quantidade de usuários, não só no Dia das Crianças ou datas comemorativas, mas em várias outras ocasiões e momentos de sua rotina operacional, pode ser um grande diferencial competitivo.
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Esperamos que tenha gostado deste artigo, até a próxima!