Flores, cores e vendas: as oportunidades que surgem com a nova estação para sua rede de franquias entrar no clima da primavera e aproveitar

Uma das estações mais esperadas do ano está chegando: a primavera. Ela começa sempre do dia 22 ou 23 de setembro – este ano iniciará às 03h50 no horário de Brasília do dia 23 de setembro, marcando o fim do frio do inverno, dando espaço ao sol, temperaturas mais altas e às cores das flores e da natureza, que são as suas características mais marcantes.

Com “dias mais bonitos”, esse período – que vai até 22 de dezembro, quando se inicia o verão – é marcado por incentivar as pessoas a saírem mais de suas casas e buscarem opções de lazer com a família e amigos, fator que pode render resultados muito positivos para diversos segmentos. Um deles é o setor de Moda – vestuário, calçados e acessórios, que costuma se beneficiar bastante dessa época, principalmente pelas mudanças de coleção nas lojas.

Além disso, durante a primavera, temos algumas das principais datas do varejo, como o Dia do Cliente, Dia das Crianças, Halloweene Black Friday, além de ser responsável por boa parte das vendas e preparativos para as festas de final de ano. Se isso já não fosse o bastante para gerar expectativas otimistas para as marcas, ainda teremos quatro feriados nacionais, sendo três deles “feriadões”.

É importante aproveitar o ciclo da moda para acompanhar os lançamentos e tendências

Sendo assim, esta é uma estação repleta de oportunidades para aumentar as vendas e construir relacionamento com os clientes. Mas para isso, ao seguir o planejamento, é importante levar em consideração as expectativas dos consumidores, tendências do mercado e contar com o apoio das melhores soluções para manter todas as suas lojas alinhadas com as estratégias da marca para o período, entregando assim, a melhor experiência possível para o cliente na loja.

Siga conosco para conferir o conteúdo que preparamos para a sua rede de franquias ser bem sucedida na mudança de estação. Neste texto, iremos abordar os seguintes tópicos:

  • A Primavera e a sua importância para o varejo
  • Expectativas e tendências para a estação das flores
  • É hora de atrair, atender, vender mais e melhor
  • O conteúdo na medida certa para cada necessidade da rede
  • Sua rede está preparada para entrar no clima da primavera?

Boa leitura!

A Primavera e a sua importância para o varejo

A mudança de estação representa sempre uma grande oportunidade para as marcas renovarem suas lojas e estreitarem seus relacionamentos com os clientes. Mas quando se trata da primavera, esta perspectiva é ainda mais representativa, visto que é um período que simboliza muitas sensações positivas, temperaturas agradáveis, céu azulado e dias mais longos com a proximidade do verão.

Entre os fatores que influenciam o setor da moda, a mudança de estação é o mais simbólico.

Além disso, no varejo de moda, é o momento em que os consumidores se animam para conhecer as novas coleções e renovar seus guarda-roupas, substituindo suas roupas de inverno, como casacos e calças grossas, toucas e cachecóis, por peças mais leves e coloridas.

Essa tendência é ainda maior nos estados localizados nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, pois são aqueles que mais sofrem com as mudanças na temperatura, onde por exemplo Porto Alegre, que apresenta 9°C de diferença entre as máximas média encontradas no mês de julho (meio do inverno) e novembro (meio da primavera), segundo dados da Weather Spark.

É na primavera também que estão algumas das datas comemorativas mais aguardadas pelos varejistas, até a chegada do Natal,e feriados nacionais, como:

– 7 de setembro: Independência do Brasil;

– 15 de setembro: Dia do Cliente;

– 12 de outubro: Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida;

– 30 de outubro: Halloween;

– 2 de novembro: Finados;

– 15 de novembro: Proclamação da República;

– 24 de novembro: Black Friday.

Com tantas datas importantes, sua rede de franquias pode aproveitá-las para chamar a atenção do seu cliente e criar impulsos de compra para ele na loja.

É claro que a sua rede de franquias não vai deixar que esta estação passe despercebida, não é mesmo? Seja por ações nos seus pontos-de-venda, lançamentos especiais ou comunicação diferenciada, sua marca deve aproveitar a mudança da estação e suas associações na mente do consumidor para atraí-los, conquistá-los e, consequentemente aumentar as vendas e o faturamento da sua rede.

Entender e acompanhar as tendências da mudança da estação vai muito além das cores e texturas dos produtos.

No varejo de moda, por exemplo, para fazer com que o cliente se sinta de fato em uma nova estação e tenha vontade de ir à loja para conferir as novas coleções, se interessar pelas novidades e querer renovar seu guarda-roupa, é necessário reforçar a comunicação com as tendências, ficar atento à gestão de produtos e estoque das lojas, além de preparar bem as equipes das lojas.

Por isso, nada pode ficar de fora – da vitrine até o pós-venda, para adaptar todos esses fatores ao momento, para atrair o cliente, criar uma experiência positiva e vender mais.

Portanto, um sistema de gestão, próprio para o franchising, é um importante diferencial que a sua marca pode utilizar para o dia a dia das operações da sua rede de franquias, paraa ampliação da comunicação, integração e cooperação de todos os participantes do sistema com os objetivos e estratégias da rede.

Agora, para que a sua rede se destaque na estação mais florida do ano,também é fundamental apostar nas principais tendências de compra e nas expectativas dos consumidoresem suas experiências de consumo e contato com a marca. Continue a sua leitura para acompanhar o que destacamos a seguir:

Expectativas e tendências para a estação das flores

Ao fazero seu planejamento para preparar as lojas da rede e lançar produtos e/ou campanhas para a primavera, é preciso conhecer bem os clientes, entendendo quais são as suas preferências e comportamentos. E para garantir o sucesso em suas estratégias, é importante investir nas tendências predominantes para o período. Pensando nisso, separamos alguns dados muito úteis para. Acompanhe:

O overview do estudo do comportamento de compra do consumidor de vestuário 2021/22 realizado pelo IEMI – Instituto – Inteligência de Mercado, traz alguns insights interessantes sobre o consumidor da moda:

– As mulheres são 51% da população brasileira e 69% das consumidorasde vestuário;

-A média de gastos na última comprafoi de quase R$270,00;

– O perfil de consumidor ‘multiplicador’, apaixonado por moda e presente em todasas camadas sociais, é o que mais gasta com vestuário;

– As principais motivações de compra de roupas foram vontade de se sentir bonito e bem vestido (22%), querer de dar um presente (20%) e substituir uma peça antiga (19%);

– 33% dos entrevistados disseram buscar por uma peça jovem.

Além disso, estes clientes estão cada vez mais exigentes. Quando eles entram na loja, esperam ter experiências individualizadas, como demonstra o estudo da Opinion Box e Dito, e estão mais conectados do que nunca! Dados da consultoria Statista indicam que em abril deste ano, 64,6% da população mundial tem acesso à internet.

Por esses motivos, investir em estratégias omnichannel, experiências marcantes dentro da loja e no pós-venda, pode ser um grande diferencial para a sua marca.

Agora falando da situação atual do varejo de moda, segundo o estudo do IEMI sobre o mercado potencial de vestuário no Brasil (2022), a demanda nacional de roupas no varejo local foi de 6,27 bilhões de peças, 2,7% acima da registrada em 2021.

Considerando especificamente o franchising, os resultados também são bastante positivos. Na Pesquisa de Desempenho Franchising 2022 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes do segmento de moda (roupas, calçados e acessórios) tiveram faturamento de R$23,6 bilhões, um aumento de 7,1% em comparação com 2021.

E as expectativas para 2023 são ainda melhores! As estimativas do IEMI indicam alta no faturamento de 9,4%, movimentando R$ 290,8 bilhões, e de 3,5% no volume de vendas, somando 6,5 bilhões de peças. Elas podem ser ainda melhores se os resultados desta primavera forem mais animadores do que no mesmo período do ano passado, quando o desempenho do setor na Black Friday e das semanas que antecederam o Natal ficaram bem abaixo do esperado.

A redução da inflação no vestuário, já pode ser notada. Este será um fator condicionante para a retomada do consumo de roupas no país aos níveis anteriores à pandemia.

Estas perspectivas já podem ser percebidas, visto que nos primeiros quatro meses deste ano, a inflação acumulada no segmento de vestuário foi de apenas 0,59%, enquanto a de outros produtos e serviços foi de 2,7%. E, segundo projeções do IEMI, a inflação prevista para o vestuário tende a se manter abaixo do IPCA. Esta é uma ótima notícia para o setor, pois quanto menor for a inflação, maiores são as chances das vendas no ano!

Sendo assim, com base em tantas informações relevantes, para que a sua rede de franquias possa aproveitar este momento é importante que a gestão da franqueadora esteja atenta e invista em alguns processos-chave e ações complementares.

  • Quer saber mais? Confira aqui no blog com a gente.

É hora de atrair, atender, vender mais e melhor!

Quando falamos destas ações – como a mudança de estação que afeta as operações das lojas, em que muitos itens precisam ser mudados simultaneamente, o planejamento com base em dados é o melhor caminho para ter sucesso nas estratégias. Porém, no sistema de franquias, os desafios são ainda maiores, pois todas as operações devem manter os padrões da marca, ou seja, a atenção é redobrada para alguns processos-chave, como a comunicação e a distribuição de conteúdo.

Ao lançar uma nova coleção como na de primavera, é importante que as lojas da rede causem impacto e gerem boas experiências para os clientes. Por isso, nada melhor do que investir nos seguintes aspectos:

1. Gestão de produtos para toda a rede

Isso é algo que parece óbvio, mas que merece ser reforçado. A primavera representa não só uma mudança de coleção como também alterações no clima e na temperatura, e, portanto, as araras e estoques das suas lojas devem estar prontos para a demanda da nova estação, com os produtos ideais.

A gestão de produtos para toda a rede vai além de abastecer as unidades com as peças que serão vendidas, é também estar com os estoques preparados. Isso significa, inclusive, ter liberado espaço com venda dos itens referentes à coleção anterior. É natural que alguns produtos fiquem parados no estoque, por isso, as liquidações são ótimas estratégias para zerá-los.

As ferramentas certas podem te ajudar nesse processo, gerando sugestões de pedido utilizando inteligência artificial, realizando reposição automática e gerenciando os pedidos de produtos que a rede necessita para reduzir rupturas de estoque. Confira tudo sobre gestão de produtos neste artigo.

2. Projeto de VM nas lojas

É claro que quando pensamos na mudança de coleção, logo nos vem à mente aquelas vitrines bem produzidas com as novas peças. Porém, do lado dentro da loja também é preciso estar ambientado, levando o clima da primavera até o cliente. Portanto, os projetos de Visual Merchandising (VM) são excelentes meios, não só para o padrão das lojas, como também para gerar compras por impulso, destacando as peças certas ou mesmo fazendo uso do marketing sensorial. Veja mais neste nosso artigo.

O mais importante aqui é que o cliente que vá visitar a loja não sinta que está entrando no “mesmo lugar” que havia frequentado durante o inverno, com os mesmos produtos, nos mesmos lugares, com os mesmos banners, sinalizações etc.

3. Treinamento das equipes de vendas

Comprar em lojas físicas é buscar também um contato humano durante a experiência de compra. Por isso, investir no treinamento do pessoal da loja é indispensável, não só para vender mais, como também para ajudar na fidelização do cliente.

Com a chegada de coleção nova na loja, dois tipos de treinamento em particular são ainda mais relevantes: o treinamento de produto e o de atendimento. Nós já falamos sobre eles nesse texto aqui: Treinamento de vendas: conquiste os melhores resultados com uma equipe qualificada

Além de colocar fundamentos como esses em prática, ter métodos e ferramentas que auxiliem a franqueadora no monitoramento da aplicação dos padrões estabelecidos e nos treinamentos são essenciais. Assim, ações complementares podem fazer toda a diferença, como:

Realizar auditorias e checklists nas lojas;

Reforçar a comunicação e acompanhar a execução das estratégias;

Manter os franqueados engajados e equipes motivadas.

Ainda, há o fato de que, muitas vezes, tudo isso acontece em meio a expansão da rede, com inauguração de lojas e a busca pela excelência de toda a rede de franquias – da gestão da franqueadora ao desempenho das operações.

Nesse cenário, um Portal de comunicação próprio da rede é uma ferramenta de apoio importante, tanto para a comunicação dentro da rede, com ágil compartilhamento de informações, quanto para centralizar e disponibilizar ferramentas para gestão da franqueadora.

O conteúdo na medida certa para cada necessidade da rede

Em momentos como a mudança de coleção nas lojas, manter todas as equipes envolvidas pode ser um grande desafio para a franqueadora. Afinal, são muitos os detalhes que precisam ser conhecidos por todos para que as estratégias funcionem. Muitas vezes, o franqueado precisa de mais tempo para poder se adaptar, como ocorre por exemplo nos meses de novembro e dezembro em que as estratégias da Black Friday e de Natal estão coladas uma na outra.

A comunicação entre a franqueadora e seus franqueados é um importante aspecto para o sucesso da rede. Por esse motivo, todas as alterações nas lojas devem envolver também as suas equipes. Assim, prezar por conteúdos eficazes, claros e que possam ser compartilhados de maneira ágil torna-se essencial para atender às necessidades da rede.

E não estamos falando apenas de mensagens em si, mas também de outras possibilidades, como os treinamentos, materiais customizados das campanhas e manuais dos padrões da rede, para que todos estejam bem informados e engajados com os objetivos da marca.

A distribuição de conteúdo permite não só coordenar a execução das campanhas, alinhar expectativas e reforçar a comunicação das estratégias, ela também pode auxiliar a sua marca a compartilhar seus valores, objetivos, missão, entre outros que possam engajar suas equipes internas, através do endomarketing.

Sabemos que é função da franqueadora fazer com que cheguem até às suas unidades os conteúdos, não apenas os informativos, como também os objetivos estratégicos da marca. Mas, além da qualidade desse conteúdo, é preciso ter também um bom canal de distribuição.

É por essas e outras utilidades que um Portal de Comunicação exclusivo para a rede, com perfil de acesso individualizado e controlado pela franqueadora, torna-se tão importante para a sua marca. Com ele, é possível automatizar, distribuir e padronizar os conteúdos, tanto para a divulgação interna, quanto para serem utilizados nas lojas, inclusive para fornecedores homologados pela rede. Além de auxiliar em todo o processo de comunicação.

Todos esses benefícios tornam a comunicação mais ágil, eliminando os ruídos e reduzindo o tempo de resposta para as demandas e resoluções de problemas.

Sua rede está preparada para entrar no clima da primavera?

Como apresentamos neste artigo, a primavera não é só a estação das flores, é também um período de muitas oportunidades para o varejo, não apenas pela mudança da estação, como também pela mudança de hábitos e tendências de consumo característicos desta época. As possibilidades são ainda maiores para as marcas de moda, especialmente com a empolgação do público em relação às novas coleções.

Vimos também que preparar as lojas da rede para a estação mais florida do ano, é mais do que apenas uma estratégia, é uma necessidade para atrair os clientes e potencializar as vendas. Entretanto, não basta direcionar seus esforços apenas para a aparência da loja, é preciso também investir nos processos-chave do franchising, como a gestão de produtos e estoque para toda a rede, o projeto de VM nas lojas, o treinamento das equipes de vendas para atendimento, comunicação com os franqueados, a manutenção dos padrões da rede, entre outros tantos processos essenciais no sistema de franquias.

Por todos esses desafios, apostar na tecnologia e em ferramentas sistêmicas para o franchising é sempre uma decisão acertada para as principais áreas e pontos de contato da franqueadora, oferecendo todo o apoio necessário para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com a rede.

Além disso, um portal de comunicação próprio da rede, com a identidade da marca, para a franqueadora distribuir conteúdo, informativos, comunicados, treinamentos, ferramentas por perfil, hierarquia e área de interesse, além de alinhar as expectativas e coordenar a execução dos processos e estratégias da marca, também é um diferencial para sua rede de franquias.

E para fornecer tantas soluções próprias para o franchising, só quem está há tanto tempo nesse universo conhece os desafios de comunicar a estratégia, treinar a equipe, distribuir conteúdo para toda a rede, customizar material para atender as demandas, abastecer as lojas com os lançamentos, aplicar os padrões de VM e auditorias.

Então, entre em contato e descubra como as melhores soluções podem ajudar ainda mais o sucesso da sua marca de moda.

Te convidamos também a acompanhar o nosso blog e redes sociais, onde você pode encontrar tudo sobre as principais novidades e tendências para gestão da sua rede de franquias.

Até breve!