Tendências e destaques do varejo – O que vem por aí?

Este ano de 2023 vem sendo bastante positivo para o varejo brasileiro. Isso pode ser visto em diversos dados que foram divulgados sobre o primeiro trimestre.

Um deles é do Banco Central (BC), com a publicação do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) – considerado um índice fundamental para se ter uma prévia do PIB, apontou que o setor teve crescimento de 2,41% em relação ao último trimestre de 2022 e de 3,87% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Já a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou um aumento de 2,4% no volume de vendas em 2023 em relação ao mesmo intervalo do ano anterior.

Falando especificamente sobre o franchising, os resultados foram ainda melhores. A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre de 2023 da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelou um forte crescimento do setor no período e de todos os doze segmentos analisados:

  • +17,2% em comparação ao mesmo período do ano passado; 
  • +22,6% em relação ao primeiro trimestre de 2019 (“pré-pandemia”);
  • +16,1% no acumulado dos últimos doze meses;
  • +2,4% no número de operações.

Apesar de os dados do segundo trimestre ainda não terem sido divulgados, podemos inferir que também foram favoráveis ao varejo, visto que os números de vendas subiram nas datas mais importantes do período, como no Dia das Mães com alta de 3,7% (Serasa Experian) e no Dia dos Namorados que tinha expectativa de um crescimento de 8% para o comércio, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e SPC Brasil.

O Dia dos Namorados de 2023 cresceu nas lojas físicas do varejo, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o ICVA.

Para o segundo semestre de 2023, as projeções são ainda mais animadoras, pois, além de termos outras datas comemorativas essenciais, como Dia dos Pais, Dia do Cliente, Prime Day da Amazon, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, o cenário econômico do país vem melhorando, com diminuição da inflação e otimismo dos consumidores.

Assim, é fundamental que sua rede de franquias esteja preparada para aproveitar as oportunidades do segundo semestre e atenta às tendências e tecnologias que podem fazer toda a diferença para sua rede vender mais.

No artigo de hoje, abordaremos exatamente sobre essas questões e seus impactos no franchising.

Então siga com a gente e boa leitura!

  • Tendências para impulsionar a sua rede de franquias
  • Férias e Liquidações: oportunidades para a sua rede aproveitar!
  • Como os Feriados e Datas Comemorativas do segundo semestre podem impactar o franchising?

Tendências para impulsionar a sua rede de franquias

Como apresentamos, tanto o varejo quanto o setor de franquias obtiveram resultados positivos nos primeiros meses de 2023. A expectativa é que esse cenário se mantenha para a segunda metade do ano. O Banco Central, em seu boletim Focus, apresentou uma porcentagem do IBC-BR bem acima do que era esperado, alterando suas previsões de crescimento do PIB para 1,84% em 2023, 1% a mais do que o prognóstico divulgado no começo do ano de apenas 0,8%.

Além disso, o Credit Suisse também reavaliou as suas projeções, estimando um crescimento econômico do país de 2,1% até o final do ano, 0,8% a mais que a anterior (1,3%). Já o estudo “Termômetro de Consumo” da Globo, indicou que 34% dos brasileiros acreditam que sua vida financeira deve melhorar a partir da segunda metade do ano.

Somado a esses dados, ainda temos o histórico de o segundo semestre movimentar mais do que o primeiro, principalmente por conta de datas comemorativas muito relevantes, como o Dia dos Pais, Prime Day da Amazon, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo.

Esse crescimento do varejo e do franchising está sendo fortemente impulsionado pelas tendências e digitalizações dos negócios. Como mostra o relatório realizado pela Cortex, onde é constatado que as empresas que mais investem em tecnologias são as que possuem maior faturamento.

Desse modo, é fundamental que as franqueadoras estejam atentas e atualizadas com as ferramentas certas e estratégias que estão sendo fatores de sucesso entre as grandes empresas e bem aceitas pelos clientes. Listamos agora, três das principais tendências do varejo para o segundo semestre de 2023:

1. Omnichanel

A integração entre canais é, talvez, a principal tendência do momento, isso para não classificá-la como necessária, afinal de contas, o cliente não vê o canal, vê uma mesma marca vendendo os mesmos produtos. A pesquisa da Google e Euromonitor revela que quem investe na integração entre lojas físicas e online crescerá mais do que aqueles que focam apenas no virtual ou no offline.

Assim, principalmente pela comodidade e possibilidade de escolha, com mais de um ponto de contato com a marca, os clientes acabaram aceitando e valorizando mais as empresas que adotam a integração entre a loja física e o ambiente digital.

2. Experiência do cliente

Atualmente, quando o cliente entra em sua loja, ele não pretende apenas ir nela, comprar e sair, ele quer desenvolver um relacionamento com a marca, portanto, espera ter experiências individualizadas. Como demonstra o estudo da Opinion Box e Dito.

Desse modo, para que o cliente queira continuar voltando a ter contato com a sua marca, é preciso estimulá-lo a isso. Boas alternativas são buscar conhecer mais sobre eles e seus hábitos através de pesquisas e relacionamento, padronização e o atendimento das operações e por todos os meios de contato com a rede, além de oferecer vantagens e benefícios únicos para eles.

3. Apoio de tecnologias

As tecnologias vêm se mostrando importantes parceiras do franchising. Nesse cenário, a franqueadora deve estar atenta aos benefícios de se investir nelas e de implementar as iniciativas de ‘inteligência digital’ dentro das unidades. Adotar estratégias como essas, fará com que a rede tenha um menor esforço para atrair e reter o cliente na loja, e aumentar as vendas. 

Isso é possível porque as ferramentas certas são capazes de promover uma gestão mais eficiente de suas operações, agilizando processos do dia a dia da rede, como treinamentos e gestão de produtos, garantindo os padrões estabelecidos pela franqueadora, com checklists e auditorias, além de um portal do franqueado para o relacionamento com a rede.

Além das principais tendências para o varejo, acompanhe algumas excelentes oportunidades de colocá-las em prática na sua rede de franquias.

Férias e Liquidações: oportunidades para a sua rede aproveitar!

O segundo semestre é um período muito aguardado pelos brasileiros, não só pelas datas comemorativas, como também pelas promoções e descontos que costumam acontecer. 

Mas não são apenas os clientes, os lojistas também ficam ansiosos por alguns desses períodos, pois representam altas expressivas no número de vendas e no faturamento, bem como uma oportunidade de se relacionar ou estreitar o relacionamento com o cliente.

As liquidações já começam no mês de junho, após o Dia dos Namorados, e vão até o final de julho, principalmente no segmento de moda e acessórios, no qual as marcas começam a esvaziar as araras para poderem receber os itens da nova coleção – deixando os casacos, gorros e cachecóis de lado e substituindo-os por peças mais leves, de meia-estação.

Nas liquidações de inverno, as lojas tentam vender tudo o que têm. Essa época é muito aguardada para os clientes que querem abastecer e renovar o guarda-roupa.

Além disso, os próximos meses ainda contarão com mais dois períodos em que os descontos e promoções são muito aguardados e que também contribuem não só para esvaziar os estoques, como também para girar o estoque das lojas. Estamos nos referindo ao Dia do Cliente (15 de setembro) e Black Friday (24 de novembro), porém, abordaremos mais adiante neste artigo.

Para fazer liquidações eficientes, destacamos alguns pontos essenciais a serem considerados na hora de elaborar um planejamento e estratégias na sua rede de franquias:

a) Coletar e analisar dados: antes de executar a liquidação, é importante coletar e analisar dados de desempenho das unidades para definir quais produtos farão parte da campanha e quais serão as porcentagens dos descontos.

b) Comunicação e Marketing: para manter a marca e lojas mais atrativas, é importante explorar as áreas de comunicação e marketing, com ações no ponto de venda, criação de promoções exclusivas e divulgação de campanhas nas redes sociais (para os clientes) e internamente com um portal próprio da rede (para as equipes das diversas áreas da franqueadora), com materiais que possam ser customizados a depender das necessidades de cada franqueado ou região geográfica.

c) Visual Merchandising: um projeto de VM tem como objetivo fazer com que o cliente sinta-se instigado a entrar e ficar na loja e, ao mesmo tempo, consiga encontrar facilmente os produtos que ele deseja ou que estão destacados nela.

d) Treinamento: o pessoal da loja deve ser bem treinado e ter total domínio sobre os produtos que estiverem sendo vendidos, tanto os mais antigos que estão em suas últimas unidades, quanto os que estiverem chegando às lojas.

Além disso, você também pode aproveitar as férias escolares de inverno, as datas citadas e as expectativas dos clientes em relação a elas – principalmente os segmentos que atuam com produtos ou serviços para crianças e famílias, para utilizar estratégias, com base no AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), que gerem impulso de compra nas lojas, explorando fatores como influência do ambiente físico, experiências anteriores do consumidor, fatores psicológicos e as necessidades e desejos do consumidor.

Como os Feriados e Datas Comemorativas do segundo semestre podem impactar o franchising?

Outro ponto que a franqueadora deve estar atenta para aproveitar bem o segundo semestre de 2023 é em relação aos feriados e datas comemorativas. Afinal de contas, elas possuem grande influência no varejo como um todo, impactando de maneira distinta os diferentes segmentos e tipos de produtos/ serviços ofertados.

Tanto que, enquanto datas como Black Friday e Natal movimentaram R$6,1 bilhõesR$ 65 bilhões respectivamente, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou que os feriados causaram R$ 17,25 bilhões de prejuízos ao comércio em 2022. Entretanto, este valor representa uma redução de 22% com relação a 2021, o que demonstra que mesmo não sendo benéficos para muitos segmentos, as marcas podem encontrar alternativas para diminuir seus impactos. 

Veja a seguir os feriados e datas comemorativas que teremos no segundo semestre de 2023 para sua rede aproveitar e aumentar as vendas.

Feriados:

– 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil

– 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida

– 2 de novembro (quinta-feira): Finados

– 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República

– 25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Datas Comemorativas: 

– 11 e 12 de julho (terça e quarta-feira): Prime Day da Amazon

– 13 de agosto (domingo): Dia dos Pais

– 15 de setembro (sexta-feira): Dia do Cliente

– 12 de outubro (quinta-feira): Dia das Crianças

– 24 de novembro (sexta-feira): Black Friday

– 25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Como podemos observar, serão cinco feriados, com todos caindo durante a semana e três podem ser emendados com o final de semana, criando o popularmente chamado “feriadão”. Por outro lado, contaremos com cinco datas comemorativas, sendo duas delas as que mais movimentam o varejo brasileiro: Natal e Black Friday.

Por isso, para que a sua rede de franquias possa ser bem-sucedida e consiga aproveitar essas oportunidades, além de ter um planejamento adequado, é importante conhecer as principais tendências e adaptá-las ao seu negócio. 

Veja como implementar algumas das ações que farão toda a diferença para aumentar as vendas da rede:

  • Entender os hábitos de seus clientes: conhecer os seus hábitos é fundamental para definir se vale ou não a pena investir em estratégias para o momento e quais são os produtos que devem receber maior destaque. Por exemplo, no Dia dos Pais, uma marca de moda direciona seus esforços para a coleção masculina, enquanto no Natal, o foco é para toda a família (masculino, feminino e infantil) definindo os itens que estarão “em alta” para as celebrações de final de ano.
  • Treinar as equipes de loja: preparar o pessoal da loja para a demanda que a unidade irá receber, ajudando sua marca a oferecer um atendimento mais personalizado e, consequentemente, uma experiência de compra mais agradável para o cliente.
  • Comunicar suas estratégias: a comunicação das estratégias é necessária para que haja padronização em todas as unidades da marca. Uma maneira eficiente de divulgá-las é com o auxílio de uma plataforma de comunicação de via dupla, na qual é possível enviar e receber mensagens entre franqueadora e franqueado rapidamente, superando as barreiras geográficas que poderiam impedir esse contato.
  • Preparar os estoques: é preciso garantir que os estoques de todas as suas unidades estejam abastecidos para atender às demandas sazonais, evitando rupturas e perdas de vendas em decorrência da falta de produtos.
  • Utilizar tecnologias: as ferramentas tecnológicas, como um sistema de gestão para franquias, podem proporcionar muitos benefícios para a franqueadora, através da centralização de processos, acompanhamento em tempo real das operações e também lhe ajuda a oferecer um suporte mais eficaz aos franqueados.

Com estas práticas, a franqueadora não só prepara as suas lojas e equipes, vende mais e assegura uma excelente experiência de compra para o cliente nas datas comemorativas, como também será capaz de minimizar os impactos econômicos decorrentes dos períodos de menor movimento.

Gerencie, opere, organize e relacione-se com toda a rede com quem entende de franchising.

Melhore o desempenho da sua rede de franquias no segundo semestre

O varejo brasileiro vem consolidando a sua recuperação do período pandêmico, apresentando resultados positivos e números próximos, em alguns casos até melhores, do que os alcançados até 2019 – especialmente no franchising.

O segundo semestre de 2023 está aí e com ele grandes expectativas e oportunidades para o setor, principalmente devido às datas comemorativas do período e a sua relevância em termos de vendas e faturamento para a maioria dos segmentos.

As ferramentas certas já se provaram grandes aliadas de redes de franquias e nesse cenário de boas perspectivas para o varejo, elas se tornam ainda mais fundamentais para as franqueadoras, podendo ser grande diferencial na execução das estratégias de vendas até o final do ano.

Para superar os desafios e ser bem sucedida, contar com o sistema para franquias desenvolvido por quem entende de franchising e que está a tanto tempo atuando para o sucesso de grandes marcas, pode transformar a gestão da sua rede, oferecendo um universo de soluções para todos os momentos e necessidades da franqueadora e, por consequência, de seus franqueados.

Entre em contato conosco e descubra como as melhores soluções podem ajudar na gestão da sua rede de franquias já no segundo semestre.

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Até o próximo artigo!