Contagem regressiva para 2024: Faltam 30 dias para acabar o ano! Sua rede está preparada para crescer?

No início do ano, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou o balanço final do setor de franquias de 2022. Nele, foi apresentado que pela primeira vez o faturamento total superou os R$ 200 bilhões (R$ 211,4 bilhões), uma alta de 14,3% na comparação com o ano anterior. Além disso, o franchising brasileiro ultrapassou o patamar das 3.000 marcas (6,8% a mais que 2021).

E para 2023, as expectativas eram ainda maiores, com projeção de crescimento de 9,5% – 12%, superando R$ 230 bilhões, + 4% de redes e +10% de operações. Perspectivas que vêm se concretizando ao longo do ano, como demonstraram os relatórios da entidade referente aos dois primeiros trimestres do ano.

Essa trajetória positiva de crescimento pode ser vista como algo natural para o sistema de franquias, já que a expansão é um dos principais objetivos de todas as franqueadoras, afinal de contas, o sucesso deste modelo de negócios se baseia na replicação de uma marca por terceiros. E quanto mais unidades estiverem operando, mais clientes estão sendo atendidos, vendas sendo feitas, maior faturamento etc.

Porém, expandir de maneira saudável – quando gera benefícios para toda a rede, é um grande desafio, exigindo muito planejamento, conhecimento sobre o mercado, investimento e definição de estratégias para diversas áreas, desde a escolha dos melhores pontos para abertura de lojas e dos melhores franqueados, até como a franqueadora irá ajudar os franqueados, seja na inauguração das unidades, suporte operacional, plano de marketing, comunicação, vendas e manutenção dos padrões, por exemplo.

Para apoiar toda a rede em todos os seus momentos, existem ainda algumas ferramentas tecnológicas que oferecem soluções muito úteis e que fazem toda a diferença para a marca se destacar em meio à concorrência tão acirrada como temos hoje.

Pensando em todos os obstáculos que as franqueadoras podem enfrentar em seus processos de expansão, preparamos este conteúdo sobre o assunto. Neste artigo você verá os seguintes tópicos:

  • Qual é o planejamento da sua rede para o próximo ano?
  • Pontos importantes para um planejamento eficaz
  • Fatores críticos que devem ter atenção especial no sistema de franquias
  • A busca pelo franqueado ideal
  • Tendências de expansão no franchising
  • Práticas para evitar Erros e melhorar os Acertos

Esperamos que você aproveite. Boa leitura!

Qual é o planejamento da sua rede para o próximo ano?

Se você está aqui com a gente vai poder explorar mais sobre como expandir sua rede de franquias com as melhores práticas e estratégias que podem te ajudar com esse processo na gestão da franqueadora, não é mesmo?

Porém, antes de começarmos, é fundamental que você tenha claro em sua mente algumas questões, pois são elas que guiarão todas as suas decisões sobre o tema.

Responda para si mesmo a seguinte pergunta: Qual é o objetivo da sua rede de franquias em 2024? 

Expandir? Mas expandir para quê/ por quê? Para fortalecer a sua marca? Para aumentar o faturamento? Alcançar mais clientes?

E seus processos como estão? São eficientes? Sua capacidade operacional e logística dá conta de atender e apoiar os novos franqueados?

Sim, sabemos que foram muitas perguntas, mas nossa intenção é fazer com que você realmente reflita e avalie se é algo tangível, ou apenas uma vontade que está longe de ser alcançada.

Estas perguntas são importantes, pois, para expandir no franchising, não basta apenas se destacar por seus produtos, serviços e satisfação dos clientes. Além da necessidade de realizar um planejamento muito bem detalhado, com base em dados confiáveis, deve-se escolher um dos possíveis caminhos para atingir tal objetivo.

Pensar e repensar sobre o assunto é essencial, pois uma decisão errada ou um fator que passou despercebido pode prejudicar a imagem da marca no mercado e causar graves prejuízos.

Com todas essas questões levantadas, vamos aos pontos que são imprescindíveis para um planejamento eficaz.

Pontos importantes para um planejamento eficaz

Como apresentamos no começo do texto, o franchising está em constante evolução e as expectativas estão cada vez melhores. O setor vai crescer, isso é um fato! A questão que fica é, como aproveitar e crescer junto com ele, sem deixar as oportunidades geradas por ele para a concorrência expandir sua atuação e ter maior participação de mercado?

Com o mercado dinâmico vigente não dá para ficar parado!

Neste mercado extremamente competitivo, a briga por maior participação é bastante acirrada, assim, o crescimento contínuo é praticamente um pré-requisito para a sobrevivência das marcas no franchising. Portanto, independentemente do/dos objetivos da rede, destacamos alguns pontos imprescindíveis para um planejamento eficaz:

1. Análise realista: fazer uma análise completa de todas as áreas da rede e de seus processos, a fim de garantir que o negócio esteja bem estruturado a ponto de sustentar um processo de expansão.

2. Análise de mercado e concorrência: avaliar o cenário macroeconômico do país, o comportamento do mercado em que o seu público-alvo está inserido, os hábitos dos potenciais clientes e mapear os concorrentes diretos e indiretos;

3. Objetivos e metas: com base nas análises, elaborar os objetivos e as metas para o crescimento da rede.

4. Estratégias para atingir os objetivos traçados: criar um planejamento estratégico com as ações necessárias para alcançar os objetivos definidos, sabendo quais serão os investimentos e onde eles serão alocados, como em marketing ou inovação, por exemplo.

É com este tipo de planejamento que as franqueadoras conseguem melhor visualizar as suas expectativas, entender o quão próxima da realidade elas estão e determinar onde estão as principais necessidades para a expansão da rede.

Em complemento a estas ações, existem também alguns fatores críticos que merecem atenção especial da franqueadora para o crescimento sustentável da rede. Veja a seguir no próximo tópico.

Fatores críticos que devem ter atenção especial

O sistema de franquias é uma estratégia de expansão de uma marca. Dessa maneira, o planejamento para essa ação precisa estar entre as principais diretrizes da franqueadora.

Agora que vimos os pontos mais importantes para planejar uma expansão eficiente, vamos conferir alguns fatores críticos que devem receber atenção especial no franchising:

Geomarketing

A análise de mercado citada anteriormente deve ser rigorosa e precisa. Isso porque os recursos para a expansão da rede são limitados, assim, é fundamental identificar com exatidão o mercado-alvo que merece investimento, ou seja, não desperdiçar recursos e esforços naqueles que podem ficar em “segundo plano” do planejamento.

Expansão X Crescimento

Considerando que o aumento das unidades da rede depende da velocidade de escalar o negócio, o planejamento do ritmo de expansão deve também ser extremamente realista, pois precisa respeitar os limites da franqueadora, já que a marca deve ser capaz de sustentar o crescimento da rede, assim como a capacidade de oferecer suporte às franquias e franqueados, além de todos os meios para manter a padronização da rede.

Saturação

A busca pelo “franqueado certo” deve ser uma das “diretrizes” da expansão da rede, afinal de contas, em meio a tantos candidatos, é importante encontrar os mais indicados para serem os representantes da marca e de seus valores. Além disso, a franqueadora deve preservar o crescimento da rede com critérios e análises, como por exemplo, usando a seu favor os franqueados satisfeitos para indicar a marca para outras pessoas com o mesmo perfil para o negócio.

Inteligência de dados

Os estudos de viabilidade econômica de cada unidade também devem ser extremamente rigorosos. Pois as novas lojas devem atender não só os interesses da franqueadora, como também do franqueado que fez um investimento e espera ter retorno em um prazo razoável ou no que lhe foi informado pela franqueadora durante as negociações.

Investimento

Ao planejar a expansão da rede, a franqueadora deve dar atenção especial ao investimento necessário para essa etapa do processo. Uma vez que o mau planejamento pode ser prejudicial para toda a rede, gerando prejuízos não só financeiros como também para a imagem da marca, tanto para os franqueados já existentes quanto para os possíveis novos franqueados.

A busca pelo franqueado ideal

Quando uma rede está em processo de expansão, é natural que a franqueadora queira aceitar o maior número possível de novos franqueados para aumentar rapidamente suas operações. Porém, isso nem sempre é viável.

Por esta razão, definir o perfil do “franqueado ideal” é um dos fatores-chave para o sucesso da expansão da rede. Isso porque, selecionar os melhores franqueados que estejam alinhados ao que a franqueadora está buscando pode evitar prejuízos financeiros e à marca.

A busca pelo franqueado ideal é um grande desafio para a franqueadora, afinal de contas, ninguém quer deixar a sua marca nas mãos de alguém não almeje o sucesso da sua própria operação. Por isso, é essencial ter uma definição clara do perfil desejado, bem como quais são as características necessárias para estar à frente do negócio. Estas que devem abranger bem mais do que apenas o capital ou investimento inicial. Tem de ter também, algumas características desejáveis, como:

– Tipo de loja que pretende adquirir;

– Região que pretende atuar e gerenciar sua unidade;

– Experiência no varejo ou franchising;

– Conhecimentos sobre gestão e administração de negócios;

– Qualificação em algumas das áreas que abrangem o negócio;

Skills pessoais;

– Valores individuais;

– Entre outros.

O fato é que quanto mais informações a franqueadora conseguir coletar a respeito dos candidatos, maiores serão as chances de fazer uma boa escolha. Vale ressaltar que na maioria dos casos, dificilmente será possível encontrar um candidato “pronto”. Por isso, conhecer essas características também ajuda a identificar quais franqueados poderão ser desenvolvidos internamente e quais exigirão mais tempo e recursos para se integrarem aos propósitos, objetivos e valores da marca.

Para que o processo de seleção de um novo franqueado tenha sucesso, é necessário que seja investido tempo nele e no processo. Não só para a elaboração do plano, como também na execução das fases de atrair, conquistar, selecionar e engajar o franqueado para operar. 

Não ter pressa para a escolha deve ser uma opção a considerar durante todo o processo de seleção, pois como destacamos, um franqueado “errado” pode gerar prejuízos. E como sabemos, não existe uma fórmula pronta, por mais que tenhamos explorado algumas sugestões de etapas, cada franqueadora utiliza a ordem e as estratégias que melhor se encaixam na sua realidade.

Para alcançar esses candidatos é fundamental ter um direcionamento muito claro sobre o que está sendo oferecido ao mercado, que neste caso, não é o mesmo que é ofertado aos consumidores, ou seja, não um produto, mas sim uma oportunidade de negócio para representar a marca.

Assim, a franqueadora usa estratégias diferentes de divulgação, preparando um plano de marketing voltado às características e necessidades dos perfis de candidatos que mais lhe interessam. 

Para isso, o uso de uma avançada plataforma desenvolvida para o franchising, para atrair interessados, conquistar os melhores candidatos, gerenciar os projetos de abertura de loja e começar a operar rapidamente, irá contribuir muito com o processo de expansão da rede.

Tendências de expansão no franchising

Como vimos, para definir seu projeto de expansão é necessário muito estudo e planejamento para aproveitar as melhores oportunidades de crescimento. A seguir, mostramos duas alternativas que podem fazer sentido para a sua marca.

Regiões para ficar de olho

Naturalmente, o que acontece no franchising é: quando uma marca opta por atuar pelo sistema de franquias, suas primeiras unidades franqueadas estarão localizadas em regiões próximas a de sua “matriz”, situando-se na mesma cidade, estado e, posteriormente, região. Até porque, como o Brasil possui dimensão continental, esta proximidade gera menos obstáculos para as franqueadoras que estão começando, tanto para suporte e logística, quanto para a adequação às diferenças culturais.

Porém, como apresenta o relatório da ABF, a região Sudeste corresponde a mais da metade do faturamento total das redes de franquias no país (54,26%). E este percentual segue aumentando em 2023. Assim, investir na expansão nesta região pode ajudar no crescimento da sua rede.

Além do Sudeste, outro ponto que gostaríamos de destacar é a maior presença de unidades em outras regiões, como Centro Oeste e Norte, o que indica uma tendência a mercados que antes eram pouco explorados pelas marcas do franchising, visto que o Sudeste, principalmente o eixo Rio-São Paulo é bastante concorrido.

Já pensou em internacionalizar a sua marca?

Apesar de o mercado interno estar aquecido e dos altos custos e riscos do cenário global atual, com alguns países enfrentando graves crises econômicas e políticas, o processo de internacionalização pode sim ser também uma opção para a expansão das redes de franquias.

Tanto que esta é uma estratégia que já é adotada por muitas redes brasileiras. Dados da ABF referentes a 2022 apontam que 213 marcas nacionais estão presentes no exterior – trinta a mais do que no ano anterior. Além disso, aumentou o número de países que elas estão presentes, passando de 114 para 126, representando um avanço de 10%.

Práticas para evitar Erros e melhorar os Acertos

A opção de investir em uma marca que já está consolidada, com operações padronizadas e marketing forte, é o principal atrativo para muitos investidores escolherem alocar seu dinheiro em franquias, como é apresentado no relatório da ABF. Com isso, podemos perceber que a segurança é um fator preponderante para a preferência pelo franchising.

Entretanto, como em qualquer outro setor da economia, inúmeros fatores influenciam no sucesso ou fracasso de um negócio. Compreendê-los é essencial, pois um processo de expansão falho, que não leve todos esses elementos em consideração, pode colocar em risco não só o sucesso das unidades franqueadas, como também da rede como um todo, comprometendo a credibilidade de toda a marca.

Por isso, é fundamental conhecer quais são as melhores práticas desse processo para evitar erros e melhorar os acertos. Veja algumas dessas ações:

Para evitar os erros

Durante a expansão da rede, algumas práticas são altamente indicadas para se evitar erros, como: 

– Fazer um estudo adequado de viabilidade e planejamento; 

– Analisar o perfil do franqueado; 

– Dar atenção aos produtos ou serviços.

Esses pontos ficam mais claros quando aplicamos no dia a dia da rede. Um exemplo são as redes de alimentação, que precisam fazer pequenos ajustes em seus cardápios conforme o local da unidade, assim como as redes de moda com os seus catálogos de roupas, seja por diferenças culturais, climáticas ou mesmo por alguma data em especial.

Para melhorar os acertos

Os franqueados selecionados são peças-chave para o sucesso de uma rede, assim, além da análise financeira, é preciso saber se os futuros franqueados estarão preparados para o negócio em questão.

O suporte que a franqueadora dará aos franqueados tanto para orientá-los quanto para auxiliá-los a cumprirem com os padrões estabelecidos, também precisa ser definido logo no início de suas operações, bem como manter a sua qualidade e eficiência a longo prazo para toda a rede.

As melhores ferramentas personalizadas para o seu negócio!

Ao longo deste artigo, comentamos sobre alguns pontos que envolvem o processo de expansão no franchising, dos pontos que são imprescindíveis para um planejamento eficaz e os fatores críticos devem ter atenção especial, até a escolha dos franqueados certos para a expansão e as ações para evitar os erros e melhorar os acertos.

Até aqui apresentamos muitos fatores que são peças-chave para o crescimento da rede e gestão eficaz da franqueadora, que, provavelmente, você já utiliza muitas delas na sua rede. Como falamos, não há uma fórmula que se adeque a todas as marcas/ segmentos, mas levá-los em consideração permite a criação das condições ideais para que o seu modelo possa ser reproduzido fielmente e com maior segurança para toda a rede.

Para que o crescimento da rede seja sustentável, oferecer um suporte eficiente ao franqueado durante suas operações é essencial. Mais do que disponibilizar manuais para a padronização, é fundamental contar com as ferramentas certas para apoiar seu processo de expansão, especialmente aquelas que se adequam perfeitamente às suas necessidades, como um Portal de Comunicação, treinamentos EAD, checklists para fazer auditorias nas lojas e um módulo específico para atrair interessados, conquistar os melhores candidatos, gerenciar os projetos de abertura de loja e começar a operar rapidamente.

Contar com soluções desenvolvidas especificamente para o franchising já é relevante por si só na gestão do dia a dia da franqueadora, mas torna-se ainda mais importante na expansão das redes de franquias e as perspectivas otimistas de crescimento do setor.

Já está planejando o 2024 da sua rede? Então entre em contato conosco para conhecer um universo de soluções que atenderá todas as necessidades da sua rede em seus diferentes momentos para te ajudar no crescimento do setor de franquias brasileiro.

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Até a próxima!