Hoje, 25 de outubro (dia em que este artigo foi postado), dez meses já se passaram e faltam exatos dois meses para a data mais importante do ano para o varejo: o Natal.
Agora é a hora de fazer um balanço sobre como está sendo o ano da sua rede de franquias!
Até o momento, como anda a execução do planejamento da sua rede de franquias? Os objetivos de vendas, expansão, crescimento, lançamentos etc. estão conforme o planejado até o momento? Ou continua sofrendo com os mesmos problemas e desafios para alcançar os seus objetivos?
Apesar de estarmos cada vez mais próximos de um “novo ciclo”, é comum que as redes tenham alguns projetos ainda pendentes ou incompletos. Então a pergunta que fica é: como você quer iniciar o seu 2025? Já colocando todo o seu planejamento em prática ou seguir com os mesmos desafios de anos anteriores?
O cenário macroeconômico brasileiro está sendo bastante positivo em 2024 para o varejo, com crescimento do PIB acima do esperado, a inflação se manteve sob relativo controle e a taxa de desemprego caiu para os menores patamares da série histórica.
Para 2025, o Boletim Focus do Banco Central prevê inflação menor. O último relatório apresenta queda de 3,97% para 3,96% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano que vem. A meta de inflação do BC é de 3% para 2025, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo – a mesma meta que foi estabelecida para 2024. Assim, o limite tolerado é de 4,5% ao ano.
Por outro lado, a estimativa para os juros no final de 2025, subiu um pouco, saindo de 10,75% para 11%. Enquanto isso, a previsão para a Selic no fim de 2026 se manteve em 9,50%.
Já em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 subiu de 3% para 3,01%. Para 2025, a estimativa seguiu em 1,93% e para 2026, a previsão se manteve em 2%.
Portanto, em um cenário de perspectivas positivas e propícias para a expansão e crescimento no franchising, como este em que estamos, a gestão da rede ganha destaque.
No entanto, a gestão de uma rede de franquias tem seus desafios singulares na hora do planejamento, que vão desde a manutenção dos padrões, a comunicação e marketing, a expansão e análise de resultados, o abastecimento das lojas e os canais de vendas, entre tantos outros, como as adaptações regionais e aos formatos das operações.
Nesse contexto, a tecnologia torna-se uma importante aliada para a franqueadora suprir as demandas das suas operações e superar todos os desafios para garantir os pilares do negócio, como a padronização, relacionamento, treinamento, expansão, comunicação, suprimentos, entre outros que fazem parte de uma rede de franquias.
Pensando em todos os desafios de gestão em uma rede de franquias para colocar o seu planejamento em prática, preparamos este conteúdo. Neste artigo você verá os seguintes tópicos:
- Como executar o planejamento
- 11 perguntas sobre a execução do planejamento
- Um software, múltiplas soluções para os desafios do seu dia a dia
Boa leitura!
Como executar o planejamento?
Para se ter ideia dos pormenores de um planejamento para lançamento de produtos ou campanhas da rede, ou até mesmo de vendas para as lojas e canais da marca, o Brasil terá nove feriados prolongados em 2025 e, além dos feriados nacionais, existem os municipais nas diversas cidades do país, ainda tem as datas comemorativas, que movimentam o varejo trazendo grandes oportunidades de vendas.
Uma amostra disso é que, somente as seis datas comemorativas mais importantes do ano, segundo a Ebit |Nielsen (Natal, Black Friday, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia do Consumidor), geram mais de R$ 30 bilhões em vendas (considerando que a cada ano que passa, o faturamento delas tem uma elevação). Outra pesquisa Ebit |Nielsen mostrou que os dias festivos representaram um pouco mais de um terço do faturamento do e-commerce brasileiro.
Em 2025 serão 9 feriados que caem em dias da semana.
Além das datas sazonais, não podemos deixar de citar os feriados nacionais de 2025, afinal de contas eles têm grande impacto na economia do país. Por exemplo, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou que eles movimentaram R$ 74,3 bilhões no turismo, enquanto no comércio, cada feriado reduziu a rentabilidade anual em média 1,29%, gerando um prejuízo de 2,46 bilhões de reais no ano.
E tudo isso afeta o seu planejamento de alguma maneira em várias áreas, desde as estratégias de vendas, na comunicação, nos treinamentos, nas campanhas de marketing, até no processo de compras e abastecimento, nas relações com fornecedores, representantes, consultores de campo e os próprios franqueados.
Portanto, entender como as operações da sua rede se comportam nesses momentos é fundamental para estabelecer os principais parâmetros para o seu planejamento e para que cada parte interessada saiba exatamente o que esperar de cada uma delas.
Sendo assim, para lidar com toda essa pluralidade de acontecimentos durante um só ano, a tecnologia é a grande aliada das franqueadoras. Neste cenário, com soluções capazes de suprir as demandas e dar cobertura às operações no dia a dia, é possível ser mais eficiente e impulsionar os bons resultados nos seus objetivos da marca. E, quanto mais especificidade para tantos processos, melhor para a gestão da rede.
Por isso, destacamos alguns pontos de atenção para o sucesso da sua marca que são essenciais para o planejamento da sua rede de franquias, independentemente do porte, quantidade de franqueados, unidades ou segmento de atuação, e que podem ser um grande diferencial competitivo para a sua marca:
I. Captação e seleção de novos franqueados
Um dos objetivos do modelo de negócio da franqueadora é a expansão da sua rede. Quando a gestão e o planejamento são bem feitos, é natural que desperte o interesse de novos franqueados, ou mesmo de franqueados que já possuem alguma unidade, para ampliar a rede e aumentar o número de lojas.
Nesse ponto, é preciso saber como avaliar de maneira eficaz o perfil de cada possível franqueado, com base em critérios relevantes, indicadores estratégicos, nas características da rede e nos objetivos da franqueadora para que eles deem continuidade ao crescimento e aos bons resultados da marca.
Com as ferramentas certas, é possível atrair interessados, conquistar os melhores candidatos e gerenciar os projetos de expansão da rede.
- Você vai gostar de ler: O engajamento do franqueado como diferencial da sua rede de franquias
II. Manutenção dos padrões da rede
Mesmo com a rede em franca expansão, os padrões precisam ser mantidos. Afinal, foram essas práticas que fizeram a marca crescer, criando experiências positivas para os clientes.
Para garantir a manutenção dos padrões da rede, é importante não só compartilhar o know-how com os franqueados, mas também ter meios de verificar constantemente se eles estão sendo aplicados corretamente nas lojas.
Para esta tarefa, os checklists e auditorias são excelentes ferramentas para certificar a execução correta de pontos operacionais críticos, como a conformidade com as diretrizes da franqueadora, se os conteúdos dos treinamentos estão sendo absorvidos pelas equipes, se os equipamentos necessários para o funcionamento da loja estão operando corretamente e se a loja está aplicando as definições de visual merchandising vigentes, entre outros fatores-chave das operações no franchising.
- Veja mais detalhes em Checklist: a ferramenta para manter os padrões das franquias e garantir a melhor experiência do cliente na loja
III. Suporte operacional eficiente
Além dos padrões, a franqueadora também precisa estar pronta para dar todo o suporte necessário aos franqueados para quaisquer que sejam as suas demandas.
Uma solução para isso é o CAF (Central de Atendimento ao Franqueado), pois este canal permite uma comunicação mais eficiente entre a franqueadora e os franqueados.
Neste canal exclusivo da rede, de dupla via, é possível centralizar as demandas da rede, para tirar dúvidas, responder perguntas, e ainda coletar sugestões e feedbacks, para manter o desenvolvimento e crescimento da rede.
Outra vantagem que merece ser destacada é a capacidade de proporcionar maior controle, agilidade e eficiência nas interações, atendendo assim todas as demandas da rede de maneira centralizada e organizada por área, por exemplo, contribuindo para um suporte operacional muito mais eficiente.
- Você também vai se interessar por: Treinamento para os Franqueados: a franqueadora precisa estar pronta para dar suporte aos franqueados
IV. Treinamento contínuo
Investir nas equipes internas também é fundamental, pois, juntamente com os clientes, são elas que fazem com que a marca continue crescendo.
Em vista disso, os programas de treinamento têm o papel de prepará-las para atender os clientes de forma eficiente e satisfatória, contribuindo para a melhor experiência dele na loja, além de passar todo o conhecimento necessário para suas atividades operacionais, sobre o produto e as vendas, como utilizar as ferramentas disponibilizadas nas lojas, como armazenar dados relevantes, entre outros.
Para uma capacitação ágil e eficiente, os treinamentos a distância (EAD), são uma alternativa com grande potencial de alcance , especialmente para que esse processo seja contínuo.
V. Comunicação eficaz
É a comunicação eficiente no franchising que torna possível a construção de bons relacionamentos entre franqueadora e franqueados, permitindo alinhar expectativas e coordenar a execução das estratégias da marca.
Um dos maiores desafios das franqueadoras é justamente conseguir superar as distâncias geográficas e encontrar as ferramentas certas para assegurar a eficiência da comunicação com toda a rede em todos os momentos, da abertura de novas unidades às ações sazonais.
Um Portal de Comunicação é uma importante solução para as redes de franquias, pois ele reúne todos os recursos necessários para centralizar as informações mais relevantes da rede, atendendo a todos os requisitos legais e tecnológicos da marca.
- Veja mais detalhes em: Como resolver os desafios de Comunicação da sua rede de franquias?
Como pode ver, a tecnologia é muito valiosa para a gestão das redes de franquias. Com o uso das ferramentas certas, é possível contar com um soluções que vão impulsionar a gestão do seu negócio, dando maior controle da rede à franqueadora, automatizando processos, melhorando a comunicação e contribuindo para a expansão e crescimento da sua rede de franquias.
- Recomendamos para você: 10 pontos de atenção para uma gestão bem estruturada na sua rede de franquias
11 perguntas sobre a execução do planejamento
Como deu para perceber, a palavra central deste texto é “planejamento”. E não tem como ser diferente, afinal essa é uma etapa que nunca tem fim, durante todo o ano, em todos os meses a franqueadora e os gestores das redes de franquias ou estão pensando em quais são os próximos passos ou estão executando as ações que já foram determinadas.
O planejamento é formado por uma série de ciclos, quando terminado um, outro se inicia.
Para que o seu planejamento seja cada vez mais eficiente, mais importante do que fazer projeções e imaginar possibilidades para o futuro, é conseguir fazer isso através de um processo sistêmico para pôr tudo em prática, e com base em avaliações críticas sobre os caminhos para atingir os objetivos planejados para sua rede de franquias, fundamentado por informações realistas e confiáveis, sem “achismos” ou “esperanças”.
Sendo assim, é fundamental que você tenha em mente, as respostas para algumas questões essenciais sobre o planejamento que devemos fazer ao montar e executar um. Para chegar nessas conclusões, primeiro temos que conhecer os “o quê, quando, onde, quem, como e o quantos” da sua rede, pois são eles que guiarão todas as suas decisões sobre o tema.
Vejamos algumas perguntas cruciais para você responder e não deixar pontas soltas na execução das estratégias da sua rede de franquias:
1) O que fazer para evitar uma seleção inadequada de novos franqueados?
2) Como garantir a manutenção dos padrões operacionais da rede?
3) Dá para saber se o suporte prestado está sendo adequado e eficiente?
4) Quem é responsável pelo treinamento contínuo da rede?
5) Quanto a identidade da marca influencia nos objetivos de comunicação da rede?
6) Quando é o melhor momento para expandir a marca?
7) Quais diferenciais contribuem para o fortalecimento do relacionamento entre a franqueadora e o franqueado?
8) Como colocar o planejamento em prática?
9) Qual é a melhor maneira de mensurar e monitorar os resultados da rede?
10) Onde a rede de franquias estará no curto, médio e longo prazo?
11) Quais ferramentas tecnológicas podem contribuir na execução do planejamento?
Estas perguntas são importantes, porque elas te norteiam em todos os âmbitos e possíveis desdobramentos da expansão e crescimento da marca. Pensar e repensar sobre o assunto é essencial, pois uma decisão errada ou um cenário não previsto, pode causar danos irreparáveis, como de credibilidade junto aos franqueados e/ou clientes.
Com todas essas questões levantadas, vamos aos pontos que são imprescindíveis para um planejamento eficaz.
Decerto, a sua rede de franquias possui diferentes áreas e atores internos e as respostas para todas essas perguntas também devem levar em consideração a visão dessas partes para que, “no final do dia”, todos partilhem da mesma visão e caminhem em busca dos mesmos objetivos.
Expandir as operações de uma rede de franquias é uma grande oportunidade de crescimento, por isso é um processo complexo que requer um planejamento cuidadoso e estratégico.
Nesse sentido, as ferramentas próprias para o sistema de franquias são essenciais tanto para melhor entender qual é a situação atual da sua rede, quais são as suas necessidades, onde estão seus pontos de melhoria, como para promover a integração e fortalecer o relacionamento com os franqueados e equipes.
Gerencie, opere, organize e relacione-se com toda a rede
Com um universo de soluções à sua disposição é possível conquistar novos franqueados, inaugurar novas lojas, transformar sua estratégia em ações, controlar os padrões, promover as vendas e aumentar a performance da rede!
- Veja mais detalhes sobre essas possibilidades em: Como o uso das ferramentas certas fazem diferença no seu dia a dia: ganhe tempo, produtividade e eficiência com a tecnologia como aliada
Um software, múltiplas soluções
Como costumamos reforçar aqui no blog, a tecnologia é uma grande aliada do varejo. No franchising, ela se torna ainda mais importante, pois oferece recursos que contribuem para a manutenção dos padrões de todas as unidades da marca, em localidades diferentes e de cada tipo operação nas diversas áreas – o que é muito bem-vindo quando falamos de um país com dimensões continentais e características tão particulares em cada região.
Sendo assim, uma avançada plataforma para o uso estratégico na sua rede de franquias pode transformar sua gestão e te apoiar na execução de suas estratégias, e do crescimento sustentável da sua rede de franquias.
No entanto, continuar expandindo e se manter capaz de gerenciar uma rede com várias unidades e franqueados possui muitos desafios. Isso porque, envolve uma série de fatores, tais como sustentação do negócio, treinamento das equipes, divulgação da marca, comunicação interna, monitoramento de resultados, definição de políticas comerciais, planejamento de longo prazo, entre outros.
A boa notícia é que em um software com múltiplas soluções, para cada desafio que a franqueadora tiver, você encontra uma solução própria para o sistema de franquias em módulos para cada momento e necessidade da sua marca. Acompanhe:
Para o bom relacionamento e uma comunicação rápida, fácil e online para motivar e engajar, informar, centralizar e distribuir conteúdo, além de customizar materiais na sua rede, invista em:
– PORTAL DO FRANQUEADO (PORTAL DE COMUNICAÇÃO)
– CAF (CENTRAL DE ATENDIMENTO AO FRANQUEADO)
– MARKETING
Já para o acompanhamento e treinamento da rede, com conteúdo própria da marca e para acompanhar a performance das unidades em painéis inteligentes de negócios, aposte em:
– TREINAMENTOS (EAD)
– PERFORMANCE (BI)
E para as demais áreas da franqueadora você também encontra uma solução para planejar e executar suas ações. Veja estes exemplos:
– PADRONIZAÇÃO: auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação dos projetos de VM através de CHECKLISTS estruturados em complemento à Consultoria de Campo.
– SUPRIMENTOS: reposição automática e gerenciamento de PEDIDOS de produtos, fornecedores e representantes, para os canais de vendas da marca, como as lojas da rede ou multimarcas, e vendas online, com relatórios gerenciais e regras de negócio para cada canal.
– EXPANSÃO e IMPLANTAÇÃO: gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente com total controle dos processos no módulo WORKFLOW com atribuição de tarefas, agenda e inclusão de anexos, como imagens e documentos.
A melhor parte é que, com uma avançada plataforma, você encontra tudo isso em um só lugar, em um ambiente seguro e personalizável que atende a todas as suas necessidades, independentemente do tamanho da rede, quantidade de unidades ou de usuários, com acessos individuais, por perfil, área ou interesse.
Essa é uma grande vantagem para sua rede de franquias, não só para auxiliar a franqueadora na gestão do negócio, mas também para contribuir com a atração de interessados para a expansão, pois, segundo na pesquisa da ABF com a Galunion entre as principais solicitações dos franqueados, está a implantação de novas ferramentas ou tecnologias para a gestão ser mais fácil.
Além disso, praticamente 9 em cada 10 potenciais franqueados consideram a “possibilidade de expansão com mais unidades da mesma franquia” um dos principais diferenciais para a escolha pelo sistema de franquias.
Portanto, apostar na tecnologia vai não apenas lhe proporcionar maior agilidade e eficiência, como também é uma vantagem competitiva para a sua rede se destacar no mercado e atrair/ manter os melhores franqueados para o processo de expansão e crescimento da sua rede.
- Confira mais pontos importantes sobre um software de gestão com múltiplas soluções em: O que procurar (e encontrar) em um software de gestão para os seus desafios?
Ainda estamos em 2024, mas as primeiras decisões para 2025 são tomadas agora!
Faltam pouco mais de dois meses para acabar o ano e 2024 ainda reserva muitas oportunidades para o franchising, especialmente pela Black Friday e Natal. No entanto, além das preocupações com essas datas comemorativas, as redes de franquias também já estão se planejando para 2025.
Boa parte dessa preparação está em encontrar maneiras eficientes para a expansão e crescimento da marca, afinal de contas, este é um dos principais objetivos de quem opta pelo sistema de franquias.
Ao longo deste artigo, destacamos alguns pontos de atenção para o sucesso da sua marca que são essenciais para o planejamento da sua rede de franquias. São eles:
– Captação e seleção de novos franqueados;
– Manutenção dos padrões da rede;
– Suporte operacional eficiente;
– Treinamento contínuo;
– Comunicação eficaz.
Também apresentamos que, apesar de ser muito vantajoso, o processo de expansão envolve também muitos desafios. E cada desafio exige uma abordagem estratégica e bem planejada para ser superado.
Por isso, as ferramentas certas para um planejamento bem feito podem transformar o desempenho da sua rede e, consequentemente, contribuem para a execução dos objetivos da sua marca, como expandir e crescer com sucesso.
Com um software de gestão para a franqueadora com diversas possibilidades de módulos e com a identidade da sua marca é possível implementar as práticas para evitar erros e melhorar os acertos, tais como fazer um estudo adequado de viabilidade e planejamento, analisar o perfil do franqueado e dar atenção aos produtos, serviços e suporte aos franqueados e equipes.
Contar com soluções desenvolvidas especificamente para o franchising já é relevante por si só na gestão do dia a dia da franqueadora, mas torna-se ainda mais importante na expansão das redes de franquias e as perspectivas otimistas de crescimento do setor, que tem projeções de alta de 5% no número de redes e de 5,5% nas operações em 2024.
Já está planejando o 2025 da sua rede? Então entre em contato para conhecer um universo de soluções que atenderá toda a sua rede em seus diferentes momentos e necessidades, para te ajudar no crescimento e expansão da sua marca.
Continue nos acompanhando nas redes sociais e no blog para conhecer as melhores soluções estratégicas para a gestão da sua rede de franquias.
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Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você e até a próxima!