Como resolver os desafios de Comunicação da sua rede de franquias?

A comunicação é um dos pilares da gestão de qualquer negócio. Quando ela é eficiente, torna possível a construção do bom relacionamento e integração entre as diversas áreas, permitindo o alinhamento das expectativas e coordenação das estratégias, deixando assim todos em sintonia com os objetivos da empresa. No franchising não é diferente!

Porém, ao contrário de alguns tipos de negócios, em que os e-mails, grupos em aplicativos de mensagens ou mesmo publicações físicas que são distribuídas para as equipes podem suprir suas necessidades de divulgação de informações, no sistema de franquias, este processo é um pouco mais complexo.

Isso porque a franqueadora precisa orientar e apoiar todos os franqueados, operacionalizar ações e compartilhar mensagens para as diferentes unidades da rede e, ao mesmo tempo, reconhecer a diversidade que existe em um país de grandes proporções territoriais como é o Brasil, além disso é preciso personalizar o discurso com base nas diferenças de cada localidade, como tipo de operação, hábitos de consumo e vendas, eventos culturais, sazonalidade, entre outros.

O cenário é de boas perspectivas para as vendas e para aproveitar isso, a sua rede de franquias precisa superar os desafios da Comunicação.

Como trouxemos no artigo anterior do nosso blog, mesmo com os eventos climáticos atuais e algumas incertezas financeiras, o cenário macroeconômico brasileiro está sendo bastante positivo para o varejo, com crescimento do PIB acima do esperado, a inflação se manteve sob relativo controle e a taxa de desemprego caiu para os menores patamares da série histórica.

Fatores esses que contribuem para impulsionar a economia interna e a confiança dos consumidores para gastarem mais. Portanto, a perspectiva é de que este otimismo continue nos próximos meses.

Para aproveitar desse momento favorável, as redes de franquias precisam seguir investindo em estratégias para aumentar as vendas, conquistar, reter e fidelizar os clientes. 

Parte dessas ações passa justamente por superar os desafios de comunicação e manter esse processo em bom funcionamento dentro da rede.

Nesse cenário de expectativas animadoras, o apoio da tecnologia passa a ser muito importante para a franqueadora alcançar os melhores resultados em sua comunicação. Desde compartilhar conteúdos essenciais e ser capaz de prestar um suporte operacional eficiente e adequado aos seus franqueados, mesmo à distância, até centralizar a comunicação, com controle, agilidade e atualização permanente, para que todos estejam conectados com o que é relevante para o sucesso da rede.

Para você que deseja ter todas essas vantagens, a solução está em disponibilizar um Portal de Comunicação oficial, com a identidade da marca. 

Você provavelmente já sabe disso, e até já deve utilizar alguma ferramenta do tipo na sua rede de franquias. Mas será que ela tem todas as funções que você e seus franqueados precisam?

É essa questão que vamos tratar neste artigo!

Quer saber como as ferramentas certas podem te ajudar a superar seus desafios e ter maior eficiência na comunicação na sua rede de franquias? Então siga conosco, pois a seguir você verá:

  • Por que sua rede precisa de um Portal de Comunicação?
  • 5 funções que o Portal de Comunicação da sua rede de franquias tem que ter
  • Conheça novas possibilidades para as estratégias de comunicação da sua rede de franquias

Boa leitura!

Por que sua rede precisa de um Portal de Comunicação?

Os esforços de comunicação de uma rede de franquias têm dois propósitos principais: a) construir uma marca forte e b) se aproximar dos clientes. Para isso, é necessário que a franqueadora, franqueados e equipes estejam alinhados em relação aos objetivos da marca.

Esta é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras para as franqueadoras, já que precisam conhecer as regras do negócio e ter à sua disposição os conteúdos estratégicos para poderem operar em conformidade com os padrões da rede.

A tecnologia é uma grande aliada do franchising brasileiro. Esse fato fica evidenciado na pesquisa da ABF com a Galunion em que entre as principais solicitações dos franqueados, estava “implantar novas ferramentas ou tecnologias para a gestão do negócio ser mais fácil”. Segundo estudo da Cortex, as ferramentas tecnológicas são utilizadas especialmente para melhorar a comunicação, produtividade, armazenamento de dados e segurança.

Nesse sentido, um Portal de Comunicação, Portal do Franqueado ou até mesmo Intranet, é uma importante ferramenta para alcançar todos os integrantes de uma rede de franquias, de maneira eficiente e segura para a comunicação.

Com uma solução que interligue todas as áreas e unidades de uma rede de franquias, é possível comunicar de maneira mais eficaz os objetivos estratégicos da marca.

Portanto, ter um canal próprio de comunicação no sistema de franquias é fundamental. Isso porque nele você encontra funcionalidades essenciais para o gerenciamento da rede, entre elas, a possibilidade de interação entre as diversas áreas da franqueadora em um só lugar, como Marketing, Comercial, Expansão ou Operações, por exemplo. 

Entre os benefícios deste tipo de solução, destacamos:

I. Acesso à conteúdos

Um Portal de Comunicação permite o acesso a todos os conteúdos que a sua rede de franquias precisar ter sempre ao seu alcance, como manuais operacionais, comunicados, divulgação de campanhas, customização de materiais de marketing para as unidades de diversos formatos e muito mais.

II. Supera as barreiras geográficas

Ter um Portal do Franqueado integrado auxilia na superação das distâncias geográficas entre as unidades da rede, assim, gera economia de tempo e custos, favorece a colaboração entre as equipes e desenvolve os processos operacionais, elevando o padrão da rede.

III. Segurança

Com este tipo de ferramenta, você garante maior segurança para os usuários do sistema, com perfis e logins individuais, além da proteção dos conteúdos e dados de todos os usuários, diminuindo os riscos de eles serem vazados e expostos.

IV. Tudo em um só lugar

Você tem todos os módulos para gestão da rede em um só lugar, sem a necessidade de ter que adquirir sistemas adicionais para os processos de gerenciamento.

Um Portal de Comunicação eficiente disponibiliza todos os recursos necessários para gestão da franqueadora com a personalização da marca para engajar e motivar os integrantes da rede. Com isso, você garante melhores resultados em todas as unidades, com elas operando conforme os padrões estabelecidos para a marca.

Veja a seguir quais são as funções que você deve buscar em uma ferramenta como esta para melhor se adequar às necessidades da sua rede de franquias.

5 funções que o Portal de Comunicação da sua rede de franquias tem que ter

A comunicação eficaz no sistema de franquias depende de uma série de fatores. E um deles é a escolha dos canais de comunicação mais adequados para a rede. Que, como já comentamos, precisam suprir todas as necessidades de gestão da franqueadora, que não são as mesmas de outros modelos de negócios.

Portanto, cabe à franqueadora fornecer as melhores ferramentas para garantir que todas as áreas e equipes possam interagir entre si, conhecer as estratégias, ter acesso a informações relevantes, poder encontrar conteúdos necessários para as operações quando necessário, bem como para compartilhar materiais e comunicados importantes, além de deixá-los disponíveis e atualizados o tempo todo.

Isso posto, o uso estratégico de uma plataforma própria para o sistema de franquias e com a identidade visual da marca como canal prioritário, garante inúmeras vantagens e possibilidades de uso na rede. 

Porém, como escolher a melhor solução para utilizar em toda a rede? Aquela que tiver as ferramentas necessárias para os desafios do dia a dia, como:

1- Ambiente seguro para centralizar toda estratégia de comunicação da sua rede, com a identidade visual da marca e ainda para manter o relacionamento em alta através de CAF (Central de Atendimento ao Franqueado) com o registro e controle de interações para solicitações, resoluções de problemas e atendimento de demandas operacionais.

2- Facilidade no acesso individual por perfil, interesse ou hierarquia de usuário e equipes internas ou de lojas, como o Workflow para expansão e abertura de novas unidades ou comunicados de política comercial e campanhas.

3- Permissões de acesso de acordo com as demandas e necessidades de cada franqueado, área ou responsável, como Checklists para complementar a Consultoria de Campo ou de Projetos de VM das unidades da rede.

4- Publicação em massa de conteúdo, como informativos ou comunicados em diversos formatos, inclusive para os Treinamentos ou atualização de conteúdo para o EAD da rede.

5- Interface para os demais módulos disponíveis para a rede, como o de Marketing para customização de materiais ou Showroom para o processo de compras das lojas e canais de vendas da marca.

Um Portal de Comunicação eficiente reúne todos os recursos necessários para centralizar as informações mais relevantes das redes de franquias. Entre os seus principais diferenciais é o fato de ter tudo isso em um só lugar, dentro de um ambiente seguro e protegido com permissões para acesso individual, com o controle da franqueadora de quem visualizou e quando foi visualizado. 

Conheça novas possibilidades para as estratégias de comunicação da sua rede de franquias

Agora que já está mais claro quais são as funções que o Portal de Comunicação da sua rede de franquias tem que ter, está na hora de conhecer as soluções que atendem a todos esses requisitos.

Como comentamos, a gestão de uma rede de franquias envolve vários desafios que estão relacionados principalmente a comunicação, suporte operacional, padronização e relacionamento da rede.

Para te ajudar na sua rede a superá-los e ainda a aproveitar todas as oportunidades, tais como as datas comemorativas e sazonais, a tecnologia é uma importante aliada para a gestão da franqueadora.

Contar com as ferramentas desenvolvidas especialmente para as especificidades do sistema de franquias, um software com múltiplas soluções é um grande diferencial para uma gestão de sucesso.

Isso porque, diferentemente de outros tipos de sistemas (ERPs) que foram criados para o ambiente organizacional, um software desenvolvido com base nas particularidades da rotina das redes de franquias e nas necessidades específicas das franqueadoras, buscando atender a todos os requisitos legais e tecnológicos da sua marca possui inúmeras vantagens e benefícios.

O que é muito importante, não só para a eficiência da comunicação na rede, mas também pela possibilidade de personalização, o que facilita o relacionamento entre franqueado e franqueadora.

Além disso, potenciais franqueados consideram o “suporte e treinamento do franqueado” um dos principais diferenciais para a escolha pelo sistema de franquias.

Uma comunicação objetiva e eficiente fortalece o relacionamento entre franqueadora e franqueado.

Por estes motivos, o uso estratégico de um Portal de Comunicação é muito valorizado pelos franqueados e também pode contribuir para os resultados deles, principalmente por terem sempre à disposição um meio para consultar os conteúdos para as operações das suas unidades, como os manuais, e por poder encontrar no Portal diversas ferramentas de apoio, como um canal oficial para interagir diretamente com a franqueadora, garantido um suporte adequado às operações da rede.

Sendo assim, é essencial saber escolher adequadamente os recursos que melhor atendem às particularidades da sua rede.

Com um universo de soluções desenvolvido por quem entende de franchising para os desafios de gestão da franqueadora, é possível ter em uma única e avançada plataforma, um canal prioritário de comunicação que garante inúmeras vantagens e possibilidades de uso na sua rede de franquias. Entre elas destacamos:

– Rápida implantação;

– Agilidade para a distribuição de conteúdo, comunicados, informações, materiais de interesse geral, entre outros;

– Centralização, controle e compartilhamento de informações;

– Canal de comunicação de via dupla para também captar feedbacks dos franqueados;

– Suporte ao franqueado mais ágil e eficiente;

– Entrega de materiais sobre o lançamento de novas campanhas, produtos e coleções;

– Compartilhar materiais para realização e consultas durante os treinamentos para as equipes de loja e franqueados.

Por isso, disponha das soluções de quem, desde 2007 cria soluções para impulsionar o crescimento de empresas que operam pelo modelo de franchising, auxiliando as franqueadoras na realização do sonho dos franqueados de ter e prosperar com um negócio próprio, através da ampliação da comunicação, integração e cooperação de todos os participantes do sistema.

Então, como garantir a boa comunicação no sistema de franquias?

O cenário atual do varejo brasileiro é de muita competição entre as empresas, que tem acarretado disputas cada vez mais acirradas para chamar a atenção, encantar e fidelizar os clientes. 

Estes que, por sua vez, estão ainda mais exigentes, quase que obrigando as marcas a se manterem atualizadas, buscando continuamente por inovações para criar experiências relevantes, que não só sejam únicas, mas que também tenham alguma utilidade, valor e propósito, além de maior comodidade para compra, que se adequem à suas demandas ou mesmo que promovam um tratamento individualizado, com personalização de ponta a ponta.

Nesse contexto, contar o apoio da tecnologia é uma necessidade para conseguir se destacar em meio à concorrência, atendendo aos desejos tanto dos clientes, quanto dos franqueados, e conquistando a preferência deles, com uma boa experiência de compra e suporte eficiente ao franqueado, para que ele possa operar com excelência e conseguir vender mais para ter melhores resultados em um momento que é bastante favorável para isso.

Por todos esses motivos, torna-se fundamental que a franqueadora tenha em sua rede um Portal de Comunicação próprio, que envolva as diversas áreas e unidades de sua marca. Isso porque, ele auxilia em processos-chave das operações da rede, bem como ajuda a superar muitos de seus desafios, como por exemplo:

– Comunicar as ações estratégicas;

– Fazer o gerenciamento do trabalho das equipes;

– Produzir materiais customizados de maneira automatizada;

– Centralizar os pedidos de fornecedores;

– Entre outros para apoiar a operação do franqueado e facilitar o suporte da franqueadora.

Além disso, com um Portal que está dividido em módulos e tem acesso com segmentação, é possível organizar, centralizar, e simplificar a comunicação com toda a rede, atendendo às suas principais necessidades e reduzindo o tempo de resposta para a resolução de problemas.

Neste artigo, buscamos abordar um pouco mais sobre a importância de as franqueadoras investirem na comunicação da rede e os benefícios que um Portal de Comunicação desenvolvido especificamente para o franchising oferece para superar os desafios relacionados a esta questão, independentemente do segmento, atuação geográfica ou número de usuários. 

Contar com as melhores soluções vai fazer a diferença para a sua rede de franquias!

Entre em contato e saiba como nosso universo de soluções  pode facilitar o trabalho de comunicação e relacionamento da sua marca do jeito que você sempre quis, atendendo aos requisitos legais e de TI da franqueadora, assim como tem feito com outras grandes redes.

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