Black Friday 2024: O que a sua rede de franquias pode esperar de uma das datas que mais vendem e aumentam o fluxo nas lojas no ano

Originada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma data sazonal sem dia fixo, que ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro, após o Dia de Ação de Graças americano.

Atualmente, a Black Friday já se tornou um grande evento no calendário de datas comemorativas do Brasil, gerando muitas expectativas para clientes e lojistas, para aproveitar as promoções (principal característica da data) para suprir as suas necessidades/ vontades.

No primeiro caso é de comprar algo que estava querendo por um preço mais baixo ou com algum benefício a mais. No segundo, impulsionar as vendas de produtos mais antigos ou com menor demanda, para fazer o estoque girar, para assim, conseguir liberar espaço na loja para os itens que serão vendidos para as festas de final de ano.

No Brasil, a data ganhou destaque a partir de 2012, com a ascensão do e-commerce no país. Desde então, a cada ano que passa ela ganha ainda mais importância, gerando muitas vendas, movimentando bilhões de reais na economia, inclusive nas lojas físicas.

Parte do seu sucesso deve-se ao fato de que nela é possível oferecer diversos incentivos de compra para os clientes, além de atingir todos os públicos e poder ser utilizada por todos os tipos de empresas e negócios, de todos os portes e segmentos.

É verdade que no ano passado, as vendas ficaram abaixo das projeções, tendo queda de 16,3% em comparação com o mesmo período de 2022, como indicam os dados da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust em parceria com a ClearSale. Mesmo assim, foram registrados 8,2 milhões de pedidos entre a meia noite de quinta-feira (23/11) e 23h59 do domingo (26/11), somente no e-commerce. O que ainda deixa a data como uma das mais importantes para as vendas online.

Além disso, 54% dos entrevistados em pesquisa da Opinion Box e da Dito afirmaram ter feito compras de Black Friday durante a semana ou no mês de novembro e não somente no dia oficial da liquidação. Isso corrobora com o que comentamos sobre a BF não ocorrer mais apenas entre a sexta-feira e a Cyber Monday (a segunda-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos).

O mesmo estudo traz que 72% de quem comprou na data no ano passado ficaram satisfeitos com suas experiências, o que leva a 87% desse público a querer comprar novamente no mesmo período neste ano.

Essas informações nos levam a crer que o desempenho da Black Friday deve ser parecido com o que tivemos em 2023.

Entretanto, não podemos deixar de ressaltar que o cenário econômico atual está mais favorável do que o encontrado no ano passado, o que deve aumentar significativamente as vendas.

último Boletim Focus do Banco Central projetou pela terceira semana seguida um crescimento maior do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024, subindo de 3,05% para 3,08%. Enquanto as previsões dos analistas para a taxa básica de juros (Selic) do ano se mantiveram em 11,75%.

A confiança dos brasileiros também está maior, 50% dos respondentes da pesquisa Globo PinOn acreditam que a sua relação financeira deve melhorar ainda em 2024.

Por todos esses motivos, a Black Friday segue sendo uma ótima oportunidade para as redes de franquias venderem mais e estreitarem o relacionamento com os clientes, não só em um dia ou uma semana, mas sim durante todo o mês de novembro!

Para aproveitar tudo isso da melhor maneira, é fundamental compreender os hábitos e preferências de compra e expectativas dos consumidores tanto nas edições anteriores como nesta, para criar experiências memoráveis e incentivar as compras e recompras.

Quer saber como sua rede pode se beneficiar na Black Friday?

Neste artigo, vamos explorar as principais expectativas e tendências que vão moldar as compras na Black Friday deste ano e como a sua rede de franquias pode aproveitar  e vender mais.

Siga conosco e leia sobre os seguintes tópicos:

  • Quais são as expectativas de vendas para a Black Friday 2024?
  • As tendências de consumo da Black Friday que vão impulsionar as suas vendas
  • Desafios que o franchising precisa superar para vender mais 
  • Estratégias para ajudar às redes de franquias a venderem mais

Boa leitura!

Quais são as expectativas de vendas para a Black Friday 2024?

Como acabamos de mostrar, em 2023, a Black Friday trouxe ótimos resultados para o varejo brasileiro. Porém, as expectativas para o evento neste ano são ainda melhores. Não só pelo cenário econômico apresentado, mas também pelo otimismo dos consumidores.

A Black Friday de 2024 tem tudo para ser um sucesso!

Apesar de as pesquisas sobre a data terem sido feitas há meses atrás, é possível constatar um cenário otimista, afinal, de acordo com o  infográfico da Black Friday da Globo, 39% dos consumidores estão se planejando para fazer compras neste mês. Com destaque para as classes A e B, em que 56% tem intenção de comprar. Além disso, 6 entre 10 pessoas se preparam para aproveitar de alguma forma a ocasião.

Haviam muitos respondentes indecisos ainda no momento em que a pesquisa foi feita, entretanto, 91% deles afirmaram que fariam uma compra não planejada na data. 

Essa virada na intenção de compra, segundo o estudo da Opinion Box e Dito, deve acontecer por agora, pois 45% dos consumidores afirmaram que costumam se decidir entre 3 meses até as semanas anteriores à Black Friday.

Além do mais, quase metade dos respondentes da pesquisa de junho, estão dispostos a fazer compras mesmo antes do dia 29.

Já um estudo mais recente da LWSA (antiga Locaweb), traz que o número de brasileiros que estão dispostos a comprar na Black Friday 2024 é de 96%, sendo que 62% pretendem gastar até R$ 3 mil nas promoções, dos quais 44% já estavam guardando dinheiro e 20,3% reservando parte do 13º salário para aproveitar as ofertas.

E 55% dos consumidores já sabem que pretendem comprar na Black Friday 2024!

As categorias de produtos que mais se destacam nas pesquisas da Globo, Opinion Box e LWSA, são:

  • Eletrônicos e eletrodomésticos;
  • Roupas e Acessórios;
  • Calçados;
  • Beleza e Cosméticos;
  • Casa e Decoração;
  • Viagens e Turismo;
  • Brinquedos;
  • Supermercado;
  • Farmácia e Saúde;
  • Livros.

A concorrência nas vendas promete ser bastante acirrada. Em pesquisa da plataforma SuperFrete com os utilizadores do seu aplicativo, 82% dos empreendedores informaram que pretendiam fazer ações de Black Friday em suas lojas.

Portanto, mesmo a Black Friday tendo início oficialmente apenas no dia 29/11, para muitos consumidores, ela já está acontecendo e a sua rede de franquias precisa estar atenta às tendências do momento para chamar a atenção, se destacar, conquistar os clientes e vender mais.

Saiba mais sobre elas a seguir.

As tendências de consumo da Black Friday que vão impulsionar as suas vendas

Agora que já mostramos qual é o cenário em que a Black Friday chega ao varejo brasileiro, tanto no cenário econômico, como nas expectativas de vendas e quais são os produtos/ canais mais procurados, está na hora de conhecer as tendências de consumo da Black Friday que vão impulsionar as vendas da sua rede de franquias.

O comportamento do consumidor tem mudado ao longo dos anos. Ele agora está ainda mais exigente e explorando todas as possibilidades que a tecnologia vem criando para facilitar e gerar mais comodidade no seu processo de compra, além de criar experiências únicas e personalizadas.

As expectativas dos clientes estão mais altas do que nunca

Assim, conforme as expectativas dos clientes evoluem cada vez mais rapidamente e ficam mais altas, as redes de franquias devem seguir esse mesmo ritmo para se adaptar ao novo cenário para oferecer aquilo que se espera delas (ou até exceder isso) e continuar encantando e mantendo os seus clientes.

Por esta razão, dentro das estratégias da sua rede de franquias, também é importante levar em consideração as seguintes tendências que aparecem no panorama Globo 2024. São eles:

1. Incentivos para as compras

Entre os respondentes que disseram que não sabem se vão comprar na Black Friday ou que não pretendem comprar, 91% e 58%, respectivamente, desses públicos afirmaram que estariam dispostos a realizar uma compra “não planejada”, ou seja, aproveitando certos incentivos para isso.

O que leva esses consumidores a fazer uma compra não planejada são descontos mais altos (acima de 50%) e outros incentivos, como frete grátis e entrega rápida.

2. Descontos

Não é qualquer tipo de desconto que é valorizado pelos consumidores. 40% dos entrevistados, consideram efetuar uma compra em produtos com descontos acima de 50%. Por outro lado, dois terços já ficam satisfeitos com descontos até 50%, especialmente entre 31% e 50%.

Para 26% é mais interessante os descontos que podem ser utilizados em qualquer produto do site ou loja, mesmo que seja baixo, ou seja, que eles escolhem e não a marca. Enquanto 35% preferem receber parte do dinheiro da compra de volta (cashback), mesmo sendo um percentual baixo.

Há ainda aqueles que priorizam os produtos com descontos maiores, mesmo que não se aplique ao produto que deseje comprar.

3. Pesquisas antecipadas

Quase metade dos brasileiros começa a pesquisar sobre a Black Friday e seus produtos de interesse com pelo menos um mês de antecedência. Além disso, 81%, utilizam essas pesquisas para encontrar os melhores preços.

Essas pesquisas são majoritariamente feitas nos sites e aplicativos dos sites preferidos.

6 em cada 10 brasileiros entram em “listas VIP” e baixam o app de lojas que pretendem comprar com antecedência.

4. O que faz um cliente baixar um aplicativo?

Os principais incentivos para baixar um app são as vantagens que vem com ele, tais como frete grátis (41%), ofertas exclusivas (31%), entrega rápida (29%) e acesso a cupons de desconto (29%).

5.  Não são apenas as pesquisas que são antecipadas

Praticamente metade dos respondentes afirmaram que consideram comprar antes da Black Friday, caso encontrem alguma oferta interessante.

6. Critérios para escolher as lojas

Em meio a tantas marcas, lojas e sites, os consumidores costumam geralmente comprar na loja que tem o preço mais baixo, maior variedade de produtos e marcas ou a que oferece maior facilidade de pagamento.

7. Live Commerce

Entre as novas formas de compra, o live commerce tem se destacado, especialmente entre os consumidores de moda, eletroeletrônicos, informática e produtos de utilidade doméstica.

No ano passado, dois terços assistiram a programas de venda para a Black Friday na TV aberta ou por assinatura.

Os principais motivos para isso são:

– Preço e condições de pagamento (54%);

– Conhecer novos produtos e serviços (39%);

– Ter a oportunidade de tirar dúvidas sobre o produto (34%);

– Entender mais sobre os produtos que tem pouco conhecimento (33%).

Com base nesses insights, é possível perceber que a “essência” da Black Friday é a principal razão para os consumidores irem às compras: os descontos. Porém, isso não significa necessariamente que eles precisam ser agressivos, ou propriamente com um percentual reduzido do valor “original” do produto, visto que muitos preferem ter o cashback para utilizar em futuras compras, que pode servir para compras de Natal, por exemplo.

Além disso, o cliente também está cada vez mais empoderado e preparado para aproveitar as melhores ofertas, pesquisando em sites e aplicativos das lojas que já costuma comprar, bem como em outras que oferecem os itens que são desejados por ele.

Desafios que o franchising precisa superar para vender mais

Como vimos até aqui, esta é uma data que é muito esperada tanto pelos lojistas quanto pelos consumidores, sendo uma ótima oportunidade para atrair novos clientes, vender mais e conseguir melhores resultados em geral para sua marca.

Para aproveitar esse momento, o planejamento é essencial. Há várias etapas importantes nesse processo, desde a idealização da campanha, com a preparação dos materiais de marketing, aos produtos que vão entrar em promoção e seus respectivos descontos, até a parte de logística tanto para o abastecimento das lojas e como para os envios dos produtos aos clientes (no caso de vendas online).

No entanto, vender mais durante a Black Friday não é tão simples assim. Não basta apenas baixar os preços que a demanda vai vir ou apenas buscar colocar as tendências que citamos anteriormente em prática, existem desafios que precisam ser superados.

Uma pesquisa da plataforma SuperFrete realizada com lojistas no ano passado, as principais dificuldades relatadas por eles para preparar suas campanhas para a Black Friday 2023 foram:

– Diminuir o valor do frete (70%);

– Atrair mais clientes para a loja (47%); e 

– Fazer a divulgação dos produtos (29,5%).

Já a pesquisa de Comportamento de compra e tendências para a Black Friday da Opinion Box, solicitada pela LWSA – ecossistema de soluções digitais para empresas, traz os pontos que fazem o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta. Além do frete, foram listados:

– Os preços mais altos do que em períodos sem oferta (50%);

– Não confiar na loja (45%);

– Nota baixa em sites de reputação (43%);

– Avaliações ruins nas redes sociais (42%); e

– Desconto/oferta não é atrativo o bastante para uma semana de grandes descontos (40%). 

O estudo Globo também destaca algumas dessas práticas como desafios para a Black Friday, destacam-se as reclamações sobre falsos descontos, em que os produtos têm seus preços elevados antes do evento para serem “reduzidos” na data, prática conhecida como “metade do dobro”, que acabou gerando o apelido de “Black Fraude”.

Cerca de 75% dos consumidores expressaram algum nível de cautela em relação ao fornecimento de seus dados pessoais.

Outro ponto que merece destaque é a preocupação com a privacidade e segurança dos dados. Pois, nessa época, infelizmente, também é comum que aconteçam ataques virtuais de hackers que se aproveitam da situação para dar golpes. 

Por este motivo, conseguir coletar informações sobre os clientes e o cadastro deles na base de dados da marca, seguindo as orientações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passa a ser mais um desafio para as franqueadoras de todo o Brasil.

Estratégias para ajudar às redes de franquias a venderem mais

Como apresentamos no decorrer deste artigo, a Black Friday é uma das datas sazonais mais importantes do calendário brasileiro para lojistas e consumidores, tanto em faturamento e vendas, como também em intenção de compra e variedade de produtos e serviços que têm sua demanda acrescida durante o período.

Após ver todas essas informações sobre as expectativas e tendências da Black Friday 2024, vamos conferir algumas estratégias que podem ajudar a sua rede de franquias a vender mais.

Aqui, não há nenhum segredo. Se você quer aproveitar o momento e explorar todas as oportunidades da comemoração na sua rede, é fundamental preparar as suas operações com a ajuda da tecnologia no seu dia a dia.

Afinal de contas, a entrega de experiências positivas e de mais comodidade/facilidade é fator determinante para o cliente querer comprar e a manter relacionamento duradouro de consumo com as marcas.

Para atingir esse objetivo, sua rede pode considerar as seguintes estratégias:

I. Lojas físicas

A Black Friday é caracterizada principalmente pelas vendas online. Contudo, isso não significa que as lojas físicas deixaram de ser relevantes para os clientes. No ano passado, 53% dos consumidores realizaram suas compras nas lojas físicas.

Assim, mesmo com maior fluxo de clientes, é essencial que as lojas da sua marca sigam respeitando os padrões da rede, oferecendo experiências positivas e atendimento adequado aos clientes.

 II. Omnichannel

Como já comentamos, o consumidor está cada vez mais exigente e com altas expectativas em relação à marca e ao produto que compra. Por isso, buscam as alternativas que melhor se encaixam à sua rotina.

Sendo assim, as estratégias omnichannel são importantes para unir a experiência no físico e no digital, para que o cliente possa aproveitar o melhor dos dois mundos, como compra online com retirada na loja física ou disponibilizar informações em tempo real sobre disponibilidade de produtos, de maneira fluida independentemente de qual for o caminho escolhido em sua jornada de compra.

III. Informações integradas

Como mencionado, os clientes estão cada vez mais empoderados e pesquisando mais sobre os produtos e empresas.

Assim, especialmente em datas como esta, uma plataforma própria da rede com ferramentas que integre várias áreas da franqueadora, com informações importantes para o sucesso das operações, e para auxiliar os franqueados e as equipes de loja a manter a loja preparada para receber o cliente, além de garantir atendimento ágil, preciso e satisfatório.

IV. Personalização e experiências de compra 

Os consumidores também estão buscando por experiências de compra mais personalizadas e relevantes. Por esse motivo, conhecer os perfis de compra, as preferências, as tendências e o comportamento do seu cliente na jornada é essencial. Com isso, é possível criar experiências que realmente sejam relevantes para eles, além de garantir a personalização a cada interação com a sua marca.

V. Estoques preparados

Quando se trata de uma data com essas proporções, a cadeia de suprimentos merece atenção especial. Isso porque, as lojas precisam estar abastecidas para a demanda, para ter o produto que o cliente procura no momento da compra, independente do fato de poder oferecer opções de venda omnichannel.

Além do mais, todos os canais de venda da marca devem funcionar bem, como com a agilidade e eficiência para o envio dos produtos comprados online, para que eles cheguem dentro do prazo estipulado, e ainda nos casos em que houver necessidade de troca ou devolução de produto.

VI. Pós-venda

Para fidelizar o cliente e gerar mais do que apenas uma venda, o seu relacionamento com ele não pode acabar depois que ele deixar a loja.

Nesse sentido, tem-se que pensar em ações que possibilitem manter o engajamento e o contato com ele, seja para receber um feedback, para tirar alguma dúvida, solicitar algum suporte, ou mesmo apenas interagir com a sua marca nas redes sociais.

Prepare-se para o que vai impactar as suas vendas com as tecnologias e ferramentas ideias para o franchising

Para aproveitar ao máximo as expectativas e tendências da Black Friday e colocar suas estratégias em prática, as redes de franquias devem estar preparadas para superar os seus desafios operacionais e conseguir suprir e até superar as demandas dos clientes, que, como vimos, está em constante mudança, sendo cada vez mais exigente.

Nesse sentido, investir nas ferramentas próprias para o franchising vai fazer muita diferença para o sucesso da sua marca nos momentos mais importantes da rede – as vendas, como é o final do ano, com a Black Friday e o Natal.

Com as melhores soluções, você pode acompanhar o planejamento, a execução das estratégias e até a manutenção dos padrões da rede em todas as suas unidades, independentemente da quantidade de lojas ou usuários.

Veja 4 possibilidades de uso das ferramentas certas para as necessidades do sistema de franquias e desenvolvidas por quem entende de franchising:

1- Portal de Comunicação: um Portal com identidade da sua marca para centralizar e agilizar o compartilhamento de conteúdos importantes da rede, como diretrizes para as campanhas e customização de materiais de marketing, e para aumentar e motivar o engajamento interno.

2- Checklists e Auditorias de VM para as lojas: em complemento à consultoria de campo, o uso de checklists estruturados em tempo real para a aplicação do Visual Merchandising e para manutenção dos padrões em cada uma das lojas da sua marca.

3- Treinamento EAD: o e-learning para preparar e qualificar franqueados e as equipes de loja para oferecer um atendimento com boas experiências aos clientes. Tudo com acompanhamento da evolução dos participantes, avaliação e possibilidade de atualização dos conteúdos quando quiser.

4- Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos, e de fornecedores, para todos os canais de venda da marca, como as lojas próprias ou franqueadas da rede, e-commerce ou multimarcas, para manter os pontos de contato do cliente com a marca sempre abastecidos com a disponibilidade adequada de produtos.

Ao contar com um software de gestão para a franqueadora desenvolvido por quem entende de franchising, e que está há tanto tempo atuando para o sucesso de grandes marcas, você centraliza a gestão de toda a sua rede de franquias, integrando todas as suas áreas em um só lugar!

Faça como as grandes franqueadoras que escolheram nosso universo de soluções para a gestão das suas redes, em seus diferentes momentos e necessidades!

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