As datas comemorativas são sempre ótimas oportunidades para vender mais. O primeiro trimestre do ano já passou, nele as vendas foram impulsionadas pelas trocas e liquidações de janeiro, pelo Carnaval, Dia do Consumidor e pela Páscoa.
Agora é a vez de outro trio de peso para o varejo!
Nos próximos três meses do ano teremos, em abril – desfalcado da Páscoa que este ano foi em março, tem o Dia do Frete Grátis. Maio, tem a segunda data comercial mais importante do ano, o Dia das Mães – comemorado no segundo domingo do mês. E junho, que a cada ano que passa inventa moda para conquistar todos os apaixonados no Dia dos Namorados.
Estar preparado para elas e apostar em estratégias de marketing para aumentar suas vendas e fidelizar clientes pode ser muito positivo para a sua rede de franquias, tendo em vista que todos os segmentos podem se aproveitar delas, já que a gama de produtos de interesse e o perfil de compra está ficando cada vez mais amplo.
No franchising, as oportunidades de vendas sazonais são ainda maiores, por contarem com uma série de vantagens em relação ao comércio em geral, como por exemplo, utilizar uma marca já consolidada, operar um negócio com processos padronizados e contar com o suporte da franqueadora.
Para que a sua marca se destaque em meio à concorrência, as soluções próprias para o sistema de franquias podem ser um grande diferencial para toda a rede. Com as ferramentas certasvocê tem os meios mais adequados para traçar o seu planejamento, executar suas estratégias, controlar as atividades das suas lojas e aproveitar as oportunidades que estão por vir.
Fique atento(a) ao conteúdo que preparamos. Neste artigo você vai encontrar:
- Os impactos do calendário promocional do varejo em abril, maio e junho
- Como aproveitar as oportunidades das vendas sazonais na sua rede de franquias
- Os benefícios para sua marca com 5 Soluções para a gestão da franqueadora
Boa leitura!
Os impactos do calendário promocional do varejo em abril, maio e junho
É bem verdade que cada data sazonal possui seu próprio público-alvo e características de consumo, o que acaba por impactar os segmentos de diferentes formas.
Entretanto, como apresentamos em nosso artigo de Páscoa, há cada vez mais espaço para produtos/ serviços dentro delas.
O segredo está em não deixar passar o “timing” das ações e aproveitar cada oportunidade que surgir para as vendas da sua rede de franquias. Para isso, é importanteum bom planejamento e saber o que esperar de cada uma delas.
Veja como as principais datas para o varejo podem impulsionar os bons resultados da sua marca no segundo trimestre de 2024:
I. Dia do Fretes Grátis
Depois da Páscoa, boa parte do mercado se prepara para o Dia das Mães em maio. Mas ultimamente uma nova oportunidade surgiu para aumentar as vendas do período, o Dia do Frete Grátis no mês de abril.
Esta é uma data relativamente nova, que foi criada nos Estados Unidos em 2008, com o nome de “Free Shipping Day”, tendo como objetivo despertar o interesse de consumidores que, por vezes, deixavam de realizar compras online em razão do alto custo de entrega. Por lá este é um dia móvel, acontecendo em dezembro, próximo ao Natal.
Fazendo muito sucesso entre os americanos, a iniciativa logo chegou ao Brasil e tem ganhado cada vez mais popularidade entre as empresas e os consumidores. Entretanto, por aqui, ela é uma data fixa, acontecendo sempre no dia 28 de abril, próximo ao Dia das Mães – principal data sazonal do primeiro semestre brasileiro, com o objetivo de estimular as vendas no mês de abril, buscando antecipar as compras do Dia das Mães.
Segundo a pesquisa Webshoppers, datas promocionais têm grande potencial de movimentar o estoque das lojas, registrando um aumento de até 91% nas vendas. Para aproveitá-las da melhor maneira, nada melhor do que eliminar um dos principais empecilhos das vendas online, não é mesmo?
75% dos brasileiros desistem de comprar por causa do valor do frete.
Como pode-se notar, este é um dia mais voltado para as lojas online. Entretanto, as lojas físicas também podem usufruir dela. Com a integração entre os canais, tendo lojas físicas e virtuais atuando em conjunto e não como canais diferentes, as marcas ganham alternativas para proporcionar experiências positivas de compra para o seu cliente.
Por exemplo, as lojas podem funcionar como showrooms no qual o cliente vê o produto e tira as dúvidas que tiver, fazendo a compra no site utilizando o frete grátis, ou mesmo, a depender do produto, comprar na própria loja e receber na sua casa sem custos. Outra alternativa é a possibilidade de comprar no online e retirar a mercadoria em uma loja. Essa opção de entrega já corresponde a 22,75% das compras feitas no e-commerce.
Para as redes de franquias, a gestão de compras exige conhecimento e tecnologia com as ferramentas certas para o modelo de negócio.
Atuar com a estratégia de omnichannel tem, entre outros, o desafio de administrar os estoques, afinal de contas, são diferentes canais que estão operando como se fossem um só. Portanto, especialmente nas redes de franquias, é importante ter ferramentas para gerenciar as compras da rede de maneira ágil e produtiva, gerando sugestões de pedido que consideram a sazonalidade, as diferenças regionais e as diversas categorias de produtos do seu catálogo.
- Complemente a leitura neste artigo: Como o seu processo de compras pode aumentar as vendas da rede?
II. Dia das Mães
Por se tratar da segunda data comercial mais importante em vendas do ano para o varejo – perdendo apenas para o Natal, é hora de aproveitar o momento e aumentar as vendas no primeiro semestre do ano.
Em 2023, por exemplo, o crescimento nas vendas alcançou 31%. Para 2024 as expectativas para o Dia das Mães estão ainda mais altas, principalmente pelo cenário econômico mais favorável encontrado no país, com mais pessoas empregadas, taxas de juros menores e menor endividamento das famílias.
Além disso, a importância da data está expressa em números. De acordo com pesquisa realizada pela Conversion no ano passado, 94% dos consumidores pretendiam comprar ou já tinham comprado presentes para o Dia das Mães.
O mesmo estudo traz que o perfil dos consumidores tem se expandido no decorrer dos anos. Apesar de as compras se destinarem majoritariamente às mães (93,4%), as sogras (31,9%), esposas (22,9%), avós (17,3%) e para si próprio (13,6%) tem ganhado cada vez mais espaço na busca de produtos dos consumidores.
As categorias que mais podem se aproveitar disso são a de cosméticos (46,3%), moda e acessórios (44,1%), calçados (28,7%), celulares (25,5%) e flores e plantas (24,2%). Quando olhamos para os canais preferidos, há um equilíbrio: 52,1% optam por sites, lojas virtuais e aplicativos, enquanto 47,3% vão a lojas físicas.
Como praticamente metade dos consumidores fazem compras presencialmente durante o período, sua rede precisa estar com as lojas preparadas para recebê-los, tanto em relação ao Visual Merchandising, quanto ao treinamento das equipes de loja para um atendimento adequado aos clientes, experiências positivas de compra e cumprimento dos padrões da marca, além de uma comunicação eficaz da rede.
A franqueadora pode e deve auditar as operações de cada unidade da sua rede de franquias.
São muitos os detalhes que merecem atenção nesse aspecto. Por isso, recorrer a ajuda da tecnologia vai agilizar e facilitar para a franqueadora ter total controle sobre as operações de suas unidades durante as datas sazonais.
- Veja mais neste artigo do nosso blog: Auditorias e Checklists em Lojas de Redes de Franquias
III. Dia dos Namorados
Esta é mais uma data que foi criada no exterior que veio para o Brasil para ajudar a movimentar as vendas e que caiu nas graças dos consumidores brasileiros. Tanto que atualmente, de acordo com o relatório da Globo e PiniOn, seu faturamento no e-commerce já se aproxima do registrado no Dia das Mães.
O estudo também apresenta que 86% dos entrevistados costumam comemorar o Dia dos Namorados e 60% afirmam que a data é tão importante quanto o aniversário de namoro/ casamento.
Aqui, assim como em outras datas sazonais, a variedade de presentes está cada vez maior. Porém, quem mais se destaca são as roupas, perfumes e cosméticos, chocolates/ doces, cestas de café da manhã, acessórios e flores. Além de programas a dois, como ir a um restaurante, fazer um passeio fora de casa, fazer uma refeição especial em casa e fazer uma viagem romântica.
Quando pensamos no “onde comprar”, as lojas físicas ainda são as favoritas do consumidor brasileiro para a compra de presentes de Dia dos Namorados.
Portanto a fidelidade, personalização e experiência não podem faltar no franchising para conquistar o coração dos apaixonados. Aproveite o clima de amor no ar para desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes, incentivando-os a ter uma experiência memorável com você e com a pessoa que eles mais gostam.
A capacidade de se relacionar bem com a rede vem de uma comunicação eficaz e fortalece a marca.
Com apoio de um Portal de Comunicação com a identidade da marca, é possível centralizar e controlar a interação com todas as unidades da rede, comunicando sua estratégia, gerenciando solicitações, realizando pesquisas de opinião e promovendo eventos com maior agilidade e eficácia.
Desse modo, pode-se garantir que todas as operações estarão em sintonia para executar as estratégias. Além disso, o contato direto e contínuo com as lojas contribui para manter a eficiência nos processos e reforçar os padrões e posicionamento da marca.
- Confira mais sobre a comunicação no sistema de franquias em nosso blog: Como garantir a comunicação no sistema de franquias?
Como aproveitar as oportunidades das vendas sazonais na sua rede de franquias
Todas as datas sazonais representam boas oportunidades para aproximar a sua marca com a sua base de clientes, estreitar o relacionamento e aumentar o faturamento, afinal, estes são momentos propícios para as vendas, pois os consumidores ficam sempre mais dispostos a aproveitar as melhores ofertas para si mesmos ou para presentear alguém.
As datas citadas são bons exemplos disso. No Dia das Mães e no Dia dos Namorados a grande maioria das pessoas pretendem presentear alguém, enquanto o Dia do Frete Grátis dá aquele estímulo a mais para as vendas dos produtos que ficam “esquecidos” no carrinho.
Entretanto, o desempenho do varejo depende muito dos esforços de comunicação das campanhas para estimular as vendas. Por essa razão, ter um planejamento de ação voltado para isso faz toda a diferença para a sua rede de franquias, especialmente quando sustentado por dados confiáveis.
Isso não significa apenas divulgar a sua marca e seus produtos, mas também se mostrar como a melhor alternativa de compra durante a comemoração, oferecendo conveniência, personalização e experiências únicas para o cliente – fatores que se tornaram extremamente relevantes para o desenvolvimento de relacionamentos duradouros entre marca e cliente.
De acordo com o Relatório Anual do Engajamento do Cliente, realizado pela Twilio, os consumidores gastam, em média, 21% a mais quando as marcas personalizam a experiência e 66% abandonam aquelas que não oferecem experiências customizadas.
E como a franqueadora pode aproveitar todas as oportunidades de vendas da sua rede de franquias?
Nesse contexto, um software para o sistema de franquias é essencial na gestão da rede, trazendo benefícios significativos para a franqueadora. Isso porque ele permite que os principais pontos de atenção da rede sejam amplamente atendidos, tais como, permissões de acesso por hierarquia, perfil, interesse ou por área, por exemplo.
Veja como soluções próprias para o franchising podem te ajudar no dia a dia da gestão da sua marca:
– Planeje e controle as atividades e execução de tarefas;
– Realize pedidos de compra de maneira ágil e eficiente;
– Execute auditorias e aplique checklists estruturados para manter os padrões da rede;
– Gerencie solicitações e comunique sua estratégia;
– Treine, avalie e classifique para premiar e motivar o engajamento da rede;
– Comunique as ações de marketing e produza materiais customizadas de maneira automatizada;
– Monitore e acompanhe os resultados da rede em painéis de inteligência de negócios.
É hora de se beneficiar das melhores soluções para o acompanhamento, planejamento e execução das suas ações, não só nesses períodos de maior demanda, como também em todos os seus momentos e necessidades da rede durante o ano todo.
- Você vai gostar de ler também: Já pensou em centralizar a gestão de toda a sua rede de franquias em uma única plataforma?
Os benefícios para sua marca com 5 Soluções para a gestão da franqueadora
Mesmo sem a presença da Páscoa, o segundo trimestre do ano segue sendo muito importante para as vendas do varejo e repleto de oportunidades para o franchising, especialmente por termos importantes datas sazonais como o Dia do Frete Grátis, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
Porém, para alcançar os resultados desejados, é necessário estabelecer estratégias bem desenvolvidas, que envolvam não apenas os franqueados, mas também suas equipes, que atuem diretamente nas operações da rede e na manutenção dos padrões da marca,para proporcionar as melhores experiências ao cliente em sua jornada de compra nas lojas.
Portanto, é fundamental ter a capacidade de manter e gerenciar todos processos e padrões operacionaisda rede que foram estruturados e mapeados, bem como contar com o apoio das ferramentas certas para auxiliar na gestão da sua marca.
Destacamos a seguir cinco benefícios para todos os momentos e necessidades da sua marca, independentemente do tamanho, da quantidade de usuários e unidades da rede:
1. Sistema próprio para gestão de redes de franquias;
2. Módulos para as diversas áreas da franqueadora;
3. Múltiplas soluções para os diferentes momentos e necessidades da rede;
4. Acesso centralizado em uma avançada plataforma com identidade própria da marca, para motivar o engajar;
5. Permissões para os usuários por perfil, interesses e hierarquia com acesso para todos.
Entre as vantagens apresentadas, vimos que os recursos de um sistema próprio para gestão de redes de franquias são fundamentais para, dentre outras coisas, a manutenção dos padrões operacionais, a comunicação eficiente dentro da rede, o acompanhamento da performance, o controle e registro das demandas, os treinamentos e o engajamento dos franqueados.
Por causa dos vários desafios que envolvem a gestão e a padronização diferentes unidades espalhadas por diversas regiões, é importante contar com o apoio e a experiência de quem entende de franchising.
Saiba que desde 2007 desenvolvemos soluções para impulsionar o crescimento de empresas que operam pelo sistema de franquias, auxiliando as franqueadoras na realização do sonho dos franqueados de ter e prosperar com um negócio próprio, através da ampliação da comunicação, integração e cooperação de todos os participantes da rede.
Entre em contato para saber como o nosso universo de soluções pode ajudar a sua marca a melhor aproveitar todas as oportunidades de vendas do ano.
Aproveite e acompanhe o nosso blog e publicações sobre as novidades e tendências do mercado.
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Até breve!