O Dia do Cliente é celebrado anualmente no Brasil em 15 de setembro. Criado pelo empresário gaúcho especialista em marketing e recursos humanos, João Carlos Rego, em 2003, como uma forma de homenagear os clientes e, ao mesmo tempo, ajudar as marcas a estreitarem seus relacionamentos com eles, e claro, a vender mais.
Esta é uma data muito especial para o varejo, pois ela está situada estrategicamente em um mês que historicamente era de pouco movimento no comércio, no período correspondente ao intervalo entre o Dia dos Pais (segundo domingo de agosto) e o Dia das Crianças (12 de outubro), e que não tinha nenhuma celebração até então. Além disso, ao contrário de outras datas que têm um viés maior para determinado público e categorias de produtos, o Dia do Cliente pode ser aproveitado por todos os segmentos!
Desde a sua instituição no Rio Grande do Sul, a data vem ganhando cada vez mais importância no calendário varejista, tanto que atualmente o Dia do Cliente já foi aderido por 14 estados brasileiros, o que corresponde a mais de 160 municípios ao todo.
Mas não é só isso, os clientes também aceitaram muito bem a data. Para se ter uma ideia, só em 2022, o Dia do Cliente faturou cerca de R$ 5,8 bilhões apenas no e-commerce, segundo o relatório da All In e, inclusive, já chegou a ser mais pesquisada que o seu “irmão do primeiro semestre” o Dia do Consumidor.
E se engana quem pensa que apenas no dia 15 que há movimento no varejo, especialmente com a Semana Brasil, ação organizada pelo Governo Federal, com apoio do IDV-Instituto para Desenvolvimento do Varejo, unindo o poder público e a iniciativa privada para movimentar a economia, gerar oportunidades para quem produz e para quem consome.
Para estimular o consumo durante esse período, as buscas por produtos já se iniciam com a virada do mês de agosto e podem ir até o final de setembro, com as lojas participantes oferecendo promoções e descontos.
Por todos esses motivos, o Dia do Cliente representa muitas oportunidades para o varejo como um todo, mas principalmente para as redes de franquias. Não apenas para expressar a sua gratidão e impulsionar suas vendas, como também para atrair novos clientes, criar laços de fidelidade, encantar os clientes na loja e conquistar a sua preferência.
Portanto, para aproveitar ao máximo essa data sazonal e alcançar os melhores resultados, é fundamental saber o que esperar dela, conhecer as tendências de consumo dos consumidores e investir nas melhores práticas e soluções para o franchising.
Siga conosco e confira muito mais!
Neste artigo veremos:
- Destaques do Dia do Cliente 2023
- Tendências de compras: mais experiência para os clientes
- Afinal, como as redes de franquias podem se beneficiar com essas tendências?
Boa leitura!
Destaques do Dia do Cliente 2023
O Dia do Cliente tem um papel muito importante para o varejo. Como é apresentado na pesquisa da Social Miner e Opinion Box sobre o Dia do Cliente, 57% dos consumidores usam essa ocasião para adquirir itens de necessidade com preços melhores, movimentando assim, os mais variados segmentos. Porém, de acordo com o Relatório Dia do Cliente 2022 da All In, Neotrust, Opinion Box e outras empresas, a categoria de moda e acessórios merece destaque, sendo a número um em pedidos e a quarta em faturamento.
Uma ajuda para o seu planejamento nunca é demais, não é? Por isso, trouxemos alguns dados que podem dar uma melhor visão sobre o que esperar desta data, com base em períodos passados. Confira:
– Faturamento alto: Em 2022, o Dia do Cliente faturou cerca de R$ 5,8 bilhões no e-commerce, enquanto em 2021 este valor foi um pouco maior, R$ 6 bilhões.
– Não é só no dia 15: há vários picos de visitas durante o período, principalmente nos dias 5, 6, 12, 13 e 15 de setembro. Isso demonstra que as redes de franquias precisam investir em boas ferramentas de comunicação e engajamento para manter as expectativas positivas do público, muito antes do Dia do Cliente em si.
– Vendas no período todo: mais importante do que as visitas durante o período todo, são as vendas que também as acompanham, estando presentes também no início do mês.
– Mobile: 62% das vendas no online foram feitas por smartphones no ano passado.
– Mulheres lideram os pedidos: tanto no antes do evento quanto durante o evento, o público feminino foi o que mais comprou no Dia do Cliente 2022.
– Destaque para moda e acessórios: neste segmento, em 2022, tem mais visitas (57%) e vendas (56,4%) durante o evento e é uma das categorias que mais vendem pelo mobile com 73% do total no online.
E as expectativas para o Dia do Cliente 2023 são ainda mais positivas, tendo em vista que no último Boletim Focus do Banco Central, foi relatado que a inflação pode ficar abaixo do previsto para o ano. Com a queda nos preços, consequentemente os clientes ganham mais poder de compra.
Assim, com todas essas informações, fica claro que o Dia do Cliente vem sendo responsável por maximizar exponencialmente o faturamento de todos os setores, especialmente de moda e acessórios. Portanto, aproveitar as oportunidades deste período é fundamental para a sua rede de franquias.
Para isso, investir nas principais tendências de compra e nas ferramentas certas, como um Portal de Comunicação para o franchising, que permite criar e divulgar materiais customizados, comunicar as estratégias da franqueadora de maneira intuitiva e eficaz, garantindo os padrões da rede e uma boa experiência de compra do cliente nas lojas.
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Mas siga com a gente para ver mais.
Tendências de compras: mais experiência para os clientes
Saber como encantar os clientes é um dos principais fatores de sucesso para as redes de franquia no Dia do Cliente. Porém, esta pode não ser uma tarefa simples, especialmente em segmentos dinâmicos como a da moda, afinal de contas, é um processo que envolve toda a jornada de compra do cliente. Por isso, entender o comportamento dos consumidores da sua marca é essencial, porque são muitos os fatores que podem influenciá-los durante as compras.
Comprar deixou de ser só comprar tornou-se uma experiência
Analisando as principais tendências de compra, podemos perceber que os clientes estão buscando novas experiências. Quando eles entram na loja, esperam ter experiências individualizadas, como demonstra o estudo da Opinion Box e Dito. Além disso, eles estão mais conectados do que nunca. Dados da consultoria Statista indicam, 64,6% da população mundial tem acesso à internet, o que abre espaço para muitas alternativas de venda.
Um exemplo disso, são as estratégias que envolvam o uso do mobile – que vem crescendo cada vez mais, inclusive para as vendas no Dia do Cliente. Segundo o relatório da All In, 58,6% dos consumidores o utilizaram durante o evento. Se considerarmos a categoria de moda e acessórios, essa porcentagem sobe para 70,5%!
Outro insight interessante sobre o mobile é a preferência dos consumidores pelo atendimento via WhatsApp, onde 85% dos respondentes optaram por ele para entrar em contato com as marcas.
Os clientes também estão em busca de relacionamentos duradouros
Esta mesma pesquisa ainda revela que os clientes não só aproveitaram o período para procurar por ofertas, como também se cadastrar nos sites e newsletters para receber informações que consideram importantes, como ofertas e cupons de descontos. Ou seja, eles estão dispostos a disponibilizar seus dados em troca de experiências relevantes. Assim, esta é uma ótima oportunidade para sua marca captar dados – com base na LGPD, e de entender mais sobre o comportamento dos seus clientes para as próximas datas.
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Apesar de vermos esses números impactantes do meio online, o atendimento e o contato nas lojas físicas ainda se mostram muito valiosos para os clientes, principalmente por poder ter contato com o produto e ser mais esclarecedor no momento da compra, como apresenta o estudo do grupo Globo.
Sendo assim, o omnichannel segue sendo uma das grandes tendências do varejo e o treinamento das equipes uma necessidade para a rede de franquias, visto que elas são um ponto de contato ainda indispensável para os clientes, independentemente dos canais utilizados.
Com as informações certas em mãos somado ao apoio de um plataforma própria para o franchising e com a identidade da sua marca, desenvolvido para atender a todas as necessidades do dia a dia das diferentes áreas da franqueadora, facilita muito para a sua marca se destacar nas situações em que o mercado está aquecido e os clientes estão com altas intenções de compras.
Afinal, como as redes de franquias podem se beneficiar com essas tendências?
Como apresentamos, o Dia do Cliente possui um grande potencial para geração de vendas e alta demanda, trazendo boas oportunidades para todas as redes de franquias, sobretudo daquelas que atuam com moda e acessórios.
O comportamento do consumidor tem mudado nos últimos anos, ele está mais empoderado e buscando por relacionamentos e experiências personalizadas, e por isso, as marcas precisam se adaptar às novas tendências de compras. Para se beneficiar delas neste Dia do Cliente, é preciso dar a devida atenção aos seguintes fatores:
1. Gestão de estoque
Se você leu até aqui, percebeu o grande potencial do Dia do Cliente para o varejo e que ele não é apenas um dia, mas sim um período maior. Com isso, queremos dizer que ter atenção redobrada com a gestão do seu estoque é indispensável para que o seu planejamento de vendas para o dia 15 não seja comprometido por ter vendido mais do que o esperado durante a semana anterior a ele, de modo que não tenha estoque o suficiente para o cumprimento do restante do período.
- Leia mais sobre o tema: Os impactos da gestão de produtos no franchising
2. Atendimento personalizado
Os clientes esperam receber um atendimento individualizado, no qual eles não são “apenas mais um”. Além do mais, o levantamento do site “Reclame AQUI” apontou que o atendimento ruim é um dos três principais motivos da infidelidade do cliente.
Por estes motivos, investir em programas de treinamentos das equipes de loja para melhor abordar o cliente em todas as etapas da jornada de compra e em todos os canais da rede fará toda a diferença para a boa experiência com a marca.
3. Experiências encantadoras
Os clientes já não se contentam mais com “apenas” qualidade no produto/serviço, eles também desejam experiências completas e encantadoras. Uma prova disso é que 70% dos consumidores não voltam a comprar com uma marca depois de uma experiência ruim.
Isso não envolve apenas o atendimento, cada detalhe na jornada de compra conta, o primeiro contato com um vendedor, a disposição dos produtos, facilidade de encontrar o que deseja, finalização de compra, etc. Por isso, investir em projetos de Visual Merchandising (VM) na sua rede de franquias pode ser uma das chaves para a satisfação do cliente na loja.
- Conheça o papel do checklist na melhor experiência do cliente na loja neste nosso outro artigo: Checklist: a ferramenta para manter os padrões das franquias e garantir a melhor experiência do cliente na loja
4. Comunicação
Outra importante maneira de obter sucesso em suas estratégias no Dia do Cliente é pelo uso adequado dos canais de comunicação da rede, tanto com as unidades, quanto com os clientes – para atraí-los e fidelizá-los.
5. Monitoramento
Tão importante quanto a definição e compartilhamento das estratégias na rede, é ter ferramentas para monitorá-las, como por exemplo, para realizar checklists de VM nas lojas que podem ser executados por responsáveis das próprias unidades, sem a necessidade de deslocamentos para essa tarefa.
6. Pós-venda
Às vezes o pós-venda pode ser crucial para que todos os esforços para encantar e fidelizar não tenham sido em vão, tendo em vista que uma experiência ruim nesse ponto pode prejudicar, e muito, a sua marca.
Quando nos referimos ao pós-venda, não estamos falando apenas do suporte ou garantia, mas sim de tudo o que você pode fazer para se manter na rotina do cliente após ele deixar a sua loja, seja disponibilizando canais de comunicação, o envio de novas ofertas, aviso de coleções novas, o processo de troca ou mesmo convidá-lo a avaliar seu produto, atendimento e experiência.
- Veja mais aqui neste artigo
Com o auxílio de uma plataforma de gestão para o franchising, comunicar as estratégias, compartilhar conteúdos, treinar as equipes, fidelizar os clientes e gerenciar os estoques de todas as unidades tornam as tarefas mais ágeis, além de contribuir com o cumprimento dos padrões de toda a rede.
Para conquistar os clientes é preciso contar com as melhores soluções
Não há como negar que o Dia do Cliente desempenha um papel fundamental na otimização das vendas do varejo em geral, mas, especialmente no segmento de moda e acessórios, que não só é um dos mais desejados pelos consumidores, como também pode aproveitar o momento para impulsionar suas coleções de primavera.
Todos esses resultados positivos dos últimos anos estão evidenciados em estudos recentes que foram divulgados por empresas especializadas em pesquisas de mercado, demonstrando não só os impactos do Dia do Cliente em si (15 de setembro) para as lojas – tanto físicas quanto online, como também em um período maior, principalmente na semana anterior e, em alguns casos, no mês inteiro.
Para aproveitar as oportunidades deste momento, investir nas principais tendências de compra, como em estratégias omnichannel, bem como em ações que possam criar experiências únicas, para os clientes, desde o atendimento e Visual Merchandising, até o pós-venda.
Portanto, com a crescente competitividade no mercado, a busca por maneiras de se preparar e melhorar a gestão da sua rede de franquias, não só nesta, como também em outras datas sazonais, é constante.
Queremos te ajudar a ter os melhores resultados
Nesse cenário, um suporte operacional adequado e com as ferramentas certas para gestão do franchising, se apresenta como uma importante solução para atender às principais necessidades da franqueadora – com comunicações ágeis, distribuição de conteúdos e monitoramento dos padrões da marca, e da rede como um todo.
Acesse o nosso site e redes sociais para descobrir como um universo de soluções de quem está há tanto tempo atuando no sistema de franquias e ajudando grandes marcas do franchising a crescer, pode também impulsionar o sucesso na sua rede.
Nos vemos em breve!