O segundo semestre vem com otimismo para o varejo: o que vai impactar as vendas da sua rede de franquias?

A primeira metade de 2024 vem sendo bastante positiva para o varejo brasileiro. E isso pode ser visto em diversos dados que foram divulgados por instituições de referência.

Por exemplo, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic),da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o consumidor brasileiro começou o ano com o menor índice de inadimplência em 22 meses.

Este cenário se manteve até a última Peic (maio 2024), no qual a porcentagem de famílias com dívidas em atraso se manteve estagnado, com uma ligeira redução na inadimplência, o que deixa o cenário mais favorável do que o encontrado em maio de 2023.

Outros indicadores também contribuem para este otimismo, tais como as projeções do IPCA e do PIB divulgadas no último Boletim Focus do Banco Central, que continuam dentro das expectativas projetadas no começo do ano, com a inflação entre 1,5% e 4,5% e crescimento do PIB acima de 2%.

Além disso, os níveis de confiança tanto empresarial, quanto do consumidor (analisados pela FGV-IBRE) também têm aumentado nos últimos meses e alcançado certa estabilidade, se aproximando da pontuação de confiança considerada ideal.

Este conjunto de fatores está fazendo com que várias instituições financeiras projetem um avanço da economia brasileira no segundo semestre de 2024.

O franchising não para de crescer!

Falando especificamente sobre o franchising, os resultados foram ainda melhores. A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre de 2024 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada na semana passada (06/06) revelou que o sistema de franquias brasileiro segue com a sua trajetória de crescimento do setor, já pontuada nos trimestres anteriores, apresentando novamente bons resultados de modo geral.

De acordo com o estudo, o crescimento do período foi de 19,1% no faturamento comparado ao primeiro trimestre de 2023 e 39,6% sobre 2022, com todos os segmentos apresentando variações positivas. Se pegarmos o recorte dos últimos 12 meses, o aumento foi de 14,3%. Os principais destaques foram Alimentação – Comercialização e Distribuição (43,9%); Alimentação – Food Service (26,6%); Serviços e Outros Negócios (25,3%).

É válido ressaltar que estes números foram “inflacionados” por estarmos em ano bissexto (um dia a mais em fevereiro) e, principalmente, graças à Páscoa – que aconteceu em março. Mesmo assim, não se pode negar que o setor tem demonstrado excelente performance até o momento.

Apesar de ainda não termos dados mais concretos sobre o segundo trimestre, podemos inferir que também foram favoráveis ao varejo, afinal de contas, a principal data sazonal do semestre – o Dia das Mães, teve um crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado, e o Dia dos Namorados tinha a expectativa de superar a marca de R$7 bilhões de faturamento em 2024.

Para o segundo semestre, as perspectivas são ainda mais positivas!

Enquanto a ABF tem projeções para o franchising de crescimento de 10% no faturamento, 5% no número de redes e 5,5% na quantidade de operações até o final do ano.

O otimismo para estes bons resultados deve-se especialmente a tendência da manutenção de um cenário econômico favorável, diminuição da inflação, otimismo dos consumidores e das datas sazonais que costumam impulsionar as vendas dos mais diversos segmentos, como o Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, além de outros eventos como as liquidações de julho, chegada das novas estações (primavera e verão) e das Olimpíadas.

Você está preparado para o que vai impactar as vendas da sua rede de franquias?

Para poder aproveitar as oportunidades do segundo semestre, é fundamental que a franqueadora esteja atenta às datas sazonais que teremos até o final do ano, bem como as expectativas, tendências e comportamento de consumo em cada uma delas. Além de olhar para dentro da rede e encontrar as melhores soluções para sua gestão e ajudar seus franqueados a se destacarem com as ferramentas certas.

Neste artigo, abordaremos exatamente sobre essas questões. Acompanhe os tópicos do texto:

  • As expectativas de vendas até o final do ano
  • As tendências de mercado para explorar nas vendas da sua rede de franquias e se destacar no segundo semestre de 2024
  • O comportamento de consumo do brasileiro
  • O que a franqueadora pode oferecer ao franqueado para aproveitar o otimismo

Boa leitura!

As expectativas de vendas até o final do ano

As datas sazonais são sempre ótimas oportunidades para vender mais, gerando inúmeras oportunidades, antes, durante e depois das compras nas datas comemorativas.

Já estamos na metade do ano, muitas delas já passaram e foram um grande sucesso para o varejo, mas ainda restam muitas outras para o segundo semestre!

As expectativas são ainda maiores, pois a partir de agora tem uma grande data para o varejo em cada mês, até o final do ano.

Veja as datas mais importantes e suas características:

– Liquidações – a partir de julho

As liquidações são ótimas estratégias para as lojas venderem mais e “limparem” seus estoques dos produtos mais antigos ou de coleções passadas, para abrir espaço para a chegada de itens mais novos.

O mês de julho é muito propício para isso, sendo um divisor entre o que é novidade e o que não é mais durante o ano. Além disso, este é um período fundamental para o segmento da moda, pois as marcas já começam a preparar suas lojas para a chegada das primeiras peças de suas coleções de primavera.

Entretanto, este calendário tem sofrido algumas alterações nos últimos anos, devido às mudanças climáticas. Porque, por exemplo, o inverno está se aproximando, porém, em muitas cidades do Brasil as temperaturas durante o dia estão acima dos 25°C, algo que não é comum para o mês de junho e que prejudicou as vendas daqueles itens mais “quentes”, como os casacos mais pesados.

– Dia dos pais – 11 de agosto

Voltado para o público masculino, costuma gerar maior demanda para roupas, calçados, perfumes, alimentos e bebidas e eletrônicos. Sendo uma grande oportunidade para o setor da moda, que se destaca nesta celebração.

– Dia do Cliente – 15 de setembro

Desde a sua instituição no Rio Grande do Sul, a data vem ganhando cada vez mais importância no calendário varejista. Principalmente por ajudar as marcas a estreitar seus relacionamentos com eles e a vender mais em um período em que historicamente era pouco movimentado no varejo: o mês de setembro.

Como o homenageado é o cliente, todas as marcas de todos os segmentos se beneficiam com ações nesta data.

– Dia das Crianças – 12 de outubro

Aqui não há como ser diferente, os produtos voltados para as crianças são os mais procurados, tais como brinquedos, roupas, calçados, jogos de videogame e de tabuleiro, além de passeios para lazer. Mais uma vez, o setor da moda tem grandes oportunidades.

– Black Friday – 29 de novembro

Vinda dos Estados Unidos, a Black Friday já caiu nas graças do consumidor brasileiro, sendo uma data muito impactante para as marcas, especialmente para o e-commerce, mas sem desconsiderar as lojas físicas.

Ela representa uma oportunidade para os clientes já anteciparem algumas de suas compras de Natal, bem como para as lojas liquidarem alguns de seus produtos mais antigos ou com baixa procura.

– Natal – 25 de dezembro

O Natal é a data mais importante para o varejo brasileiro. Isso pois historicamente é a que mais gera vendas – em quantidade e em faturamento, além de poder ser aproveitada por todos os segmentos.

A Ebit, juntamente com a Nielsen, divulgou em 2019, as estatísticas de faturamento das datas sazonais que mais vendem. As cinco primeiras colocadas são:

1º: Natal (15/11 a 24/12): faturamento de R$ 14,1 bilhões;

2º: Black Friday e Cyber Monday (30/11 a 3/12): faturamento de R$ 5,95 bilhões;

3º: Dia dos Pais (14/7 a 11/8): faturamento de R$ 2,5 bilhões;

4º: Dia das Mães (27/4 a 11/5): faturamento de R$ 2,2 bilhões;

5º: Dia dos Namorados (28/5 a 8/6): faturamento de R$ 2,2 bilhões.

Portanto, das cinco datas mais rentáveis do varejo brasileiro, três acontecem durante o segundo semestre. Além disso, estima-se que nesses dias, a receita das empresas pode ficar cerca de 30% – 60% maior em relação aos períodos “normais” – a depender do segmento de atuação e da data.

As tendências de mercado para explorar nas vendas da sua rede de franquias e se destacar no segundo semestre de 2024

Para que a sua rede possa aproveitar as datas sazonais ao máximo, nada melhor do que explorar bem as principais tendências de mercado, afinal, elas têm um impacto direto no comportamento do consumidor. 

Pesquisa da McKinsey, divulgada em julho de 2023, sobre o consumidor brasileiro, as tendências de comportamento de consumo para 2024 revelam um cenário de otimismo em relação ao futuro.

Separamos 5 dessas tendências que a sua rede deve estar atenta:

1- O consumidor está otimista com o futuro;

2- O consumidor está reduzindo gastos;

3- Lojas online e lojas físicas como uma só;

4- O consumidor está preocupado com a sustentabilidade do planeta;

5- As pessoas estão comprando com base em seus valores e visões de mundo.

É a hora e a vez dos “consumidores zero”!

Em outro estudo* sobre o sentimento e os hábitos de quem compra, a McKinsey identificou um novo perfil para o consumidor brasileiro, o nomeando como “consumidor zero”. 

Pessoas assim valorizam experiências de compra omnicanal, são menos fiéis a marcas, poupam enquanto se permitem alguns presentes e se preocupam com o planeta, mesmo que (ainda) não estejam dispostos a pagar mais por isso.

São chamadas de “zero” pois:

a) Têm zero folga no orçamento: o ritmo de aumento de gastos domésticos excedeu o aumento da renda, comprometendo economias domiciliares

b) São zero meio-termo e zero lealdade: até pelo fato de estarem com os seus orçamentos apertados, os brasileiros estão buscando economizar nos gastos, principalmente nos produtos de categorias “essenciais não básicos”, como produtos de higiene pessoal e serviços de fitness e bem-estar; e “discricionários”, como decoração e produtos para casa, calçados e vestuário. O que gerou trade downs (mudar para produtos/ marcas mais baratas) em quase um terço dos consumidores.

*Cerca de 40% dos brasileiros compraram itens em tamanho e/ou quantidade menor. 

c) Querem zero barreiras: o consumidor busca comodidade e facilidade na hora de pesquisar ou comprar um produto, por este motivo, as estratégias omnichannel ou a experiência “figital” (física e digital) ganham ainda mais relevância.

De fato, os hábitos de consumo têm mudado ao longo dos últimos anos, principalmente por causa da pandemia de Covid-19. O que exige cada vez mais atenção, dedicação e esforços para os negócios poderem se destacar em meio a concorrência cada vez mais acirrada.

Veja a seguir o que a sua rede de franquias pode fazer para se sobressair e conquistar os clientes “modernos”.

O comportamento de consumo do brasileiro

Com base em todos os insights dos estudos apresentados da McKinsey, podemos perceber novos comportamentos de consumo dos brasileiros. Com isso, surgem também novas oportunidades para o varejo e a necessidade de adaptação para as empresas.

E no franchising isso não é diferente. Pensando nisso, destacamos 3 importantes lições para as redes de franquias:

I. Online x loja física: as lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros, com eles dando prioridade para as marcas que tem os canais integrados e que oferecem possibilidades omnichannel, como “clique e retire” ou comprar online e poder devolver/ trocar na loja física.

II. Pré-compra: a jornada de compra do cliente tem papel importante para todos os segmentos e contribui para a maior satisfação dele. Sendo assim, além do atendimento na loja, toda a interação, mesmo nas redes sociais, e a facilidade e clareza das informações relevantes para a decisão de compra são grandes diferenciais para as escolhas dos consumidores.

III. Ferramentas e processos: as pessoas estão cada vez mais dependentes da tecnologia, mas não são só elas, as empresas também. Em vista disso, para atender às expectativas do cliente, a tecnologia tem papel fundamental nos diversos processos e áreas das empresas para que possam corresponder a todas as demandas do mercado, bem como manter a comunicação alinhada aos valores da marca e interesses do público consumidor.

Então, como você pode usufruir da tecnologia como aliada na sua rede de franquias?

O sistema de franquias conta com inúmeros diferenciais que os clientes adoram e que podem muito bem se adequarem às tendências e comportamentos que vimos até aqui.

Nas redes de franquias, a padronização das operações, garante que o consumidor seja colocado no centro das suas estratégias e tenha uma experiência de compra incomparável.

Para pôr isso em prática, vamos começar com o omnicanal, ou “figital”, como chamou a McKinsey. Sabemos que às vezes o tema pode parecer repetitivo, mas não há como evitá-lo. Se uma rede de franquias ainda não é omnichannel e não está no caminho para isso, pode se tornar menos atrativa para seus clientes e deixar muitas oportunidades passarem.

Durante todo o ano mostramos vários dados que comprovam as vantagens que as empresas têm ao adotarem este tipo de estratégia. Como informação nunca é demais, aqui vai mais uma vez.

Em pesquisa encomendada pela SAP Emarsys e realizada pelo Forrester Consulting, entrevistando 622 profissionais com cargos de gestão e superiores nos setores de varejo, produtos de consumo, meios de comunicação e entretenimento, viagens e hotelaria da Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, os executivos ouvidos indicaram que suas organizações veem margens maiores, maior fidelização e melhoraram as experiências com os clientes por causa de ações omnichannel.

Algo que já é esperado, afinal de contas a estratégia omnichannel possibilita alcançar o maior número de clientes, através da gestão de compras da marca centralizada.

E todos esses benefícios devem ser bem aproveitados nas redes de franquias!

Você viu que faz parte do comportamento do “consumidor zero” a busca por produtos mais baratos, o que por consequência o torna menos fiel às marcas. Mas isso quer dizer que você não deve mais investir em fidelização? Não! Na verdade, é o contrário.

Conforme outra pesquisa da McKinsey três a cada quatro respondentes afirmaram que receber comunicações personalizadas os tornavam mais propensos a optar por determinada marca e a comprar com ela.

Então, a comunicação é mais um fator-chave para que a sua rede se destaque. Com um Portal de Comunicação com a identidade da marca, é possível divulgar conteúdo relevante para alcançar o maior número de envolvidos e interessados para reforçar as ações e valores da rede e não só atrair, como também reter e fidelizar os seus clientes. 

Pois, apesar de o consumidor brasileiro não parecer disposto a pagar a mais por um produto, como exibido pela pesquisa da McKinsey, quando duas marcas oferecem preços próximos, ele pode estar mais inclinado para aquela que está mais alinhada com seus valores e presente na sua jornada de compra.

O que a franqueadora pode oferecer ao franqueado para aproveitar o otimismo

O franchising brasileiro vem consolidando a sua recuperação do período pandêmico, apresentando resultados positivos consecutivos e números que já superam os apresentados em 2019 (pré-pandemia).

Como apresentamos no começo do texto, 2024 começou mantendo essa perspectiva de crescimento para o setor e ganhos superiores ao mesmo intervalo dos anos anteriores.

Seis meses já se passaram e o segundo semestre já está aí e com ele grandes expectativas e oportunidades surgem para o varejo, principalmente devido às datas comemorativas do período e a sua relevância em termos de vendas e faturamento para a maioria dos segmentos.

Dados da ABF projetam aumento de +9,5% a 12% para as redes de franquias até o final do ano. Valor que pode ser superior a isso, já que em 2022 e 2023, os resultados obtidos ficaram acima das expectativas iniciais.

As projeções são otimistas!

E para poder aproveitar todo esse otimismo, listamos a seguir 3 pontos de ação do que deseja o franqueado e que a franqueadora pode oferecer, conforme Pesquisa – Perfil do Potencial Franqueado ABF:

1. Treinamento: para um aprendizado contínuo, inclusive para a gestão das unidades, ajudando sua marca a oferecer um atendimento mais personalizado e, consequentemente, uma experiência de compra mais agradável e positiva para o cliente. Para facilitar e agilizar o processo, pode ser feito por meio EAD com conteúdos próprios da marca, atualizados e com avaliação no final.

2. Comunicação: comunique-se com toda a rede, tanto para estreitar o relacionamento entre franqueadora e franqueado, quanto para compartilhar informações sobre os temas que abrangem a rede como um todo. Uma maneira eficiente de divulgá-las é através de um Portal de Comunicação próprio da rede, com identidade visual da marca para motivar e engajar todos os envolvidos.

3. Suporte operacional: para apoiar seus interesses com a marca, assim como as operações das suas unidades. A franqueadora precisa contar com as melhores soluções para oferecer suporte operacional completo a seus franqueados. Por isso, destacamos algumas aplicações destas soluções para sua rede: em complemento à consultoria de campo, o uso de auditorias e checklists contribuem com a manutenção dos padrões, uma Central de Atendimento (CAF) para registro de interações e demandas mantem o controle das necessidades da rede, assim como a  customização de materiais de marketing para cada tipo de operação em ferramenta própria para isso.

Ofereça o que há de melhor para os seus franqueados!

As ferramentas certas já se provaram grandes aliadas de redes de franquias e nesse cenário de boas perspectivas para o varejo, elas se tornam ainda mais relevantes para apoiar as franqueadoras em todos os seus momentos e necessidades, podendo ser grande diferencial na execução das estratégias para as datas sazonais que estão por vir!

Entre em contato e descubra como podemos te ajudar a impulsionar o sucesso da sua marca não apenas durante as datas sazonais, como também durante o ano todo.

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