Nos últimos anos, o mercado de franquias tem experimentado um crescimento contínuo, impulsionado pela busca por modelos de negócio testados e comprovados.
Dados dos relatórios* da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apresentam que houve um crescimento no faturamento de quase 14% no ano passado, em relação a 2022, com a abertura de +7,6% de redes e 6,2% de operações. Para 2024, as expectativas eram ainda maiores.
Até o momento, elas vêm se concretizando. Como mostram os números do primeiro trimestre, o faturamento teve alta de 19,1% comparado ao mesmo período de 2023 e 39,6% sobre 2022. Já se pegarmos o recorte dos últimos 12 meses, o aumento foi de 14,3%, com todos os segmentos apresentando variações positivas.
* As projeções indicam crescimento de 5% no número de redes e 5,5% nas operações do franchising em 2024
Isso não é algo surpreendente, afinal de contas, um dos principais objetivos de toda franqueadora ao optar por transformar a sua marca em uma rede de franquias é justamente a sua expansão.
Esta pode ser uma meta desafiadora, especialmente quando falamos de uma expansão em larga escala ou para novos mercados. Por outro lado, a atual situação econômica do país cria um cenário positivo para a prática, já que o PIB voltou a crescer, há desaceleração da inflação, redução da taxa básica de juros (Selic) e da queda no número de desempregados.
- Você pode conferir mais detalhes sobre o otimismo do varejo neste artigo: Como aproveitar o otimismo do varejo e vender mais em 2024
Mesmo assim, expandir de maneira sustentável, ou seja, quando gera benefícios para toda a rede, não é tarefa fácil, tendo em vista que, quanto maior for a quantidade de unidades que estiverem operando, maior serão os esforços da franqueadora para manter o controle dos padrões e dos processos que garantem a excelência das operações, bem como de oferecer suporte adequado a todos os franqueados.
Em meio a tantos desafios, a tecnologia se apresenta como uma aliada da expansão da rede, proporcionando inúmeras vantagens.
Estas que vão desde a atração e escolha dos melhores franqueados, selecionar os melhores pontos, inaugurar novas unidades e cumprir as metas do planejamento, até as atividades do dia a dia, como manter uma comunicação eficiente para construir um bom relacionamento com o franqueado, e tornar a marca presente junto ao cliente, com experiências únicas e personalizadas, fortalecendo seu vínculo com ele.
Todos, fatores que fazem parte de um longo caminho para a construção e consistência da marca, além de sua diferenciação dos concorrentes, dentro de um mercado cada vez mais competitivo.
- Saiba mais neste artigo: Competitividade: riscos, oportunidades, desafios, vantagens, benefícios e diferenciais que fazem do franchising único em meio à concorrência
Sendo assim, um processo de expansão eficiente exige não só muito planejamento e organização, como também do apoio das ferramentas certas que oferecem soluções para toda a rede em todos os seus momentos e necessidades.
Pensando em todos os desafios que a franqueadora pode enfrentar em seus processos de expansão, preparamos este conteúdo em que vamos tratar de alguns pontos que são essenciais para o sucesso da sua marca, porém, que merecem uma devida atenção.
Quer saber quais são eles? Então siga conosco, pois neste artigo você vai ver:
- O que uma rede de sucesso oferece
- Como interagir de forma proativa para o crescimento e expansão da rede
- O diferencial que só é possível com as ferramentas certas para cada momento e necessidade da sua rede de franquias
Boa leitura!
O que uma rede de sucesso oferece
Já trouxemos aqui no blog anteriormente o que os franqueados mais esperam. Segundo a ABF em seu evento “Pós-IFA 24”.
Entender isso é fundamental, pois assim, a franqueadora poderá apoiá-los em todas as áreas e pontos-chave para o sucesso das operações.
E o que isso tem a ver com o crescimento da sua rede? Tudo!
Isso porque a relação entre franqueadora e franqueado é fator determinante para que tudo dê certo na expansão da rede, afinal de contas, o investimento maior será feito justamente pelos franqueados individualmente e a criação desse vínculo fará com que a gestão da rede por parte da franqueadora fique menos difícil.
Isso é algo que deve estar enraizado dentro da cultura organizacional da rede, visto que o sistema de franquias tem a rapidez como principal característica na hora de expandir os negócios – o que é um dos maiores atrativos para os novos interessados, e este é um processo que envolve muitas etapas. Assim, quanto mais ágil for, melhor.
No contexto das redes de franquias, a eficiência operacional é essencial para o crescimento e sucesso contínuo de uma marca.
Por este motivo, a marca deve atrair os melhores franqueados e manter uma relação de desejo e inspiração nos interessados. Isso gera não só economia de tempo, como também de recursos, dado que, com franqueados que estão mais alinhados com o perfil da marca e que têm confiança na franqueadora, menor será a incidência de casos de descontentamento, falta de engajamento, práticas que vão contra aos padrões da rede, entre outros.
Mas não para por aí, a franqueadora ao criar estratégias para o crescimento das vendas da rede, é necessário manter a gestão bem alinhada a tais objetivos, assim como, na hora de executar as estratégias de expansão para escalar as operações com mais rapidez.
Nesse sentido, a franqueadora adota diversas medidas para garantir que as unidades da rede operem de acordo com os padrões estabelecidos. Entre elas, destacamos três ações que devem ir além do básico em uma rede de sucesso:
1- Treinamento e qualificação para a boa experiência de compra para o cliente
Como um dos pilares do franchising, os treinamentos têm grande importância na capacitação dos franqueados e das equipes das lojas, garantindo a transferência do know-how da franqueadora e a reprodução dos padrões estabelecidos para a rede.
Mais do que isso, quando se trata de estabelecer presença junto ao cliente, experiências únicas e personalizadas também criam vínculos interessantes com as marcas. E isso ocorre justamente na sua jornada de compra, onde o atendimento será determinante.
Portanto, os treinamentos que a franqueadora disponibiliza para a rede devem ter como foco não apenas processos e questões técnicas sobre o produto/serviço, como também a experiência e personalização da abordagem ao cliente, para que ele se sinta encantado e aumente o apelo por sua marca – o que viabiliza a expansão.
Falando nisso, os treinamentos EAD, aplicados através de uma plataforma própria online ou aplicativo com conteúdo próprio da marca, com avaliação individual, em um ambiente gamificado, é a sua solução para preparar todas as equipes rapidamente para que elas estejam prontas para operar na velocidade que o seu franqueado quer e que a a sua rede precisa.
- Leia mais sobre neste texto: Treinamento em Redes de Franquias: um dos pilares do franchising para você começar a fazer hoje mesmo!
2- Comunicação objetiva e eficaz
No que diz respeito à comunicação no sistema de franquias, o público interno merece atenção especial, como os franqueados, equipes que atuam nas unidades e responsáveis pelas operações.
Organização e planejamento são a base para uma boa comunicação.
O “segredo” fator-chave dela com a rede está em manter uma comunicação objetiva e eficaz com todos os integrantes da rede e fazendo com que as mensagens certas cheguem a quem realmente interessa. O que é possível quando ela pode ser feita de maneira segmentada, dentro de uma plataforma própria da rede para comunicação.
Novamente, a agilidade surge como um diferencial para a expansão. Assim, investir em um Portal de Comunicação desenvolvido por quem entende de franchising é a garantia da franqueadora de que suas orientações, bem como as dos franqueados estejam sendo enviadas e recebidas rapidamente, independentemente do tamanho da rede ou quantidade de usuários.
- Você também vai se interessar por: Um Portal de Comunicação para atender todas as necessidades do universo da sua marca
3- Ferramentas certas para o suporte operacional
O suporte ao franqueado é essencial no sistema de franquias, além de know-how do negócio, cabe à franqueadora fornecer auxílio em todas as etapas até a abertura da loja e, posteriormente, no dia a dia da operação.
Sem um bom relacionamento a gestão será mais difícil.
Esse apoio às operações contribui para manter o bom relacionamento entre franqueador-franqueado e pode refletir em bons resultados para a rede no curto, médio e longo prazo.
A utilização de tecnologia como ferramenta de gestão nas redes de franquias traz inúmeros benefícios para o suporte ao franqueado, com a centralização das soluções, que podem ser personalizadas de acordo com as especificidades de cada negócio, como é o caso da aplicação de checklists para o acompanhamento dos processos executados nas lojas, em complemento à Consultoria de Campo.
- Complemente sua leitura com: Auditorias e Checklists em Lojas de Redes de Franquias
Para que tudo isso seja contínuo, eficaz e ágil, a tecnologia tem papel fundamental.
Nesse contexto, um software para rede de franquias é essencial na gestão da franqueadora, trazendo benefícios significativos para a marca. Isso porque, além das ferramentas certas para os desafios de gerenciamento do negócio, o uso deste tipo de soluções contribui para o sucesso e resultados de toda a rede.
Com o apoio das melhores soluções, você pode:
– Planejar e controlar as atividades e execução de tarefas;
– Atrair e conquistar os melhores franqueados, inaugurar lojas e começar a operar rapidamente;
– Comunicar as ações de marketing;
– Treinar, avaliar e classificar para premiar e motivar o engajamento da rede;
– Executar auditorias e aplicar checklists estruturados para manter os padrões da rede.
- Veja mais detalhes sobre estas ferramentas em: Quais as vantagens e desvantagens de um software de gestão com múltiplas soluções?
Como interagir de forma proativa para o crescimento e expansão da rede
Um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma rede de franquias é o relacionamento entre a franqueadora e os franqueados. Esse vínculo é essencial para a eficiência operacional, a manutenção dos padrões estabelecidos e a busca contínua por melhorias.
Além do mais, é por meio do relacionamento que ocorre a troca de informações, experiências e feedbacks, possibilitando o bom desempenho das operações e o alinhamento estratégico entre as partes.
Ainda, podemos ressaltar que, mesmo que indiretamente, essa cooperação acaba sendo refletida no consumidor final (cliente) e nas vendas das lojas.
Isso devido ao fato de que quando se trata de estabelecer presença junto ao cliente, experiências únicas e personalizadas também criam vínculos interessantes com as marcas. O que só pode ser alcançado se os franqueados estiverem alinhados com os objetivos e estratégias da franqueadora.
A expansão, quando bem executada, gera muitas vantagens e benefícios para a marca.
Então, além de toda a arquitetura e estética da loja e conhecimento das equipes de loja, a padronização da experiência como um todo da jornada de compra do cliente é mais um desafio que precisa ser superado pela franqueadora quando se pensa em crescimento e expansão da rede.
Contudo, processos como estes envolvem obstáculos pertinentes que demandam estratégias e soluções específicas para eles. Visto que a franqueadora já possui muitas tarefas e responsabilidades que não podem ser deixadas de lado, como a de atender os franqueados já existentes e preservar a consistência da marca, já que este é o ativo mais forte de uma rede de franquias.
Por tudo isso, é essencial investir na comunicação. Quando somada e colocada como ponto central da organização e do planejamento do futuro da rede, ela se torna parte vital da motivação e engajamento internos, uma vez que, apesar de serem unidades diferentes, em lugares distintos, é necessário que todos estejam em sintonia, recebendo as mesmas mensagens.
Somente com o diálogo entre as partes, a franqueadora poderá trabalhar, planejar e retribuir os feedbacks com ações e correções ainda mais precisas. Isso impactará no que está sendo entregue aos clientes e resultará no melhor desempenho e resultados para a marca como um todo, viabilizando ainda mais o crescimento da rede.
Se no seu dia a dia um dos seus desafios é lidar com a expansão da rede, saiba que a tecnologia pode lhe ajudar a superá-los! Veja agora algumas ferramentas muito úteis para você:
I. Para garantir um maior controle de todo o processo de implantação de novas unidades
Como comentamos, o franchising visa a expansão constante de uma marca. Nesse ponto, a agilidade é algo necessário para a inauguração de novas lojas e início rápido das operações.
Por isso, ter mecanismos para garantir um maior controle de todo o processo de implantação de novas unidades passa a ser fundamental. Portanto, o novo franqueado saberá exatamente quais são as etapas para a abertura de sua unidade e quais são as práticas que devem ser seguidas.
Por outro lado, a franqueadora tem maior conhecimento sobre o andamento do processo da loja, se está tudo transcorrendo conforme o previsto, ou se está atrasado em relação ao cronograma inicial, necessitando de algum tipo de intervenção para auxiliar o franqueado.
Isso, além de todo o suporte que a franqueadora já oferece antes da abertura da loja, como manuais, materiais promocionais, treinamento, acompanhamento de processos para inauguração, entre outras.
Para isso, o uso de uma avançada plataforma desenvolvida para o sistema de franquias, você poderá atrair interessados, conquistar os melhores candidatos, gerenciar os projetos de abertura de loja e começar a operar rapidamente.
II. Para disponibilizar treinamentos, materiais de apoio e canais de interação com a franqueadora de forma centralizada
O uso de canais de comunicação internos próprios da rede é sempre recomendável para atender as demandas da rede e ter interações com a franqueadora de forma centralizada.
Uma solução para isso é o CAF (Central de Atendimento ao Franqueado) como ferramenta essencial nas interações da rede. Este canal permite uma comunicação mais eficiente entre a franqueadora e os franqueados.
Como benefício, está a comunicação de via dupla na rede, onde é possível centralizar as demandas da rede, para tirar dúvidas, responder perguntas, e ainda coletar sugestões e feedbacks, em um canal para uso exclusivo da sua marca e com maior segurança.
Uma vantagem que merece ser destacada é a capacidade de proporcionar maior controle, agilidade e eficiência nas interações, atendendo assim todas as demandas da rede de maneira centralizada e organizada por área, por exemplo, contribuindo para um suporte operacional muito mais completo.
III. Para assegurar a padronização das operações e suporte à consultoria de campo
Para ajudar a assegurar a padronização das operações, um dos serviços mais importantes que a franqueadora oferece para toda rede, com o objetivo de acompanhar as atividades e processos executados nas unidades é a consultoria de campo.
Atividade que é realizada por um consultor de campo, que se torna o principal elo de contato da franqueadora com o franqueado. Entre as suas atribuições, ele pode ser responsável por auditorias com aplicação de checklists estruturados nas lojas para avaliar os pontos considerados mais importantes pela franqueadora na padronização.
Porém, nem precisamos lembrar que enviar representantes da marca, para todas as unidades, em uma periodicidade adequada, é algo cada vez mais oneroso.
Em complemento às visitas presenciais, as ferramentas certas permitem o preenchimento dos checklists de maneira online pelos próprios franqueados ou responsáveis pela unidade, possibilitando assim que eles sejam feitos com maior frequência, em menos tempo e com menos custos.
- Complemente a sua leitura com este outro artigo que postamos no blog: O papel do suporte operacional para o sucesso do franqueado
Todas essas possibilidades estão diretamente relacionadas ao suporte operacional. Sendo assim, a franqueadora deve disponibilizar as melhores soluções para sua rede de franquias.
Desta forma, o uso estratégico de tecnologias como um software para gestão do franchising com uma avançada plataforma que possibilita gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com a rede, será um importante diferencial para a marca.
O diferencial que só é possível com as ferramentas certas para cada momento e necessidade da sua rede de franquias
Atualmente, a tecnologia tem papel fundamental para a melhor eficiência do planejamento de qualquer negócio. No franchising, isso não é diferente.
Na verdade, ela é ainda mais importante, sendo a principal aliada da franqueadora para lidar com as diversas demandas internas (franqueados) e externas (clientes), apoiando-a nas diferentes áreas e ações-chave da rede, como nos treinamentos, na comunicação, na criação, desenvolvimento e manutenção de bons relacionamentos, no suporte operacional, entre outras.
Com isso, contar com um software próprio para rede de franquias é essencial, trazendo inúmeros benefícios à gestão da franqueadora. Isso porque, além das ferramentas certas para os desafios de gerenciamento do negócio, o uso deste tipo de instrumentos contribui para o sucesso e resultados da rede como um todo, em todos os momentos e necessidades da marca.
Veja as soluções para cada desafio da rede que só uma avançada plataforma de gestão para o franchising oferece:
I. Comunicação e Relacionamento – um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento.
II. Padronização – auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados.
III. Operações – treinamento EAD de todos os participantes da rede com avaliação e atualização de forma contínua.
IV. Excelência – Avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados ou equipes.
V. Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de fornecedores e de pedidos de produtos para as lojas da rede ou multimarcas e demais canais de vendas.
VI. Performance – monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI) para tomada de decisão segura.
VII. Marketing – distribuir e produzir materiais customizados automaticamente para reduzir o tempo de resposta das demandas da rede.
VIII. Expansão e Implantação – gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.
Estas são apenas algumas das soluções que as ferramentas desenvolvidas por quem entende de franchising podem oferecer para o dia a dia da sua rede de franquias.
Somos únicos no que fazemos pela sua rede de franquias!
Para te ajudar na decisão de ter as melhores soluções para o crescimento e expansão da sua rede de franquias e visualizar até onde você pode chegar, saiba que um software com múltiplas soluções atende outras marcas em diferentes momentos e necessidades:
1- Na moda masculina, marca presente em todos os Estados do Brasil, com 100 lojas e mais de 1.000 multimarcas;
2- A maior rede de óticas da América Latina, com mais de 1.000 unidades;
3- E ainda a marca feminina dos melhores calçados e bolsas, com mais de 360 lojas na rede e mais de 4.500 multimarcas
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Como pode ver, a nossa especialidade é o seu negócio!
Confira mais sobre como o uso das ferramentas certas fazem diferença no seu dia a dia neste artigo:
Ao longo deste artigo, buscamos explorar alguns dos pontos-chave para o sucesso das estratégias de expansão e crescimento de redes de franquias, das mais tradicionais que estão há anos no mercado, até as mais novas que estão dando seus primeiros passos no franchising.
Vimos que a organização e o planejamento são os pilares centrais do sucesso e a boa comunicação é a base para que tudo o que foi idealizado pela franqueadora dê certo. Sem ela, torna-se mais difícil fazer a gestão da rede, conseguir criar experiências personalizadas, alcançar a satisfação do cliente, se diferenciar dos concorrentes e desenvolver vínculos duradouros tanto com os clientes, quanto com os franqueados.
Além disso, mostramos também como a franqueadora pode contribuir com o sucesso do franqueado e como contar com soluções desenvolvidas especificamente para o franchising tem um papel fundamental na expansão e gestão da franqueadora, ainda mais quando o país apresenta um cenário econômico favorável.
Para que o crescimento da rede seja sustentável, oferecer um suporte eficiente ao franqueado e manter bons relacionamentos, com uma comunicação eficiente durante suas operações é essencial. Principalmente para a criação de experiências personalizadas para encantar quem realmente importa: o cliente.
Então, mais do que disponibilizar manuais para a padronização, é fundamental contar com as ferramentas certas para apoiar seu processo de expansão, especialmente aquelas que se adequam perfeitamente às suas necessidades, como um Portal de Comunicação, treinamentos EAD, checklists para o relacionamento de todo o universo da sua marca.
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Até a próxima!