Para uma gestão eficiente de qualquer negócio, é preciso considerar alguns aspectos que contribuam com os resultados, ou seja, que facilitam o trabalho no dia a dia de todos os envolvidos.
Quando se trata de um tipo de negócio que envolve grandes desafios, tendo que gerenciar diferentes áreas, perfis, interesses e localidades, como ocorre em uma rede de franquias, um software com múltiplas soluções em módulos que atenda cada especificidade e atividade pode garantir maior eficiência e apoio adequado a todos.
Não importa se a sua marca é nova no mercado ou se já está atuando há bastante tempo, todas as redes de franquias precisam fazer uso das inovações tecnológicas para impulsionar seus resultados em suas diferentes áreas. Isso porque elas vão, não só dar mais agilidade e eficiência para a sua operação, como também fazer a integração de todos os participantes de maneira centralizada.
Além do mais, sua adoção é uma forma de ficar à frente da concorrência, já que, cada vez mais, as empresas de diversos segmentos têm investido em tecnologias. Como mostra o estudo “Sondagem Especial Indústria 4.0: Cinco Anos Depois”, feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sete em cada dez empresas no Brasil utilizam tecnologias digitais no seu dia a dia.
Este resultado representa um aumento expressivo no número de usuários, que era de menos da metade (48%), no último levantamento. E as ferramentas mais utilizadas são para:
– Automação digital com sensores para controle de processo (46%);
– Automação digital sem sensores (39%);
– Integrar sistemas para manufatura de produtos (33%); e
– Ferramentas digitais de relacionamento com o cliente (25%).
Um software de gestão traz muitas vantagens!
Os principais benefícios citados na adoção de tecnologias digitais foram o aumento de produtividade (72%), melhoria da qualidade dos produtos ou serviços e redução dos custos operacionais (60%).
Porém, diferentemente das “empresas tradicionais”, o sistema de franquias carece de soluções individualizadas, com funcionalidades específicas para suas necessidades. Sendo assim, a personalização não pode faltar, pois quanto maior a adesão e engajamento de todos os envolvidos, melhores serão os resultados da rede.
Ao adotar as tecnologias capazes de manter a competitividade e a inovação em um mercado tão dinâmico, e em constante evolução, como é o franchising, é essencial certificar-se de que as melhores soluções estão sendo aplicadas, bem como possuir um software ideal para a sua rede.
Isto é, aqueles que oferecem um conjunto completo de ferramentas para gerenciar todos os aspectos da operação da rede, desde os padrões operacionais e controle de estoque e vendas até a comunicação e marketing, por exemplo.
Portanto, a escolha da melhor solução para gestão da franqueadora depende, entre outros critérios, das necessidades específicas de cada tipo de operação, como atuação e o tamanho da rede.
Por isso, é importante considerar uma solução que seja flexível – como em módulos, escalável – para diferentes momentos e necessidades e capaz de integrar outros sistemas do gerenciamento de franquias para maximizar a eficiência e o crescimento da franqueadora.
Contudo, a escolha do software ideal para a sua rede de franquias não é uma tarefa das mais simples. Pensando nisso, para te ajudar no porquê de investir neste tipo de solução, suas funções e como encontrar o sistema mais indicado para as suas necessidades, preparamos este artigo.
Nele você encontrará:
- Por que investir em um software de gestão para redes de franquias?
- Critérios para a escolha de um software de gestão para sua rede de franquias
- O que você precisa encontrar nas soluções para gestão da sua rede de franquias
Boa leitura!
Por que investir em um software de gestão para redes de franquias?
Como comentamos em nosso último texto, um dos principais objetivos de toda franqueadora ao optar por transformar a sua marca em uma rede de franquias é a sua expansão. E, manter esse crescimento constante é um verdadeiro desafio, que envolve planejamento, organização, ações estratégicas, automação de tarefas e adoção de novas tecnologias, pois são várias áreas para gerenciar, suas unidades e seus franqueados.
Para gerir todas as unidades da rede de maneira eficiente, é importante considerar alguns aspectos que contribuam com os resultados, ou seja, facilitar o trabalho no dia a dia de todos os envolvidos.
Quando se trata de um tipo de negócio que envolve diferentes áreas, perfis, interesses e localidades, um deles é o uso de um software com múltiplas soluções em módulos que atendam cada especificidade e atividade para garantir maior eficiência e apoio adequado a todos.
O software de gestão eficiente permite que as principais atividades de uma rede de franquias sejam executadas e estejam centralizadas em uma só plataforma.
Isso porque ele tem como objetivo integrar e automatizar alguns dos processos operacionais críticos de uma rede de franquias, e quando é em uma única plataforma, contribui para que a franqueadora tenha uma visão mais ampla de seu negócio, com maior quantidade de informações confiáveis para a tomada de decisões, que, por consequência, permite uma gestão e suporte mais eficientes.
Entre suas principais vantagens, destacamos:
– Funcionalidades: ter recursos para atender às diversas áreas e suprir as necessidades específicas de cada uma delas, com funções próprias para cada processo.
– Especialização: ao optar por um software especializado, com múltiplas soluções, os recursos são próprios para o tipo de negócio e atendem às especificidades da gestão, independentemente da quantidade de acessos necessários.
– Customização: um software com múltiplas soluções possibilita fazer com que os recursos sejam atribuídos para a demanda de determinada área e que os usuários aproveitem ao máximo as ferramentas próprias para cada processo.
– Custo: o uso de múltiplas ferramentas em uma única plataforma pode promover uma economia financeira, pois permite que mais usuários se beneficiem dos recursos simultaneamente.
Para poder usufruir de tudo isso, é imprescindível escolher o sistema que seja capaz de gerar todos esses benefícios e que possa te ajudar a ter mais agilidade, organização e produtividade para ter resultados mais eficazes e alcançar os seus objetivos.
Dessa forma, é preciso saber como escolher o melhor software para a sua rede de franquias.
Quer conhecer os principais critérios para a sua decisão? Então continue a sua leitura.
- Veja também os diferenciais das ferramentas certas no seu dia a dia: Como o uso das ferramentas certas fazem diferença no seu dia a dia: ganhe tempo, produtividade e eficiência com a tecnologia como aliada
Critérios para a escolha de um software de gestão para sua rede de franquias
Escolher um Software de Gestão para a sua rede de franquias pode até parecer ser uma tarefa simples, no entanto, merece muita atenção e análise rigorosa das suas necessidades internas e das funcionalidades que você precisa/ deseja que o sistema tenha.
Para esta tarefa, existem alguns pontos importantes que precisam ser levados em consideração para proporcionar uma escolha mais adequada de um sistema que seja realmente apropriado à sua rede.
O software deve ser eficiente para atender as demandas de cada uma das áreas da sua rede.
Para te ajudar, listamos os 7 principais critérios para a escolha com características de um software de gestão para sua rede de franquias:
1. Integração entre diferentes áreas e tecnologias
A interação entre diferentes áreas da rede é fundamental para garantir que a franqueadora gerencie suas operações, melhore a experiência do cliente, otimize a cadeia de suprimentos e tome decisões estratégicas baseadas em dados. Por isso, o software deve ser capaz de integrar os setores-chave da rede.
Além disso, é possível que você já possua algum tipo de sistema ERP ou CRM, que são necessários para algumas de suas áreas. Assim, também é importante avaliar a possibilidade da integração dessas plataformas, para evitar algum tipo de conflito ou incompatibilidade, centralizando suas principais informações em um só lugar.
2. Segurança e privacidade
O software será utilizado por diversas pessoas e, consequentemente, irá armazenar muitas informações que exigem privacidade dos usuários, por isso o sigilo dos dados precisa ser assegurado!
Assim, outro ponto que deve ser observado é o nível de segurança e proteção dos dados que está presente no sistema, bem como qual é a frequência de suas atualizações de segurança, além de consultar se ele funciona em conformidade com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
3. Automação de processos
Um dos objetivos da adoção de um sistema próprio para o franchising está no ganho de tempo e efetividade de atividades que são comumente desempenhadas dentro da rede.
Então, conheça também quais são as possibilidades de automação de processos que a plataforma oferece, para reduzir o tempo e os erros nas tarefas recorrentes e permitir que as equipes foquem nas atividades mais estratégicas.
4. Fornece dados para acompanhamento e tomada de decisão
Como mencionamos no critério 2, a plataforma armazena inúmeras informações. Entretanto, elas não dizem respeito apenas aos usuários. Muitos dos dados coletados também são fundamentais para gerar insights para a tomada de decisão da franqueadora, como em relação ao desempenho das unidades, vendas dos produtos, estoques das lojas, hábitos de compras dos clientes etc.
5. Personalização para as demandas e necessidades específicas
Também é importante avaliar quais são os recursos que são necessários para atender as demandas de cada uma das áreas da sua rede de maneira mais eficiente, respeitando os processos e padrões da marca, além de necessidades específicas.
6. Funcionalidades e facilidade de uso
Considere também as funcionalidades que são essenciais para te ajudar a superar os seus desafios, solucionar problemas e alcançar suas metas e objetivos.
Lembre-se que a ferramenta será utilizada por todos para tornar os processos mais fáceis de serem executados. Portanto, é fundamental que o sistema seja intuitivo, fácil de usar e de rápida aprendizagem por todos.
7. Suporte adequado
Por fim, avalie também o suporte que é oferecido pela empresa que fornece o software. Afinal, por ser uma ferramenta-chave para o bom desempenho operacional da sua rede, quanto mais rápido for o atendimento para solucionar problemas ou tirar dúvidas, menor será o tempo “perdido” por suas equipes.
Portanto, uma parceria com experiência, credibilidade e confiança, será um importante critério na hora de implantar um software de gestão para sua rede, pois além de um suporte adequado em relação às questões da qual não se tem total domínio, existe a oportunidade de incorporar um apoio consultivo para os processos operacionais nos atendimentos.
Fazer a avaliação de todos esses pontos é fundamental, afinal de contas, a realidade de cada marca é diferente uma da outra, ainda mais se operarem por modelos de negócios/ lojas distintas. Por exemplo, não é porque determinado sistema funciona muito bem em determinado varejista, que ele vai se ajustar perfeitamente à sua rede.
Sendo assim, ao analisar estes 7 aspectos, você consegue mensurar com maior clareza como o nosso universo de soluções é perfeitamente adequado para gestão da sua rede de franquias. Pois, além de contar com soluções para todos os seus momentos e necessidades, além das ferramentas certas para cada desafio em suas diversas áreas, também tem a sua disposição toda a experiência e credibilidade de quem está atuando há tanto tempo no franchising ao lado de grandes marcas que são referência e que não param de crescer!
Confira mais pontos importantes sobre um software de gestão com múltiplas soluções em:
O que você precisa encontrar nas soluções para gestão da sua rede de franquias
Agora que já vimos quais são os principais critérios para a escolha de um software de gestão para sua rede de franquias, vejamos o que você precisa encontrar nele, afinal de contas, existem diferentes tipos de sistemas no mercado e cada um oferece ferramentas específicas que podem ou não fazer sentido para o seu negócio.
Nem todo o software de gestão é igual!
Atualmente as soluções tecnológicas estão presentes em todos os setores, independente do tipo de negócio, segmento de atuação, tempo de operação ou quantidade de funcionários, por conta de todas as vantagens e benefícios que elas possuem, tais como as que apresentamos.
Quando você pesquisa sobre possibilidades de software para a sua rede de franquias, muito provavelmente se depara com nomenclaturas de sistemas de gestão como Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM) e Business Process Management (BPM), que, de fato, são soluções que podem ser muito úteis para as redes de franquias.
Mas será que elas são mesmo as mais indicadas para o franchising ou atendem a todas as suas necessidades?
Também, é verdade que, na maioria dos casos, foram desenvolvidos com base na realidade do mundo corporativo, das “empresas tradicionais”, que pode não ser a mesma do sistema de franquias.
Assim, as franqueadoras precisam de soluções que atendam a todas as suas necessidades e especificidades do seu modelo de negócio, que ofereça recursos que são ideias para enfrentar seus desafios de padronização, controle das operações, suporte ao franqueado etc.
Portanto, nas soluções para gestão da sua rede de franquias você deve encontrar soluções para:
I. Comunicação e Relacionamento – um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento.
II. Padronização – auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do projeto de VM através de checklists estruturados em complemento à consultoria de campo.
III. Operações – treinamento EAD de todos os participantes da rede com conteúdo próprio da marca, avaliação e atualização de forma contínua para motivar e estimular os participantes.
IV. Excelência – avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados e equipes das lojas.
V. Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de fornecedores e pedidos de produtos para todos os canais de vendas, como as lojas da rede ou multimarcas e e-commerce.
VI. Performance – monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados da rede em painéis de inteligência de negócios (BI).
VII. Marketing – produzir materiais customizados automaticamente para reduzir o tempo de resposta das demandas da rede.
VIII. Expansão e Implantação – gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.
Sendo assim, a melhor escolha é sempre investir em um software com múltiplas soluções que possa te apoiar no dia a dia da sua rede, te ajudando a ter maior organização, controle e segurança, além de poder integrar as ferramentas conforme as necessidades das suas operações.
Para conhecer a plataforma mais avançada, criada por quem entende de franchising, entre em contato.
- Você também vai gostar de ler também: Como um portal para o franqueado facilita o trabalho de gestão da franqueadora
Somos únicos no que fazemos pela sua rede de franquias
Neste artigo, exploramos o que um software de gestão pode oferecer para os resultados da sua rede de franquias, com algumas de suas principais vantagens e benefícios, bem como quais são as características que você deve procurar para encontrar a ferramenta ideal e quais são as soluções que você precisa ter na gestão da franqueadora para alcançar e manter o sucesso da sua marca.
Como foi apresentado, as ferramentas para gestão de redes de franquias são criadas para auxiliar nos processos e tarefas que são essenciais no dia a dia das operações da rede, facilitando e tornando mais eficiente a gestão da franqueadora e o relacionamento com os seus franqueados.
Entre as principais atividades que um software com múltiplas soluções pode auxiliar a franqueadora estão: organizar, gerenciar, operar, planejar, controlar, treinar, avaliar, classificar, atrair, conquistar e se relacionar com toda a sua rede e seus integrantes.
O uso estratégico de ferramentas próprias para as redes de franquias proporciona mais agilidade e produtividade às equipes, o que vai, não só impactar nos seus resultados, como também na maior satisfação dos clientes e franqueados, o que pode simbolizar uma vantagem competitiva para a sua marca.
Ainda, com uma avançada plataforma de gestão do franchising você pode conquistar novos franqueados, inaugurar lojas, controlar os padrões, transformar as estratégias em ações, promover as vendas e aumentar a performance de sua rede em seus diferentes momentos e necessidades.
Além de tudo isso, você conta com um ambiente seguro e protegido com perfis de acesso, para distribuição de conteúdo, como comunicados, campanhas e políticas. Ainda é possível disponibilizar manuais, cursos e treinamentos para toda rede através de um portal próprio da rede como canal prioritário de relacionamento e com a identidade visual da sua marca.
Ficou interessado em ter a gestão da sua rede de franquias centralizada e organizada?
Saiba que desde 2007, criamos soluções para impulsionar o crescimento de empresas que operam pelo modelo de franchising, auxiliando as franqueadoras na realização do sonho dos franqueados de ter e prosperar com um negócio próprio, através da ampliação da comunicação, integração e cooperação de todos os participantes do sistema.
Entre em contato para saber tudo sobre o nosso universo de soluções para a sua rede de franquias.
Aproveite e siga as redes sociais para acompanhar todas as publicações de gestão e tecnologia para o franchising.
Agora que terminou a sua leitura, que tal ler outro de nossos conteúdos? Recomendamos:
- O plano é expandir e crescer? Então aproveite o melhor que a tecnologia pode oferecer!
- Competitividade: riscos, oportunidades, desafios, vantagens, benefícios e diferenciais que fazem do franchising único em meio à concorrência
- Lojas preparadas, equipes bem treinadas e produtos na mão: os processos que geram resultados no franchising
Até a próxima!