O mercado de moda ocupa um lugar de destaque na economia nacional e global. Para se ter ideia, segundo dados do Estudo dos Canais do Varejo de Vestuário 2023, realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado, em 2022 o setor faturou quase R$ 266 bilhões e comercializou 6,3 bilhões de peças. O setor também está entre os que mais crescem no varejo virtual, ultrapassando a casa dos R$ 20 bilhões e essa expansão se dá em todos os nichos (vestuário feminino, masculino, infantil, calçados, acessórios, entre outros).
No franchising, a moda também têm se destacado. As redes de franquias de moda no Brasil estão entre aquelas que mais faturam no franchising, tendo crescimento no faturamento de 7,1% em relação a 2021, ficando atrás apenas de Saúde, Beleza e Bem-estar, Alimentação e Serviços e outros negócios, como demonstra o relatório de desempenho da ABF referente a 2022.
Em 2023, seguiu em sua trajetória de crescimento e bons resultados alcançando o Top 3 do segundo semestre da ABF, com aumento de 16,8% no faturamento do período, enquanto no acumulado dos últimos doze meses apresentou variação positiva de 11%.
Apesar do sucesso, um dos grandes desafios de uma empresa de moda é saber quais são as próximas tendências e o que o consumidor está buscando, para então desenvolver as novas coleções que deverão fazer sucesso, tudo isso com meses de antecedência. Leia mais aqui.
Para ter um “feeling” sobre o que está por vir, bem como dar mais visibilidade à sua coleção, em meio a tantos outros concorrentes no mercado, e firmar novas parcerias de negócios, as feiras e eventos da moda podem ser de grande ajuda. Continue conosco, pois no presente artigo vamos destacar os principais acontecimentos de 2024 para as marcas que atuam na moda no Brasil e no mundo, além de como as melhores soluções podem ajudar a sua rede de franquias a se destacar nesse mercado tão competitivo.
Veja neste texto:
- Objetivos dos eventos de moda
- O que esperar dos eventos de moda?
- O calendário dos eventos de moda/ fashionista em 2024
- O software para a gestão das franqueadoras de moda
Boa leitura!
Objetivos dos eventos de moda
As feiras e eventos de negócios são uma das formas mais eficientes de dar visibilidade às marcas, coleções, tendências e criações de moda, sendo extremamente importantes para o varejo. Isso porque permitem, não só que os gestores, lojistas e muitos profissionais de diversas áreas, como de marketing por exemplo, conheçam as novidades e se inspirem, mas também, por terem um bom público, otimizam os esforços de divulgação das marcas, alcançando inclusive os clientes.
Entre os objetivos que envolvem estes eventos, destacamos:
1- Visibilidade da marca: seja com um estande, na passarela ou apenas com interações com outras pessoas influentes de outras marcas, os eventos de moda são grandes oportunidades de dar mais visibilidade à marca e de alcançar novos públicos.
2- Networking: possibilitar encontros, contatos e criação de novas parcerias, entre outras oportunidades de negócios. Tudo com interações pessoais e interesses em comum.
3- Oportunidade de negócios/vendas: conhecer potenciais fornecedores e/ou compradores para a marca, diversificando assim a sua carteira de fornecedores, clientes e até de produtos.
4- Expansão das redes: após o networking, conhecimento de marca e geração de valor, a consequência pode ser a atração de interessados em fazer parte da rede de franquias da marca, auxiliando assim no processo de expansão da rede.
Sendo assim, participar das feiras de moda são estratégias excelentes para as marcas e bastante favoráveis para as redes de franquias de moda que estão buscando novas oportunidades de negócios e de expansão.
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O que esperar dos eventos de moda?
Os eventos de moda podem ser compostos por modelos, estilistas, grandes marcas, passarelas, flashes, jornalistas, convidados selecionados, influenciadores e até famosos, tudo para apresentar com antecedência (em alguns casos até mais de seis meses antes) as novidades e tendências que estarão presentes nas vitrines e nas ruas nos próximos meses/ anos.
Porém, eles são mais do que isso, em sua preparação, por exemplo, ocorre o desenvolvimento das coleções e gera novos insights para novos produtos e outras tendências. Além de que os participantes dos grandes eventos da moda criam grandes oportunidades para suas marcas, podendo fazer negócios com fornecedores, clientes, parceiros etc.
Além desses pontos, os participantes dos eventos de moda podem esperar:
a) Se atualizar: saber e ver o que vai ditar a moda nos próximos meses/anos e quais serão os lançamentos e as tendências das próximas estações.
b) Adquirir conhecimento: é uma grande chance de ter contato com autoridades do mercado, através de palestras ou conversas, agregando ainda mais seus conhecimentos sobre o setor, ou mesmo sobre soluções para os seus problemas.
c) Aprender com os concorrentes: são oportunidades para observar o que os demais concorrentes estão preparando para as futuras coleções.
Como sabemos, não há apenas um tipo de evento/ feira de moda, cada um tem suas próprias características e público-alvo. Entretanto, o que todos têm em comum é o fato de conseguir reunir muitos profissionais, marcas, influenciadores, “curiosos”, entre outros que possuem interesse no ramo em um só lugar, dando maior alcance e visibilidade para os produtos que estão sendo apresentados, sendo assim fundamentais para o crescimento do setor como um todo, ajudando a potencializar as vendas e a conquistar mais clientes para as marcas de moda.
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O calendário dos eventos de moda em 2024
O calendário dos eventos fashionistas em 2024 possui várias iniciativas de grande projeção tanto no cenário nacional quanto no internacional, cada uma com foco em determinado segmento e público-alvo.
Há inúmeras feiras e eventos no Brasil e no mundo nos segmentos de moda – vestuário, acessórios e calçados. Alguns dos mais conhecidos são:
– New York Fashion Week: considerado o maior evento de moda do mundo, é realizado na primeira quinta-feira de fevereiro e apresenta as tendências outono-inverno das próximas coleções.
– Paris Fashion Week: é realizada duas vezes ao ano e apresenta as tendências para as coleções de outono/inverno e primavera/verão.
– Milan Fashion Week: diferente das outras duas, acontece em setembro e apresenta as tendências primavera/verão.
– Brasil Eco Fashion Week: a maior semana de moda sustentável da América Latina, possui duas edições anuais, uma na cidade de São Paulo e outra na Europa.
– Casa de Criadores: um evento nacional dedicado à moda autoral brasileira, que revela novos talentos e criações de estilistas do país.
– Couromoda: a partir desta edição de 2024 a ser denominada Couromoda Latin América, é um evento voltado para o segmento de calçados e acessórios, que reúne lojistas de todo o Brasil e compradores globais já em janeiro, ditando assim algumas das tendências do ano.
– BEFW: a Brasil Eco Fashion Week, também aborda temas como sustentabilidade, inclusão social e diversidade.
Além desses apresentados, ainda destacamos outras semanas da moda similares que acontecem em outras capitais importantes da moda, como a London Fashion Week, a Berlin Fashion Week, a Tokyo Fashion Week e a Moscow Fashion Week.
Além dos eventos internacionais, existem também outros de relevância nacional e de interesse para o setor da moda no franchising, como:
– Couromoda: a feira abre o calendário de ações do segmento de moda e acontecerá entre os dias 22 e 24 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
– Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC): o SICC é a principal plataforma lançadora da moda primavera/verão em calçados e acessórios. O evento ocorrerá de 14 a 16 de maio no Serra Park, em Gramado – RS.
– Zero Grau: com foco no outono/inverno, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, antecipa as novidades e tendências das principais marcas de calçados e acessórios para os meses mais frios de 2025. O evento ocorrerá de 18 a 20 de novembro, também no Serra Park, em Gramado – RS.
– Fimec: é a única feira do mundo que reúne toda a operação (da produção à logística) do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. Acontecerá de 12 a 14 de março na Fenac em Novo Hamburgo – RS.
– Minas Trend: com foco nas tendências de primavera/verão, a Minas Trend ocorre de 16 a 18 de abril em Belo Horizonte – MG.
– BFSHOW (Brazilian Footwear Show): a Brazilian Footwear Show é a grande vitrine do calçado brasileiro, para o Brasil e para o mundo. Com duas edições anuais, a feira apresenta as coleções outono/inverno e primavera/verão de marcas femininas, masculinas, infantis e esportivas. A próxima será no Transamérica Expo Center, em São Paulo, de 21 a 23 de maio.
– Inspiramais: o Inspiramais apresenta a cada semestre o lançamento de mais de 1.000 materiais desenvolvidos para os segmentos de calçados, confecções, móveis e bijuterias, projetos especiais e palestrantes que inspiram inovação e sustentabilidade para o setor da moda. Sua 29ª edição será realizada nos dias 23 e 24 de janeiro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre – RS.
– Loucura por Sapatos: Realizado pela Fenac Experiências Conectam, oferece, lançamentos e ofertas em produtos como sapatos, bolsas, acessórios e confecção para toda a família. A próxima edição acontecerá de 04 a 14 de abril também na Fenac em Novo Hamburgo – RS.
– FIT 0/16: é a Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê voltada para o segmento de moda infantil. Ocorre duas vezes por ano, em São Paulo, sendo a próxima nos dias 23, 24 e 25 de abril no Expo Center Norte.
O software para a gestão das franqueadoras de moda
A tecnologia se tornou a principal aliada de todos os tipos de negócios, tanto que é quase impossível imaginar uma empresa ter sucesso sem contar com esse auxílio. Assim, em mercados com a competitividade tão acirrada como na moda, contar com as melhores soluções e inovações podem não só ser úteis para o negócio, como também colocá-lo à frente da concorrência.
No franchising isso se torna ainda mais relevante, pois envolve a padronização de todas as unidades da marca, em localidades diferentes e individualidades próprias de cada operação nas diversas regiões.
Portanto, só quem está há tanto tempo nesse universo da moda sabe das especificidades que o segmento tem, conhece os desafios de comunicar a estratégia, treinar a equipe, distribuir conteúdo para toda a rede, customizar material para atender as demandas dos franqueados, abastecer as lojas com os lançamentos, aplicar os padrões de VM, realizar auditorias e muitos outros processos da franqueadora.
Grandes marcas merecem as melhores soluções
Uma gestão eficiente para a franqueadora, faz com que a comunicação, os processos e os padrões funcionem. Com o melhor software de gestão do franchising é possível dar mais segurança e acesso para todos encontrarem os recursos que estão disponíveis para sua rede de franquias, em todas as principais áreas, tais como:
– Comunicação e Relacionamento da rede;
– Padronização das operações;
– Treinamentos;
– Cadeia de Suprimentos;
– Gerenciamentos dos processos.
Com uma avançada plataforma própria para o franchising que reúne soluções em módulos para o gerenciamento dos diversos processos do sistema de franquias, como estes cinco exemplos que destacamos a seguir:
1. Portal do franqueado como canal de comunicação próprio da rede: centralizar todos os recursos que a franqueadora oferece em um único portal, para manter o acesso aos manuais operacionais, registrar as demandas de atendimento dos chamados, distribuir e customizar conteúdos de marketing, entre outros.
2. Checklists e Auditorias para as lojas e consultoria de campo: aplicar os padrões da rede e validar os processos na operação ou a distância com dispositivos móveis, facilitando o processo quando é feito por um responsável designado, podendo ainda ser acompanhado em tempo real.
3. EAD para treinamentos de vendas e de produtos: garantir os padrões dos processos e de atendimento através dos treinamentos – que podem fazer a loja vender mais sem que a equipe dependa do franqueado, também podem ser feitos com conteúdo próprio da rede e aplicados de forma virtual.
4. Compras para a gestão de produtos: o sell in e sell out têm papel estratégico no varejo, por isso, planejar o mix para garantir o giro e a reposição do estoque para suprir as demandas, reflete nos resultados de toda a rede.
5. Performance e desempenho das unidades: alinhar as expectativas entre a franqueadora e os seus franqueados, estabelecer parâmetros de análise, acompanhar as suas operações, monitorar e saber como aproveitar as informações coletadas para a tomada de decisão.
Faça como as grandes franqueadoras do setor de moda que escolheram nosso universo de soluções para a gestão das suas redes, em seus diferentes momentos e necessidades. Entre em contato e comece a gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede, com o apoio das melhores ferramentas!
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Até breve!