As estratégias para iniciar o ano com sucesso 

Janeiro começou e é hora de colocar em prática o planejamento para a sua rede de franquias em 2023. Esse é o momento ideal para finalizar o balanço do ano que passou, atualizar o planejamento, ajustar as metas e ações da marca para as operações das lojas nos próximos meses do calendário.

Como veremos a seguir, os resultados oficiais e as previsões para 2023 ainda não foram divulgados pelas principais entidades do setor. No entanto, os dados disponibilizados até o momento sugerem que o varejo e franchising irão registrar crescimento este ano, mas ainda é preciso prudência a longo prazo.

Diante desse panorama, uma estratégia para começar 2023 com desempenho positivo é aproveitar o período das trocas de presente de Natal e as liquidações de início de ano. Outra oportunidade é mirar à frente, acompanhando o que será tendência nas próximas estações com dois eventos importantes para o varejo: NRF e COUROMODA.

Confira o que você vai encontrar neste texto:

  • Projeções de crescimento em 2023
  • Oportunidades para começar o ano faturando
  • Para ficar de olho no calendário de janeiro: NRF e COUROMODA 2023
  • O que mais merece a sua atenção

Boa leitura!

Projeções de crescimento em 2023

As expectativas de expansão para o varejo ainda são tímidas em função do contexto econômico brasileiro e global. Conforme entidades e associações consultadas pelo Valor Econômico, o comércio varejista deve alcançar um crescimento de 1,5% em 2023 no país, o que supera em apenas 0,5% as projeções de 2022.

Em certa medida, esse cenário é reflexo dos juros altos, que levam ao endividamento das famílias e, consequentemente, à redução no poder de compra dos consumidores.

Mesmo assim, resultados de 2022 já publicados evidenciam que o desempenho do varejo e franquias no Brasil foi o melhor desde o início da pandemia de Covid-19, como já contamos aqui no blog.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) estima, por exemplo, que o faturamento do setor de franquias em 2022 supere a marca de R$ 200 bilhões.

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Diante desse panorama, a resiliência seguirá como uma qualidade importante para se adaptar ao momento e impulsionar o sucesso das unidades da sua rede. Além disso, é essencial estar de olho nas oportunidades do calendário para planejar ações bem-sucedidas.

Oportunidades para começar o ano faturando

O início do ano exige ainda mais planejamento estratégico. Não apenas pela programação dos meses seguintes, mas também pelo comportamento dos consumidores, que tendem a reduzir alguns gastos para dar conta das despesas extras do período, como IPVA, IPTU, seguros e matrículas.

Ao mesmo tempo, as férias e a proximidade do novo ano letivo podem impulsionar as vendas em outras áreas, como evidenciam os índices da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Independente do setor que a sua rede de franquias opera, é importante conhecer os hábitos de consumo dos clientes para criar ações promocionais e aproveitar o momento favorável às vendas. Mas se esse é um período mais difícil para a sua operação, não se desespere! Aproveite as trocas de Natal e as tradicionais liquidações de verão que aumentam o movimento nas lojas da sua rede para fidelizar e conquistar a clientela.

Aproveite as trocas de Natal para conquistar clientes

O período das trocas e devoluções de presentes de Natal é uma oportunidade para impulsionar o faturamento no começo do ano. A legislação indica que as lojas não precisam trocar os produtos, apenas se eles têm algum defeito ou vício. A exceção é para as vendas realizadas fora do estabelecimento (como as via e-commerce), em que o cliente pode desistir da compra por qualquer motivo em até sete dias da data do recebimento do produto.

Embora não exista a obrigação legal, realizar a troca de itens em função da cor, modelo e tamanho é uma forma de manter o bom relacionamento com os clientes, que podem priorizar a sua marca devido ao benefício.

Lembre-se também que esse pode ser o primeiro contato da pessoa presenteada com a sua marca. Por isso, proporcionar uma boa experiência de troca, garantindo a impressão positiva desde o começo é tão importante. Aproveite o momento para apresentar outros itens e serviços do catálogo, o que ampliará as chances de ela recomendar a loja e tornar-se um cliente fiel.

Outra vantagem é que os consumidores podem optar por produtos mais caros e, ainda, realizar compras adicionais, ampliando o faturamento.

Liquidações de verão: possibilidade de aumentar as vendas

As liquidações de verão são tradicionais no varejo nessa época do ano. Além de ajudarem a esvaziar o estoque e abrir espaço para novos itens, elas são estratégias para aumentar o volume de vendas em um período de menor movimento.

A chave para o êxito é, mais uma vez, planejamento. Confira cinco passos para efetivar a ação na sua rede de franquias:

  1. Liquidação vale a pena?: avalie primeiro se a campanha é válida para a marca, qual o objetivo em realizar a ação (vender peças de coleções passadas, ampliar movimento, alcançar novos clientes etc.) e como efetivá-la em todas as unidades da rede;
  2. Confira o estoque: identifique quais produtos podem receber os descontos e se eles são capazes de gerar interesse dos clientes no momento. Essa etapa é ainda mais importante no franchising, uma vez que cada franqueadora possui uma política própria. Para isso, investir em uma ferramenta que gerencia os pedidos, monitora as vendas e realiza a reposição automática dos produtos é a melhor solução para reduzir rupturas de estoque na sua rede;
  3. Selecione o período: procure descobrir qual a melhor data para realizar a campanha e delimite um prazo. Também é preciso verificar se há liquidações específicas em shoppings, centros comerciais ou até mesmo nas cidades onde as lojas da sua rede operam, para avaliar se é interessante participar e o que é preciso fazer para isso;
  4. Invista na divulgação: depois de determinar como e quando acontecerá a liquidação, é hora de dedicar-se à divulgação. Crie um planejamento de marketing para a campanha e unifique a divulgação em todas as operações da rede. Busque chamar a atenção do público no ponto físico e nos canais digitais da marca;
  5. Promova uma boa experiência de compra: após o início da liquidação, é preciso garantir que o atendimento ao cliente. Invista no treinamento da equipe de loja e assegure o bom relacionamento dos clientes com a marca.

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As ações multicanal e o treinamento do pessoal da loja são dois recursos indispensáveis para potencializar as vendas nos primeiros meses do ano, incluindo no período de trocas e nas liquidações. Acompanhe a seguir.

A estratégia omnichannel

A integração entre lojas físicas e ambiente online é apontada em pesquisas como um fator decisivo para o crescimento das vendas no Brasil nos próximos anos.

E isso não é à toa. Afinal, cada vez mais os consumidores têm buscado empresas que garantam uma boa experiência de compra nas diferentes plataformas. Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box e a Dito, 84% dos entrevistados gostam que lojas físicas e online estejam integradas.

Apesar de as vendas via e-commerce seguirem em ascensão, os pontos físicos têm a vantagem de o cliente poder realizar a avaliação completa do produto, sair da loja com a mercadoria e contar com um atendimento personalizado. Como também revela o estudo realizado pela Opinion Box e a Dito, 67% dos entrevistados concordam que comprar online não substitui totalmente a experiência das lojas físicas.

Projetar uma estratégia multicanal é, então, uma maneira de ampliar os pontos de contato das pessoas com a marca e garantir o bom atendimento a todos os perfis de cliente.

Nas trocas de Natal, o omnichannel pode ser usado para que os consumidores consultem o catálogo no site e identifiquem em qual loja física da rede podem fazer a substituição do presente.

Já nas liquidações, a interação dos ambientes físico e digital colabora tanto para a divulgação da campanha como para um atendimento mais completo e eficiente.

Invista no treinamento da equipe da loja

Não é novidade que a satisfação dos clientes é um dos pilares para o sucesso dos negócios. Como demonstra uma pesquisa global divulgada pela Zendesk no início de 2022, 61% dos entrevistados afirmaram que recorreriam a um concorrente após uma experiência de compra ruim.

E para que o bom atendimento aconteça e as oportunidades de alavancar o faturamento no início do ano se concretizem, é preciso investir no treinamento das equipes de venda.

Com os manuais e apoio das ferramentas certas para o franchising, para garantir o padrão em todas as operações da sua rede, você transforma a gestão e o relacionamento com todo o universo da sua marca.

Uma equipe bem preparada consegue identificar com mais facilidade as necessidades dos clientes na loja e satisfazer a esses desejos, alcançando uma melhor performancenas vendas.

Os treinamentos podem contribuir ainda para a integração e motivação das equipes, melhora no clima organizacional, qualificação das lideranças e, consequentemente, para a redução do turnovernas unidades da rede.

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Até aqui nós comentamos algumas oportunidades para potencializar o desempenho do seu sistema de franquias nos primeiros meses do ano. Além dessas estratégias, é interessante acompanhar insights para o futuro do varejo e do franchising em dois importantes eventos que acontecem em janeiro de 2023.

Para marcar no calendário: NRF e COUROMODA 2023

O ano também começa com a realização de dois prestigiados eventos do varejo: NRF Retail’s Big Show e COUROMODA. Mesmo para quem não pode participar presencialmente, vale a pena conferir o que será apresentado nos encontros para ficar por dentro das novidades e descobrir quais são as perspectivas e tendências para o mercado.

NRF 2023 e as inovações para o varejo global

A maior feira do varejo no mundo chega a sua 113ª edição nos dias 15 a 17 de janeiro, em Nova Iorque. Organizada pela National Retail Federation, a NRF Retail’s Big Show 2023 contará com mais de 350 palestrantes e 800 expositores, prometendo destacar as inovações e insights mais relevantes para o setor.

Quem participar da feira poderá conferir de perto o NRF Innovation Lab, que realça as novidades tecnológicas aplicadas ao comércio, tais como inteligência artificial, realidade aumentada, e reconhecimento facial. Também poderá passear pela Startup Zone, área dedicada a novas empresas, pelo Food Service Technology Pavilion, voltado a soluções para a operação de serviços de alimentação, e outras tantas atrações. A agenda completa da NRF está disponível no site do evento.

Alguns temas devem se destacar na pauta da NRF 2023:

  • Tecnologia: tendências relacionadas ao metaverso, blockchain, segurança de dados, gerenciamento de informações baseado em inteligência artificial e outras ideias para potencializar o desempenho das empresas a partir do avanço tecnológico;
  • Sustentabilidade: experiências inovadoras e tecnológicas que visam reduzir o desperdício e incentivar a reutilização de materiais e espaços;
  • Redes sociais digitais: colaboração entre marcas e produtores de conteúdo, uso das plataformas pela equipe e outras estratégias para aproveitar o ambiente digital na construção de uma comunidade;
  • Futuro das lojas físicas: movimentos que contribuem para conquistar os consumidores e otimizar as operações.

Acompanhe as atualizações da NRF Retail’s Big Show 2023 nas plataformas da National Retail Federation e as novidades tecnológicas das soluções para o franchising que apresentaremos aqui no blog para você.

COUROMODA e as tendências para o outono-inverno

A principal mostra de calçados e acessórios da América Latina também acontece em janeiro. Em sua 49ª edição, a Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda (COUROMODA) reúne expositores de todo o Brasil e compradores de diferentes países entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A feira abre o calendário de ações do segmento de moda, apresentando as principais novidades da temporada outono-inverno em calçados e artigos de couro. Além disso, a COUROMODA integra outros dois eventos, buscando posicionar-se como uma plataforma completa no segmento:

Participar da COUROMODA é uma ótima oportunidade para conferir as tendências do segmento de calçados, vestuário e acessórios, realizar conexões com fornecedores e outros lojistas, ter contato com compradores globais e concretizar negócios.

A feira facilita, ainda, o acesso às informações mais recentes sobre o mercado e o segmento de moda, permitindo que você se antecipe às tendências e organize o planejamento da sua marca.

O credenciamento para a COUROMODA 2023 pode ser feito no site da feira.

O que mais merece a sua atenção

As trocas de Natal, liquidações e eventos que acontecem em janeiro são apenas alguns tópicos que podem ajudar você a potencializar o desempenho da sua rede de franquias já nos primeiros meses do ano. Além dos grandes eventos que destacamos aqui.

Para conferir outros temas relacionados às ferramentas certas para ao franchising, acompanhe o nosso blog e redes sociais.

Mas agora aproveite e conheça as nossas soluções para transformar a gestão da sua rede de franquias.

Até a próxima!