O modelo de negócios adotado pelo sistema de franquias tem se mostrado cada vez mais promissor no Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a projeção para 2023 é de um crescimento de 9,5% a 12% do faturamento do setor de franquias, que superou os R$ 211 bilhões em 2022, com um aumento de 14,3% em relação a 2021. A entidade também espera um crescimento de 7% a 9% no número de unidades e de 5% a 7% no número de redes.
Investir no franchising tem se tornado uma opção segura, uma vez que os franqueados contam com o respaldo de uma marca já estabelecida no mercado e que oferece suporte nos diversos aspectos da operação do negócio.
No entanto, gerenciar uma rede com vários franqueados tem seus desafios para a franqueadora. É nesse contexto que a utilização de um software de gestão para franquias se torna fundamental, pois ele auxilia no gerenciamento de toda a rede.
Neste artigo abordaremos justamente a importância de um sistema eficiente e os benefícios que ele pode trazer para a franqueadora. Veremos como esse importante recurso pode ajudar a gerenciar, operar e relacionar-se com toda a rede.
Ao longo do texto, apresentaremos ainda dados e pesquisas do setor, destacando a importância e de um sistema eficiente de gestão para franquias e apresentaremos soluções desenvolvidas para impulsionar o crescimento das marcas que operam pelo modelo de franchising, auxiliando as franqueadoras na realização do sonho dos franqueados de ter e prosperar com um negócio próprio.
Vamos explorar também como uma avançada plataforma de gestão do franchising contribui na conquista de novos franqueados, inauguração de lojas, a transformar estratégias em ações, no controle dos padrões operacionais, em promover as vendas e a aumentar a performance da rede.
Acompanhe os principais tópicos que preparamos para você:
- Os benefícios de um sistema para a gestão de redes de franquias
- As vantagens de um sistema para as operações do franchising
- Como a franqueadora deve escolher o sistema ideal
- O uso de uma plataforma própria da rede como diferencial para a marca
- As soluções para cada momento e necessidade das redes de franquias
Continue conosco para saber mais sobre como um sistema para franquias eficiente pode fazer toda a diferença na gestão e no sucesso das marcas no franchising.
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Os benefícios de um sistema para a gestão de redes de franquias
Um sistema para franquias é fundamental na gestão da rede, trazendo benefícios significativos para a franqueadora.
Vejamos quatro fatores-chave de um sistema de gestão abordando como ele ajuda a gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com a rede.
1.Gerenciamento eficiente da rede
Para a franqueadora, um sistema para franquias eficiente oferece recursos para gerenciar as diversas áreas de forma centralizada – podendo ser em módulos, online ou offline, em dispositivos móveis ou desktop, por hierarquia, perfil, interesse ou permissão, e para o controle da gestão a qualquer momento.
Ele deve proporcionar uma visão completa da gestão de todas as unidades da rede, como o acompanhamento do desempenho, o monitoramento dos indicadores e a identificação de áreas que necessitam de mais atenção. Além de disponibilizar meios de interação e troca de informações que irão apoiar todo o gerenciamento da rede.
2.Operação otimizada
No dia a dia, um sistema de gestão para franquias deve contribuir para a otimização dos processos.
Com as ferramentas certas, é possível centralizar e controlar as atividades e execução de tarefas da rede, coletar as principais informações sobre as boas práticas das operações para permitir o ajuste das estratégias e deve oferecer recursos para aumentar a eficiência operacional.
Entre os principais recursos operacionais em uma rede de franquias, destacamos as auditorias e checklists, para o acompanhamento das lojas.
3.Organização e centralização de informações
A centralização de informações é um dos principais benefícios de um sistema para franquias.
Uma plataforma própria da rede permite que a franqueadora e os franqueados acessem facilmente todos os conteúdos relevantes para a rede, como manuais, políticas, comunicados, treinamentos entre outros recursos que contribuam com a organização da gestão.
Isso garante que todos tenham acesso às informações necessárias para operar as unidades de forma eficiente, mantendo a identidade da marca e uma comunicação eficaz.
4.Relacionamento com a rede
À medida que a franqueadora expande sua rede de franquias, as demandas e desafios também se multiplicam. Por isso, um sistema eficiente deve ser capaz de acompanhar esse crescimento e fornecer as ferramentas necessárias para qualquer cenário.
Entre os maiores desafios no franchising, o relacionamento da rede requer atenção especial, do acesso à informação aos canais de comunicação da rede, tudo o que é relevante para a marca deve ser estrategicamente bem elaborado para que todos estejam possam manter as relações da melhor maneira possível.
Veja mais aqui no Blog sobre a comunicação no sistema de franquias!
Portanto, um sistema para franquias eficiente proporciona uma série de soluções que atendem às diferentes fases e demandas da rede. Desde a abertura de novas unidades até o suporte à expansão e ao desenvolvimento contínuo, com recursos que ajudam a franqueadora a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento.
As vantagens de um sistema para as operações do franchising
As principais vantagens de um sistema para as operações das redes de franquias são amplamente respaldadas por dados que demonstram seu impacto positivo. Essas vantagens abrangem desde a manutenção dos padrões operacionais até o treinamento e engajamento dos franqueados, trazendo benefícios significativos para o crescimento e sucesso de toda a rede.
Um estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o uso de um sistema para franquias resulta em uma melhoria significativa na manutenção dos padrões operacionais em toda a rede.
Conforme a pesquisa, as franqueadoras que implementaram um sistema relataram uma redução de 30% em erros e desvios em relação aos processos estabelecidos. Isso fortalece a consistência da entrega de produtos ou serviços, contribuindo para a confiança dos consumidores e a reputação da marca.
Adicionalmente, um estudo da International Franchise Association (IFA) revela que um sistema eficiente permite uma comunicação eficaz das estratégias de marketing para todas as unidades franqueadas. Isso resulta em uma adesão média de 20% às campanhas publicitárias e diretrizes de comunicação da franqueadora. Esse alinhamento fortalece a imagem consistente da marca, impulsionando o reconhecimento e a fidelidade do cliente.
Quando se trata de acompanhar a performance, as franqueadoras que utilizam um sistema de gestão têm uma visão mais clara e precisa do desempenho de cada unidade da rede.
O monitoramento regular e o acesso a indicadores-chave de desempenho permitem uma identificação rápida de áreas que requerem atenção especial, possibilitando a implementação de estratégias de correção de rumo.
Confira também: Performance da rede: alinhando expectativas entre franqueadora e franqueados
Em relação ao controle e registro de demandas, a função de registrar e acompanhar solicitações e interações de forma centralizada agiliza o processo de atendimento e contribui para a satisfação dos franqueados, fortalecendo o relacionamento entre a franqueadora e os seus franqueados.
Vale ressaltar que a disponibilidade de treinamentos, manuais, conteúdos relevantes e o acesso à informação, não apenas fortalece o desempenho individual e das unidades, mas também estimula o compartilhamento de boas práticas e o engajamento de toda a rede.
As vantagens proporcionadas por um sistema para redes de franquias, vão desde a manutenção dos padrões operacionais e dos processos até o engajamento dos franqueados.
Como a franqueadora deve escolher o sistema ideal
Ao escolher um sistema para uma rede de franquias, a franqueadora precisa realizar uma seleção cuidadosa para garantir a implementação de soluções que atendam às suas necessidades com as especificidades do seu modelo operacional. A escolha do sistema certo pode fazer toda a diferença no desempenho da rede e na eficiência das operações. Para esse processo, é importante considerar os requisitos legais e de TI da rede, além de orçamento.
Além disso, um sistema próprio para o franchising e a adequação às especificidades do segmento também devem ser levadas em conta, pois quando se trata de uma rede com várias unidades, formatos e em diferentes localidades, os desafios operacionais também são variados.
Confira a seguir as principais considerações e requisitos na escolha de um sistema para franquias:
- Tecnologia adequada: Ao escolher um software para a rede, é essencial escolher um que seja desenvolvido especificamente para atender às demandas do modelo de franquias. Pois são projetados levando em consideração as particularidades do franchising, como por exemplo comunicação com várias unidades em diferentes localidades, relacionamento com os franqueados, gestão de produtos, controle dos padrões e processos operacionais, entre outros.
- Funcionalidades: O sistema deve oferecer um conjunto abrangente de funcionalidades que atendam às necessidades da franqueadora em todas as diversas áreas da sua gestão, como Marketing, Comunicação, Operações, Expansão, Treinamentos, Gestão de Produtos, Performance, Excelência e muito mais. Certificar-se de que o sistema possua as funcionalidades adequadas e necessárias para o gerenciamento completo da rede será um fator-chave para o sucesso da gestão.
- Flexibilidade: Cada rede possui suas próprias particularidades e requisitos específicos. Portanto, ao escolher um sistema que permita flexibilização do seu acesso e uso, conforme as necessidades de gestão da franqueadora, garantirá que ele possa acompanhar o crescimento e as mudanças da rede, assim como, oferecer o apoio necessário aos seus franqueados e demandas das unidades.
- Acesso e uso: Um sistema com fácil acesso e utilização por interesse do usuário, tanto para a franqueadora quanto para os franqueados e suas equipes, permitirá uma maior adesão e engajamento, tornando-o estratégico e de grande valor para a gestão da franqueadora.
- Atendimento e suporte: Avaliar a capacidade de fornecer um atendimento contínuo com suporte adequado e treinamento para os usuários-chave, será um diferencial que contribuirá para um maior aproveitamento dos usuários às funcionalidades do sistema. Isso fará também com que a franqueadora tenha confiança em investir na solução para sua rede pensando no longo prazo, pois mudanças constantes podem causar desgastes desnecessários, pois envolve um grande número de usuários com interesses e de níveis muito diferentes.
- Integração: A integração do sistema de gestão com outras ferramentas e softwares utilizados pela franqueadora é uma realidade e por vezes um desafio, como sistemas de frente de caixa das lojas, CRM ou e-commerce, por exemplo. Portanto, se há necessidade de integração, deve-se avaliar a possibilidade de ter um parceiro que atenda aos requisitos da franqueadora.
- Experiência, Credibilidade e Confiança: Contar com um sistema que tem em sua chancela um histórico no mercado e grandes casos de sucesso, além de entender tanto quanto a franqueadora os desafios do seu modelo de negócio, dará por si só garantias de que a marca se beneficiará com as soluções próprias para o franchising, facilitar o trabalho de gestão, comunicação e relacionamento da franqueadora.
Confira casos de sucesso nesse post do LinkedIn
Ao considerar esses pontos no momento de escolher um sistema para franquias, a franqueadora estará pronta para selecionar as soluções mais adequadas às suas necessidades de gestão. Um sistema eficiente e adequado às demandas da franqueadora contribuirá para o crescimento, a excelência operacional e o sucesso de toda a rede de franquias.
O uso de uma plataforma própria da rede como diferencial para a marca
Com um sistema próprio para o franchising, que contam com soluções desenvolvidas especificamente para atender às necessidades do modelo de franquias, proporcionando uma série de benefícios que contribuem para o sucesso e o crescimento da rede, a franqueadora terá um importante diferencial na sua gestão.
E como diferencial para a marca, destacamos o Portal do Franqueado que, através de uma plataforma própria da rede, oferece inúmeros benefícios para a comunicação e relacionamento da franqueadora e, consequentemente, com os franqueados.
Pela plataforma, é possível disponibilizar comunicados, manter informações atualizadas, manuais operacionais, treinamentos online e materiais de apoio, de forma centralizada e acessível a todos os interessados. Tudo isso facilita o trabalho no dia a dia e contribui com a manutenção da padronização das operações e fortalece ainda mais o relacionamento, com segurança e controle dos acessos por perfil, permissão e interesse dos usuários.
Entre os recursos oferecidos em uma plataforma própria da rede, existe ainda a possibilidade de monitoramento de indicadores de desempenho. Por meio de métricas e relatórios personalizados, a franqueadora pode avaliar o desempenho de cada unidade da rede, identificar pontos de melhoria e tomar decisões baseadas em dados. O que possibilita um acompanhamento mais efetivo da rede e a implementação de ações para ajustes estratégicos, se necessário.
No Portal do Franqueado de uma plataforma própria da rede, a comunicação ganha destaque, com ele é possível ainda customizar os materiais de marketing, para que atenda cada unidade em sua região, tamanho da operação e necessidades pontuais para uso destes materiais.
Estes são alguns dos recursos e benefícios que a marca pode ter com uma avançada plataforma própria para o franchising em sua rede de franquias.
Confira mais neste post do blog: Como um portal para o franqueado facilita o trabalho de gestão da franqueadora
As soluções para cada momento e necessidade das redes de franquias
Ao longo deste artigo, exploramos os benefícios e vantagens de um sistema para franquias na gestão da franqueadora. Desde a descrição dos fatores-chave do sistema, como gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com a rede, até a importância de contar com uma plataforma própria que centralize as demandas das diversas áreas da franqueadora e unidades da rede, onde ficou evidente como essas soluções podem impulsionar o crescimento e o sucesso das franqueadoras.
Entre os benefícios destacados, vimos como um sistema para franquias contribui para a manutenção dos padrões operacionais, a comunicação eficiente das estratégias de marketing, o acompanhamento da performance, o controle e registro das demandas, os treinamentos e o engajamento dos franqueados. Esses elementos são essenciais para garantir a consistência da rede, fortalecer a marca, aumentar a produtividade e a lucratividade da rede.
Diante disso, convidamos você a conhecer um universo de soluções desenvolvido por quem entende de franchising. Além da experiência, credibilidade e confiança, de uma empresa especialista no sucesso da franqueadora para a gestão da rede em seus diferentes momentos e necessidades.
Aproveite a oportunidade para elevar a gestão da sua rede e junte-se às grandes marcas que já se beneficiam há tanto tempo e são verdadeiros casos de sucesso no franchising. Independente da atuação, tamanho e quantidade de usuários da rede.
Entre em contato para ter uma gestão centralizada de todas as áreas da sua marca, como Marketing, Treinamento, Suprimentos, Relacionamento e muito mais na sua rede de franquias.
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Até a próxima.