Nos últimos anos, o mercado de franquias tem experimentado um crescimento contínuo, impulsionado pela busca por modelos de negócio testados e comprovados.
Dados do desempenho do franchising do primeiro trimestre de 2023 divulgados pela ABF revelam que houve um aumento de 5% na abertura de novas unidades, em comparação com o primeiro é um acréscimo de 10.641 novas operações no País.
Este modelo de negócio permite que franqueados utilizem a marca da franqueadora para comercializar seus produtos ou serviços, proporcionando a mesma experiência aos clientes com o mesmo padrão estabelecido em todas as suas operações.
No entanto, à medida que uma rede de franquias cresce, surge o desafio de manter o controle dos padrões e dos processos que garantem a excelência das operações.
Neste artigo, exploraremos a importância de manter esse controle, mesmo com a expansão da rede e sem descaracterizar a identidade da marca, assim como o apoio ao franqueado.
Além disso, apresentaremos números, resultados e dados do setor para ilustrar as expectativas e tendências atuais do varejo.
Boa leitura.
O controle dos padrões e processos operacionais
Os padrões operacionais estabelecidos pela franqueadora garantem a consistência da marca, a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e a experiência do cliente em todas as unidades.
A manutenção dos padrões operacionais no sistema de franquias é dada pelo gerenciamento dos processos que envolvem diversas áreas da franqueadora, como Marketing, Treinamento, Operações e muitas outras.
Estes padrões representam as diretrizes e as melhores práticas que devem ser seguidas por cada franqueado, a fim de assegurar que a marca seja representada de maneira uniforme em todas as localidades.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um faturamento recorde em 2022, superando os R$ 56 bilhões no terceiro trimestre, com um crescimento de 18,7% em relação ao mesmo período de 2021.
As expectativas e tendências para o varejo são positivas, com uma projeção de crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento, 10% em unidades, 4% em redes e de 10% no número de empregados diretos do setor em 2023, conforme o balanço anual da entidade.
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A franqueadora deve fornecer treinamentos, manuais operacionais, consultoria de campo e outros recursos de suporte para garantir que os franqueados possam manter os padrões operacionais estabelecidos.
No contexto das redes de franquias, a eficiência operacional é essencial para o crescimento e sucesso contínuo do negócio. Nesse sentido, a franqueadora adota diversas estratégias para garantir que as unidades da rede operem de acordo com os padrões estabelecidos.
Entre as iniciativas para a gestão da marca no franchising, destacamos cinco importantes formas para melhorar a eficiência da franqueadora:
1. Suporte Operacional
O apoio ao franqueado é essencial no sistema de franquias, além de know-how do negócio, cabe à franqueadora fornecer acompanhamento no dia a dia da operação.
Esse suporte às operações contribui para manter o bom relacionamento entre franqueador-franqueado e pode refletir em bons resultados para a rede.
Entre os serviços de suporte, a Consultoria de Campo é um dos mais importantes. O consultor de campo é responsável pelo apoio ao franqueado, sendo o principal elo com a franqueadora.
E em complemento à Consultoria de Campo, há as auditorias e checklists para o acompanhamento dos processos executados nas lojas. Essas tarefas podem ser realizadas pelo consultor em visita à loja, pela equipe da loja ou pelo próprio franqueado.
2. Treinamento
Entre os tipos de treinamentos que a franqueadora disponibiliza para a rede, como de produtos e vendas, por exemplo, os treinamentos têm grande importância na capacitação dos franqueados e das equipes das lojas para que exerçam suas funções com excelência.
Como um dos pilares do franchising, os treinamentos garantem a reprodução dos padrões estabelecidos para a rede e é uma forma eficiente para a transferência do conhecimento.
Os treinamento podem ser aplicados de forma virtual (EAD), através de uma plataforma própria online ou aplicativo com conteúdo próprio da rede, com avaliação individual, em um ambiente gamificado, com jogos, dinâmicas, pontuações e premiações.
3. Relacionamento
Além de divulgar informações sobre processos, produtos, comunicados ou políticas, é importante que a franqueadora disponibilize canais para fortalecer e manter o relacionamento.
Com as ferramentas certas do franchising, que permitam acesso a soluções para as
demandas do dia a dia da rede ao alcance de todos os interessados, como uma central de atendimento ao franqueado (CAF), para gerenciar solicitações ou a possibilidade de uma pesquisa de opinião.
Tais recursos irão contribuir com o engajamento do franqueado e fortalecer as relações com a franqueadora.
4. Canais de comunicação
No que diz respeito à comunicação no sistema de franquias, o público interno merece atenção especial, como os franqueados, equipes que atuam nas unidades e responsáveis pelas operações.
O fator-chave na comunicação com a rede é manter o foco no objetivo e na qualidade do conteúdo, para que ninguém perca o interesse com o passar do tempo. Além disso, considerar o perfil na hora de direcionar a informação faz toda diferença.
Uma plataforma própria da rede para comunicação, com permissão de acesso, por hierarquia, perfil, permissão e disponibilidade permanente de conteúdo, garante que todas as áreas de interesse e seus usuários tenham ao seu alcance informações e conteúdos necessários.
5. Tecnologia como ferramenta de gestão
A utilização de tecnologia como ferramenta de gestão nas redes de franquias traz inúmeros benefícios, tais como a centralização das soluções, a personalização de acordo com as especificidades do setor, a otimização e automação de processos, a análise de dados e relatórios avançados, além da agilidade na comunicação.
Essa abordagem tecnológica é essencial para manter o controle dos padrões e dos processos da rede, inclusive para a sua expansão. Veja mais aqui no blog.
A estratégia de sucesso do franqueado para o crescimento de toda a rede
Um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma rede de franquias é o relacionamento saudável e colaborativo entre a franqueadora e os franqueados. Esse vínculo é essencial para a eficiência operacional, a manutenção dos padrões estabelecidos e a busca contínua por melhorias.
É por meio do relacionamento que ocorre a troca de informações, experiências e feedbacks, possibilitando o bom desempenho das operações e o alinhamento estratégico.
O sucesso do franqueado é um dos principais objetivos de uma franqueadora comprometida com o crescimento e desenvolvimento da sua rede de franquias. Dessa forma, é essencial criar estratégias e fornecer os recursos adequados para apoiar os franqueados em sua jornada à frente da operação.
Leia mais sobre os desafios de uma rede em crescimento neste post no Linkedin.
Entre os aspectos-chave para impulsionar o sucesso do franqueado, destacamos:
Um programa de treinamento contínuo
Esse programa deve ir além do treinamento inicial, abrangendo atualização e aprimoramento das habilidades necessárias para gestão da unidade franqueada de forma eficiente.
Uma comunicação aberta e transparente
Além do treinamento, é essencial estabelecer uma comunicação aberta e transparente entre a franqueadora e os franqueados. Isso pode ser alcançado por meio do estabelecimento de canais de comunicação eficientes.
Esses canais devem propiciar uma comunicação ágil e direta, facilitando a troca de informações, para promover a cooperação e a colaboração entre todos os envolvidos na rede.
Pesquisas de opinião
Outra estratégia importante é a realização de pesquisas de opinião junto aos franqueados. Essas pesquisas permitem que a franqueadora obtenha valioso feedback sobre a satisfação dos franqueados em relação ao apoio, suporte, treinamento, comunicação e demais aspectos do relacionamento franqueadora-franqueado.
Com base nessas informações, a franqueadora pode identificar áreas de atenção e melhoria para implementar ajustes necessários, fortalecendo ainda mais o relacionamento com a rede.
Programas de reconhecimento operacional
Para incentivar o sucesso dos franqueados, algumas marcas promovem programas de reconhecimento operacional. Desta forma, recompensam e premiam os franqueados que se destacam em desempenho de vendas da loja, por exemplo.
Com essas estratégias, que contribuem com o sucesso do franqueado, a franqueadora estabelece um ambiente de colaboração no qual todos estão empenhados em alcançar objetivos comuns.
A tecnologia na gestão para impulsionar o crescimento da rede
No cenário atual dos negócios, a tecnologia desempenha um papel fundamental numa gestão eficiente de redes de franquias. Com o avanço das soluções tecnológicas, as franqueadoras têm acesso a ferramentas aliadas para centralizar e otimizar processos, facilitando a tomada de decisões.
A utilização de soluções próprias para o franchising, que atendam as especificidades do setor da marca, proporcionam uma gestão mais eficiente das operações da franqueadora.
Uma das principais vantagens é a facilidade de acesso às informações como o desempenho das unidades, através do acompanhamento de indicadores-chave para identificar oportunidades e melhorias.
O uso da tecnologia na gestão de redes de franquias traz uma série de vantagens. Primeiramente, ela permite a automatização de tarefas, liberando tempo e recursos para atividades mais estratégicas, isso contribui para a eficiência operacional e redução de erros.
Ela também facilita a comunicação e a colaboração entre a franqueadora e os franqueados. Portais próprios da rede, podem facilitar o acesso a informações relevantes, comunicados importantes e atualizados, documentos, manuais e treinamentos, promover uma comunicação de duas vias entre as partes e o alinhamento de processos em toda a rede.
Adicionalmente, a tecnologia oferece maior visibilidade e controle sobre as operações, garantindo a excelência operacional em toda a sua rede de franquias.
As soluções que geram resultados
Neste artigo, exploramos diversos aspectos essenciais para a gestão eficiente de redes de franquias em crescimento. Iniciamos destacando a importância de manter o controle dos padrões e processos em todas as unidades franqueadas, a fim de garantir a consistência da marca e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Vimos como a franqueadora pode contribuir com o sucesso do franqueado e como a tecnologia desempenha um papel fundamental na expansão e gestão da franqueadora.
Para o crescimento da rede com o controle dos padrões e dos processos, promover o sucesso do franqueado e para uma gestão eficiente com a tecnologia como aliada, o uso das ferramentas certas pela franqueadora com um sistema para franquias capaz de gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede, só contribui para fortalecer marca e sua expansão.
Além disso, uma avançada plataforma criada por quem entende de franchising e que está há tanto no mercado ao lado de grandes marcas, pode transformar a gestão da sua rede de franquias. Por isso, queremos estar junto de você com as melhores soluções para o momento e necessidades da sua marca!
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Até a próxima.