Como já havíamos antecipado em alguns artigos anteriores, o segundo semestre de 2024 vinha com muito otimismo para o varejo. Por enquanto, essas projeções estão se concretizando, com julho e agosto apresentando ótimos resultados.
As expectativas para este último quarto do ano estão ainda maiores, visto que o cenário econômico do país está se desenvolvendo melhor do que era esperado, com crescimento do PIB, recordes na Bolsa de Valores, queda no preço do dólar e diminuição da taxa de desemprego. Todos fatores que ajudam a impulsionar a economia interna, com maior confiança dos consumidores e de investidores para gastarem.
Além disso, ainda teremos as duas datas comemorativas mais rentáveis do ano, segundo a Ebit |Nielsen, que são elas Natal e Black Friday, outra que está ganhando cada vez mais importância no calendário tanto para os consumidores como para as lojas (Dia do Cliente), além de eventos muito relevantes para o franchising e para a Moda.
Tudo isso representa muitas oportunidades para a sua rede de franquias, seja para aumentar o faturamento e as vendas, para acompanhar as principais tendências que vão guiar as marcas e comportamentos nos próximos meses, ou para reforçar e estreitar o relacionamento com os seus franqueados e clientes.
O período é ainda mais valioso para as marcas de Moda, já que teremos a primavera chegando no fim de setembro, o que significa uma nova troca de coleção, buscando vender as peças mais “pesadas” de inverno, para a entrada das mais leves de primavera e, posteriormente, de verão e para as festas de fim de ano.
As ferramentas certas já se provaram grandes aliadas de redes de franquias e nesse cenário de boas perspectivas para o varejo, elas se tornam ainda mais relevantes para apoiar as franqueadoras em todos os seus momentos e necessidades, podendo ser grande diferencial na execução das estratégias para as datas sazonais que estão por vir!
Um exemplo disso é um Portal de Comunicação próprio para o sistema de franquias, que, entre outros diferenciais, possui a identidade visual da marca, com exibição de módulos por área, canal de venda e unidade. Além de servir para toda a rede e tipo de operação, independente do setor de atuação ou quantidade de usuários, traz mais personalização para suas operações.
Quer saber o que está por vir no último trimestre do ano e como aproveitar todas as oportunidades? Então siga conosco!
Neste artigo, vamos explorar o calendário do restante do ano, a importância das datas sazonais que estão por vir, algumas estratégias que podem te ajudar a atingir os seus objetivos e como as melhores soluções vão te apoiar na gestão da sua marca em todos os momentos e necessidades.
Acompanhe os tópicos:
- O que esperar do último trimestre do ano?
- Eventos e datas comemorativas importantes que estão por vir
- Chegada da Coleção de Verão nas lojas da Moda
- Planejamento a toda prova e as ferramentas certas
Boa leitura!
O que esperar do último trimestre do ano?
O ano de 2024 vem sendo muito positivo para o varejo brasileiro em geral. Apesar das incertezas e desafios que rodeavam a economia, como taxas de juros e o cenário econômico internacional, com guerras e tensões em algumas regiões, o país conseguiu crescer acima do que se esperava, a inflação se manteve sob relativo controle e a taxa de desemprego caiu para os menores valores da série histórica na primeira metade do ano.
Falando especificamente sobre o franchising, os resultados foram ainda melhores!
A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising mais recente – referente ao primeiro trimestre de 2024, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelou que o sistema de franquias brasileiro segue com a sua trajetória de crescimento do setor.
De acordo com o estudo, o crescimento do período foi de 19,1% no faturamento comparado ao primeiro trimestre de 2023 e 39,6% sobre 2022, com todos os segmentos apresentando variações positivas. Se pegarmos o recorte dos últimos 12 meses, o aumento foi de 14,3%. Os principais destaques foram Alimentação – Comercialização e Distribuição (43,9%); Alimentação – Food Service (26,6%); Serviços e Outros Negócios (25,3%).
Além disso, as projeções da entidade para 2024 são de crescimento de 10% no faturamento, 5% no número de redes e 5,5% na quantidade de operações.
Este conjunto de fatores está fazendo com que várias instituições financeiras projetem um avanço da economia brasileira no segundo semestre de 2024.
Para o segundo semestre, as perspectivas eram ainda mais positivas, não só pela evolução do cenário econômico nacional, como também por contar com várias datas relevantes para o varejo em geral, como o Natal, Black Friday e Dia das Crianças.
- Você pode acompanhar o panorama para o segundo semestre de 2024 aqui: O segundo semestre vem com otimismo para o varejo: o que vai impactar as vendas da sua rede de franquias?
Apesar de ainda não termos dados mais concretos sobre o último trimestre do ano, podemos ter uma melhor noção sobre o que esperar do período com base nas projeções mais recentes do mercado financeiro.
Dados divulgados nesta semana (26/08), elevaram mais uma vez a expectativa de crescimento do PIB para 2,43%. Além disso, pela décima semana consecutiva, o Banco Central indicou que irá manter a Selic em 10,50% até o fim deste ano. Por outro lado, a projeção para o IPCA cresceu novamente, chegando em 4,25% – o que ainda está dentro da meta do governo que é de até 4,5%.
Ou seja, os indicadores têm variado pouco, com leves melhoras, o que nos leva a crer que os próximos meses serão parecidos com os anteriores, porém, com maior otimismo por parte tanto dos consumidores, quanto dos varejistas, especialmente por conta do maior poder de compra, confiança para gastar e pelas comemorações que estão por vir.
Quer saber quais são elas? Então siga conosco e veja elas a seguir.
- Saiba como aproveitar o otimismo do varejo e vender mais com este nosso artigo: Como aproveitar o otimismo do varejo e vender mais em 2024
Eventos e datas comemorativas importantes que estão por vir
O ano está chegando ao seu quarto final, mas ainda teremos importantes datas comemorativas adiante!
Para entendermos melhor sobre o que esperar dos últimos meses de 2024, nada melhor do que observar as principais datas e eventos que teremos no calendário do varejo. Além das datas comemorativas, ainda teremos alguns eventos importantes para o varejo. Confira os principais:
Datas comemorativas
– Semana do Brasil – 7 de setembro
A Semana do Brasil, também conhecida como Black Friday Brasileira ou também como Black Friday Verde e Amarela, é uma data criada pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) em parceria com o Governo Federal, para promover descontos na semana do dia 7 de setembro, feriado em que é comemorado a independência do país. Buscando assim, aquecer as atividades comerciais do varejo no país, aumentando o volume de vendas e gerando mais receita para os negócios.
Mesmo com a data caindo no sábado, dia em que muitos já folgam habitualmente, essa é uma grande oportunidade para aumentar o faturamento das lojas da sua rede.
– Dia do Cliente – 15 de setembro
Desde a sua instituição no Rio Grande do Sul, a data vem ganhando cada vez mais importância no calendário varejista. Principalmente por ajudar as marcas a estreitar o relacionamento com os seus clientes e a vender mais em um período em que historicamente era pouco movimentado no varejo: o mês de setembro.
Como o homenageado é o cliente, todas as marcas de todos os segmentos podem fazer ações nesta data. Dados da plataforma Nuvemshop, por exemplo, mostram que pequenas e médias empresas faturaram R$ 72,5 milhões no varejo online no Dia do Cliente do ano passado.
– Dia das Crianças – 12 de outubro
Aqui não há como ser diferente, os produtos voltados para as crianças são os mais procurados, tais como brinquedos, roupas, calçados, jogos de videogame e de tabuleiro, além de passeios para lazer.
Conforme a data se aproxima, não são apenas as crianças que vão se animando. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que as vendas destinadas ao Dia das Crianças devem atingir R$ 8,4 bilhões.
– Black Friday – 29 de novembro
Vinda dos Estados Unidos para o Brasil, a Black Friday já caiu nas graças do consumidor brasileiro, sendo uma data muito impactante para o varejo, especialmente para o e-commerce. Ela representa uma oportunidade para os clientes já anteciparem algumas de suas compras de Natal, bem como para as lojas liquidarem alguns de seus produtos mais antigos ou com baixa procura.
Para 2024, 39% dos brasileiros estão se planejando e pretendem comprar na data.
– Natal – 25 de dezembro
O Natal é a data mais importante para o varejo brasileiro. Isso pois historicamente é a que mais gera vendas – em quantidade e em faturamento, além de poder ser aproveitada por todos os segmentos.
Eventos do franchising
– Convenção ABF do Franchising 2024 – 23 a 27 de outubro
A Convenção ABF do Franchising, é um evento organizado pela principal entidade do franchising no Brasil – a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que acontece anualmente trazendo sempre os principais líderes do setor, palestras e workshops com especialistas renomados e as tendências e inovações que vão guiar o sistema de franquias nos próximos meses/anos.
A Convenção acontecerá em cinco dias, de 23 a 27 de outubro, no Hotel Transamerica, na Ilha de Comandatuba (BA).
– Feira da Franquia – 27 a 29 de outubro
A Feira da Franquia foi planejada para ser um espaço democrático, onde todas as franqueadoras independente do porte e do tempo de mercado, possam expor e apresentar seus modelos de negócio.
Ela tem como objetivo oferecer às redes de franquias oportunidades de expandir sua marca em regiões importantes do nosso país, sem a necessidade de alto investimento como nas feiras tradicionais. Em 2024, sua segunda edição será em Salvador, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Bela Vista Shopping.
– ABF Expo Rio – 7 a 9 de novembro
Outro evento brasileiro de franchising organizado pela ABF, a Expo Franchising ABF Rio é uma feira tradicional do setor, sendo a segunda maior do país, que ocorrerá em novembro e contará com a presença das maiores marcas de franquias de diferentes segmentos e muitas palestras sobre temas relevantes.
No ano passado, estiveram presentes mais de 10 mil visitantes, 100 marcas e 20 palestrantes. Em 2024, a edição acontecerá no Riocentro, Rio de Janeiro, e promete oportunidades ainda maiores para franqueados, franqueadoras, empresários e entusiastas.
– 43ª Franchising Fair – São Paulo – 22 a 24 de novembro
Fundada em 1999 como um canal de expansão de redes franqueadoras, a Franchising Fair é uma exposição de oportunidades de negócios para empreendedores, investidores, empresários e pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio.
O público visitante encontrará na feira dezenas de opções de negócios altamente lucrativos em vários segmentos, além de palestras ministradas por especialistas em franchising.
A próxima edição será em novembro, nos dias 22, 23 e 24, no Central Plaza Shopping, São Paulo.
Confira a programação do evento aqui.
– Franchise 4U 2024 – Vários eventos
A Franchise 4U, é uma feira de franquias de baixo custo para o expositor e gratuita para o visitante, cujo objetivo é facilitar o contato entre as marcas e potenciais investidores, em reuniões individuais de 30 minutos com todo conforto e bem estar, ocorrendo em diversas cidades brasileiras ao longo do ano.
Neste final de ano, as próximas feiras serão realizadas em:
- São Luís: 12 de setembro de 2024
- Uberlândia: 24 de setembro de 2024
- Belo Horizonte: 26 de setembro de 2024
- Goiânia: 3 de outubro de 2024
- Rio de Janeiro: 16 de outubro de 2024
- São Paulo (segunda edição): 30 de outubro de 2024
- Florianópolis: 7 de novembro de 2024
- Campinas: 21 de novembro de 2024
- Porto Alegre: 5 de dezembro de 2024
Eventos da Moda
– Milan Fashion Week – 17 a 23 de setembro
A Semana da Moda de Milão é uma famosa semana de moda realizada semestralmente, em Milão, Itália. No segundo semestre do ano, ela busca apresentar as coleções de primavera/verão.
Este ano, ela acontecerá entre os dias 17 e 23 de setembro.
– Zero Grau – 18 a 20 de novembro
Com foco no outono/inverno, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, antecipa as novidades e tendências das principais marcas de calçados e acessórios para os meses mais frios de 2025.
O evento ocorre de 18 a 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado – RS.
Nem todas as marcas vão ser impactadas por estas datas/ eventos da mesma forma. Entretanto, todas elas, de um jeito ou de outro, representam boas oportunidades para o varejo em geral, e para as redes de franquias.
Chegada da Coleção de Verão nas lojas da Moda
Já estamos praticamente em setembro e uma das estações mais esperadas do ano está chegando: a primavera! Em 2024, ela se iniciará no dia 22 de setembro e vai até 21 de dezembro.
Esta é uma estação repleta de oportunidades para o varejo, já que, com o fim do frio e chegada do calor e dias mais bonitos, muitas pessoas aproveitam para sair mais de suas casas e fazer mais compras. Como mostra uma pesquisa apresentada pela revista Super Interessante.
Além disso, durante a primavera, temos algumas das principais datas do varejo, como o Dia do Cliente, Dia das Crianças e Black Friday, além de ser responsável por boa parte das vendas e preparativos para as festas de final de ano.
Todos os segmentos podem aproveitar este período do ano para aumentar as vendas e atrair e estreitar o relacionamento com os clientes. Entretanto, para a Moda esta é uma época ainda mais especial, pois para as marcas que atuam no fast fashion este é o momento de terminar de vender o que ficou nos estoques referentes ao inverno e já abastecer as lojas com as novas coleções.
Via de regra, o calendário da moda nos últimos meses do ano está dividido da seguinte maneira:
– Setembro – lançamento de coleção de Primavera;
– Outubro – lançamento da coleção de Verão;
– Novembro – lançamento da coleção de alto-verão e looks para festas;
– Dezembro – aumento dos esforços de vendas para as peças de alto-verão e para as festas de fim-de-ano.
Porém, este comportamento, apesar de ainda ser a tônica do setor, está mudando. Muito por conta das mudanças climáticas, que, por exemplo, deixaram o inverno desse ano com temperaturas acima da média em todo o país, com picos mais curtos de frio.
Tanto que a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST) tem adotado um calendário diferente, estendendo até novembro as oportunidades para as marcas fazerem as transições e vendas de coleções de inverno.
Entretanto, essa transição entre estações que tem características tão distintas provoca a inevitabilidade de ter que colocar duas estratégias diferentes ao mesmo tempo:
a) Colocar os produtos novos, deixando-os em maior evidência na loja, criando o desejo dos consumidores.
b) Enquanto procura vender as peças mais antigas, por meio de incentivos às compras por impulso, como descontos agressivos ou liquidações de “últimas peças”.
Para cumprir com este objetivo, geralmente, as marcas da Moda se utilizam de técnicas de Visual Merchandising, para fazer essa separação, de modo que haja uma coerência na disposição dos produtos dentro da loja, sem que nenhum deles fique prejudicado, recebendo mais ou menos atenção e desejo dos consumidores do que deveriam.
Para manter a padronização nesses períodos, o uso de checklists e auditorias de VM é um caminho seguro, desde do meio tradicional (consultores de campo) ou pelos próprios franqueados, e ainda com o apoio das ferramentas certas, que tem como um de seus recursos, a criação de Checklists estruturados online personalizáveis, que vão complementar a consultoria de campo nas lojas e fornecer informações em tempo real à franqueadora sobre os padrões operacionais das lojas.
- Complemente a sua leitura: O segredo da padronização do Visual Merchandising nas redes de franquias
Planejamento a toda prova e as ferramentas certas
O bom planejamento aliado a ações pontuais, tendo como base os eventos do calendário, permite que a sua rede se destaque em meio a concorrência e consiga atrair e conquistar ainda mais os clientes da sua marca e, ao mesmo tempo, preparar as lojas para as novas demandas.
Se atentar a isso é ainda mais relevante quando falamos dos momentos de troca de coleções nas lojas das marcas da Moda. Afinal, apesar de ser uma tarefa habitual no ambiente dessas marcas, este não é um processo tão simples assim, apenas com o recebimento das novas peças e expor elas nas vitrines.
São muitos os detalhes que precisam ser conhecidos por todos para que as estratégias funcionem. Além de que, em muitas lojas, ainda existem peças da coleção anterior que precisam ser vendidas.
Ter meios para vender produtos com apelos tão diferentes é um verdadeiro desafio, já que estamos lidando com públicos diferentes – um que quer sair na frente e lançar tendências de estilo para na primavera e outro que quer aproveitar as oportunidades de compra para adquirir peças que gostou com um preço mais baixo, porém que, provavelmente, vai demorar mais tempo para poder utilizá-la.
Nas redes de franquias, ainda há o desafio de manter essas ações padronizadas, especialmente em relação à distribuição dos produtos, entre outros que fazem parte do franchising, como ações de marketing e comunicação, projetos de VM e até o treinamento das equipes para atendimento nas lojas . Em outras palavras, cada franqueado não pode decidir sozinho como vai vender, não importa se está com o estoque com mais itens de inverno ou com quase nenhum.
Em meio a todos estes fatores, a tecnologia oferece as múltiplas soluções para a franqueadora!
Nesse contexto, a boa comunicação na rede passa a ser fundamental para o sucesso da rede. Isso porque o bom relacionamento entre a franqueadora e seus franqueados, com a distribuição de conteúdos de qualidade de maneira eficaz e que possam ser compartilhados com agilidade, é essencial para atender às necessidades da rede.
Uma excelente alternativa para a franqueadora é ter a sua disposição um Portal de Comunicação exclusivo para a rede, com acesso individualizado para todos os integrantes da rede.
Pois, ele contribui não só a coordenar a execução das campanhas, alinhar expectativas e reforçar a comunicação das estratégias, como também pode auxiliar a sua marca durante os treinamentos, com a distribuição de conteúdo e manuais dos padrões da rede, na produção e no compartilhamento de materiais customizados das campanhas, bem como dos objetivos da rede para que possa engajar as equipes internas e reforçar o endomarketing.
Mas não para por aí! Confira algumas quatro das principais características de um Portal de Comunicação para a sua rede de franquias:
1. Diferencial: possui a identidade visual da marca reforçando a personalização da rede.
2. Aplicação de uso: centraliza o acesso de todas as ferramentas necessárias para as diversas áreas-chave da franqueadora.
3. Acesso: para todos os integrantes, por perfil, hierarquia, interesse, independentemente do tamanho da rede ou quantidade de unidades ou usuários.
4. É próprio para o sistema de franquias: com a disponibilidade de módulos por área, canal de venda e unidades, por exemplo.
Além disso, entre os módulos que podem ficar disponíveis em destaque no Portal de Comunicação da sua marca, está o CAF – Central de Atendimento ao Franqueado, que é indispensável para toda a rede e tipo de operação, independente do setor de atuação – como Alimentação, Moda ou Serviços.
Esta é uma importante ferramenta para atender as demandas da rede, centralizar, organizar e controlar as interações, de maneira mais eficiente e ágil, que contribui não só para os bons resultados, mas também para a satisfação do franqueado.
Outro módulo que atende a todas as operações da rede é o de Marketing, para a customização de materiais e distribuição de conteúdo de campanhas, por tipo ou tamanho de operação e/ou de arte/peça de marketing, ajudando a franqueadora no atendimento à rede com base nas características de cada loja.
Entre outros benefícios, o uso das ferramentas próprias para o sistema de franquias contribuem para uma comunicação mais ágil, eliminando os ruídos e reduzindo o tempo de resposta para as demandas e resoluções de problemas.
- Conheça outros benefícios do Portal de Comunicação neste artigo: A Comunicação eficaz e todos os benefícios que ela pode oferecer: conheça e otimize para motivar e engajar todos na sua rede de franquias
Com a tecnologia como aliada, você pode fazer muito mais e ser mais eficiente!
Como apresentamos neste artigo, o ano já está entrando nos seus meses finais, mas ainda temos datas muito importantes que podem (e devem) ser exploradas pelas redes de franquias de todos os segmentos.
Na verdade, são as datas mais importantes do ano! Black Friday e Natal são as comemorações que mais movimentam a economia do Brasil, seja em vendas, faturamento, interesse dos consumidores e variedade de produtos procurados.
Além de que, nas próximas semanas, teremos a “Semana do Brasil” e o Dia do Cliente, que têm ganhado cada vez mais destaque, principalmente pelas promoções que acontecem no e-commerce, que também acabam se estendendo até as lojas físicas.
Estar atento às oportunidades geradas por estas datas comemorativas é fundamental para a sua rede de franquias, não apenas pelas perspectivas de vendas, como também para reforçar e estreitar o relacionamento com a sua base de clientes, dando um passo a mais para a sua fidelização, e com os seus franqueados, para aumentar o engajamento interno.
As possibilidades para o período são ainda maiores para as marcas de Moda, especialmente, para abrir espaço nos estoques das lojas, vendendo as peças da coleção de inverno, e já começar a impulsionar a demanda pela coleção de primavera/ verão.
Mostramos também como as ferramentas certas, como um Portal de Comunicação próprio da marca, é fundamental para a rede em momentos como estes, tanto para se comunicar com toda a rede e estreitar o relacionamento entre franqueadora e franqueado, quanto para compartilhar informações sobre as novas campanhas e estratégias com todos os envolvidos da rede.
E para fornecer tantas soluções próprias para o franchising, só quem está há tanto tempo nesse universo conhece os desafios de comunicar a estratégia, treinar a equipe, distribuir conteúdo para toda a rede, customizar material para atender as demandas, abastecer as lojas com os lançamentos, aplicar os padrões de VM e auditorias e muito mais!
Faça como outras grandes marcas do franchising, e conte com um universo de soluções, que tem como objetivo o sucesso do seu negócio em seus diferentes momentos e necessidades.
Te convidamos a entrar em contato e descobrir como as melhores soluções podem ajudar ainda mais o sucesso da sua marca, com a gestão da franqueadora em uma única plataforma.
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Até breve!