A primeira metade do ano já está chegando ao fim. Muita coisa já aconteceu durante estes cinco meses de 2024, com muitas datas sazonais que trouxeram resultados positivos para as marcas de todos os segmentos. Somente no Dia das Mães, que foi a comemoração mais recente, as vendas tiveram um crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Como foram as vendas da sua rede de franquias até aqui?
Caso suas vendas não tenham acompanhado essa tendência de alta, não se preocupe, pois ainda vamos ter o segundo semestre do ano que está repleto de eventos e oportunidades para o varejo!
As datas sazonais podem ser a chave para o sucesso da sua rede na segunda metade do ano, já que elas costumam movimentar o comércio durante todo o ano. Isso, muito por conta de algumas novas datas que têm conquistado cada vez mais o carinho dos consumidores e que preenchem os espaços “vagos” no calendário, no qual as lojas costumam ter pouco movimento.
Sendo assim, as datas comemorativas oferecem oportunidades tanto para os varejistas – que têm a chance de impulsionar suas vendas e estreitar seu relacionamento com seus clientes, quanto para os consumidores – que podem ter acesso a mais promoções, benefícios e outros incentivos para comprar aquele produto que tanto desejam, seja para si próprio ou para presentear alguém querido.
Para ser bem-sucedido durante os períodos sazonais é importante se manter atento às demandas dos consumidores e ter um planejamento eficaz para lidar com elas, encontrando assim a melhor maneira para diferenciar a sua marca da concorrência!
Então, se você possui ou faz parte de uma rede de franquias e está em busca de melhores resultados, siga conosco.
Neste artigo, vamos explorar o calendário do segundo semestre de 2024, a importância das datas sazonais para as redes de franquias, algumas estratégias que podem te ajudar a atingir os seus objetivos e conferir as melhores soluções para apoiar a gestão da sua marca em todos os momentos e necessidades. Acompanhe:
- A importância das datas sazonais para o varejo
- As datas e eventos do varejo no segundo semestre
- Como aproveitar as oportunidades das datas sazonais na sua rede de franquias
- As melhores soluções para aproveitar as oportunidades e ter melhores resultados na segunda metade do ano
Boa leitura!
- Recomendamos para você: O que ficou na expectativa e o que é realidade no seu planejamento até agora?
A importância das datas sazonais para o varejo
As datas sazonais são fundamentais para os bons resultados do varejo durante o ano todo. Isso porque elas correspondem a momentos em que os consumidores estão com altas expectativas para comprar algo e estão mais propensos a gastar mais e a serem influenciados pelas ações/comunicações de marketing.
Dessa forma, uma das principais características das datas sazonais é a sua eficiência em gerar mais desejo de compra e criar um senso de urgência para os consumidores, pois são produtos e promoções que nem sempre estarão disponíveis o ano todo para o público.
Outro ponto que merece ser destacado é o fato de que elas estão posicionadas estrategicamente no calendário, para que não haja mais uma janela grande de tempo em que o movimento seja baixo e que os consumidores não sejam incentivados a comprar. Tanto que, como você verá mais adiante no texto, em todos os meses do segundo semestre do ano haverá uma boa oportunidade para você aproveitar e vender mais.
Com isso, os lojistas podem não só impulsionar as suas vendas, como também aumentar a sua visibilidade e credibilidade no mercado, ganhar a preferência dos clientes, conquistar a fidelidade deles e desenvolver relacionamentos mais duradouros.
As datas comemorativas representam oportunidades especiais para todos, clientes e lojistas!
Além disso, o maior movimento nas lojas e as vendas não acontecem apenas nos dias/semana que antecedem a data em si, tendo impactos positivos antes, durante e depois, especialmente quando as empresas criam estratégias para “alongar” o período, como por exemplo, o “Black November” que muitas varejistas têm adotado para estender a Black Friday durante todo o mês de novembro e não só na última sexta-feira do mês.
É verdade que cada data sazonal possui seu próprio público-alvo e “produtos-alvo”, o que as tornam mais ou menos atrativas para cada segmento. Entretanto, vemos que cada vez mais os consumidores buscam por maior variedade de itens durante elas, fugindo um pouco dos produtos “tradicionais” e dando espaço para outros que não tinham ou tinham pouca demanda durante elas.
É esse novo comportamento do consumidor que faz com que as datas sazonais sejam grandes oportunidades para todos os segmentos e momentos de compra, como para presentear, homenagear e prestigiar ou até para quem quer aproveitar para adquirir algo para si mesmo.
Sendo assim, as datas comemorativas são muito versáteis e podem muito bem serem aproveitadas pelo franchising e gerar inúmeros benefícios para a sua rede de franquias. E isso só depende de que você saiba o que esperar de cada uma delas e tenha um bom planejamento com base no perfil e hábitos de compra do seu cliente.
As datas e eventos do varejo no segundo semestre
Com a proximidade da chegada da última metade do ano, e com as metas da rede definidas para o segundo semestre, bem como as estratégias para atrair mais consumidores, vender mais e fortalecer o relacionamento com os clientes da sua marca, é hora de aproveitar o que está por vir.
Para garantir os melhores resultados é importante lembrar que tudo começa a partir de um planejamento eficiente, com um calendário próprio para a rede, no qual considere não só as datas sazonais, mas principalmente, os dias de início e término das suas ações promocionais, com as ações amplamente divulgadas pelos canais oficiais da rede.
E claro, ao divulgar esses prazos para toda a rede, para que todas as lojas tenham esse conhecimento e saibam, por exemplo, quando devem iniciar cada ação, retirar ou colocar determinado produto para venda, quais devem ter maior destaque na loja, cada aplicação de Visual Merchandising etc., é necessário fornecer os meios e ferramentas para a organização e controle das informações importantes para a rede.
Assim, é possível se preparar e ajustar as suas ofertas com antecedência para que elas melhor se adequem às características dos seus clientes em cada época, por exemplo, que, como sabemos, pode variar de acordo com a região ao qual está inserido, sendo fortemente influenciado pelo clima.
Veja a seguir as datas comemorativas e eventos que teremos no segundo semestre de 2024 para você aproveitar e aumentar as vendas da sua rede:
Dia dos Namorados (12 de junho)
Criada no final da década de 40 com slogans do tipo “amor com amor se paga”, a data tem grande importância no calendário do varejo por ter um apelo emocional para jovens e adultos, independente do estado civil, e que estimula a troca de presentes entre os casais.
Com isso, gera oportunidades de vendas para diversos segmentos.
Dia dos Pais (11 de agosto)
Mais voltada para o público masculino, costuma gerar maior demanda para roupas, calçados, perfumes, alimentos e bebidas e eletrônicos.
Dia do Cliente (15 de setembro)
Desde a sua instituição no Rio Grande do Sul, a data vem ganhando cada vez mais importância no calendário varejista. Principalmente por ajudar as marcas a estreitar seus relacionamentos com eles e a vender mais em um período em que historicamente era pouco movimentado no varejo: o mês de setembro.
Como o homenageado é o cliente, todas as marcas de todos os segmentos podem fazer ações nesta data.
Dia das Crianças (12 de outubro)
Aqui não há como ser diferente, os produtos voltados para as crianças são os mais procurados, tais como brinquedos, roupas, calçados, jogos de videogame e de tabuleiro, além de passeios para lazer.
Black Friday (29 de novembro)
Vinda dos Estados Unidos para o Brasil, a Black Friday já caiu nas graças do consumidor brasileiro, sendo uma data muito impactante para as marcas, especialmente para o e-commerce. Ela representa uma oportunidade para os clientes já anteciparem algumas de suas compras de Natal, bem como para as lojas “liquidarem” alguns de seus produtos mais antigos ou com baixa procura.
Natal (25 de dezembro)
O Natal é a data mais importante para o varejo brasileiro. Isso pois historicamente é a que mais gera vendas – em quantidade e em faturamento, além de poder ser aproveitada por todos os segmentos.
Além das datas sazonais, ainda vamos ter alguns eventos muito especiais para o público e para o franchising:
ABF Franchising EXPO 2024 (de 26 a 29 junho)
A maior feira de franquias do mundo é um evento imperdível, repleto de oportunidades para as franqueadoras, franqueados, investidores e empreendedores explorarem novos negócios, expandirem suas redes e se atualizarem sobre as tendências do mercado.
Neste ano ela será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 26 a 29 junho e contará com mais de 400 marcas expositoras, muito conteúdo na arena conhecimento, experiências, networking e muitos negócios.
Expo Franchising ABF Rio (data ainda não divulgada)
A Expo Franchising ABF Rio é a segunda maior feira de franquias do Brasil e conta com a presença das maiores marcas de franquias de diferentes segmentos e muitas palestras sobre temas relevantes. Esta é mais uma grande oportunidade para franqueados, franqueadoras, empresários e entusiastas.
Para se ter ideia, a edição de 2023 contou com mais de dez mil visitantes, mais de cem marcas e mais de vinte palestrantes.
A data oficial do evento ainda não foi divulgada, mas ela sempre ocorre no segundo semestre, geralmente em setembro.
Olimpíadas (de 26/07 a 11/08)
2024 é também um ano “atípico”, pois vai contar com o principal evento esportivo do mundo, as Olimpíadas. Apesar de ocorrer em Paris, pode influenciar bastante o mercado local também, especialmente pelo fato de, desta vez, não ter as limitações impostas pelas autoridades devido à pandemia de Covid-19, como foi em Tóquio 2021 – que teve que ser adiada em um ano.
Esta é uma oportunidade muito boa para as marcas que estão associadas aos esportes e aos novos “queridinhos” do público, como artigos relacionados a skate e surfe, muito graças ao bom desempenho dos atletas brasileiros nessas modalidades, que, inclusive, renderam medalhas, sendo uma de ouro e duas de prata na última edição.
Nem todas as marcas vão ser impactadas por estas datas/ eventos da mesma forma. Entretanto, todas elas, de um jeito ou de outro, representam boas oportunidades para o varejo em geral, e para as redes de franquias.
Portanto, é preciso estar com a sua rede preparada e operando em sincronia, dentro dos padrões da franqueadora, para ocasionar boas experiências e conquistar os clientes, por todos os canais que ele interage com a sua marca.
- Complemente a sua leitura com este artigo: O desafio de aumentar as vendas nas lojas da sua rede de franquias
Como aproveitar as oportunidades das datas sazonais na sua rede de franquias
O uso de estratégias eficientes para as datas sazonais do varejo é fundamental para impulsionar as vendas, aumentar a lucratividade, aproximar o cliente da marca, entre outros benefícios. As datas citadas são exemplos para explorar essas oportunidades. Todavia, é necessário preparação e planejamento para implementar uma boa estratégia.
De fato, momentos diferentes requerem ações diferentes. Porém, existem algumas práticas que podem ser utilizadas em todas elas na sua rede de franquias e que farão toda a diferença para sua marca conseguir excelentes resultados ainda esse ano. Acompanhe:
1. Lojas preparadas
No relatório “Tendências do Varejo 2024” da Opinion Box é apresentado que 67% das compras dos consumidores foram feitas em lojas físicas e 18% dos entrevistados preferem comprar somente nas lojas físicas.
Ou seja, apesar de o e-commerce ter se tornado o principal canal de vendas do varejo brasileiro, as lojas físicas continuam sendo muito relevantes para a jornada de compras do consumidor e por isso precisam estar preparadas para recebê-los.
Isso deve considerar a organização do espaço, como a localização de cada produto, quais que terão mais destaques, sinalizações, iluminação, entre outros que fazem parte de um projeto de Visual Merchandising. Além dos estoques, que precisam estar abastecidos na medida certa para atender às demandas das datas sazonais, considerando a variação do apelo dos produtos entre elas.
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2. Experiências de compra
Oferecer uma experiência positiva pode fortalecer o relacionamento entre a marca e o cliente, bem como aumentar a fidelização e converter tudo isso em vendas.
87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência
O levantamento do site “Reclame AQUI” apontou que o atendimento ruim é um dos três principais motivos da infidelidade do cliente, ou seja, a abordagem das equipes de loja influencia diretamente na experiência do cliente. Por isso, é importante manter programas de treinamentos para as equipes de loja, padronizar o atendimento e melhor prepará-las para lidar com o cliente em todas as etapas da jornada de compra e em todos os canais da rede.
- Veja mais detalhes sobre os treinamentos para redes de franquias: Treinamento de vendas: conquiste os melhores resultados com uma equipe qualificada
3. Estrategias omnichannel
Não é só o mal atendimento que pode prejudicar a experiência do cliente com a sua marca, a falta de integração entre os canais também!
Com alternativas oferecidas por diversas marcas do varejo, como comprar online e retirar na loja física, ou comprar na loja física e receber em casa, o cliente está priorizando cada vez mais as marcas que oferecem este tipo de comodidade e que se encaixa melhor dentro da sua rotina.
Por este motivo, as redes de franquias devem olhar com mais atenção para os seus canais e buscar integrá-los por meio de estratégias omnichannel, para oferecer uma experiência completa e sem atritos durante a jornada de compra.
4. Pós-venda
Cerca de 63% dos consumidores acreditam que as empresas precisam ouvi-los melhor, segundo dados da Qualtrics – empresa americana de gestão de experiência.
Isso nos mostra a importância que as ações de pós-venda têm, não só para melhorar a experiência do cliente, como também para aperfeiçoar a reputação da marca, afinal, ter o apoio da marca depois que saí da loja, seja para dar um feedback positivo ou negativo, ou mesmo para tirar alguma dúvida é algo considerado relevante para o consumidor.
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As melhores soluções para aproveitar as oportunidades e ter melhores resultados na segunda metade do ano
O segundo semestre de 2024 promete ser um período muito positivo para o varejo e, principalmente, para o franchising, afinal o modelo conta com inúmeros diferenciais que são muito valorizados pelos consumidores.
oportunidades geradas pelas datas sazonais relevantes no calendário varejista, que esse ano ainda conta com as Olimpíadas de Paris, que estimula o consumidor a ir às compras.
Um ponto que vai fazer toda a diferença na hora de executar as estratégias e buscar por melhores resultados é investir em ferramentas próprias para o sistema de franquias.
Nós vamos te ajudar na gestão da sua rede de franquias, em todos os seus momentos e necessidades!
Para os vários desafios que envolvem a gestão de uma marca com muitas unidades em diferentes regiões, é importante contar com o apoio e a experiência de quem entende de franchising.
Sabemos que para você poder operar bem, deve oferecer um suporte eficiente aos franqueados. Por isso, desenvolvemos um software com múltiplas soluções para atender as demandas da sua rede. A melhor parte é que você tem tudo em uma avançada plataforma, o que dispensa o uso de vários sistemas diferentes.
Entre as vantagens que nosso universo de soluções oferece, destacamos:
I. Comunicação e Relacionamento: um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento.
II. Padronização: auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do visual merchandising através de checklists estruturados.
III. Operações: treinamento de todos os participantes da rede de modo EAD com avaliação e atualização de forma contínua.
IV. Excelência: Avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados ou equipes.
V. Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e de fornecedores para as lojas da rede ou multimarcas.
VI. Performance: monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI).
VII. Marketing: produzir materiais customizados automaticamente para reduzir seu tempo de resposta para as demandas da rede.
VIII. Expansão e Implantação: gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.
Somos únicos no que fazemos pela gestão da sua rede de franquias!
Com a tecnologia como aliada, você pode fazer muito mais e ser mais eficiente, alcançando todos os seus objetivos na sua rede de franquias.
Entre em contato e descubra como podemos te ajudar a impulsionar o sucesso da sua marca não apenas durante as datas sazonais, como também durante o ano todo.
Acompanhe também o nosso blog e redes sociais, onde você poderá encontrar mais conteúdos relacionados às novidades e tendências do franchising.
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Até a próxima!