A data mais romântica do calendário do varejo está chegando!
A ampla maioria dos países do mundo que celebram o Dia de São Valentim (Valentine’s Day) em 14 de fevereiro, como uma homenagem ao bispo São Valentim que viveu durante o século 3 no Império Romano e fazia uniões “clandestinas” de muitos casais, pois o então Imperador Cláudio II havia proibido os casamentos dentro de seu território.
Entretanto, no Brasil a tradição é outra: a data é chamada de “Dia dos Namorados” e é celebrada em 12 de junho. O momento é diferente, pois sua origem também é outra.
Ao contrário do Dia de São Valentim que começou com o Bispo Valentim, por aqui ela foi criada no final da década de 40 pelo publicitário João Dória, para ser algo parecido com o Dia das Mães – a principal data comemorativa do primeiro semestre – e, especialmente para melhorar o resultado das vendas em junho, que eram sempre muito fracas.
Esta é a última grande data sazonal do calendário do primeiro semestre do varejo. Portanto, é a sua chance de fazer bonito, acertar nas estratégias para o momento e conseguir fechar a primeira metade do ano com “chave de ouro”, como se é popularmente dito.
O Dia dos Namorados é bastante propício para isso, afinal de contas, segundo o SEBRAE, esta é a terceira data que mais movimenta o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Além disso, ainda há o fato de este ser um período que diversos segmentos podem aproveitar bem, já que os casais modernos não estão comprando apenas flores e chocolates, mas também muitos outros presentes, como roupas, acessórios, perfumes e eletrônicos, bem como buscando por experiências, como um jantar fora ou mesmo uma viagem.
Para se ter ideia de sua relevância, se pegarmos os resultados da comemoração no ano passado, podemos ver que a data voltou aos níveis pré-pandemia, com as vendas da semana anterior ao Dia dos Namorados crescendo 0,3% em relação a 2022.
Este pode não ser um resultado expressivo, porém devemos lembrar que em 2023, principalmente no primeiro semestre, o país ainda estava cheio de incertezas, com mudança de governo, juros altos, famílias endividadas, muitas pessoas desempregadas e ainda sofrendo com resquícios dos efeitos da pandemia. Fatores estes que estão minimizados em 2024.
Sendo assim, as expectativas para este ano estão ainda maiores!
Para aproveitar bem deste momento e conquistar o coração dos apaixonados, nada melhor do que estar atento às tendências do Dia dos Namorados 2024, o que os consumidores estão procurando e investir em estratégias para estreitar o relacionamento da sua marca com a sua base de clientes, ganhar o carinho de novos clientes e ter o apoio de uma parceria para todos os seus momentos e necessidades.
Continue conosco, pois neste artigo você vai encontrar:
- Expectativas e tendências para o Dia dos Namorados 2024
- Curiosidades sobre o Dia dos Namorados
- A comunicação é a base para construir bons relacionamentos
- Aproveite o período mais romântico do ano para conquistar seus clientes e franqueados
Boa leitura!
Expectativas e tendências para o Dia dos Namorados 2024
O Dia dos Namorados é uma data sazonal que tem ganhado cada vez mais importância não só no calendário do varejo brasileiro, como também no dos apaixonados. Tanto que ela pode gerar um acréscimo de 30% a 60% na receita em diversos setores, e de acordo com levantamento divulgado pela Ebit e Nielsen, a perspectiva é de que a data movimente cerca de R$ 2,5 bilhões este ano.
Com o dia 12 de junho se aproximando, as lojas físicas e virtuais já estão se aproveitando do momento para impulsionar suas vendas e conquistar os clientes, através do desejo de presentear e compartilhar momentos especiais.
Como dissemos anteriormente, as expectativas para o Dia dos Namorados de 2024 são muito positivas e o estudo da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, traz um bom panorama sobre o que podemos esperar até a próxima quarta-feira (12/06).
Confira os principais destaques da pesquisa:
- O Brasil está cheio de apaixonados
Cerca de 99,7 milhões (61% dos consumidores brasileiros) devem ir às compras nesse período, o que simboliza um aumento de 7,6 milhões a mais de pessoas do que no ano passado.
- Um pouco mais de um presente por compra
A média da intenção de compra é de 1,5 presentes por pessoa. Sendo que mais da metade (53%) pretende comprar apenas um presente, enquanto 30% planejam adquirir dois presentes e os outros 17% acima disso.
- Momentos especiais
71% dos respondentes afirmaram que, além do presente, pretendem ainda comprar algum produto ou serviço para preparar/utilizar no Dia dos Namorados.
- Quem são os presenteados
2/3 dos presentes serão comprados para os esposos ou esposas, enquanto o outro terço será para os namorados e namoradas.
Além disso, o relatório da Globo com a PiniOn traz alguns outros insights sobre o comportamento do consumidor no Dia dos Namorados:
- A importância do Dia dos Namorados para os brasileiros
86% dos entrevistados costumam comemorar o Dia dos Namorados, sendo que 60% dizem que o Dia dos Namorados é tão importante quanto o aniversário de namoro/casamento, e 70% acreditam que a data é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento.
- O que os apaixonados estão comprando?
Quando se pensa em Dia dos Namorados, os primeiros produtos que se vem em mente para presentear incluem flores e chocolates. Porém, as possibilidades de presentes são muito mais amplas.
Os preferidos dos casais são:
– Roupas (27%);
– Perfumes e cosméticos (25%);
– Chocolates e doces (23%);
– Cesta de café da manhã (14%);
– Refeição fora de casa (14%);
– Acessórios (12%);
– Flores (12%);
– Algo simbólico/manual (10%);
– Viagem (10%);
– Bolsas e calçados (9%);
– Vinho ou espumante (9%);
– Smartphone (7%);
– Jóia (7%).
Além disso, homens e mulheres têm considerações diferentes no momento de pensar nas possibilidades de presentes para comprar. Eles priorizam doces, chocolates, perfumes, cosméticos, flores e roupas, enquanto elas preferem dar roupas, perfumes e cosméticos.
E dentro do segmento de Moda – o mais buscado pelos brasileiros para presentear, os itens mais procurados são: blusas, camisetas ou camisas (56%); shorts ou bermudas (35%); calças (33%) e bolsas ou calçados (25%).
- Em qual canal os clientes preferem comprar?
Nesta data, tanto as lojas físicas, quanto as online são relevantes para os clientes. A loja física de comércio/ bairro e as lojas físicas especializadas em roupa/calçados (24%); são as preferidas do público, com, respectivamente, 31% e 24% das respostas, mas logo em seguida já aparecem as compras na internet por marketplaces (23%), as lojas físicas de departamentos (19%) e as lojas online especializadas em roupa/calçados (19%).
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Curiosidades sobre o Dia dos Namorados
Como comentamos, o Dia dos Namorados brasileiro é o equivalente ao Dia de São Valentim nos outros países. Mas as curiosidades sobre a data não param por aí.
Veja estas 10 curiosidades que separamos:
1- O Dia de São Valentim é 14 de fevereiro, porque é o dia da morte do bispo Valentim, que faleceu em 14 de fevereiro de 269 d.C.
2- A explicação do motivo da troca de presentes durante a data remete ao momento em o bispo Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte na Roma Antiga, pois enquanto estava na prisão ele recebeu cartas e flores de pessoas que ele ajudou ou que apenas acreditavam no amor e queriam agradecê-lo por realizar seus casamentos.
3- A inspiração por trás da data também pode ter influência de um outro padre que também se chamava Valentim e também unia secretamente casais no Império Romano, só que em outra região italiana.
4- Um dos primeiros cartões comemorativos para marcar o dia remonta ao século XVI. Incluía a agora icônica pergunta: “Quer ser meu namorado?”.
5- A data 12 de junho foi escolhida porque é a véspera do Dia de Santo Antônio, que é conhecido popularmente como “Santo casamenteiro e protetor dos noivos”.
6- O primeiro slogan para a data no Brasil foi “Não é só com beijos que se prova o amor!”. Sendo eleita, inclusive, como a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda. Depois vieram outros como “amor com amor se paga”.
7- A troca de caixas de chocolates no dia dos namorados é uma tradição que já existe há mais de 140 anos, sendo datada da Época Vitoriana na Inglaterra.
8- Richard Cadbury (1835 – 1899) foi o grande responsável pela popularização das caixas de bombons em forma de coração e hoje este é um dos presentes mais tradicionais para os casais.
9- Atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data para o comércio no país – atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
10- Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum que pessoas que não estão em um relacionamento amoroso aproveitem a data para celebrar a amizade e trocar presentes com amigos próximos.
E então, você já conhecia este outro lado do Dia dos Namorados?
- Que tal descobrir também como as soluções para cada momento e necessidade da sua marca
A comunicação é a base para construir bons relacionamentos
Depois dos principais insights sobre o Dia dos Namorados e descontrairmos um pouco com algumas curiosidades, vamos voltar a falar de coisa séria: como você pode conquistar o seu cliente e desenvolver relacionamentos duradouros com eles!
A comunicação é a base que media os relacionamentos humanos, sejam eles amorosos, familiares, de amizade ou de trabalho. Portanto, não são apenas os casais que se beneficiam da boa comunicação para se manterem unidos por muitos anos, as marcas também, tanto para a criação de vínculos externos (clientes), como para os internos (equipes, parceiros, fornecedores).
No franchising, ela é ainda mais importante. Afinal de contas, nas redes de franquias, apesar de se tratar de unidades geridas por franqueados diferentes, em lugares distintos e que possuem clientes que podem ter diversos hábitos de compra, é necessário que todos estejam em sintonia, recebendo as mesmas mensagens, para que possam atuar da mesma maneira para proporcionar a mesma experiência para o cliente, no antes, durante e depois de comprar ou entrar em contato com a marca.
Uma comunicação clara e concisa nos relacionamentos do franchising é essencial.
Sendo assim, a comunicação tem um papel fundamental no sistema de franquias. A falta de comunicação ou a comunicação ineficiente pode desencadear uma série de problemas que não só desgastam as relações, como também prejudicam a imagem da marca.
Entre as principais complicações provocadas pela má comunicação estão:
– Desentendimentos constantes;
– Interpretações equivocadas;
– Atitudes que não condizem com o que foi pedido;
– Demora para a resolução de problemas;
– Equipes pouco engajadas;
– Falta de confiança na franqueadora.
Por outro lado, a comunicação clara e eficiente só traz benefícios para a gestão da rede. Entretanto, para que as franqueadoras consigam chegar nesse ponto, a tecnologia é uma grande aliada para superar este desafio.
Com o apoio das melhores soluções, como um Portal de Comunicação próprio da rede e com a identidade da marca, como canal prioritário de comunicação da rede, é possível usufruir de inúmeras vantagens. Entre elas destacamos:
– Agilidade para a distribuição de conteúdo, comunicados, informações, materiais, políticas comerciais, cursos e treinamentos, entre outros;
– Centralização, organização, controle e compartilhamento de informações importantes para as operações;
– Distribuição e customização de materiais de lançamentos, de novas campanhas, produtos e coleções;
– Compartilhar e disponibilizar materiais para consulta durante os treinamentos de produtos, vendas etc. para as equipes de loja e franqueados;
– Canal de comunicação de via dupla para interações, dar e receber feedbacks, inclusive dos franqueados;
– Suporte ao franqueado mais ágil e eficiente, com permissão de acesso por área, interesse ou perfil;
– Apoio à padronização dos processos;
Além da aproximação entre a franqueadora, franqueados e equipes, uma avançada plataforma de gestão própria para o franchising é capaz de integrar as informações dos diferentes canais e sistemas da sua marca.
Sendo também uma importante ferramenta para as suas estratégias omnichannel, que, como mostramos, são muito relevantes para o consumidor no Dia dos Namorados.
- Confira mais no nosso blog: A Comunicação eficaz e todos os benefícios que ela pode oferecer: conheça e otimize para motivar e engajar todos na sua rede de franquias
Aproveite o período mais romântico do ano para conquistar seus clientes e franqueados
Como apresentamos no decorrer do artigo, o Dia dos Namorados tem se consolidado nos últimos anos como uma das datas sazonais mais importantes do calendário do varejo no primeiro semestre do ano. Em 2024, especificamente, ele acaba sendo ainda mais relevante para os resultados do segundo trimestre, já que a Páscoa aconteceu em março.
Mas não é apenas das vendas e faturamento que estamos falando. O Dia dos Namorados também é uma oportunidade para as marcas encantarem e conquistarem seus clientes e para estreitarem seus relacionamentos internos (franqueados e equipes) e externos (com os clientes).
Nesse cenário, é fundamental que a sua rede de franquias esteja preparada para aproveitar o momento e conseguir bons resultados. Para isso, é importante dar atenção especial para os projetos de VM das lojas, treinamento das equipes, divulgar as estratégias de comunicação e marketing, gestão da cadeia de suprimentos da marca e de tantos outros desafios das operações no franchising.
Neste sentido, a tecnologia é uma grande aliada, principalmente para acompanhar o planejamento, a execução das estratégias e até a manutenção dos padrões da rede em todas as unidades.
Com as ferramentas certas para gestão de todas as áreas da franqueadora, desenvolvidas por quem entende de franchising e conhece as necessidades do sistema de franquias, você conta com algumas soluções para os diferentes desafios do dia a dia da sua rede de franquias, como:
I. Portal de Comunicação: com identidade da sua marca para centralizar e agilizar o compartilhamento de conteúdos importantes da rede, como materiais de marketing, de campanhas, bem como para aumentar o engajamento interno e motivar o envolvimento da rede nos objetivos da marca.
II. Checklists e Auditorias de VM para as lojas: em complemento à consultoria de campo para verificar em tempo real a aplicação do Visual Merchandising e dos padrões da rede em cada uma das lojas da sua marca.
III. Treinamento EAD: treinamento à distância para preparar e qualificar franqueados e as equipes de loja, para oferecer boas experiências aos clientes. Tudo com acompanhamento da evolução dos participantes, avaliação e possibilidade de atualização contínua dos conteúdos.
IV. Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e de fornecedores, para as lojas da rede ou multimarcas manterem os estoques sempre abastecidos com a quantidade adequada de produtos, em todos os canais de vendas da marca.
Com o apoio das melhores soluções, você conta com diversos benefícios para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede, garantindo assim os melhores resultados.
Faça como as grandes franqueadoras que escolheram nosso universo de soluções para a gestão das suas redes, em seus diferentes momentos e necessidades!
Entre em contato e saiba como podemos contribuir com o sucesso da sua marca.
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