O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário do varejo, representando uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento e impulsionar as vendas. Comemorado no segundo domingo de maio no Brasil, essa data movimenta milhões de reais em compras e presentes todos os anos, consolidando-se como uma das melhores datas para o comércio.
Neste cenário, diversos setores do franchising podem aproveitar a data para impulsionar as vendas, especialmente de roupas, calçados e acessórios, cosméticos e outros artigos, que seguem sendo as preferências entre as opções de compra dos filhos – e de presente de muitas mães.
Acompanhe o artigo que preparamos sobre as perspectivas para o Dia das Mães 2023 e veja os destaques que você vai encontrar no texto:
- Dia das Mães, mas podia ser o dia do lojista
- O que os filhos estão comprando?
- O papel do marketing no sucesso da estratégia
- Como fazer o cliente voltar depois do Dia das Mães?
- Como aproveitar a troca de presentes
- As melhores soluções trazem melhores resultados
Boa leitura!
Dia das Mães, mas podia ser o dia do lojista
O Dia das Mães, comemorada no dia 14 deste ano, é uma data muito importante para o varejo, não só pela relevância emocional da ocasião, mas também pelo seu impacto econômico. Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontam que a data, em 2023, pode ser a melhor em 15 anos. A estimativa é um aumento de 3% nas vendas do varejo paulista em maio.
Além disso, o aumento no fluxo de clientes nas lojas durante o período que antecede o Dia das Mães pode ser tão significativo que a data poderia ser considerada como o “Dia do Lojista”. Isso porque os consumidores aproveitam o momento para fazer compras não só para as mães, mas também para si próprios, familiares e amigos.
Quando falamos em franchising, o faturamento do segmento nesta data tem sido um indicador importante do desempenho econômico do setor de varejo nos últimos anos.
Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias no Dia das Mães em 2021 teve um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior e ainda de acordo com informações apuradas e divulgadas pela plataforma Gente, o volume de vendas do comércio varejista para o Dia das Mães em 2022 teve aumento de 6,9% em relação ao ano anterior.
Já em relação às redes de franquias, conforme a ABF, o segmento tem crescido continuamente, apresentando um aumento de faturamento por oito trimestres consecutivos, com projeção de crescimento do faturamento entre 9,5% e 12% em 2023, apresentando uma boa expectativa para o Dia das Mães.
Esses números evidenciam a importância dessa data para o setor, além de mostrar a sua capacidade de impulsionar as vendas e movimentar a economia. Para completar, a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) destaca que o setor de vestuário e calçados é um dos que mais se beneficiam do Dia das Mães, com uma participação de 33,4% do faturamento total do varejo na data.
Ainda de acordo com a CNC, vale destacar que houve um acréscimo de 6,9% nas vendas do comércio físico, a alta mais expressiva desde 2012, quando o índice marcou 7,3%, e crescimento de 28,6% nas vendas em shoppings.
Com perspectivas de liderar as vendas, o setor de vestuário e calçados é um dos que mais se beneficiam do Dia das Mães.
Em 2023, de acordo com a pesquisa do portal Gente, 81% dos entrevistados pretendem comemorar a data e 72% devem presentear alguém neste ano, com grandes expectativas em relação ao setor de vestuário, calçados e acessórios, que continua liderando as vendas no Dia das Mães, respondendo pela maior fatia do faturamento, que é estimado em R$ 6,69 bilhões. Esse valor representa um aumento de 1,4% em relação ao ano passado.
Sem dúvidas, o Dia das Mães pode ser considerado como uma oportunidade única para as redes de franquias aumentarem o faturamento e conquistarem novos clientes.
O que os filhos estão comprando?
E mais importante: o que as mães estão querendo? Essa é a “pergunta do milhão” para quem aguarda essa data comemorativa do varejo. Com uma gama cada vez maior de produtos e serviços presenteáveis, fica difícil escolher o que comprar – o que não é de todo ruim, como veremos mais adiante. Por isso, entender os hábitos de consumo do cliente é fundamental para despertar sua atenção durante o processo de compra.
De acordo com uma Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia das Mães 2023, os consumidores pretendem comprar neste ano:
- Roupas, Calçados e Acessórios (bolsas, cintos, óculos, lenços etc) – 29%;
- Perfumes – 19%;
- Almoço\Jantar em restaurante – 12%;
- Cosméticos – 11%;
- Eletrodomésticos – 10%.
Já a preferência das mães, de acordo com o pesquisa da Fecomércio AM, na lista de desejos lideram os perfumes (21%), seguidos por roupas, calçados e acessórios (17%), cosméticos (16%), almoço/jantar (12%), passeio/viagens (7%), celular/smartphone (5%), tratamentos de beleza/procedimentos estéticos (5%), eletrodomésticos (5%).
Cabe ressaltar um dado interessante que aponta diferença entre o tipo de presente preferido pelas mães, de acordo com a idade dos filhos, como mostra a pesquisa do portal Gente:
- Mães de crianças até 12 anos: Roupas – 19%
- Mães de adolescente de 13 a 19 anos: Perfumes – 21%
- Mães de adultos acima de 20 anos: Viagens – 20%
Mesmo com a diferença entre os pódios, as roupas ainda seguem entre as primeiras opções em todos os tipos de mãe – provando que elas não são iguais, mas parecidas.
Ao considerar que crianças menores não têm autonomia para fazer compras sozinhas, é importante prestar atenção à preferência das mães por presentes em forma de roupas.
De maneira geral, os dados nos mostram que tanto filhos, quanto mães, manterão o setor de vestuário aquecido nesta temporada. Esses insights valem para o ano todo, cabendo à sua rede de franquias explorar as melhores técnicas para atração dos clientes, escolha do mix de produtos e aumento do ticket médio, garantindo um bom desempenho para além da data comemorativa.
O papel do marketing no sucesso da estratégia
Quando se trata de datas comemorativas como o Dia das Mães, o sucesso das vendas começa com uma estratégia de marketing bem elaborada. É importante que as marcas levem em consideração as características afetivas envolvidas na data e saibam como utilizar essas emoções para alcançar um público mais amplo e engajado.
Uma informação relevante é que cada vez mais consumidores utilizam a internet para buscar inspirações e fazer compras para o Dia das Mães. Isso reforça a necessidade de investir em estratégias de marketing omnichannel. Adotar a estratégia pode ampliar os pontos de contato do público com a marca, despertando o desejo de compra e atraindo a atenção dos clientes para as ações planejadas, especialmente nas redes de franquias.
Algumas ações utilizadas na estratégia de marketing para datas comemorativas incluem as que atraem o cliente para a loja física, tais como:
- Ações no ponto de venda: são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha de marketing. No caso do Dia das Mães, é importante que a loja esteja bem decorada e organizada para atrair os clientes. Vale investir na criação de vitrines atrativas com produtos em destaque, utilização de adesivos temáticos e banners na entrada da loja, exposição de produtos em áreas de destaque e utilização de materiais promocionais como tags e cartazes informativos.
- Criação de promoções exclusivas: Oferecer descontos especiais ou brindes exclusivos pode incentivar os clientes a realizarem suas compras. Essas promoções também ajudam a aumentar o valor médio das compras.
- Utilização das redes sociais: As redes sociais são um canal importante para a divulgação de campanhas e promoções que chamem a atenção dos seguidores e incentivem a visita às lojas.
No franchising a comunicação é o fator crucial para o sucesso das campanhas. É importante que a franqueadora esteja em contato constante com a rede, oferecendo suporte e orientação para as ações de marketing. Além disso, a rede precisa está alinhada em relação às campanhas e ações promocionais, para garantir a eficácia das estratégias, orientar os franqueados quanto à utilização de materiais e conteúdo da campanha nas redes sociais e nas lojas físicas.
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O marketing digital é um aliado poderoso na atualidade, mas não se pode subestimar a importância do marketing na loja física. É nessa hora que a execução da estratégia de maneira eficaz faz diferença, como a criação de materiais customizáveis para atender as demandas de cada unidade, com a quantidade, o tamanho e o formato adequado para cada operação.
Por isso, utilizar a própria loja física como ferramenta de marketing, ao decorar a vitrine com itens temáticos, nos padrões definidos pela franqueadora, e promover ações como descontos progressivos e brindes vai chamar a atenção dos clientes e incentivar as compras, uma vez que o preço ainda é o fator mais importante para a compra para 32% dos entrevistados do portal Gente.
O preço ainda é um importante fator para a decisão de compra, por isso ele deve ser levado em consideração na criação das estratégias e campanhas como sendo um ponto de atração e decisão para o cliente.
Por fim, contar com as ferramentas certas para auxiliar na estratégia de marketing, que ofereçam suporte e orientação para a criação de campanhas eficazes, possam atrair mais clientes e aumentar as vendas da sua rede de franquias.
Esses são recursos importantes para a franqueadora, já que fornecem um conjunto de informações e orientações valiosas que podem ser utilizadas para executar estratégias que de fato funcionem, como, por exemplo, a customização de materiais de campanhas de marketing, incluindo templates de peças publicitárias. Além dos recursos para operar o dia a dia, como acesso aos manuais, treinamentos e todo o suporte operacional para o franqueado, ficarem sempre acessíveis.
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Como fazer o cliente voltar depois do Dia das Mães?
Esta é mais uma daquelas perguntas que mudam todo o jogo. Se o Dia das Mães é o “Natal do primeiro semestre”, como torná-lo rentável e recorrente o ano todo? Isso pode começar com uma boa primeira impressão no momento da compra.
A primeira impressão é fundamental para o sucesso do negócio, especialmente no varejo, onde a experiência do cliente é primordial. Preparar a loja para receber o cliente e fidelizá-lo com uma experiência de compra inigualável é essencial para aumentar as chances de retorno do consumidor e, consequentemente, manter o faturamento em alta.
Vale destacar que, de acordo com a pesquisa do portal Gente, 53% pretende comprar em lojas físicas. Deste total, 58% pretende comprar em shoppings (subindo para 71% nas classes AB) e 42% em lojas de rua (que sobe para 58% nas classes DE). Isso quer dizer que as técnicas de atração começam desde o momento em que o cliente escolhe comprar em uma loja, e só terminam no pós-venda.
Para garantir uma boa primeira impressão, é importante prestar atenção em cada detalhe do processo de venda, como a estes cinco pontos que podem fazer a diferença e trazer o cliente de volta à loja depois das compras do Dia das Mães:
- Treinamento da equipe para um atendimento de qualidade com um time de vendas qualificado, capaz de estar atento às necessidades e desejos dos clientes oferecendo sugestões adequadas e fazendo o cliente sentir-se especial e único;
- Uma atmosfera aconchegante com um projeto de Visual Merchandising (VM) nos padrões da rede. A decoração e a iluminação da loja podem contribuir para um ambiente acolhedor, convidativo, confortável e atraente, com música adequada, aromas suaves e, principalmente, com a disposição dos produtos bem elaborada.
- Embalagens inesquecíveis, diferenciadas e personalizadas, que sejam bonitas e chamativas, além de proteger o produto, elas podem ser um diferencial e fazer com que o cliente se sinta especial.
- Programas de fidelidade com descontos e brindes exclusivos para os clientes, com recompensas e descontos em compras futuras.
- Manter contato com o cliente, em conformidade com a LGPD. Ter o cuidado de realizar o cadastro de clientes e utilizar para informar sobre novidades e promoções, além de fazer pesquisas de satisfação, estreita o relacionamento dele com a marca.
Para que o sucesso seja ainda mais efetivo ao longo do ano, é importante manter a padronização das operações e treinamento da equipe de loja. Isso ajuda a garantir que a experiência do cliente seja sempre a melhor possível, independentemente da unidade da rede que ele visite.
Tudo isso contribui para a fidelização dos clientes, aumento do ticket médio e recompra. Dados mostram que investir em estratégias de fidelização pode ser bastante lucrativo. Segundo estudo da Harvard Business Review, um aumento de 5% na retenção de clientes pode levar a um aumento de lucro de até 95%. Ou seja, manter os clientes satisfeitos e fidelizados pode ser um grande diferencial competitivo para a franqueadora.
Como aproveitar a troca de presentes
A troca de presentes é uma oportunidade importante para as redes de franquias que desejam fidelizar clientes e aumentar o faturamento. Afinal, além de permitir que o cliente encontre um produto que realmente atenda às suas expectativas, a troca também cria uma oportunidade de venda.
Segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a troca de presentes movimenta cerca de R$ 2 bilhões no varejo brasileiro durante o período das festas de fim de ano, o que mostra a importância deste momento para o comércio.
Mais que isso, a facilidade de troca é um fator decisivo na hora da compra, levando para cima o número de pessoas dispostas a comprarem em lojas físicas. De acordo com a pesquisa do portal Gente, a “facilidade na troca” ainda é uma preocupação dos consumidores durante as datas sazonais, o que leva a 49% dos entrevistados não optarem por sites estrangeiros, justamente pela dificuldade na execução desse processo.
E para aproveitar a troca de presentes como uma oportunidade de fidelização e venda, a franqueadora pode adotar algumas estratégias, para o momento esse momento. Para isso, a boa comunicação é um elemento-chave, especialmente na execução do planejamento para as datas comemorativas.
É aí que a tecnologia, por sua vez, pode ser uma grande aliada para as redes de franquias. Com uma avançada plataforma de gestão para o franchising, sua rede pode manter o relacionamento com todo o universo da marca e aproveitar todos os momentos importantes para reforçar as vendas das lojas.
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As melhores soluções para os melhores resultados
Em conclusão, o Dia das Mães é uma data crucial para o varejo e a adoção de tendências e estratégias bem elaboradas pode contribuir significativamente para o sucesso da campanha.
Desde a preparação da loja para receber os clientes até a criação de experiências de compra inesquecíveis para garantir a satisfação e fidelização do cliente com a sua marca.
Além disso, as melhores soluções trazem os melhores resultados. Por isso, faça como as grandes franqueadoras que escolheram nosso universo de soluções para a gestão das suas redes, em seus diferentes momentos e necessidades.
Entre em contato e saiba como podemos contribuir com o sucesso da sua marca.
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Até breve!