Dia dos Pais 2023: Oportunidades para as redes de franquias com foco no cliente

O calendário das datas comemorativas do segundo semestre inicia com uma data de grande significado para o varejo: o Dia dos Pais

Essa comemoração, que presta homenagem aos pais e figuras paternas, não apenas celebra o amor e a dedicação desses entes queridos, mas também um período mais rentável para o comércio em geral com muitas oportunidades.

As perspectivas e tendências que envolvem o Dia dos Pais este ano no franchising estão muito voltadas para o comportamento de compra do consumidor que irá presentear nesta data, ou seja, o foco é o cliente.

Dentro desse contexto, alguns segmentos econômicos se destacam, trazendo excelentes oportunidades para as redes de franquias. Moda e Acessórios; Tecnologia e Eletrônicos; e Gastronomia e Entretenimento são os segmentos que se beneficiam de forma especial nesta data, e as marcas que atuam nessas vertentes podem esperar resultados expressivos.

Ao longo deste artigo abordaremos com mais profundidade como transformar esta data comemorativa em um grande momento do varejo e como as franqueadoras podem se beneficiar. Exploraremos os seguintes tópicos:

  • O mercado aquecido para o Dia dos Pais: Como o cenário econômico favorável impulsiona o poder de compra dos consumidores e abre portas para o sucesso das redes de franquias.
  • Estudos e perspectivas para o varejo: Dados e pesquisas que confirmam o potencial do Dia dos Pais como uma data rentável para as redes de franquia.
  • O que os filhos estão comprando: Tendências de consumo e preferências dos filhos na hora de homenagear seus pais nesta data, gerando oportunidades para beneficiar importantes segmentos do franchising.
  • Comportamento de compra em 2023: O foco no cliente e a importância de proporcionar uma experiência de compra excepcional para conquistar a preferência dos consumidores pela sua marca.
  • Como as redes de franquia podem aproveitar o Dia dos Pais 2023: A tecnologia com soluções para garantir o sucesso da franqueadora e da rede.

Aproveite este artigo para explorar todas as oportunidades que o Dia dos Pais 2023 reserva para sua rede de franquias. Boa leitura!

O Mercado Aquecido para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas mais aguardadas e significativas do ano, e o seu impacto no mercado é inegável. Historicamente, essa ocasião abre as portas para um período altamente rentável para o comércio em geral, e as perspectivas para este ano são particularmente animadoras. 

Neste ano, o Dia dos Pais será comemorado em 13 de agosto e, de acordo com pesquisas realizadas, as expectativas para essa data são altas, acompanhe. 

Conforme pesquisa do Globo, a grande maioria dos brasileiros reconhece a importância dessa comemoração, e mais da metade deles já manifestou a intenção de celebrar o evento de forma especial. 

A data chega com expectativas altas após os resultados de 2022: de acordo com a mesma pesquisa, 2022 teve o maior Dia dos Pais dos últimos anos com o maior crescimento desde 2011 no varejo físico. 

A atividade do comércio físico teve uma alta de 7,0% durante o Dia dos Pais 2022, em relação a 2021. Somente no final de semana de comemoração houve um aumento de 5%, com uma expectativa de faturamento de R$ 7,3 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), citado na mesma análise.

O ano de 2023 promete ser marcado por um cenário econômico favorável, impulsionado por fatores como o aumento da renda disponível da população. De acordo com o IBGE, o consumo das famílias brasileiras aumentou 0,2% no primeiro trimestre deste ano, sendo 3,5% superior ao mesmo período do ano passado. 

Com a recuperação gradual da economia após um período desafiador, os consumidores estão mais confiantes para realizar gastos e investir em presentes especiais para seus pais e figuras paternas.

Esse ambiente positivo cria um contexto propício para o crescimento das vendas no comércio em geral e, em especial, para as redes de franquia. O Dia dos Pais é a primeira grande data comemorativa do segundo semestre, e essa ocasião pode ser determinante para o sucesso das franquias durante todo o período.

Outro ponto que anima o setor é a escolha de 71% dos compradores pelas lojas físicas, conforme pesquisa do Globo. O que leva essa procura ser maior que pelas lojas online é o fato de já sair com o presente em mãos (32%).

Uma boa oportunidade de conquistar novos clientes e conquistá-los para que voltem o ano todo.

O que os filhos estão comprando

Historicamente, o Dia dos Pais tem um grande impacto nas vendas e movimenta diversos setores da economia. O aumento da demanda por presentes, experiências e serviços cria oportunidades valiosas para as empresas se destacarem no mercado e impulsionarem suas vendas e resultados.

As marcas das redes de franquias que atuam em segmentos como moda e acessórios podem esperar um aumento significativo nas vendas de roupas, calçados e acessórios masculinos. Conforme pesquisa do Globo, 76% dos entrevistados optam por roupas, calçados e perfumes para presentear.

O apelo emocional dessa data estimula os filhos a presentearem seus pais com itens que demonstrem afeto e cuidado.

Da mesma forma, setores como tecnologia e eletrônicos também são beneficiados, pois os filhos buscam presentes inovadores e conectados para agradar os pais modernos (6%). 

Já o setor de gastronomia e entretenimento experimenta um aumento na demanda por experiências memoráveis. Restaurantes, bares, cinemas e outros estabelecimentos do ramo têm a oportunidade de atrair clientes com promoções especiais e experiências únicas para os pais e suas famílias (14%).

Confira as principais escolhas dos para o Dia dos Pais deste ano, de acordo com a  pesquisa do Globo:

  • Roupas, calçados e acessórios – 64%
  • Perfumes – 24%
  • Almoço/jantar – 14%

O Dia dos Pais é uma data especial que inspira filhos e familiares a expressarem seu amor e gratidão através de presentes significativos. 

Algumas apostas podem ser feitas para aumentar as vendas das lojas, conforme exploramos abaixo:

a) Itens Personalizados: Tornando a Homenagem Única

Uma das tendências que nunca saem de moda em datas comemorativas são os presentes personalizados. Os filhos desejam oferecer algo único, que demonstre o cuidado e o carinho que têm pelos seus pais e têm grande apelo emocional, por isso são uma ótima escolha para presentear nesta data.

As redes de franquia podem aproveitar essa tendência oferecendo produtos que possam ser personalizados de acordo com as preferências dos clientes. Criar um espaço exclusivo para a customização, para atrair um público mais engajado e disposto a investir em presentes únicos e especiais.

b) Experiências Memoráveis: Presentes que Criam Lembranças Duradouras

Cada vez mais, as pessoas valorizam experiências em detrimento de bens materiais. Nesse sentido, oferecer presentes que proporcionem experiências memoráveis é uma estratégia que ganha destaque para o Dia dos Pais em 2023.

As redes de lojas podem explorar esse conceito criando embalagens especiais, que promovam uma experiência entre pais e filhos e torne a marca memorável o ano todo.

c) Produtos Sustentáveis: Consciência e Responsabilidade Ambiental

A crescente preocupação com o meio ambiente tem influenciado as escolhas de consumo dos clientes. 

As marcas que promovem produtos ecológicos têm a oportunidade de conquistar uma parcela crescente de consumidores preocupados com sustentabilidade. 

Itens fabricados com materiais reciclados, produtos orgânicos ou de fontes certificadas sustentáveis são algumas opções que podem se destacar nesta data comemorativa, sem falar nas embalagens “eco”, que contribuem com este processo.

d) A Importância da Diversidade: Opções para o presente ideal

Um aspecto fundamental para as redes de franquia é oferecer uma variedade de opções para atender às diferentes preferências e perfis de pais e filhos. 

Disponibilizar um mix diversificado de produtos e serviços, que esteja alinhado ao público-alvo, é crucial para atrair uma base mais ampla de clientes e garantir que todos possam encontrar o presente ideal para o seu pai.

Comportamento de Compra em 2023: Foco no Cliente

O comportamento do consumidor tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, e isso também se reflete nas expectativas para o Dia dos Pais em 2023. 

Os clientes estão cada vez mais em busca de experiências de compra personalizadas, atendimento de qualidade e marcas alinhadas com seus valores e interesses. 

Esta é uma oportunidade que as redes de franquias podem se adaptar ao comportamento de compra do cliente para garantir o sucesso nas vendas, principalmente durante as datas comemorativas.

Veja cinco ações para sua rede de franquias se destacar, conquistar e fidelizar o cliente no processo de compra nas lojas:

1. Experiência do Cliente: Encantando em Cada Detalhe

Oferecer uma experiência de compra excepcional é uma das chaves para conquistar e fidelizar os clientes. No Dia dos Pais, os consumidores esperam um atendimento memorável. 

Cada detalhe conta na jornada de compra do cliente na loja, desde o primeiro contato até a finalização da compra.

Por isso é importante reforçar e investir em treinamentos para garantir um atendimento capaz de lidar com o aumento da demanda durante as datas comemorativas. E lembre-se, um bom atendimento na loja pode fazer toda a diferença na satisfação do cliente e na decisão de compra.

Complemente a leitura com este artigo: Treinamento de vendas: conquiste os melhores resultados com uma equipe qualificada.

2. Estratégias de Marketing: Atraindo e Engajando os Clientes

As lojas precisam estar preparadas para competir e se destacar. Investir em campanhas de marketing criativas e inovadoras é fundamental para atrair a atenção dos clientes.

O uso estratégico dos projetos de Visual Merchandising nas lojas aliado às ações das redes sociais, influenciadores da marca e marketing digital pode ser uma abordagem eficaz para aumentar o alcance das campanhas e envolver o público de forma mais direta.

No franchising, as lojas também devem se adaptar aos canais de comunicação preferidos pelos seus clientes e criar conteúdos que despertem o interesse e promovam a interação.

O uso de materiais customizáveis que atendam as dimensões e necessidades das lojas e que possam ser disponibilizado para todas as unidades, fazem a diferença e podem aproximar os consumidores.

Veja mais neste artigo: Marketing Digital: uma poderosa ferramenta para impulsionar o crescimento da sua rede de franquias.

3. Programas de Fidelidade e Recompensas: Criando Vínculos com os Clientes

O Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para estabelecer vínculos mais fortes com os clientes e incentivá-los a retornar à loja em outras ocasiões. O uso de programas de fidelidade e recompensas pode ser uma estratégia eficaz para estimular a compra e fidelizar os consumidores da marca.

Oferecer descontos exclusivos, trocas por itens de edição limitada, brindes especiais ou acúmulo de pontos que podem ser trocados por vantagens futuras são formas de retribuir a preferência do cliente e criar relacionamento entre o cliente e a marca. 

Essa abordagem fortalece a imagem da marca e contribui para a construção de uma base sólida de clientes fiéis.

Saiba mais como os programas de fidelidade podem ajudar sua rede neste texto em nosso blog.

4. Estratégia Omnichannel: A Integração dos Canais de Venda

A tendência da omnicanalidade é uma realidade cada vez mais presente no varejo. No Dia dos Pais, os consumidores esperam ter a facilidade de comprar e interagir com as marcas através de diversos canais, como lojas físicas, lojas online, aplicativos e redes sociais.

No franchising não poderia ser diferente, a integração desses diferentes canais de venda, permitem que os clientes tenham uma experiência consistente em todos os pontos de contato com a marca. 

Uma forma eficaz para garantir o sucesso do contato do cliente com a marca, é com o apoio de um portal de comunicação que facilita o trabalho de gestão das diferentes áreas da franqueadora e, ao mesmo tempo, possibilita agilidade na comunicação e troca de informações para toda a rede, como por exemplo campanhas promocionais, política de vendas e materiais customizáveis do marketing.

5. A Importância do Pós-Venda

O relacionamento com o cliente não termina após a venda. O pós-venda é uma etapa fundamental para fidelizar os consumidores e garantir que retornem à loja. 

Por esse motivo, as redes de franquia devem se preocupar em oferecer um excelente serviço pós-venda, garantindo a satisfação do cliente e proporcionando uma experiência positiva em todas as interações, mesmo após a compra.

O acompanhamento pós-venda, a busca por feedback dos clientes e o tratamento ágil de possíveis problemas ou solicitações são ações que demonstram o comprometimento da marca com a satisfação e a fidelização dos seus clientes.

E a tecnologia é uma grande aliada para as redes de franquias. Com uma avançada plataforma de gestão para o franchising, sua rede pode manter o relacionamento com todo o universo da marca e aproveitar para reforçar as vendas nas lojas.

Aproveitando o Potencial do Dia dos Pais 2023

Com o mercado aquecido, tendências de consumo bem definidas e o uso das ferramentas certas, sua rede de franquias tem a oportunidade de conquistar os melhores resultados nesta data comemorativa.

Portanto, para se preparar e melhorar a gestão da sua rede de franquias, com as possibilidades que as datas comemorativas oferecem, saiba que as melhores soluções para o franchising, que atendam todas as principais áreas e pontos de contato da franqueadora, devem possibilitar gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com a rede em uma avançada plataforma própria para o sistema de franquias.

Faça a sua marca inspirar filhos e famílias a homenagearem seus pais com presentes significativos e experiências memoráveis. 

Acesse o nosso site e redes sociais para descobrir como nosso universo de soluções pode transformar a gestão da sua rede de franquias, em seus diferentes momentos e necessidades.

Até o próximo artigo!