Como resolver os problemas de estoque na hora de receber novas coleções nas lojas?

Falta pouco para o início da primavera, que no Brasil, se iniciará no dia 22 de setembro e vai até 21 de dezembro. Muitas pessoas já estão contando os dias para a sua chegada, já que a estação é caracterizada por dias mais longos, quentes, bonitos e agradáveis. Porém, a moda já está com a cabeça mais para frente, de olho no verão.

Isso porque o mundo da moda segue um calendário sazonal muito específico, no qual o clima é um dos principais critérios para a definição dos momentos ideais de lançamento de novas coleções, garantindo que as criações estejam adequadas às demandas dos consumidores e ao período no qual elas estarão disponíveis. 

As mudanças mais bruscas costumam acontecer com as trocas das estações. Por este motivo, pelo menos de duas a quatro vezes ao ano, as marcas de moda lançam coleções em suas lojas.

Mais do que isso, o calendário sazonal da moda também é um meio para as marcas criarem um cronograma meticuloso de planejamento para as suas ações, desde a pesquisa das tendências, confecção das novas peças, preparação dos estoques das lojas, lançamento e divulgação da coleção etc.

E um desses momentos já está em curso. Setembro é o mês de substituição das peças da coleção de inverno, pelas de primavera. Mas esta mudança não é feita toda de uma vez, ela é gradual que segue acontecendo com o passar dos meses.

Como você deve se lembrar, nos últimos meses do ano, via de regra, o calendário da moda está dividido da seguinte maneira:

– Setembro – lançamento de coleção de Primavera;

– Outubro – lançamento da coleção de Verão;

– Novembro – lançamento da coleção de alto-verão e looks para festas;

– Dezembro – aumento dos esforços de vendas para as peças de alto-verão e para as festas de fim-de-ano.

Em outubro temos o lançamento da coleção de verão!

A chegada das estações mais quentes representa sempre uma ótima oportunidade para a moda atrair mais clientes e aumentar as vendas. Entretanto, fazer as trocas das coleções de diferentes estações, para que elas se mantenham atualizadas, sem divergir do momento e uma atrapalhar as vendas da outra é um grande desafio para este segmento, especialmente no caso das redes de lojas da moda, pela complexidade de realizar a gestão de estoque de toda a rede.

Em vista disso, a chegada da coleção de verão no varejo brasileiro envolve um planejamento cuidadoso e estratégico para garantir que as lojas estejam prontas para as vendas da nova estação.

As melhores soluções podem ser um importante diferencial para que durante todo o planejamento, desde o armazenamento de dados úteis e confiáveis para melhor tomada de decisão, até a divulgação, aplicação e monitoramento das estratégias, independentemente do tamanho, distribuição geográfica e quantidade de unidades envolvidas.

Quer saber como vender mais durante a primavera-verão, com o estoque das suas lojas sempre preparado para atender a nova demanda, com o uso de uma avançada plataforma própria para a gestão do franchising?

Então siga conosco que neste artigo vamos abordar sobre os desafios que as marcas de moda enfrentam nesses momentos, as tendências e comportamentos de consumo para adequar suas estratégias que envolvem a gestão de estoque, os pontos de atenção para vender mais durante a temporada de calor e as soluções tecnológicas para transformar o lançamento da sua coleção em um verdadeiro sucesso!

Confira os tópicos deste texto e aproveite a leitura!

  • Desafios do inverno e as expectativas para o verão
  • Tendências e comportamento de compra do consumidor de moda
  • Pontos de atenção para vender mais com o lançamento de novas coleções

Desafios do inverno e as expectativas para o verão

Como já trouxemos aqui no blog, o calendário da moda é dividido em ciclos que se baseiam principalmente no clima (especialmente quando há grande variação nas características entre as estações do ano, como ocorre em um país tropical de dimensões continentais como o Brasil) e nas datas comemorativas. Isso pois elas representam oportunidades para as marcas renovarem seus estoques, lançarem novos produtos, atualizarem suas lojas, gerarem um senso de urgência, entre outros que podem impulsionar suas vendas.

Por causa disso, se tornou uma prática comum das marcas da moda se anteciparem à esses períodos e “adiantarem” seus lançamentos, de modo que as peças e acessórios para o uso em determinada estação/ ocasião cheguem mais cedo às lojas, para que todos os consumidores já possam se preparar e escolher os produtos que mais tiverem a sua cara, desde aqueles que adoram lançar tendências, até aqueles que preferem esperar para ver o que os outros estão usando para então comprar peças que sigam este movimento.

Um desses momentos está acontecendo justamente agora, em setembro, com o lançamento da coleção de primavera, que busca seguir a transição do clima mais frio para o mais ameno também nas lojas, substituindo peças mais grossas, por outras de tecidos mais leves. 

  • Você pode ver mais detalhes nesse texto aqui.

E em outubro, há o lançamento da coleção de verão, já que estaremos oficialmente na primavera e a tendência é de que as temperaturas se elevem cada vez mais até a chegada do verão.

Esse é um momento muito importante para o varejo de moda, porque, historicamente, ele corresponde à maior parte das vendas do segmento, seja para uso próprio, para aproveitar promoções ou mesmo presentear alguém em uma data comemorativa.

Além disso, como traz a revista Super Interessante, em dias ensolarados, as pessoas estão mais dispostas a fazerem compras, desfrutar de promoções, descontos e outros incentivos, clicar em anúncios na internet e até buscar mais informações sobre os produtos, do que em dias nublados.

Em 2024, a coleção de verão tem um papel ainda mais fundamental, visto que, devido ao aquecimento global e suas respectivas alterações no clima, o outono e inverno brasileiro tem sido mais quentes do que o normal, com poucos dias de frio e frentes frias de curta duração, fato que atrapalhou as vendas de parte da coleção de inverno, daquelas peças mais pesadas, voltadas para o frio mais rigoroso.

Assim, as coleções de primavera-verão representam também uma nova oportunidade, um novo ciclo, para melhorar as vendas, aumentar o faturamento, minimizar eventuais prejuízos, limpar os estoques, entre outros objetivos das marcas da moda.

Tendências e comportamento de compra do consumidor de moda

Esse desalinhamento entre o clima dos últimos anos e o calendário da moda gerou um desafio ainda maior para quem atua neste setor. Por outro lado, este já é um segmento conhecido por sua rápida adaptação às mudanças em geral, seja dos hábitos/ vontades dos consumidores, comportamentos da sociedade e até do clima, já que muitas marcas operam em diferentes regiões que possuem características próprias em cada estação.

Esta adaptabilidade está sendo posta em prova mais uma vez para estas marcas, especialmente para as redes de franquias que, em meio a esta imprevisibilidade climática, precisam manter suas operações padronizadas.

Para atrair mais consumidores, oferecer produtos que vão ter maior demanda, vender mais e ter maior eficiência operacional, é fundamental estar atento às tendências, expectativas e comportamentos do consumidor, bem como investir em tecnologias para ajudar a gerenciar o seu negócio e aproveitar as oportunidades que também surgem em meio aos desafios para criar vantagens competitivas para diferenciar a sua marca da concorrência.

Sendo assim, alguns insights de estudos recentes do IEMI – Inteligência de Mercado, podem te ajudar a se tornar mais relevante na hora de conquistar o seu cliente. Acompanhe os principais destaques:

– Coleções versáteis

Até por conta dessa variação no clima em que as estações estão apresentando características diferentes das habituais, apostar em coleções mais versáteis, de “meia estação”, com peças que podem ser vestidas tanto no frio quanto no calor é uma opção segura para que elas não fiquem “encalhadas” nas lojas.

O que leva o cliente à loja?

Atualmente, não basta apenas ter um produto/ serviço de qualidade, a experiência do cliente na loja também conta muito. Tanto que um dos principais motivos citados foi justamente a qualidade do atendimento, juntamente com outros fatores como preço, gestão de troca, qualidade e opções de tamanhos.

– Canais escolhidos para a compra

O varejo físico continua sendo o principal canal de aquisição de vestuário, especialmente pela possibilidade de ver, tocar e experimentar as peças. Segundo o IEMI, dos R$ 244,7 bilhões vendidos no ano passado, 92% do montante geral foi gerado nas lojas físicas.

Porém, principalmente a partir do ano de 2020, as vendas pelo e-commerce vêm ganhando cada vez mais relevância e representatividade na moda, contribuindo com 8% do faturamento, ultrapassando a casa dos 20 bilhões de reais!

Ainda, 84% dos consumidores gostam que lojas físicas e online estejam integradas. Ou seja, o omnichannel já é uma realidade para as marcas do segmento de vestuário e ter canais integrados muito bem visto por seus consumidores, pois traz mais comodidade e possibilidades de compra.

– Imagem do produto

Mais da metade dos respondentes disseram buscar por algo “moderno”, ou seja, uma peça que esteja em alta e que tenha uma pegada mais jovial. Além disso produtos “diferentes” e “exóticos” também têm alta demanda com 18% cada, o que demonstra uma tendência de diferenciação por parte de muitos clientes.

– O que leva o consumidor a rejeitar uma marca ou produto

Em sua apresentação na Febratex, o IEMI compartilhou que 45% dos consumidores rejeitam uma marca se o produto “não encanta”; 41% se o produto “não tem qualidade e não dura muito”; e outros 41% quando os produtos são “muito caros pela qualidade que entrega”.

– Média de peças por compra

Em média, um consumidor de moda adquire três peças por compra, além de visitar lojas de roupa também três vezes ao ano.

– Personalização da oferta

Utilizar os dados é uma excelente maneira de oferecer ofertas/ comunicações exclusivas para os clientes. Como demonstra o estudo da Opinion Box e Dito, 72% dos clientes esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses. Para esta finalidade eles aceitam, inclusive, ceder seus dados em troca disso.

Portanto, conseguir ter esse consentimento para poder armazenar e tratar informações pessoais, preferências e hábitos de compra pode ser uma excelente maneira de conseguir criar experiências e ofertas personalizadas.

Lembramos que para coletar informações como essas, é necessário ter a permissão expressa do cliente, seguindo as regras da LGPD.

Assim, se adaptar a essas tendências é não só uma necessidade, como também uma oportunidade para redefinir e fortalecer a relação com seu cliente.

Para te ajudar nessa tarefa, o uso das ferramentas certas para o franchising serão  muito úteis. Saiba mais sobre elas a seguir.

Pontos de atenção para vender mais com o lançamento de novas coleções

O inverno está chegando ao fim e com isso saem as tendências de outono/inverno e entram as tendências de primavera/verão 2023/2024.

Para a maioria, isso significa temperaturas agradáveis, sol, flores, dias mais longos etc. Mas para a Moda – com vestuários, calçados e acessórios também simboliza a oportunidade de retomada econômica, com vendas aquecidas e possibilidades de crescimento. Ainda mais depois de um inverno atípico, com poucos dias de frio, o que pode ter prejudicado as vendas.

Quando falamos desses momentos de lançamento de coleção, que afeta as operações das lojas, em que muitos itens precisam ser mudados simultaneamente, o planejamento com base em dados é o melhor caminho para ter sucesso nas estratégias. 

Porém, no sistema de franquias, os desafios são ainda maiores, pois todas as operações devem manter os padrões da marca, ou seja, a atenção é redobrada para alguns processos-chave, como a comunicação e a distribuição de conteúdo.

Com o lançamento da coleção primavera-verão, a sua loja deve estar preparada para se destacar! 

Ao lançar uma nova coleção, é importante que as lojas da rede causem impacto e gerem boas experiências para os clientes. O bom planejamento permite que a sua rede se destaque em meio a concorrência e consiga atrair e conquistar ainda mais os clientes da sua marca e, ao mesmo tempo, preparar as lojas para as demandas da nova estação. 

Porém, há outros aspectos importantes que precisam ser levados em consideração para vender mais e a tecnologia pode te ajudar com eles. Entre eles destacamos:

I. Personalização da experiência

Gerar necessidade de consumo e compras por impulso é sim uma estratégia para impulsionar suas vendas, mas esta não deve ser a única. 

Assim, seguindo o estudo que mostramos da Opinion Box, com base em dados e nas tendências de consumo, você pode oferecer ofertas/ comunicações exclusivas para os clientes, para que eles se sintam únicos.

II. Preparar as lojas com os padrões

A preparação das lojas da sua rede também tem papel fundamental para destacar seu produto, atrair mais clientes e manter a identidade dentro dos padrões operacionais da sua marca.

Para isso, os projetos de Visual Merchandising (VM) planejados para a estratégia de vendas nas lojas são um diferencial.

A estação mudou e está na hora de mudar as suas lojas também!

Essa prática ajuda a organizar a loja para receber o cliente e facilitar o processo de decisão de compra dele, valorizando os produtos nas prateleiras/ gôndolas/ araras, a fim de impulsionar as vendas e compras por impulso, através de apelos sensoriais, aliados a outros elementos que contribuam para uma boa experiência de compra, fixando a marca na memória dos clientes.

Para cumprir com estes objetivos e manter os padrões da rede, o uso de checklists estruturados com auditorias de VM, em complemento à consultoria de campo, para que você possa ter os pontos que merecem maior atenção conforme as estratégias, é uma excelente forma de garantir que tudo esteja conforme o planejado.

III. Comunicação e Marketing

Um Portal de Comunicação e Marketing é fundamental para toda rede, pois os dois planos (de comunicação e marketing) são essenciais na hora de atrair clientes para a loja, divulgar as ações, engajar e auxiliar no suporte ao franqueado. Tudo isso se comunicando com dois públicos distintos: o externo, diretamente com os clientes, e o interno, com as equipes das lojas.

Assim, com a utilização de um portal de comunicação próprio da rede, é possível distribuir conteúdo e informativos importantes, comunicar as ações e campanhas de marketing, customizar materiais para as necessidades específicas de cada região ou tipo de operação, além de reduzir o tempo de resposta para as demandas da rede, fazendo com que a franqueadora apoie seus franqueados, deixando-os mais engajados e, consequentemente, aumentando a sua performance.

IV. Treinamentos das equipes de loja

Investir no treinamento das equipes de loja é indispensável para promover o sucesso da sua rede de franquias. Afinal, equipes qualificadas não apenas conseguem vender mais como também ajudam a tornar o cliente fiel à marca.

Com a chegada de novas coleções nas lojas, dois tipos de treinamento em particular são mais relevantes: o treinamento de produto e o de atendimento. Isso, além de uma avaliação, para garantir que todo o conteúdo foi recebido e assimilado pelas equipes.

Uma solução para treinar o pessoal da loja de forma personalizada, ágil e eficiente é na modalidade EAD, com conteúdo próprio para da rede, através acesso em diferentes dispositivos, que comporta todos os integrantes da marca e oferece total controle sobre a evolução e desempenho dos participantes.

V. Gestão de estoque

A gestão do estoque é um processo que envolve muito planejamento e organização. Quando bem executado, contribui com a boa performance da rede e contribui para preparar as lojas para receber os clientes ao longo do ano.

Isso porque, com dados confiáveis, a franqueadora e os próprios franqueados sabem exatamente o que e quando irão receber os produtos, bem como qual é o momento de reposição.

Ter o controle do sell-in e sell-out é de extrema importância nas redes de franquias

Ter ferramentas próprias para o sistema de franquias traz muitas vantagens e benefícios para a franqueadora nesse sentido. Elas poderão auxiliar com as sugestões de pedido utilizando inteligência artificial, realizando reposição automática e gerenciando os pedidos de produtos que a rede necessita para reduzir rupturas de estoque.

É hora de preparar a sua loja para atrair clientes e aumentar as vendas na estação mais ensolarada do ano!

Ao longo deste texto buscamos explorar a importância que a chegada da coleção de verão tem para as lojas do varejo e para o setor da moda, bem como quais são os desafios que essas marcas devem superar e como o planejamento cuidadoso e estratégico garante que as lojas estejam prontas para as vendas nos meses mais quentes do ano.

São muitos os fatores fundamentais para o sucesso de uma rede de franquias no lançamento de novas coleções, como a comunicação interna, compartilhamento de estratégias com os franqueados, montagem da vitrine e aplicação do VM, treinamento das equipes de loja, entre outros. Mas um merece destaque especial e atenção redobrada: a gestão de estoque.

Pois, ter o controle do estoque é algo essencial para qualquer negócio, de qualquer porte e de qualquer segmento. Contudo, em alguns setores, como a moda, há uma complexidade um pouco maior, que se deve à sazonalidade.

Essas marcas costumam mudar suas lojas, pelo menos quatro vezes no ano, seguindo o calendário sazonal da moda, se adaptando às características de cada estação. Sendo assim, a gestão estoque aliada ao processo de compras da rede pode garantir que ocorram as trocas e a reposição adequada de produtos para a satisfação do cliente na loja.

Portanto, contar com as ferramentas certas para cadastrar produtos, classificá-los por categorias, como gênero, tamanho e cor, gerar pedidos de compra conforme políticas comerciais e regras de negócio da marca, para os diferentes canais de vendas, além de manter lista de fornecedores homologados e ter informações em relatórios gerenciais é uma grande vantagem competitiva no franchising.

Em outras palavras, as soluções específicas que atendam às necessidades do sistema de franquias – algo que é ainda mais relevante para a gestão da franqueadora, pois envolve ainda mais pontos de atenção, torna-se mais eficiente quando é feito com maior grau de segurança e especificidade.

A boa notícia é que um software com múltiplas soluções, desenvolvido por quem entende de franchising vai te ajudar no processo de compras da sua rede, trazendo mais rapidez, agilidade e eficiência, em todos os canais de vendas da marca, seja ele físico ou online.

Confira na prática como você pode se beneficiar com o apoio de uma ferramenta para as necessidades das redes de franquias:

– Automatização de processos e tarefas;

– Análise de dados para auxiliar a tomada de decisão;

– Relacionamento com fornecedores;

– Relatórios gerenciais de produtos, pedidos e fornecedores

Não à toa que que a marca feminina dos melhores calçados e bolsas, com mais de 360 lojas na rede e mais de 4.500 multimarcas; a marca de moda masculina presente em todos os Estados do Brasil, com 100 lojas e mais de 1.000 multimarcas; e a líder mundial no varejo ótico, com mais de 7.000 lojas distribuídas em 44 países da Europa, Ásia e América Latina, contam com o nosso universo de soluções para continuarem crescendo e conquistando cada vez mais clientes e franqueados.

É com estes exemplos de casos reais e comprovados que gostaríamos de te convidar a entrar em contato e conhecer as ferramentas que vão de fato te ajudar a impulsionar o crescimento da sua rede, auxiliando as franqueadoras na realização do sonho dos franqueados de ter e prosperar com um negócio próprio, através da ampliação da comunicação, integração e cooperação de todos os participantes do sistema.

Você pode também acessar nossas redes sociais e LinkedIn para encontrar mais detalhes sobre a plataforma mais avançada do franchising e outros cases de sucesso para apoiar sua decisão!

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Esperamos que tenha gostado deste artigo. Até a próxima!