O Carnaval é uma das datas mais emblemáticas do Brasil, representando não apenas a cultura e a identidade do país, mas também uma grande oportunidade para diversos setores da economia.
O turismo, o lazer, os eventos e o entretenimento ganham força nesse período, assim como o setor de alimentação e bebidas. No entanto, um dos segmentos que mais se beneficia da folia é o de moda e acessórios, impulsionado pelo desejo dos consumidores de expressarem sua personalidade por meio de roupas, calçados e itens temáticos.
O impacto do Carnaval na moda é inegável. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em anos anteriores, o período movimentou bilhões de reais na economia, beneficiando diretamente o varejo.
O setor de moda, especialmente, experimenta um aumento na demanda por peças coloridas, confortáveis e versáteis, que atendem tanto aos foliões dos bloquinhos quanto àqueles que aproveitam a data para viajar. Além disso, o Carnaval é um termômetro para tendências de moda que se consolidam ao longo do ano, influenciando desde pequenos acessórios até grandes coleções.
Em 2025, o Carnaval acontece entre os dias 1º e 4 de março, mas suas oportunidades de venda vão muito além desse período. Para as marcas da Moda, essa é a chance de dar a última impulsionada nas roupas mais leves, vibrantes e coloridas de verão, para então, após as festividades, focar integralmente nas vendas dos lançamentos de Outono e se preparar para a chegada das coleções de outono-inverno.
Tarefas essas que necessitam de um planejamento cuidadoso e ágil para garantir a transição eficiente entre campanhas e estoques. Portanto, para que a sua rede de franquias aproveite essas oportunidades ao máximo, é essencial contar com as ferramentas certas para garantir a padronização das unidades e a melhor experiência de compra para o cliente.
Ferramentas especializadas podem fazer toda a diferença nesse processo, permitindo maior controle e eficiência nas operações. Por exemplo, checklists de auditoria dos projetos de visual merchandising ajudam a manter a padronização das lojas e a organização do espaço de vendas, enquanto estratégias de marketing personalizadas com materiais customizados possibilitam campanhas mais eficazes. Já uma boa gestão de vendas assegura que todos os canais da marca estejam abastecidos e preparados para a demanda do período.
Continue conosco, pois neste artigo, vamos explorar os impactos do Carnaval no setor de moda e franchising, as tendências que vêm se destacando nos primeiros eventos de moda do ano, além de estratégias essenciais para proporcionar uma experiência memorável ao consumidor. Também abordaremos como a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão da sua rede, garantindo que cada unidade esteja preparada para atender o cliente com excelência.
Acompanhe os tópicos do texto:
- A alegria do Carnaval que contagia o Varejo de Moda
- A experiência de compra como um espetáculo memorável
- As ferramentas certas para encantar o seu cliente e vender mais
Boa leitura!
A alegria do Carnaval que contagia o Varejo de Moda
O setor de moda no Brasil, que engloba vestuário, calçados e acessórios como bolsas e óculos, continua sendo um dos segmentos mais dinâmicos do varejo. Apesar dos desafios macroeconômicos enfrentados em 2024, os dados indicam um crescimento sólido para o setor.
Segundo um levantamento do Instituto de Estudos de Marketing Industrial (IEMI), a quantidade de peças comercializadas no varejo de moda apresentou um crescimento de 10,1% na quantidade de peças comercializadas e 13,1% em valores nominais em 2024. Refletindo uma retomada do consumo, impulsionada principalmente pela recuperação do poder de compra e por novas dinâmicas do comportamento do consumidor.
Além disso, de acordo com o balanço final de 2024 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de moda registraram um aumento de 8,5% na receita, alcançando um faturamento de R$ 28,762 bilhões. Esse desempenho posiciona o segmento como o quarto maior em faturamento dentro do franchising nacional,
O segmento de Moda foi o quarto que mais cresceu em 2024!
Vale destacar que esse crescimento não ocorre de forma linear em todas as categorias dentro da Moda. Enquanto vestuário e acessórios seguem em alta, as marcas nacionais de calçados enfrentam desafios específicos, principalmente em relação à forte concorrência dos pares vindos de países asiáticos, em especial da China, Vietnã e Indonésia, como destaca a Abicalçados.
Apesar dos obstáculos macroeconômicos recentes, 2025 começa animador para o setor de Moda. Muito disso deve-se ao fato de termos já no primeiro trimestre do ano um evento de grande importância nacional e que também atrai muitos turistas estrangeiros para o Brasil. É claro que estamos nos referindo ao Carnaval.
Acontecendo logo no início de março, essa festividade é uma das mais importantes para a economia nacional e para o varejo de moda, gerando um expressivo aumento nas vendas de roupas temáticas, fantasias e acessórios. Ao contrário do que muitos podem pensar, o mesmo pode ser observado em grandes varejistas do segmento e não apenas marcas especializadas voltadas a esse nicho.
Isso ocorre porque muitos consumidores optam tanto por adaptar roupas que já possuem, quanto por buscar por novos itens para compor seus looks de Carnaval ou para utilizar em suas viagens – devido ao feriado prolongado.
Para a indústria da moda, o carnaval representa uma grande oportunidade de negócios, uma vez que as pessoas se vestem de maneira extravagante e colorida para participar das festividades.
Outro ponto que merece destaque é a influência regional do Carnaval nas vendas. Em cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, onde a festa tem alto impacto, os lojistas se preparam com antecedência para atender à demanda crescente por roupas leves, coloridas e acessórios como óculos e chapéus.
Além disso, o evento também impulsiona estratégias de marketing, com marcas investindo em campanhas sazonais para atrair consumidores. Isso reforça a necessidade de as redes de franquias estarem atentas às tendências e ao comportamento do público para maximizar as oportunidades.
Com base nos principais eventos de Moda, como a COUROMODA e a New York Fashion Week, que antecipam as tendências que vão guiar o setor ao longo do ano, além de outras feiras de negócios, como a NRF Retail’s Big Show e a ABF Franchising Expo, as tendências centrais de 2025 estão relacionadas a:
– Personalização e Exclusividade;
– Omnichannel;
– Adoção de Tecnologias no Varejo;
– Sustentabilidade e consumo consciente.
- Você pode conferir os principais destaques da NRF 2025 nesse artigo: Tendências que dominaram a NRF 2025 e que moldam o futuro do varejo
Esses pontos, somados ao entendimento do novo comportamento do consumidor é o que vai fazer a diferença.
Um estudo recente do IEMI sobre o Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário 2023/24 identificou quatro perfis principais entre os consumidores brasileiros:
1- Multiplicadores (11%): gostam das novidades e querem ser sempre os primeiros a lançarem as tendências;
2- Seguidores (33%): costumam comprar por impulso, apenas para se manter antenado e sendo influenciados pelos multiplicadores;
3- Funcionais (33%): são práticos, comprando de acordo com o que já possuem, e valorizam principalmente o conforto;
4- Independentes de moda (23%): compram em sua maioria para substituir algo que já possuíam e estão querendo/ precisando trocar, focando principalmente no custo-benefício, sem se preocuparem muito com estilo, tendência ou marca.
Os dados analisados deixam claro que o setor de moda segue em crescimento, impulsionado tanto por eventos sazonais, como o Carnaval, quanto pela evolução do comportamento do consumidor.
Para as redes de franquias que atuam no segmento, apostar em algumas estratégias, como investir na experiência do seu cliente e ter o apoio das melhores soluções são essenciais para maximizar oportunidades e impulsionar vendas.
Continue conosco para saber mais detalhes sobre isso.
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A experiência de compra como um espetáculo memorável
No cenário competitivo do varejo e do franchising, oferecer apenas produtos e serviços de qualidade já não é mais o suficiente para encantar os clientes. Atualmente, eles buscam por experiências que os envolvam, que criem conexão emocional e que tornem a compra um evento memorável. Cada detalhe conta: desde o ambiente da loja até o atendimento, a disponibilidade de produtos e a personalização da comunicação.
A experiência do cliente precisa ser planejada estrategicamente para encantar e fidelizar
No franchising, isso se torna ainda mais desafiador, pois a franqueadora precisa garantir que essa experiência seja padronizada em todas as unidades. A seguir, exploramos quatro importantes pilares para aproveitar o clima de alegria do Carnaval e transformar a jornada de compra do consumidor em um verdadeiro espetáculo.
1. Lojas preparadas para receber bem o cliente
Entre os principais processos dentro de uma rede de franquias, a padronização das operações é um ponto fundamental para garantir a identidade e a força da marca. Preparar as lojas para receber bem o cliente vai muito além de um espaço físico agradável – trata-se de criar um ambiente que envolva o consumidor e torne sua experiência única.
O relatório “Tendências do Varejo 2024” da Opinion Box revelou que 67% das compras ainda são feitas em lojas físicas e 18% dos consumidores preferem comprar exclusivamente nelas. Esse dado reforça a importância do ponto de venda como um local estratégico para gerar conexão com o público.
E os critérios para escolhê-las para a compra envolvem mais do que apenas comprar o produto, os clientes querem ter também a possibilidade de ver, tocar e experimentar o produto, e ainda receberem uma experiência personalizada. Além disso, o estudo também traz que experiências ruins com o atendimento são o motivo da desistência de 64% dos consumidores.
No franchising, a experiência do cliente precisa ser replicada com excelência em todas as unidades. Para isso, a franqueadora deve fornecer suporte contínuo aos franqueados, garantindo que cada loja siga os padrões de atendimento, ambientação e operação.
2. Equipes bem treinadas para um atendimento de excelência
O capital humano é um dos principais diferenciais competitivos na loja física. Um atendimento de qualidade pode transformar uma compra comum em uma experiência marcante, criando laços entre a marca e o consumidor. Para isso, investir em treinamentos contínuos é essencial.
No franchising, os treinamentos têm um papel ainda mais estratégico, fazendo parte da transferência de know-how da franqueadora para os franqueados e suas equipes. Por isso, eles devem abranger desde processos operacionais até técnicas de abordagem ao cliente, gestão de vendas e experiência do consumidor. Além disso, devem incluir competências técnicas e comportamentais para garantir que o atendimento seja padronizado e eficiente.
A digitalização também trouxe novas possibilidades para a capacitação das equipes. Plataformas de ensino a distância (EAD) permitem que treinamentos sejam acessados de forma flexível, garantindo maior aderência por parte dos integrantes da rede.
Além disso, contar com ferramentas que possibilitem avaliar o aprendizado e a atualização constante dos conteúdos é necessário para manter o alto padrão de atendimento em toda a rede.
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3. Estoque abastecido para atender à demanda do cliente
Uma das maiores frustrações para o consumidor é encontrar um produto indisponível na loja. Segundo a Capgemini, 65% dos consumidores afirmam que ficam frustrados quando não conseguem encontrar os produtos que desejam. Essa insatisfação pode resultar na perda não apenas daquela venda específica, mas do cliente como um todo.
Outro insight interessante dessa pesquisa é que 75% dos respondentes usuários de internet disseram que esperam que as lojas físicas concedam a possibilidade de consultar a disponibilidade do produto antes de visitar a loja.
Por este motivo, ter um Sell In e Sell Out bem estruturado é essencial para garantir que cada unidade esteja preparada para atender à demanda de seus clientes sem excesso ou falta de produtos.
Por outro lado, isso faz com que a gestão eficiente de estoque seja um desafio ainda maior nas redes de franquias, pois envolve não só uma complexa logística de abastecimento para múltiplas unidades, como também um controle e interligação dos estoques das diferentes lojas e seus respectivos dados.
4. Campanhas de comunicação e personalização para criar conexões
A experiência do consumidor não se limita ao momento da compra – ela começa muito antes, na comunicação da marca, e continua depois, no relacionamento pós-venda.
A personalização das interações é um dos fatores-chave para conquistar e fidelizar clientes
As campanhas de marketing precisam ser planejadas com base no comportamento do consumidor, utilizando dados e insights para entregar mensagens mais relevantes e envolventes, afinal, cada região é diferente da outra. Por exemplo, no Carnaval, Rio de Janeiro e São Paulo tem como destaque os desfiles das escolas de samba, enquanto em Salvador, o destaque fica com os trios elétricos.
Estratégias omnichannel garantem que o consumidor tenha uma experiência fluida em todos os pontos de contato com a marca, seja no digital ou no físico. Ofertas personalizadas, programas de fidelidade e interações exclusivas são diferenciais que transformam a jornada do cliente em algo memorável.
Como já comentamos, no franchising, a missão de encantar, fidelizar e transformar todos os esforços em vendas é ainda mais desafiadora, porque é necessário garantir que todas as unidades sigam os mesmos padrões operacionais.
A boa notícia é que a tecnologia surge como uma grande aliada para manter a qualidade da experiência do consumidor, facilitando a gestão da rede e possibilitando decisões mais ágeis e estratégicas.
Continue conosco, pois no próximo tópico, vamos explorar como as ferramentas certas podem transformar a gestão da sua rede de franquias e garantir que sua marca esteja sempre um passo à frente na criação de experiências memoráveis.
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As ferramentas certas para encantar o seu cliente e vender mais
As redes de franquias enfrentam desafios constantes para manter as operações da marca, garantir a satisfação do cliente e impulsionar as vendas. O que é ainda mais complexo durante as datas comemorativas, como o Carnaval, em que é preciso lidar com diferentes públicos.
A moda, por exemplo, busca atrair tanto os foliões que vão para os bloquinhos de rua e outros eventos do Carnaval, como os desfiles das escolas de samba, até aqueles que vão só aproveitar o feriado para viajar, fazer um passeio ou mesmo não fazer nada.
Com um mercado dinâmico e altamente competitivo como é o de Moda, contar com soluções especializadas é essencial para otimizar as operações, melhorar a experiência de compra e garantir uma gestão eficiente.
A seguir, destacamos três ferramentas fundamentais para auxiliar a franqueadora e seus franqueados a superar esses desafios e potencializar seus resultados.
I. Checklists estruturados – manutenção dos padrões da rede
No setor de moda, a apresentação visual da loja é um fator decisivo para atrair e engajar clientes. O projeto de Visual Merchandising (VM) impacta diretamente na percepção da marca e na experiência de compra, tornando fundamental a realização frequente de auditorias nas lojas em complemento à consultoria de campo, para garantir que cada unidade mantenha os padrões operacionais estabelecidos pela franqueadora.
Com checklists estruturados, é possível monitorar aspectos nas lojas, como:
– Organização das vitrines de acordo com as diretrizes da franqueadora;
– Decoração e disposição dos produtos dentro da loja conforme a identidade da marca;
– Circulação adequada no espaço de venda, proporcionando conforto ao cliente;
– Aplicação correta dos materiais de campanhas e a execução de promoções (quando houver).
Os checklists permitem que a franqueadora tenha uma visão detalhada do que acontece nas unidades e tomem ações rápidas para corrigir eventuais problemas, assegurando que todas as lojas proporcionem uma experiência de compra atrativa e memorável, tudo dentro dos padrões da marca
- Saiba mais sobre as vantagens dos checklists em: Checklist: a ferramenta para manter os padrões das franquias e garantir a melhor experiência do cliente na loja
II. Marketing – conteúdo personalizado para as unidades
As campanhas de marketing, quando, são essenciais para conectar a marca com seu público e gerar engajamento. No setor de moda, a personalização das campanhas de acordo com as estações do ano, datas comemorativas e as características regionais podem fazer toda a diferença na comunicação com o consumidor.
Com as ferramentas certas, a franqueadora pode:
– Customizar materiais de campanhas para cada unidade;
– Adaptar conteúdos das campanhas às tendências locais e datas comemorativas relevantes;
– Disponibilizar conteúdos de marketing padronizadas, mas com espaço para personalização pelas unidades e tipo de operação;
– Realizar ajustes nas estratégias de maneira ágil, conforme necessário.
Dessa forma, é possível garantir que a comunicação da rede seja uniforme, mas sem perder a relevância local, potencializando as vendas e fortalecendo a identidade da marca.
- Leia também: Marketing Digital: uma poderosa ferramenta para impulsionar o crescimento da sua rede de franquias
III. Gestão de vendas – abastecimento de todos os canais de vendas
Outro desafio das redes de franquias de moda é a gestão eficiente do estoque e o abastecimento dos diferentes canais de vendas. Como já apresentamos, a falta de produtos pode impactar negativamente a experiência do cliente, enquanto o excesso pode gerar prejuízos financeiros.
Com soluções próprias para a gestão de vendas no franchising, as redes podem:
– Garantir um fluxo de vendas dos canais, com sugestão de pedidos ou reposição adequada;
– Integrar dados para os canais de venda da marca (lojas físicas, e-commerce, marketplaces) para evitar rupturas de estoque;
– Definir políticas comerciais eficientes para cada tipo de canal de venda, seja loja própria, franqueada, e-commerce ou multimarcas;
– Obter relatórios gerenciais sobre vendas, fornecedores, pedidos ou produção de produtos, permitindo estratégias mais eficazes.
Com uma gestão eficiente do abastecimento, a rede garante que os produtos certos estejam disponíveis no momento ideal, maximizando as oportunidades de venda e aprimorando a satisfação do cliente com a marca.
- Você também vai querer ler: Como o seu processo de compras pode aumentar as vendas da rede?
As redes de franquias de moda que se destacam no Carnaval, investem em soluções que otimizam suas operações e atendem às expectativas do cliente
O Carnaval é mais do que um feriado prolongado, é um momento estratégico para impulsionar as vendas, especialmente para as redes de franquias de moda. Com consumidores mais alegres e dispostos a investir em roupas e acessórios para aproveitar as festividades, as marcas precisam estar preparadas para atender a essa demanda crescente de forma ágil e eficiente.
Para garantir um desempenho superior nesse período (e ao longo de todo o ano), contar com soluções especializadas para a gestão da franqueadora é essencial, pois são diferenciais que proporcionam maior competitividade.
Como vimos, a tecnologia tem um enorme potencial para auxiliar as redes de franquias de todos os segmentos em diversas tarefas, em especial na moda. A necessidade de renovação constante, a influência de tendências e a experiência do cliente dentro das lojas fazem com que o uso de um sistema próprio para o franchising seja estratégico.
Portanto, para aprimorar a gestão da sua rede de franquias e garantir boas vendas, investir em um software com múltiplas soluções, para todas as áreas da franqueadora, desenvolvido por quem entende de franchising, é o melhor caminho.
Entre os módulos que podem ser adotados para potencializar os resultados da sua marca, em seus diferentes momentos e necessidades, destacamos:
a) Comunicação e Relacionamento: Portal do Franqueado personalizado para engajamento e alinhamento estratégico da rede.
b) Padronização: Auditorias com checklists estruturados para garantir a manutenção dos padrões da marca.
c) Operações: Treinamento EAD contínuo para capacitar franqueados e equipes de loja.
d) Excelência: Monitoramento de desempenho e programas de reconhecimento para estimular melhores práticas.
e) Suprimentos: Reposição automática de produtos e gerenciamento de fornecedores para todos os canais de venda da marca.
f) Performance: Análises estratégicas e dashboards de inteligência de negócios (BI) para tomada de decisões seguras.
g) Marketing: Distribuição e customização automatizada de materiais de campanha para toda a rede.
h) Expansão e Implantação: Gestão eficiente de novos projetos para acelerar a abertura de lojas.
Ao adotar essas soluções, franqueadora e franqueados podem superar desafios do dia a dia para focar no que interessa: suas vendas, fortalecendo ainda mais a presença da marca no mercado.
Em outras palavras, com as ferramentas certas, sua rede de franquias pode aproveitar ao máximo as oportunidades do Carnaval – e de todas as sazonalidades do varejo – para crescer com eficiência, conquistar e fidelizar seus clientes!
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Até breve!