O ano não começa depois do Carnaval

O Carnaval 2023 está chegando! As comemorações de uma das maiores festas populares do Brasil já começaram em algumas cidades, mas a maior concentração da folia deve acontecer entre os dias 17 e 21 de fevereiro (sexta a terça-feira).

Há quem não goste da festa, mas algo que muita gente concorda é que o ano só começa depois do Carnaval. Só que isso não significa que no franchising o planejamento começa apenas em março. Afinal, o evento não só faz parte da cultura e da identidade dos brasileiros como também é uma importante data do calendário promocional do varejo, movimentando diversos setores da economia.

Por isso, sua rede de franquias deve preparar as lojas para o Carnaval e vender mais durante a folia.

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

  • Por que investir em ações para o Carnaval?
  • Como será o movimento no Carnaval 2023?
  • Como preparar as lojas para os dias de folia?
  • Como vender mais durante o Carnaval?

Fique conosco e boa leitura!

Por que investir em ações para o Carnaval?

O Carnaval é conhecido no Brasil – e fora dele – como uma das festas mais tradicionais do país. 

A celebração não é considerada feriado em muitos municípios brasileiros, apenas ponto facultativo. Mesmo assim, apenas serviços essenciais devem abrir na terça-feira de Carnaval, dia 21. Algumas organizações públicas e privadas irão, inclusive, oferecer uma folga prolongada para seus colaboradores, começando no sábado (18) e podendo se estender até a manhã da Quarta-feira de Cinzas (22).

Apesar de a celebração não registrar o mesmo faturamento que outras datas do calendário do varejo, como Dia das Mães e Natal, as ações relacionadas ao Carnaval são uma oportunidade para atrair clientes e aumentar a receita da sua rede no primeiro trimestre do ano.

Segundo levantamento recente realizado pelo Opinion Box, sete em cada 10 entrevistados afirmaram gostar do Carnaval.

As redes de franquias podem aproveitar também a maior circulação de pessoas para finalizar a liquidação de verão. Como revela outra pesquisa do Opinion Box, as ofertas e promoções estão entre os principais motivos que levam os consumidores às compras na estação. Logo, combinar o Carnaval e os descontos pode ajudar a ampliar ainda mais o volume de vendas.

Outro motivo para as estratégias exclusivas para o período é que, este ano, o movimento de consumidores deve ser ainda maior do que em 2022, com retorno integral dos festejos desde o início da pandemia. As projeções apontam que a receita nos dias de folia supere os R$ 8 bilhões, como veremos na sequência.

Como será o movimento no Carnaval 2023?

Assim como destacamos acima, esse deve ser o maior Carnaval desde o início da pandemia de Covid-19. A expectativa é de que a festa movimente R$ 8,1 bilhões em receitas no país em 2023, 26,9% a mais do que em 2022, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A CNC prevê que o maior faturamento corresponda ao segmento de bares e restaurantes. Contudo, outros setores da economia podem aproveitar o embalo e lucrar mais durante os dias de folia.

Conforme a pesquisa do Opinion Box, os principais gastos dos consumidores no Carnaval 2023 serão em comida (66%) e bebida (61%). Mas há também quem vá investir em roupas novas (31%), acessórios (26%) e fantasias ou itens para fantasias (25%). O estudo mostra ainda que 20% dos entrevistados que irão curtir a festa pretendem gastar até R$ 300, 21% entre R$ 301 e 500, e 19% de R$ 501 a 1000.

Até dezembro, mês em que o Opinion Box realizou o levantamento, 33% dos participantes haviam respondido que iriam passar o Carnaval na própria cidade, 15% pretendiam viajar e 52% ainda não tinham planos definidos para a festa.

O movimento varia, é claro, conforme a região e o segmento de atuação. Cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Olinda e São Paulo são reconhecidas internacionalmente por suas festas e estão entre os destinos preferidos dos turistas que gostam do agito. 

Ao mesmo tempo, lugares não tão badalados costumam atrair visitantes que estão em busca de tranquilidade. Isso significa que há oportunidade para diversos setores da economia, só são necessários alguns ajustes para adequar as ações à realidade de cada região.

Continue lendo e confira os destaques para ajudar a preparar as lojas da sua rede de franquias para o Carnaval.

Como preparar as lojas para os dias de folia?

Nós já comentamos aqui no blog que o sucesso do franchising reside na padronização. E no Carnaval não pode ser diferente. Cada franqueadora deve planejar e propor ações para toda a rede que reflitam os objetivos e o perfil da marca.

Com essas diretrizes, as unidades mantêm o padrão esperado, realizando apenas as adaptações necessárias de acordo com as orientações da franqueadora e estrutura da unidade.

O planejamento para as ações das datas comemorativas exige contemplar alguns elementos essenciais, incluindo análise do desempenho em anos anteriores, estratégias de marketing e o estoque das lojas. Pensando nisso, listamos cinco ações que poderão ajudar as lojas a venderem mais.

1. Analise os resultados do ano anterior

O planejamento deve começar com a análise dos resultados de outros carnavais. Entender quais os hábitos de consumo dos clientes, os itens mais vendidos, o ticket médio e outros dados das vendas na rede, contribui na hora de elaborar campanhas com mais chance de êxito.

2. Conheça o público da marca

Faça pesquisas para descobrir como os seus clientes costumam curtir os dias de folia e até para saber o que eles esperam encontrar nas lojas. Isso contribui para entender melhor o que eles esperam da marca. E essas informações podem ser usadas depois para organizar campanhas de marketing e ações nas lojas.

3. Comunique-se com os franqueados

Comunicação é a chave para o bom relacionamento entre a franqueadora e os franqueados. O diálogo contribui para alinhar expectativas e planejar as ações da rede. Uma plataforma própria da marca e para o franchising podem auxiliar nessa ação.

4. Analise a concorrência

Pesquisar o que outras marcas estão planejando é importante para conhecer o cenário do mercado. Além disso, o mapeamento possibilita identificar oportunidades para destacar a rede durante as datas comemorativas do varejo.

5. Planeje as ações para toda a rede

Após analisar os resultados do ano anterior, conhecer o cenário do mercado e alinhar as expectativas dos consumidores e franqueados, é hora de planejar as ações da marca. Procure fazer isso com antecedência para que todas as unidades consigam atender ao padrão definido para a rede. Como, por exemplo, dos impactos no estoque das lojas, o treinamento das equipes de vendas e até a customização de materiais das campanhas.

Com as ferramentas certas é possível fornecer todas as informações que a rede precisa para operar sua marca, comunicar sua estratégia, gerenciar solicitações, realizar pesquisas de opinião e promover eventos. Saiba mais aqui.

Como vender mais durante o Carnaval?

Agora que vimos por que investir em ações para o Carnaval e como preparar as lojas, vamos ver algumas estratégias para ampliar o volume de vendas durante uma das festas mais populares para os brasileiros.

Ao conferir algumas ideias, é importante definir os seus objetivos da marca com o Carnaval: aumentar o faturamento, reativar ou fidelizar clientes, fidelizar os consumidores, diferenciar-se dos concorrentes. Com essa decisão em mente fica mais fácil selecionar quais ações devem ser priorizadas na sua rede de franquias.

Vale lembrar ainda que é preciso ter uma boa estratégia de comunicação com toda a rede para que seja possível alcançar os objetivos e metas da marca.

Continue a leitura e acompanhe sete passos para ter um bom desempenho nas lojas:

1. Promova uma boa experiência de compra

Oferecer uma boa experiência para os consumidores mantém-se como um fator importante para diferenciar a marca no mercado, fidelizar os clientes e aumentar o faturamento.

Conforme pesquisa realizada pelo Opinion Box e a Dito, 64% dos entrevistados desistem da compra na loja física quando não são bem atendidos. A experiência ruim no espaço físico da loja é outro motivo apontado por 46% dos participantes do estudo para desistir do produto.

Com o possível aumento na circulação de pessoas na loja durante o Carnaval, é fundamental que as equipes estejam bem treinadas para oferecer um bom atendimento a todos os clientes.

Confira o artigo sobre treinar as equipes nesta publicação do nosso blog:

2. Deixe as lojas com a cara da festa

“O Carnaval é uma festa importante para o Brasil”: seis em cada 10 entrevistados pelo Opinion Box concordam com essa afirmação. Logo, não dá para ignorar por completo a existência da festividade. O melhor a fazer é aproveitar o momento e levar o clima da folia para dentro das lojas.

E Carnaval é sinônimo de alegria! Um ambiente agradável e animado estimula o desempenho das equipes e também tem reflexos positivos na experiência dos consumidores.

Vitrines atrativas e uso de adereços divertidos pelo pessoal da loja também colaboram para chamar a atenção dos clientes e deixar o ponto de venda mais alegre.

Outra dica é organizar uma playlist com músicas características da folia. Samba e axé são os ritmos que os foliões mais gostam de ouvir no Carnaval, conforme a pesquisa do Opinion Box. Já a artista mais lembrada de forma espontânea é Ivete Sangalo.

3. Crie ofertas especiais

Para destacar a marca e aumentar o movimento nas lojas, a sugestão é criar ofertas especiais para os dias de folia. Com a gestão de produtos automatizada alinhe com as unidades itens que podem entrar na promoção.

Oferecer descontos no Carnaval pode, inclusive, ser uma boa estratégia para queimar o estoque das coleções antigas. Afinal, com um pouco de criatividade, qualquer roupa e acessório se torna uma boa fantasia.

O importante é que as ofertas sejam relevantes para o período. Por isso, busque criar ações mais atrativas e invista em campanhas de divulgação alusivas à festividade para chamar os consumidores para as lojas.

4. Lance novos produtos

Tem um produto novo que combina muito com o Carnaval? Que tal aproveitar os dias de festa para fazer o lançamento? Essa pode ser uma forma de atrair mais clientes para as lojas.

Ainda, é possível ir além e lançar peças exclusivas para a data – isso, claro, se estiver alinhado à proposta do negócio. De acordo com o levantamento do Opinion Box, 44% dos entrevistados gostam quando as marcas criam produtos temáticos para o Carnaval.

Lembre-se de alinhar a estratégia com toda a rede e de apostar na divulgação para chamar a atenção dos clientes.

5. Integre os canais físicos e digitais da marca

O omnichannel é uma tendência cada vez mais presente no universo do franchising e que mantém sua relevância durante o Carnaval.

Mesmo que a rede não possua e-commerce, é imprescindível contar com uma presença digital em redes sociais e outros canais de atendimento virtuais da marca. Segundo estudo do Opinion Box, 96% dos brasileiros que vão aproveitar o Carnaval pretendem usar as redes sociais durante a folia, principalmente o Instagram (89%).

E toda a comunicação digital deve estar em sintonia com as operações físicas da sua rede de franquias. Por isso, atenção redobrada às plataformas digitais da marca.

Uma maneira de a franqueadora alcançar toda a rede de forma rápida, personalizada e eficiente é por meio de uma plataforma de comunicação própria da rede e para o franchising. Leia mais no nosso blog:

6. Produza conteúdo personalizado

Tão importante quanto investir em ações promocionais é produzir materiais personalizados para reforçar as estratégias da rede.

Quem trabalha com moda, pode sugerir looks usando peças da marca. Dicas de decoração e atividades ajudam a engajar o público.

Outro ponto importante é planejar a comunicação para quem não gosta da festa. Avalie de que forma a sua marca pode ajudá-los a aproveitar os dias de descanso com conforto e tranquilidade.

Além disso, 50% dos entrevistados na pesquisa do Opinion Box afirmaram que costumam se informar nas redes sociais sobre festas, tendências e outros temas relacionados ao Carnaval.

Uma alternativa é estabelecer parceria com personalidades e influenciadores digitais. Segundo o Opinion Box, 35% das pessoas que participaram do levantamento buscam informações sobre o Carnaval nesses canais, especialmente via Instagram.

E por fim, como será o atendimento das lojas da rede no Carnaval? A franqueadora pode distribuir diversos conteúdos para toda rede, com as normas de cada município. E assim, avisar os clientes sobre a abertura das unidades, tanto nos pontos de venda físicos como nos canais digitais da marca.

No Rio de Janeiro, por exemplo, é feriado. Também vale checar e informar os horários de funcionamento dos centros comerciais onde as operações estão localizadas.

Veja mais nosso blog:

Como vimos, o Carnaval é uma data relevante para a cultura do Brasil e pode ser usada de maneira estratégica para impulsionar o sucesso da sua rede de franquias nos primeiros meses do ano.

No artigo de hoje, vimos algumas ideias para os dias de folia. Gostaram das sugestões?

Aproveite para acessar o nosso site e conhecer nosso universo de soluções para o franchising

Acompanhe também o nosso blog e redes sociais, onde você pode encontrar outros conteúdos para gestão da sua rede de franquias.