O que fazer agora para garantir o sucesso e a longevidade da sua rede de Franquias

O franchising é uma excelente opção para quem deseja ter o seu próprio negócio. Não à toa, o setor é um dos que mais cresce no país e já tem projeções de consolidação para 2025, com expectativas de que o faturamento anual seja superior ao dos anos anteriores.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias no Brasil apresentou um crescimento consistente ao longo de 2024, de 19%, 13% e 12,1% em cada um dos três primeiros trimestres de 2024, sendo que no terceiro trimestre, o faturamento do setor teve um aumento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 55,3 bilhões.

Esse desempenho reflete a resiliência e a capacidade de adaptação das redes de franquias que, mesmo diante de um cenário econômico volátil, consegue ter sucesso e seguir crescendo exponencialmente.

Este sucesso pode ser explicado pela segurança desse modelo de negócio, no qual, mesmo que um interessado em ser um franqueado não tenha muito conhecimento sobre as diversas áreas que compõem este sistema, ele contará com todo o apoio de uma marca já testada e consolidada no mercado.

Por outro lado, para que a franqueadora possa prosperar em meio à concorrência, ela precisa conseguir manter a padronização na replicação do seu modelo de negócio que foi cuidadosamente planejado.

Apesar de isso ser uma característica própria e parte fundamental do sistema de franquias, todo esse suporte e preocupação com os processos da rede não são o suficiente para assegurar que uma marca ou determinada unidade franqueada irá prosperar em um mercado tão competitivo como é o varejo brasileiro.

Pelo menos é isso o que diz um levantamento recente feito pela consultoria Rizzo Franchise. Segundo ele, das 357 novas franquias que são lançadas anualmente no Brasil, apenas 24 conseguem chegar ao segundo ano de operação.

A taxa de sobrevivência das redes de franquias no Brasil é de apenas 6,7%!

Em geral, fatores como falta de experiência dos franqueadores e impactos da pandemia foram os mais apontados para esta alta taxa de mortalidade das franquias. No entanto, são muitos os fatores que podem impactar nisso, desde a uma mudança nos planos de expansão da franqueadora, o franqueado não gostar do ramo de atividade, ou não se adequar à vida empreendedora, até questões econômicas, como a alta dos juros e do preço do dólar, por exemplo. 

Para superar tantos desafios, ela precisa encontrar maneiras de compartilhar todo o seu know-how com os novos franqueados de forma clara e eficiente. 

Entre as melhores práticas para esta finalidade e para contornar os demais desafios do dia a dia de uma rede de franquias, a adoção de programas de treinamentos bem estruturados e de ferramentas que auxiliam no suporte da franqueadora aos franqueados, apresentam-se como as melhores soluções para a expansão sustentável de uma marca que atua no franchising.

Neste artigo, vamos explorar como as franqueadoras podem fortalecer suas operações, garantindo um modelo de negócio mais eficiente e preparando os seus franqueados para o crescimento sustentável através de práticas que reduzem os erros e melhoram os acertos, como os treinamentos e o suporte adequado às operações, e um universo de soluções que torna tudo isso possível.

Neste texto vamos explorar os seguintes tópicos:

  • Como os treinamentos ajudam no bom desempenho dos franqueados
  • Por que o suporte ao franqueado e apoio às operações são estratégias-chave para o crescimento da sua rede de franquias?
  • 5 Ferramentas de apoio essenciais para a franqueadora garantir a eficiência e o sucesso das operações da rede

Boa leitura!

Como os treinamentos ajudam no bom desempenho dos franqueados

Os treinamentos são um dos pilares do franchising, pois é por meio deles que ocorre a transferência de know-how da franqueadora para os franqueados e suas equipes. 

No primeiro momento, esse processo é essencial para que os novos franqueados compreendam a dinâmica da operação da marca, seus padrões, diretrizes, processos e ferramentas de gestão. Isso inclui desde o gerenciamento da unidade e os padrões operacionais até a comunicação e relacionamento com a franqueadora, até boas práticas de atendimento e muito mais.

E, posteriormente, repassar aos demais integrantes da unidade para que eles saibam exatamente o que fazer e como fazer em cada etapa dos processos de atendimento e da venda, indo desde a abordagem inicial até o pós-venda.

Fatores que são fundamentais, visto que, segundo Rizzo Franchise, boa parte da mortalidade das redes de franquias se deve à falta de conhecimento e experiência dos franqueados. Assim, eles têm uma boa base para poder começar a operar.

Somado a isso, a Pesquisa Perfil do Potencial Franqueado* da ABF identificou que 39% dos interessados em franquias são “Empreendedores Iniciantes”, ou seja, indivíduos com pouca ou nenhuma experiência em gestão de negócios ou no sistema de franquias.

* 65,3% dos interessados que buscam uma rede de franquias não tem nenhuma experiência com o franchising

Esse dado reforça o papel fundamental dos treinamentos na preparação desses novos franqueados, garantindo que eles tenham o conhecimento necessário para operar a unidade de maneira eficiente e dentro dos padrões da rede.

Por abranger diversos temas relevantes, é natural que existam diversos tipos de treinamentos que podem ser utilizados em redes de franquias e que vão sendo aplicados conforme as necessidades da rede, podendo incluir desde processos operacionais, produtos e vendas, até as habilidades individuais e comportamentais.

Confira os mais comumente adotados pelas franqueadoras de diversos segmentos:

Treinamento de franqueados: voltado para a imersão inicial na operação e cultura da marca.

– Treinamento de vendas: técnicas de abordagem, negociação e fechamento de negócios.

– Treinamento de produtos e serviços: aprofundamento no portfólio da rede, destacando diferenciais competitivos.

Treinamento de marca e cultura organizacional: alinhamento da identidade e dos valores da franqueadora.

Treinamento de competências técnicas e comportamentais: desenvolvimento de habilidades específicas para cada função.

Treinamento para equipe interna da franqueadora: capacitação de times estratégicos, como os responsáveis pela expansão e suporte ao franqueado.

Até aqui não há nenhuma “novidade” para quem já está no franchising ou para quem está buscando informações sobre o sistema de franquias. No entanto, há um ponto que às vezes pode não receber a devida atenção: a confirmação de que o aprendizado foi absorvido e o franqueado está pronto para pôr em prática o que lhe foi ensinado.

Por isso, é fundamental que a franqueadora implemente mecanismos para acompanhar a evolução dos participantes, como avaliações periódicas, certificações e sistemas de monitoramento de desempenho. O que não pode ser negligenciado, mesmo com a “ansiedade” de inaugurar uma nova loja ou de finalmente começar a operar uma franquia.

Para dar mais agilidade, sem perder em eficiência e qualidade dos conteúdos, a implementação de uma Universidade Corporativa (EAD) para os treinamentos da rede tem se tornado uma excelente alternativa, pois facilita a educação, avaliação e certificação de aprendizado, promovendo o desenvolvimento contínuo dos integrantes das equipes da franqueadora e das unidades da rede.

A capacitação constante se torna um diferencial competitivo para a rede, pois melhora a experiência do cliente, impulsiona os resultados e fortalece a identidade da marca.

Reforçamos que a capacitação no sistema de franquias é um processo contínuo, que deve ser reforçado e atualizado conforme as necessidades da rede. E, para que esse ciclo de aprendizado seja eficiente e dinâmico, contar com as melhores soluções  para gestão da franqueadora faz toda a diferença.

Por que o suporte ao franqueado e apoio às operações são estratégias-chave para o crescimento da sua rede de franquias?

Como vimos até aqui, a capacitação é indispensável no sistema de franquias para a transmissão do know-how da franqueadora, como funcionam as operações da marca, contrações, gestão financeira, divulgação da marca, explicações sobre produtos e serviços, abordagem ao cliente, uso de sistemas, entre outros fatores que influenciam diretamente na performance e no sucesso da rede.

Porém, o suporte ao franqueado não deve se limitar apenas ao treinamento! Mesmo com um programa de capacitação abrangente, muitas dúvidas e desafios surgem no dia a dia da operação, tornando fundamental a existência de canais ágeis e eficientes para oferecer suporte contínuo.

Uma franqueadora preparada sabe que a sustentação da rede depende de uma estrutura de suporte operacional bem definida e apoio contínuo, garantindo que as operações sigam os padrões estabelecidos e que os franqueados se sintam amparados em cada etapa da jornada.

Existem diversas maneiras de a franqueadora apoiar os seus franqueados!

Além das capacitações, existem diversas estratégias e ferramentas que podem facilitar a comunicação, otimizar processos e fortalecer a relação entre a franqueadora e seus franqueados, resultando em uma rede mais alinhada aos objetivos da marca e eficiente nas suas operações.

Com um software especializado para o sistema de franquias, que reúne múltiplas soluções, a franqueadora pode estruturar um suporte eficiente, garantindo a organização da rede, o engajamento dos franqueados e a manutenção dos padrões operacionais.

Entre as principais soluções, destacamos a importância de manter ferramentas próprias da rede, como por exemplo:

a) Central de Atendimento ao Franqueado (CAF)

CAF é um importante canal de interação interno que contribui com o bom relacionamento entre a franqueadora e seus franqueados e, consequentemente, suporte operacional. 

Com ferramentas próprias para o franchising e personalizadas para a marca, é possível atender as demandas, centralizar, organizar e controlar as interações da rede, de forma ágil e eficiente.

Somado a tudo isso, há ainda outros fatores positivos, como a diminuição do tempo de resposta ao usar um canal específico para interação, o que agiliza o tempo de resposta  fazendo com que os assuntos tratados cheguem diretamente aos responsáveis, ou seja, àqueles que realmente podem ajudar na resolução de problemas e tirar dúvidas, de todas as áreas da franqueadora.

b) Checklists

A consultoria de campo é um dos principais recursos da franqueadora para garantir que as operações das unidades estejam conforme os padrões da marca, assim como, o principal elo de contato entre a franqueadora e os franqueados.

Em complemento à consultoria de campo, o uso de checklists estruturados são ferramentas fundamentais para monitorar e apoiar os processos nas lojas, identificar falhas e melhorias, além de corrigir possíveis desvios que impactem negativamente as operações da rede.

A partir de uma avançada plataforma, os franqueados podem realizar auditorias e checklists em tempo real, garantindo que os processos estabelecidos nos manuais operacionais sejam seguidos corretamente; as unidades mantenham os padrões da marca; e que possíveis problemas sejam identificados e solucionados com agilidade, antes que afetem as operações.

“Contar com o suporte e treinamento do franqueador” é um dos principais diferenciais observados na escolha pelo franchising, com uma pontuação média de 9,13 em uma escala de 10 pontos.

c.) Comunicação e Marketing

O suporte da franqueadora vai muito além dos treinamentos e relacionamento com o franqueado, ela também é importante em outras áreas-chave que se relacionam com o sucesso da rede, como Comunicação e Marketing.

No Brasil, um país com grande diversidade cultural e de consumo, adaptar a comunicação para diferentes regiões sem perder a identidade da marca é um grande desafio.

Por isso, com as ferramentas certas, a franqueadora pode oferecer soluções que permitem centralizar toda comunicação, manter e distribuir conteúdo da rede, divulgar comunicados importantes em tempo real, e também customizar materiais de campanhas de marketing de forma eficiente, garantindo que todas as unidades recebam os conteúdos e sigam os padrões da marca.

Com um software especializado, com múltiplas soluções, a franqueadora oferece o suporte operacional para sua rede estar preparada para crescer de forma sustentável, garantindo a boa performance dos franqueados e a satisfação dos clientes com a marca.

Quer fortalecer o suporte aos seus franqueados e estruturar uma rede mais forte e bem-sucedida? Siga com sua leitura e conheça mais ferramentas de apoio essenciais.

5 Ferramentas de apoio essenciais para garantir a eficiência e o sucesso das operações da rede

O sucesso de uma rede de franquias vai muito além da marca e do modelo de negócio. Para garantir crescimento sustentável e operações eficientes, a franqueadora precisa oferecer suporte estruturado e ferramentas que facilitem a rotina dos franqueados.

Uma operação bem-sucedida exige processos estruturados, comunicação eficiente e um acompanhamento contínuo das operações. Nesse contexto, a tecnologia e a gestão estratégica se tornam importantes aliadas para manter a padronização da rede e o alinhamento dos objetivos da franqueadora.

A seguir, destacamos cinco ferramentas essenciais que ajudam a otimizar a operação, fortalecer a relação com os franqueados e impulsionar os resultados da rede:

1- Universidade Corporativa (EAD): Facilite a educação, avaliação e certificação de aprendizado, promovendo o desenvolvimento contínuo dos integrantes das equipes de toda a rede.

2- Comunicação: Distribua em tempo real comunicados, eventos, promoções, campanhas, rankings, manuais e guias de visual merchandising para todos os franqueados.

3- Central de Atendimento: Organize as demandas da rede de forma estruturada, otimizando o atendimento e a resolução de solicitações dos franqueados.

4- Tarefas: Atribua e acompanhe a execução de tarefas de forma eficiente, garantindo que cada etapa seja concluída dentro do prazo, conforme o que foi planejado.

5- NPS (Pesquisas Internas): Obtenha feedbacks valiosos dos franqueados e mensure a satisfação da rede, identificando o que tem sido bem visto onde estão as oportunidades de melhoria.

Quando a rede conta com suporte adequado, as chances de sucesso aumentam significativamente.

O uso das ferramentas próprias para o sistema de franquias melhora a eficiência operacional e fortalece o relacionamento entre franqueadora e franqueados. Ao investir nessas soluções, a franqueadora otimiza suas operações e garante que cada unidade tenha o suporte necessário para crescer de forma estruturada, fortalecendo toda a rede e impulsionando a expansão e o sucesso da marca.

Como seria se você pudesse treinar e oferecer suporte a seus franqueados em uma única plataforma?

Como já comentamos, um dos pilares do sistema de franquias é a transferência de know-how da franqueadora a seus franqueados, afinal, este é o principal responsável pela replicação dos processos de um negócio que já foi desenvolvido, testado e comprovado.

Em um cenário de tanta competitividade como é o varejo brasileiro, o sucesso de uma rede de franquias não depende apenas de um bom produto ou serviço. A mortalidade das franquias nos primeiros anos de operação mostra que a falta de treinamento adequado e suporte contínuo que alcance todos os interessados podem ser grandes desafios para a consolidação da marca no mercado.

Por isso, contar com as ferramentas certas para capacitação e suporte aos franqueados faz toda a diferença. Um treinamento bem estruturado e um suporte eficaz garantem que todas as unidades sigam os padrões da franqueadora, operem com segurança e estejam preparadas para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Nesse contexto, a tecnologia é a sua principal aliada na preparação e no suporte aos franqueados, pessoal da loja e de todas as áreas da sua rede de franquias. 

Com um software desenvolvido por quem entende de franchising e está desde 2007 criando soluções para impulsionar o crescimento de empresas que operam pelo modelo de franchising, você possibilita a realização do sonho dos franqueados de ter e prosperar com um negócio próprio, através da ampliação da comunicação, integração e cooperação de todos os participantes do sistema.

Você está pronto para garantir que sua rede de franquias esteja entre as que mais prosperam no mercado? 

Entre em contato, conheça nosso universo de soluções e esteja pronto para dar o suporte que os seus franqueados precisam para assim elevar o padrão da sua marca.

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Até breve!