Como o uso das ferramentas certas fazem diferença no seu dia a dia: ganhe tempo, produtividade e eficiência com a tecnologia como aliada

franchising tem se tornado uma opção segura, já que os franqueados contam com o respaldo de uma marca já estabelecida no mercado e que oferece suporte nos diversos aspectos da operação, ao mesmo tempo que ajudam na rápida expansão do negócio em diferentes localidades.

No entanto, quanto mais a rede cresce e expande suas operações, maiores são os desafios para a franqueadora fazer o gerenciamento de toda a rede e dar suporte adequado aos seus franqueados.

É nesse contexto que a tecnologia é fundamental para apoiar na gestão das redes de franquias e nos processos do dia a dia dos franqueados e equipes de loja.

Tanto que, segundo dados da Córtex, este é o setor que mais investe em tecnologias no Brasil, especialmente as marcas de vestuário e acessórios, alimentação e farmácia. E o uso de algum sistema para auxiliar diversas áreas de uma empresa, como finanças, contabilidade, estoque, comercial, recursos humanos e/ou produção não é novidade.

Entretanto, apesar de serem ferramentas muito úteis, elas foram desenvolvidas para os processos empresariais, que nem sempre são os mesmos do sistema de franquias. Desse modo, contar com um software próprio para o franchising em uma plataforma única para toda rede tem grande importância para a franqueadora que busca a excelência em suas operações e ainda pode ser um diferencial para a marca.

Isso porque, ela oferece uma série de vantagens e recursos que foram pensados justamente para as particularidades de uma rede de franquias. Como por exemplo manutenção dos padrões operacionais, a comunicação eficiente das estratégias de marketing, o acompanhamento da performance, o controle e registro das demandas, os treinamentos, o engajamento dos franqueados, entre outras situações.

Ter soluções como essas faz sentido para você?

Então continue conosco, pois neste texto vamos explorar as vantagens, benefícios, e como o uso das ferramentas certas para gestão fazem diferença nas redes de franquias, com exemplos práticos de como o software de gestão desenvolvido por quem entende de franchising está auxiliando as franqueadoras na realização do sonho dos franqueados de ter e prosperar com um negócio próprio.

Acompanhe os principais tópicos que preparamos para você:

  • Os diferenciais de um software com múltiplas soluções para o dia a dia da sua rede de franquias
  • Como o uso das ferramentas certas para gestão fazem diferença nas redes de franquias
  • As vantagens e benefícios de uma avançada plataforma com múltiplas soluções para as áreas-chave de gestão da franqueadora

Boa leitura!

Os diferenciais de um software com múltiplas soluções para o dia a dia da sua rede de franquias

O sistema de franquias permite que pessoas que tenham pouca ou nenhuma experiência em gestão de empresas possam ter seu próprio negócio, como uma loja, por exemplo,  sem ter que lidar com toda a estruturação e manutenção do negócio sozinhas.

Afinal, a franqueadora está lá para apoiá-los em todas as áreas e pontos-chave para o sucesso das operações, com uma marca que já está em estágios mais avançados no mercado, com credibilidade, conhecimento do público e base de clientes consolidada.

Como trouxemos em outro texto, dentro dessa relação entre franqueadora e franqueados, o que eles mais esperam dela, segundo a ABF no “Pós-IFA 24”, é: 

– Comunicação aberta e colaboração;

– Identidade de marca e suporte de marketing;

– Tecnologia para eficiência e insights;

– Benchmark e aprendizagem entre pares;

– Educação continuada.

Apesar de estes serem fatores “básicos” no franchising, colocá-los em prática não é uma tarefa simples, pois guiar um, dois, três franqueados é algo plenamente acessível, porém, conforme a rede cresce e essas unidades passam a representar dezenas, centenas de franqueados, espalhados por um país de dimensões continentais, esta tarefa se torna ainda mais complexa e desafiadora para a franqueadora. E ser bem-sucedida nisso pode inclusive significar uma vantagem competitiva.

Portanto, assim como qualquer empresa, as franqueadoras devem estar atentas às tendências tecnológicas e investir em ferramentas que atendam às necessidades específicas do sistema de franquias – que não são as mesmas de um modelo de negócio tradicional, e que podem variar inclusive do setor de atuação, como moda, alimentação ou serviços.

Atualmente, a tecnologia já desempenha um papel fundamental para uma gestão eficiente de redes de franquias, você provavelmente já percebeu isso e deve fazer uso de algumas delas no seu dia a dia operacional, não é mesmo? Mas será que você conta com o apoio das soluções que são ideais para a sua realidade?

Ter o auxílio de um parceiro confiável, experiente e com conhecimento do sistema de franquias para atender às exigências desse segmento tão dinâmico como é o franchising, é essencial para se manter relevante no mercado.

Isso porque além de serem desenvolvidas por quem realmente entende da dinâmica do sistema de franquias, com elas, a franqueadora tem acesso a diversas ferramentas para centralizar e otimizar processos, melhorando o desempenho de suas equipes, unidades e da própria rede como um todo, além de agilizar a execução de tarefas, diminuir a quantidade de falhas e coletar informações que possam ser úteis para a melhoria contínua dos processos e do suporte operacional de toda a rede.

E como diferencial das melhores soluções para sua marca, destacamos as seguintes ferramentas:

I. Portal de Comunicação: no franchising, as orientações precisam chegar rapidamente a todos os interessados, e um Portal de Comunicação é capaz de superar inúmeras barreiras.

II. Checklist: na aplicação de Checklists estruturados é possível realizar auditorias nas lojas, em complemento à consultoria de campo, dos projetos de Visual Merchandising, até questões “invisíveis” ao público, como manutenção de equipamentos e organização dos estoques.

III. Treinamentos EAD: os treinamentos são uma maneira eficiente para a transferência de know-how da franqueadora, garantindo assim que as equipes e franqueados saibam exatamente o como fazer cada procedimento operacional das unidades, e, de forma EAD, não há necessidade de deslocamentos ou horários fixos para a sua realização.

IV. Expansão: o franchising visa a expansão constante de uma marca. Nesse ponto, a agilidade é algo necessário para a inauguração de novas lojas e início rápido das operações, o que é favorecido pelo uso de ferramentas próprias para o sistema de franquias.

V. Suprimentos: com um sistema próprio para o franchising, para a eficiência na gestão de produtos, pedidos e fornecedores, permite o abastecimento das unidades da rede e canais multimarca com sugestões de pedidos com base no histórico de vendas e reposição automática para reduzir rupturas de estoque.

Estes são apenas alguns dos diferenciais que um software com múltiplas soluções pode oferecer para o dia a dia da sua rede de franquias. Continue conosco para conhecer outras vantagens e benefícios deste tipo de solução para o franchising.

Você também pode conferir mais sobre elas neste artigo:

As vantagens e benefícios de uma avançada plataforma com múltiplas soluções para as áreas-chave de gestão da franqueadora

Um software próprio para redes de franquias é fundamental para gestão das marcas no franchising, trazendo vantagens e benefícios significativos tanto para a franqueadora, quanto para os franqueados.

Isso porque ele resulta em uma melhoria significativa na manutenção dos padrões operacionais e no suporte de toda a rede, o que contribui para o fortalecimento e consistência da entrega de produtos ou serviços, assim como para a confiança dos consumidores e reputação da marca.

E quem está afirmando isso, são as principais franqueadoras do Brasil!

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franqueadoras entrevistadas afirmaram que tiveram redução de 30% em erros e desvios em relação aos processos estabelecidos, após começarem a utilizar um software próprio.

Em complemento a este dado, a IFA (International Franchise Association) revelou em um estudo que um sistema eficiente permite uma comunicação mais eficaz das estratégias de marketing para todas as unidades franqueadas. Como consequência, tem-se uma adesão média às campanhas publicitárias e diretrizes de comunicação 20% maior. O que, por sua vez, fomenta o reconhecimento da marca e a fidelidade do cliente.

Um software com múltiplas soluções para a gestão da franqueadora, em seus diferentes momentos e necessidades, traz grande diferencial competitivo às suas operações.

Agora que está claro que uma avançada plataforma com múltiplas soluções pode gerar inúmeras vantagens e benefícios para as redes de franquias, confira algumas das suas utilidades:

Vantagens

  • Funcionalidades: ter recursos para atender às diversas áreas e suprir as necessidades específicas de cada uma delas, com funções próprias para cada processo.
  • Especialização: ao optar por um software com múltiplas soluções, os recursos são próprios para o tipo de negócio e atendem às especificidades da gestão, independentemente do tamanho da rede.
  • Customização: com múltiplas soluções de um único software, é possível fazer com que os recursos sejam próprios para a demanda de determinada área e que os usuários aproveitem ao máximo as ferramentas.
  • Custo: o uso de múltiplas ferramentas em uma única plataforma pode promover uma economia financeira, pois permite que mais usuários se beneficiem dos recursos simultaneamente.

Benefícios

  • Manutenção dos padrões: permite que os principais pontos de atenção da rede sejam amplamente atendidos, tais como, permissões de acesso por hierarquia, perfil, interesse ou por área, por exemplo.
  • Suporte a qualquer momento: franqueado e equipes podem ter acesso a manuais, materiais de apoio, conteúdos de treinamentos, entre outros que os ajudem nos processos operacionais, sempre que precisarem.
  • Performance dos franqueados: a franqueadora tem uma visão mais clara e precisa do desempenho de cada unidade da rede e consegue agir ativamente quando necessário. 
  • Centralização das demandas: registro e acompanhamento de solicitações, reclamações e sugestões de forma centralizada, o que agiliza o processo de atendimento ao franqueado.
  • Organização e centralização de informações: permite a centralização das principais informações do dia a dia, bem como sua organização por temas, área, ordem de prioridade etc. além de registrar as demandas, agiliza o atendimento a elas.
  • Relacionamento com a rede: desde a abertura de novas unidades até a performance da rede, um software de gestão oferece recursos que ajudam o franqueado a enfrentar os desafios e a aproveitar oportunidades, juntamente com a franqueadora, o que auxilia na manutenção do relacionamento a longo prazo.

As vantagens e benefícios citados destacam a importância de um sistema próprio para o sistema de franquias, com soluções para a gestão e relacionamento com todo o universo da marca.

Um software para gestão de redes de franquias eficiente oferece recursos para gerenciar as diversas áreas-chave da franqueadora de forma centralizada – podendo ser em módulos, online ou offline, em dispositivos móveis ou desktop, por interesse ou permissão, e para permitir o gerenciamento a todo momento.

Acompanhe algumas aplicações que as ferramentas certas podem ter para a sua rede de franquias:

a) Para o bom relacionamento e uma comunicação rápida, fácil e online para motivar e engajar, informar, centralizar e distribuir conteúdo, além de customizar materiais na sua rede, invista em:

I. PORTAL DO FRANQUEADO

II. CAF – CENTRAL DE ATENDIMENTO AO FRANQUEADO 

III. MARKETING

b) Já para o acompanhamento e treinamento da rede, com conteúdo própria da marca e para acompanhar a performance das unidades em painéis inteligentes de negócios, aposte em:

IV. TREINAMENTOS – EAD

V. PERFORMANCE – BI

E para as demais áreas da franqueadora você também encontra uma solução para planejar e executar suas ações. Acompanhe estes exemplos:

– Padronização: auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados em complemento à consultoria de campo.

– Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e de fornecedores para os canais de vendas da marca, como as lojas da rede ou multimarcas e vendas online.

– Expansão e Implantação: gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente com total controle dos processos.

  • Confira os benefícios e vantagens do sistema de franquias no trabalho em equipe neste texto aqui

Como o uso das ferramentas certas para gestão fazem diferença nas redes de franquias

Como costumamos comentar, a tecnologia é uma grande aliada do franchising, que pode ser utilizada pela franqueadora em todos os seus diferentes momentos e necessidades do dia a dia da gestão operacional da rede.

E os recursos tecnológicos, bem como suas possibilidades de uso continuam evoluindo, sempre com alguma novidade. Uma das inovações que tem se mostrado imprescindível no sistema de franquias é o software de gestão com múltiplas soluções para o franchising

Não é para menos, afinal de contas, ele possui diversos recursos fundamentais para a eficiência das operações da rede. Confira estes 8 exemplos que visam atender às áreas-chave da franqueadora:

1. Comunicação e Relacionamento – um Portal do Franqueado com identidade da sua marca para aumentar o engajamento.

2. Padronização – auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados.

3. Operações – treinamento EAD de todos os participantes da rede com avaliação e atualização de forma contínua.

4. Excelência – avaliação, classificação e premiação das lojas, franqueados ou equipes.

5. Suprimentos – reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos e fornecedores para as lojas da rede ou multimarcas.

6. Performance – monitorar a execução das estratégias e conferir os resultados em painéis de inteligência de negócios (BI).

7. Marketing – produzir materiais customizados automaticamente para reduzir o tempo de resposta das demandas da rede.

8. Expansão e Implantação – gerenciar os projetos de abertura de lojas para que elas comecem a operar rapidamente.

Quer ver como isso se aplica no seu dia a dia?

Vamos compartilhar 3 casos de sucesso com o uso das melhores soluções para gestão da franqueadora em sua rede de franquias:

I – Na Moda, grandes marcas do franchising fazem seus pedidos, reposição automática para suas unidades e para os representantes, abastecem os diversos canais de vendas da marca online ou multimarcas.

II – Com acesso por perfil, interesse ou hierarquia, independente do setor – Alimentação, Serviços ou Moda, do tamanho da rede, da quantidade de unidades ou de usuários, é possível distribuir e atualizar conteúdo, como manuais, informativos, comunicados, acompanhar performance, treinar as equipes e muito mais.

III – De forma estratégica, você centraliza toda interação para atender as demandas dos franqueados e para o relacionamento com a franqueadora em uma plataforma própria da rede, com a identidade visual da marca para aumentar o engajamento e motivação dos usuários.

IV – Além de comunicar as estratégias e divulgar as campanhas de marketing para toda rede, é importante agilizar o uso das peças de comunicação com a customização para cada tipo de operação e com as informações adequadas de cada unidade e sua localização.

V – Aliada à consultoria de campo, o uso de checklists em tempo real ajuda a manter a padronização da rede e a implantação de novas unidades.

As melhores ferramentas trazem resultados!

Acompanhe 3 casos em que o uso da nossa avançada plataforma ajudou estas importantes marcas do franchising a serem bem-sucedidas no seu crescimento e expansão com destaque no Brasil e no exterior, inclusive com reconhecimento da ABF:

1. Uma das marcas de Acessórios, Bolsas e Calçados feminino mais charmosa do franchising com mais 360 lojas, e que não para de crescer, há mais de dez anos centraliza todas as demandas para operar e organizar os canais de vendas da marca;

2. No ranking da ABF das 50 maiores franquias do Brasil, uma das marcas mais amada e usada pelos brasileiros, com mais de 570 lojas, além das do exterior, gerencia suas franquias desde 2012;

3. A marca referência em vestuário infantil brasileiro, centraliza a comunicação e relacionamento com os franqueados das mais de 140 lojas, há dez anos, o que contribui com o seu posicionamento e crescimento.

O software para sua rede de franquias

Ao longo deste artigo, exploramos os benefícios e vantagens de um software com múltiplas soluções para a gestão da franqueadora e para os desafios do sistema de franquias em geral, independente do segmento de atuação, tamanho ou quantidade de usuários da rede.

Eles que vão desde os fatores-chave do sistema, como manter os padrões, dar suporte ao franqueado, gerenciar, operar, organizar, centralizar as demandas e se relacionar com a rede, até as suas especificidades que se adequam às necessidades da franqueadora, com personalização da interface e das funcionalidades do sistema.

Todos, elementos essenciais para fortalecer e garantir a consistência da marca, além de atender as demandas dos franqueados e dos clientes e manter a rede competitiva, alcançando bons resultados e aproveitando todas as oportunidades que surgirem.

Fez sentido para você como essas soluções podem impulsionar o crescimento e o sucesso da sua marca?

Agora que vimos como as melhores soluções podem impactar positivamente na gestão da sua rede de franquias e no sucesso da sua marca, que tal conhecer e aproveitar todos os benefícios que a tecnologia pode te oferecer?

Gostaríamos de te convidar a conhecer um universo de soluções que com experiência, credibilidade e confiança tem como objetivo o sucesso da sua rede de franquias!

Entre em contato e conheça as ferramentas para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede.

Siga acompanhando também mais conteúdos nas redes sociais, onde você pode encontrar diversos temas relevantes relacionados ao franchising.

Estes outros artigos também podem ser do seu interesse:

Até a próxima!