Já estamos em agosto e a primeira grande data sazonal do segundo semestre está chegando: o Dia dos Pais.
Ela que tem como objetivo homenagear os papais e figuras paternas por todo o seu amor e dedicação que tem por seus filhos, afilhados, netos, sobrinhos etc. A comemoração que ocorre sempre no segundo domingo de agosto em 2024 será celebrada no dia 11/08.
Além deste agradecimento mais do que merecido, o Dia dos Pais também tem grande destaque no calendário do varejo brasileiro, por dar início a um período altamente rentável para o comércio em geral, que é o segundo semestre, sendo a primeira de muitas outras datas sazonais, bem como por se tratar de uma oportunidade para as marcas impulsionarem suas receitas, atraírem novos consumidores e estreitarem seus relacionamentos com seus clientes.
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63% acreditam que o Dia dos Pais é tão importante quanto o Dia das Mães
As expectativas para o Dia dos Pais 2024 são bastante positivas. Isso porque esta é uma excelente oportunidade para as empresas dos mais diversos segmentos, das mais tradicionais como roupas, perfumes, calçados, acessórios, bebidas e tecnologia, até outras experiências ou mesmo produtos que não são destinados aos pais, pois, como vamos explorar no decorrer do texto, não são apenas eles que vão ganhar presentes nesta data.
Além do mais, a taxa de desemprego está no menor patamar dos últimos 10 anos e o cenário econômico do país está mais otimista, o que contribui para o poder de compra dos consumidores brasileiros.
Continue conosco pois neste artigo vamos falar mais sobre as perspectivas para o Dia dos Pais 2024 e como sua rede de franquias pode aproveitar o momento para se beneficiar, vender mais e ter melhores resultados.
Acompanhe os tópicos do texto:
Neste texto, vamos falar um pouco sobre as expectativas do mercado para esta data em 2024 e, também, como você pode aproveitar o Dia dos Pais para vender mais.
- O Dia dos Pais promete ser a 4ª data mais importante para o varejo em 2024
- Curiosidades sobre o Dia dos Pais
- Planejamento é a chave para garantir boas vendas
- 4 importantes pontos de atenção para garantir boas vendas neste Dia dos Pais
- Tecnologia para executar as suas estratégias de maneira eficiente
Boa leitura!
O Dia dos Pais promete ser a 4ª data mais importante para o varejo em 2024
O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas mais aguardadas e significativas do ano, e vem ganhando cada vez mais relevância ao longo do tempo. No ano passado, por exemplo, segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas., a celebração movimentou quase R$ 27 bilhões de reais, com mais de 110 milhões de consumidores indo às compras durante o período.
As expectativas para esse ano estão ainda mais positivas! Especialmente por conta do cenário econômico favorável, com o PIB que vem apresentado crescimento, desaceleração da inflação, redução da taxa básica de juros (Selic) e da queda no número de desempregados.
Para 2024, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), está projetando um volume de vendas de R$ 7,7 bilhões, o que representa um crescimento de 4,7% em comparação a 2023.
De acordo uma pesquisa da Globo sobre o Dia dos Pais 2024, 56% dos brasileiros têm intenção de comemorar a data e 53% devem comprar algum presente. Valor muito parecido com o que foi apresentado no estudo da Opinion Box, que foi de 59% dos respondentes estão planejando comprar presentes de Dia dos Pais neste ano.
Ou seja, seis em cada dez brasileiros devem celebrar de alguma maneira este dia especial, já que 68% acreditam que o Dia dos Pais é um momento para demonstrar carinho, afeto e fortalecer as relações.
E quem melhor pode se aproveitar dessas oportunidades?
No ano passado, quem mais se beneficiou do Dia dos Pais foram os segmentos de perfumes e roupas, que foram os presentes mais comprados. Neste ano, o cenário é o mesmo.
No estudo da Globo, os itens que surgiram com maior intenção de compra foram: Perfumes (24%), Roupas (17%), Calçados (14%), Refeição especial (10%) e Acessórios (10%). Dados que convergem com o que foi exibido pela CNC, em que as expectativas são de que as lojas de vestuário deverão faturar R$ 3,07 bilhões, perfumaria e cosméticos R$ 1,51 bilhão e utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,19 bilhão) com a data.
Se essas previsões se concretizarem, tornarão a data como a quarta mais importante em movimentação financeira do calendário do varejo brasileiro!
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Curiosidades sobre o Dia dos Pais
O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas mais conhecidas e importantes do calendário brasileiro. Mas nem sempre foi assim, afinal de contas, o Brasil demorou um pouco para institucionalizar esta celebração.
Confira agora essa e outras curiosidades sobre o Dia dos Pais que separamos para você:
1- Origem: A primeira celebração do Dia dos Pais aconteceu nos Estados Unidos em 1910. A ideia foi proposta por Sonora Dodd, inspirada por seu próprio pai, que criou seis filhos como pai solteiro.
2- O primeiro Dia dos Pais no Brasil: A primeira vez que o Dia dos Pais foi celebrado no país foi em 1953, promovido por uma campanha publicitária impulsionada por Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal carioca O Globo, tendo como objetivo as vendas no comércio.
3- 16 de agosto: No início, Bhering sugeriu o dia 16 de agosto como data para a celebração. Isso porque, no cristianismo, esse é o dia de São Joaquim, considerado pai de Maria e avô de Jesus.
4- Segundo domingo de agosto: A opção de manter o Dia dos Pais sempre no segundo domingo de agosto deve-se a proximidade com o dia 16 de agosto, mas principalmente para garantir que ele caia sempre em um domingo, que não só é um dia que tradicionalmente é de folga e de reunião familiar, como também estimula o aumento nas vendas e no movimento dos estabelecimentos durante esse período.
5- Uma das datas mais celebradas do mundo: O Dia dos Pais é reconhecido em mais de 50 países ao redor do mundo. Cada um com suas tradições e costumes de celebrar.
6- Também é uma das comemorações com maior variedade de datas: Além de ser celebrado em diversos países, o Dia dos Pais também possui diferentes datas. A mais utilizada é 19 de março, que é dia de São José – pai de Jesus, mas também encontramos em outros países em 21 de junho, primeiro domingo de setembro e segundo domingo de novembro, por exemplo.
7- O Brasil é único: O Brasil é o único país no mundo que celebra o Dia dos Pais no segundo domingo do mês de agosto.
8- Rosas também estão relacionadas ao Dia dos Pais: Em algumas culturas a rosa vermelha é utilizada para homenagear o pai que está vivo, enquanto a branca é usada para lembrar um pai falecido.
9- Dia dos Pais e gravatas: As gravatas são um dos presentes de Dia dos Pais mais comuns no mundo. Essa tradição começou nos Estados Unidos nos anos 1920 (época que roupas sociais eram muito usadas) e persiste até hoje
Essas curiosidades reforçam a relevância do Dia dos Pais em diversos países e culturas, que embora seja comum a diversas nações, possui suas especificidades e costumes de cada uma delas.
A data é única no Brasil, não apenas por ser comemorada no segundo domingo de agosto, como também pelo comportamento dos brasileiros durante o período.
Veja os detalhes a seguir.
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Planejamento é a chave para garantir boas vendas
Se você quer aproveitar as datas sazonais para ter melhores resultados na sua rede, sabe que planejamento é a chave para maximizar as vendas durante o ano. Afinal de contas, datas como o Dia dos Pais representam boas oportunidades para não só aumentar o faturamento da rede, como também atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.
A preparação da rede de franquias para esses momentos é bastante ampla, considerando suas diferentes áreas e objetivos, mas que também esteja em concordância com aquilo que os consumidores estão esperando das marcas para a ocasião.
Veja os principais insights das pesquisas da Globo e da Opinion Box sobre os perfis dos homenageados e de compras nesta celebração do Dia dos Pais:
Quem são os pais?
Quando perguntado sobre “como você descreveria seu pai?” a Globo encontrou 7 perfis de pai/ pessoa que te criou:
– Tradicional (34%): valoriza tradições familiares e passar um tempo em casa com a família;
– Trabalhador (18%): valoriza o trabalho árduo e o sucesso profissional;
– Mentor (15%): está sempre incentivando seus filhos a seguirem pelo caminho do conhecimento;
– Aventureiro (10%): está sempre em busca de novas aventuras para viver com a família;
– Moderno (8%): é mais presente na criação dos filhos e ajuda mais na realização das tarefas domésticas;
– Vaidoso (7%): está preocupado com a sua aparência, estilo, boa forma e saúde;
– Geek (6%): está antenado com as últimas tendências e ama tecnologia, jogos, filmes e ficção científica.
O consumo masculino busca mais exclusividade
Quem são os presenteados?
Apesar de ser “Dia dos Pais”, não são apenas os papais que vão ser presenteados. 70% dos respondentes da Globo vão dar presente para apenas uma pessoa, porém, 22% vão presentear duas pessoas, 5% três pessoas e 3% quatro pessoas.
E quem são essas outras pessoas?
– Esposo/ Namorado (25%);
– Sogro (9%);
– Eu mesmo (9%);
– Filho/ enteado (6%);
– Tio (5%);
– Amigo (4%).
Mãe também é pai
43% das mulheres se consideram uma figura paterna para seus filhos. Portanto, há muito espaço para falar com o público feminino também no Dia dos Pais.
O preço do presente importa
Como revela o estudo da Opinion Box, bons preços e promoções são o fator principal para a escolha da loja onde comprar.
A maior parcela dos brasileiros pretende gastar entre R$ 51 e R$ 300 (74% das respostas) com o presente de Dia dos Pais, sendo que um terço das respostas estão na casa entre R$ 101 e R$ 200.
Resultado parecido foi apresentado no levantamento da Globo, no qual a faixa de R$ 101 a R$ 200 também foi a mais escolhida.
Por onde compram?
Há um certo equilíbrio entre quem prefere a loja física e o e-commerce. 68% pretendem comprar os presentes em lojas físicas, sendo 53% em lojas de rua. Enquanto 44% pretendem comprar os presentes online, valor que é 11% maior do que em 2023 para esta modalidade de compra.
Além disso, 43% das compras nas lojas físicas vão ser feitas uma semana antes da data.
Motivos para a escolha do canal
Quem opta pelas lojas físicas é porque preferem sair com o produto em mãos (36%), negociar por melhores preços (32%), ver o produto fisicamente (10%) e ter maior facilidade para troca (6%).
Já quem compra pelo online busca preços imbatíveis (34%), variedade de produtos (32%), comodidade (22%) ou quer usar benefícios que possui em programas de fidelidade (21%).
Esse conjunto de dados nos mostra que, apesar de a data ser focada nos pais (homens), há espaço para muito mais pessoas e categorias de produtos aproveitarem e colherem bons resultados neste período.
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Como garantir boas vendas neste Dia dos Pais
O Dia dos Pais é uma data tradicional do varejo que inspira filhos e familiares a expressarem seu amor e gratidão através de presentes significativos.
63% acreditam que o Dia dos Pais sempre será uma data importante para a família
Como ele possui o carinho do público é esperado que haja forte concorrência entre as diferentes marcas pela atenção dos consumidores durante o período que precede a data.
Por isso, é fundamental apostar em estratégias que destaquem a sua rede de franquias e os seus produtos/ serviços dos demais, buscando oferecer mais exclusividade para o seu cliente, que é o que ele espera.
Conquistar a preferência do cliente é um dos maiores desafios de qualquer negócio atualmente, principalmente porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e, uma vez que recebem uma boa experiência ou algo que consideraram relevantes em determinada compra, passam a não querer mais receber menos do que isso.
São muitas as estratégias que podem ser utilizadas para encantar o cliente, desde o básico que ainda trazem resultados, como ter o produto disponível na loja e ter um bom atendimento, até as mais recentes, como investir na experiência do cliente e na completa integração dos canais.
Para aproveitar as oportunidades do Dia dos Pais, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes e ter como consequência vender mais e aumentar o seu faturamento, destacamos algumas ações que fazem toda a diferença nas redes de franquias:
I. Atrair os clientes
O uso estratégico dos projetos de Visual Merchandising nas lojas, através de recursos que possam facilmente ser aplicados nos padrões da marca, aliado às ações de marketing, pode ser uma abordagem eficaz para aumentar o alcance das campanhas e envolver o público de forma mais direta.
E para se ter mais agilidade na hora de atender as demandas da rede, com o uso de materiais customizáveis que atendam os diferentes tipos de operações, dimensões e necessidades das lojas e que possam ser disponibilizados para todas as unidades, será um diferencial para a sua marca se aproximar dos clientes.
II. Experiência do cliente
Oferecer uma experiência de compra memorável, aproveitando os fatores emocionais que envolvem o período, é uma das chaves para conquistar e fidelizar os clientes.
Além disso, cada detalhe conta na jornada de compra do cliente na loja, desde o primeiro contato até a finalização da compra. Por isso reforçar e investir no atendimento com treinamentos é fundamental para ter o pessoal da loja sempre preparado para superar as expectativas dos consumidores, tornando o momento ainda mais especial.
III. Estratégia Omnichannel
A tendência da omnicanalidade é uma realidade cada vez mais presente no franchising. Atualmente, os consumidores esperam ter a facilidade de comprar e interagir com as marcas através de diversos canais, como lojas físicas, lojas online, aplicativos e redes sociais, podendo adquirir e receber os produtos onde preferirem.
Uma forma eficaz para garantir o sucesso do contato do cliente com a marca, é com uma gestão de vendas da rede organizada e centralizada para manter os estoques abastecidos, gerando sugestões automáticas de pedidos, gerenciamento de pedidos, produtos e fornecedores, além de centralizar em um mesmo lugar importantes informações das vendas das lojas e demais canais da marca, como multimarcas ou online.
IV. Relacionamento e comunicação
Como vimos, os perfis de homenageados e consumidores são bem diversificados. Sendo assim, é essencial oferecer uma variedade de opções para atender às diferentes preferências e interesses.
Isso significa não só aproveitar todo o seu mix de produtos e serviços – desde que esteja alinhado ao público-alvo, para garantir que todos possam ter uma boa experiência de compra e se conectar com a marca, assim como explorar as possibilidades de relacionamento e comunicação.
Portanto, com um Portal de Comunicação próprio da rede, é possível manter todos bem informados e integrados com as ações e estratégias da franqueadora para aproveitar as oportunidades de vendas.
- Veja mais diferenciais das ferramentas certas para redes de franquias aqui: A perspectiva de crescimento do varejo e o papel da tecnologia como diferencial na gestão da sua rede de franquias
Tecnologia para executar as suas estratégias de maneira eficiente
O Dia dos Pais é a primeira das grandes datas sazonais do calendário varejista brasileiro do segundo semestre – que de agora até o final do ano teremos uma data comemorativa a cada mês.
Se você deseja aproveitar o momento e explorar todas as oportunidades das comemorações na sua rede de franquias, lembre-se que é fundamental contar com a ajuda da tecnologia para ter mais eficiência operacional no seu dia a dia.
Com as melhores soluções, você pode gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede em uma única e avançada plataforma para gestão da franqueadora.
As ferramentas certas para as necessidades do sistema de franquias e desenvolvidas por quem entende de franchising oferecem diversas possibilidades de uso para os desafios do seu dia a dia. Entre elas destacamos:
a) Portal de Comunicação: um Portal com identidade da sua marca para centralizar e agilizar o compartilhamento de conteúdos importantes da rede, como diretrizes para as campanhas e materiais de marketing customizáveis, bem como para aumentar o engajamento interno.
b) Checklists: auditorias dos padrões da marca nas lojas e acompanhamento em tempo real da aplicação do VM através de checklists estruturados em complemento à consultoria de campo.
c) Treinamento EAD: treinamento à distância para preparar e qualificar franqueados e equipes de loja para oferecer boas experiências aos clientes. Tudo com avaliação e acompanhamento da evolução dos participantes, além da possibilidade de atualização dos conteúdos quando quiser.
d) Suprimentos: reposição automática e gerenciamento de pedidos de produtos para as lojas da rede ou multimarcas, para que os estoques estejam sempre abastecidos com a quantidade adequada de produtos.
Somos únicos no que fazemos pela gestão da sua rede de franquias!
Com o mercado aquecido, tendências de consumo bem definidas e o uso das ferramentas certas, sua rede de franquias tem a oportunidade de conquistar os melhores resultados o ano todo.
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Até o próximo artigo!