Um dos principais indicadores do sucesso de uma rede de franquias, entre outros, é a quantidade de unidades que ela possui. Segundo o relatório da ABF sobre o desempenho do setor de franchising no 1º trimestre de 2023, a variação de unidades no período foi de 6,0%, com todos os segmentos apresentando crescimento. As projeções para até o final do ano são de um acréscimo de 10% no número de operações.
No entanto, com estes bons resultados, e consequente crescimento da rede, maiores são os desafios enfrentados pela franqueadora, sobretudo para a gestão das suas unidades. Veja mais aqui.
As redes de franquias já contam com sistemas ERP para ajudá-las em diversas áreas internas, como finanças, contabilidade, estoque, comercial, recursos humanos e produção, em alguns casos. Porém, estes módulos são mais focados nos processos empresariais.
É claro que eles são muito úteis para o sistema de franquias, porém eles não abrangem todas as necessidades específicas que este setor possui. Por isso, complementar o suporte às operações, utilizando soluções sistêmicas desenvolvidas especialmente para o franchising em paralelo com o ERP corporativo, pode garantir uma gestão mais eficiente para a franqueadora.
Um exemplo disso, são as soluções de gestão voltadas para as operações, tais como conferência de processos, treinamento à distância (EAD), comunicação e relacionamento, entre outras.
Assim, a integração entre todas as ferramentas tecnológicas passa a ser fator-chave para a gestão da rede. Entretanto, é nesse momento que as coisas podem não acontecer como o esperado, ocorrendo, por exemplo, a incompatibilidade entre os sistemas.
Por este motivo, buscar parceiros confiáveis que entendam as particularidades do franchising e também conheçam as melhores práticas utilizadas pelos sistemas corporativos é fundamental para a gestão da franqueadora e desempenho operacional na sua rede.
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Fique conosco. Neste artigo, abordaremos sobre a importância das soluções ideais para os desafios de gestão da sua rede de franquias, destacando os seguintes pontos:
- Principais desafios da gestão no franchising
- Integração dos sistemas: um importante ponto de atenção para a franqueadora
- A tecnologia para uma gestão eficiente nas redes de franquias
Boa leitura!
Principais desafios da gestão no franchising
As marcas que atuam no sistema de franquias enfrentam diversos desafios relacionados ao dinamismo deste setor. Muitos deles envolvem questões de logística, como a gestão de pedidos, por exemplo. Afinal, é necessário garantir que eles sejam processados e entregues às unidades com eficiência e no menor tempo possível para que não comprometa as operações das lojas.
Este é um processo complexo, pois é preciso gerenciar não só as solicitações e movimentações dos produtos, como também lidar com inúmeras informações que devem transitar por diferentes áreas. Além disso, suas etapas envolvem desde a franqueadora e seus franqueados, até os fornecedores e clientes finais.
Entretanto, todos esses obstáculos relacionados à gestão de pedidos em uma rede de franquias podem ser superados com a adoção de soluções próprias para o franchising. Isso porque elas dispõem de funcionalidades para o processo de pedidos de compra da marca (lojas da rede e multimarcas). Entre as quais, destacamos:
- Cadastro de produtos completo e centralizado;
- Eficiência na aplicação de regras de negócio;
- Agilidade na captação de pedidos;
- Visibilidade da performance de venda de cada produto;
- Gerenciamento do relacionamento com fornecedores.
Com isso, o processo para fazer pedidos de compra da sua rede passa a ser uma solução, ao invés de um desafio da gestão.
Para isso, com as ferramentas certas para o sistema de franquias, sua marca conta com diversos recursos para gerenciar, operar, organizar e relacionar-se com toda a rede em seus diferentes momentos e necessidades, como no caso demonstrado da gestão de produtos em uma rede de franquias.
Entre os inúmeros desafios de gestão da franqueadora, o fato de envolver diversas áreas e a necessidade de usar mais de um tipo de sistema para atender todas as necessidades da rede, é preciso integrar dados provenientes de diferentes fontes.
Portanto, é importante considerar a integração com outros sistemas ERP utilizados pela rede. Continue sua leitura para ver as implicações da incompatibilidade entre os sistemas e como as melhores soluções podem te ajudar a potencializar a gestão da sua rede de franquias.
Integração dos sistemas: um importante ponto de atenção para a franqueadora
A tecnologia e a automatização de processos são imprescindíveis para uma gestão eficiente no franchising. Nesse sentido, a integração das diversas áreas da rede passa a ser fundamental, principalmente quando estamos falando de sistemas distintos entre elas. Assim, torna-se um grande desafio para a franqueadora, pois neste processo alguns obstáculos podem aparecer, como:
I- Incompatibilidade de plataformas;
II- Formatos de dados e/ou arquiteturas divergentes;
III- Sistemas legados (obsoletos).
Além destes, há também uma questão que tem ganhado cada vez mais prioridade nos diversos negócios do mundo todo: a segurança das informações. Uma amostra disso está no estudo da Statista em que é apresentado que a receita mundial de segurança cibernética totalizou US$162 bilhões em 2023. A tendência é que ela continue crescendo, chegando a atingir US$257 bilhões até 2028.
Um ponto bastante positivo é que atualmente, com os avanços tecnológicos, os sistemas estão mais adaptáveis e flexíveis, sendo capazes de se integrarem perfeitamente a outros, mesmo àqueles que já estão há algum tempo no mercado, além de poderem ser atualizados com maior frequência.
Esta integração é essencial para a franqueadora, porque ela proporciona uma visão unificada das diversas áreas de uma rede de franquias, contando com informações centralizadas em um só ambiente e aumentando a eficiência das operações da rede, o que contribui para a melhor gestão das unidades, e consequentemente, impacta positivamente no seu desempenho. Leia mais aqui.
Em atenção ao relacionamento da marca com o seu cliente, a integração de sistemas tem importante papel. O fato que merece ser destacado é de que os clientes estão buscando cada vez mais ter comodidade em suas compras, apreciando a possibilidade de poder escolher o canal que melhor lhe atender naquele momento. Portanto, a integração também beneficia esta tendência do omnichannel, conectando as informações das lojas físicas, com a das vendas online, por exemplo.
Isso porque, 60% dos consumidores já consomem de forma híbrida, de acordo com estudo da All iN, Social Miner e Opinion Box. E segundo uma pesquisa da Forbes, 8 em cada 10 consumidores da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) afirmam preferir marcas que oferecem uma experiência omni.
Em vista disso, contar com um software de gestão que permita integrar processos e áreas da rede e seja capaz de proporcionar uma gestão que ao mesmo tempo, possibilite o controle da franqueadora em relação ao acesso às informações com perfis e logins individualizados é um grande diferencial no franchising.
A tecnologia para uma gestão eficiente nas redes de franquias
Como vimos até aqui, a gestão da franqueadora enfrenta inúmeros desafios, seja da própria operação ou da integração de informações entre as diferentes áreas. Entretanto, com a tecnologia como aliada, muitas soluções surgiram para superá-los em todos os segmentos do varejo. Como trouxemos em um texto anterior, este é o setor que mais investe em tecnologias no Brasil, especialmente em e-commerce, comunicação, produtividade, armazenamento de dados e segurança.
Contar com o apoio de ferramentas tecnológicas é mais uma tendência que já é realidade, afinal, pesquisa da ABF com a Galunion, uma das principais solicitações dos franqueados foi a implantação de novas ferramentas ou tecnologias para a gestão do negócio ser mais fácil. Parte dessa facilidade passa pela melhor coordenação da cadeia de suprimentos, pois dados divulgados pela Deloitte, indicam que 79% das companhias que possuem supply chains de alto desempenho conseguem ter um crescimento de receita acima da média de sua área de atuação.
No franchising, as franqueadoras que buscam superar estes obstáculos e obter resultados mais eficientes na sua gestão, não só podem, como devem explorar um sistema de gestão que possa integrar todas as suas áreas, permitindo uma gestão de excelência da sua rede de franquias.
Assim, os diferenciais de contar com uma avançada plataforma, desenvolvida para as necessidades específicas do sistema de franquias independente do tamanho da rede e quantidade de usuários e unidades, destacamos:
– Maior visibilidade do processo;
– Automação de etapas, como na realização dos pedidos;
– Análise de dados e resultados que impactam decisões estratégicas;
– Otimização da demanda;
– Monitoramento em tempo real de indicadores.
Mas um sistema de gestão não é apenas para dar visibilidade de indicadores e andamento de processos, com as ferramentas certas é possível aperfeiçoar estes três fatores-chave que estão diretamente ligados às operações das redes de franquias:
a) Treinamento das equipes
De nada adianta contar com vários recursos tecnológicos se os integrantes das equipes não estiverem aptos para as suas funções. A franqueadora precisa treinar todos os participantes da rede, em especial nas lojas, o que pode ser feito à distância. Por isso, o uso de ferramentas para treinamentos e com conteúdo próprio da marca, permite à franqueadora obter inúmeros benefícios para sua gestão, como por exemplo, no atendimento ao cliente, o que pode refletir no aumento das vendas da rede.
- Leia também: Treinamento em Redes de Franquias: um dos pilares do franchising para você começar a fazer hoje mesmo!
b) Comunicação da rede
Uma avançada plataforma também pode ser um eficiente canal de comunicação da marca, sendo um meio para comunicar estratégias, customizar e distribuir materiais de campanhas para as lojas, centralizar as demandas para solucionar problemas das unidades, receber/enviar feedbacks e garantir um bom relacionamento com os franqueados.
- Confira mais sobre o tema neste nosso artigo: Um Portal de Comunicação para atender todas as necessidades do universo da sua marca
c) Conferência de processos
Entre as funcionalidades de um sistema próprio para o franchising, auxiliar no acompanhamento dos processos para manutenção dos padrões, por meio de checklists estruturados que podem ser respondidos por responsáveis nas próprias unidades, é um dos mais importantes. Estas ferramentas contribuem para assegurar os padrões da rede e a experiência do cliente com a marca.
- Saiba mais sobre o assunto em: Checklist: a ferramenta para manter os padrões das franquias e garantir a melhor experiência do cliente na loja
A tecnologia tem sido uma grande aliada na gestão do franchising e ter uma parceria confiável, experiente e com conhecimento das regras de negócio do sistema de franquias faz toda a diferença. Com as soluções para as necessidades da sua marca, é possível garantir mais eficiência, qualidade e controle nos processos-chave da operação. Siga conosco para ver mais benefícios dessa combinação.
Sua marca merece uma parceria confiável, experiente e com conhecimento das regras de negócio do sistema de franquias.
Ao longo deste conteúdo, vimos que uma gestão eficiente da franqueadora é fundamental por diversas razões para o sucesso operacional das redes de franquias. Além disso, entendemos que as tecnologias, são importantes aliadas do franchising, mas, aquelas que são desenvolvidas exclusivamente para as necessidades e particularidades do sistema de franquias tornam-se ainda mais indispensáveis.
Isso porque, contar com elas, além de conectar todas as áreas e públicos internos, ainda podem facilmente se integrar a outros sistemas ERP “empresariais” e incorporar os formatos de dados que a marca já possui, bem como se adaptar às características do seu negócio, podendo ser personalizada de maneira que melhor atenda ao fluxo de processos da franqueadora e dos franqueados.
Com o uso estratégico das ferramentas certas, os desafios relacionados à gestão com o uso de mais um sistema na sua rede de franquias podem ser superados, gerando:
– Padronização e controle de processos;
– Dados mais precisos e confiáveis;
– Processos mais ágeis e acesso à diferentes fontes de dados;
– Redução de custos;
– Centralização de todas as informações em uma única plataforma.
Agora que vimos um pouco mais sobre os desafios de gestão da franqueadora e como os sistemas ERP podem ser ainda mais eficientes quando unidos à ferramentas desenvolvidas especificamente para o dia a dia das operações das redes de franquias, que tal contar com um universo de soluções criado por quem entende de franchising?
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Até a próxima!